Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, maio 31, 2007

Memorabilia - Lorenzi

Benito Lorenzi, detto Veleno em razão de suas peripécias de bambino, foi um dos jogadores que melhor encarnou o espírito interista em toda a história.
Nascido em 20 de dezembro de 1925 em Borgo a Buggiano, na Toscana, Lorenzi chegou à Internazionale em 1947, comprado por 12 milioni di lire junto ao Empoli, que havia adquirido o jovem atacante, apenas 1 ano antes, por singelas 100 mil liras do Borgo Buggiano, pequeno clube da cidade de origem de Veleno.
Lorenzi esordì com a camisa nerazzurra na goleada de 6 x 0 sobre a Alessandria em 28 de setembro de 1947 e transcorreu, ao todo, 11 temporadas no clube de Milão, conquistando 2 scudetti até 13 de julho de 1958, quando fez sua última gara com la casacca nerazzurra no sucesso de 3 x 0 sobre o Como.
Conhecido por sua grande habilidade e agilidade nas rovesciate (foto do alto à direita - Inter), notório era ainda a astúcia e o empenho que dedicava a cada nova partida e, em especial, aos confrontos contra o Milan.
Não por acaso, il patron rossonero, Silvio Berlusconi, afirmou sobre o antigo atacante da rival: "Lorenzi rappresentava la verve dell'Inter. Mi ricordo che la paura che faceva 90 per i nostri difensori di chiamava Veleno, e anche Nyers. Lorenzi era un inventore di gioco, difficilissimo da prevedere, e per molti anni ha fatto la storia dell'Inter".
Seus 138 gols com a Inter em 305 partidas pela Serie A não o tornaram apenas um atacante temido, mas fizeram de Veleno também um jogador, como os italianos chamam, "cattivo in campo".
Muito forte fisicamente, Lorenzi (à esquerda em uma conclusão di sinistra - Inter) era noto, por exemplo, per strizzare di nascosto i testicoli degli avversari per sbilanciarli durante i contrasti aerei e também ficou famosa sua invenção do apelido Marisa, atribuído ao juventino Giampiero Boniperti.
Em outra ocasião, pretendendo provocar o atacante John Charles, aríete da Juventus, teceu comentários maliciosos acerca da Rainha da Inglaterra, ao que o atacante bianconero respondeu: "Non è la mia regina, sono gallese".
Mas sua ação velenose mais famosa ocorreu durante um derby entre Inter e Milan: assinalado um pênalti dúbio em favor dos rossoneri, Lorenzi correu até o massagista da Inter e pegou um pedaço de limão, posicionando-o entre a bola e a marca de cal enquanto o árbitro Lo Bello e os demais jogadores estavam distraídos discutindo sobre o lance.
Não obstante os brados dos torcedores, a penalidade máxima foi cobrada pelo ala sinistra Cucchiaroni, terminando a mais de 6 metros do gol ... e gerando a ira dos tifosi rossoneri!
Pela seleção italiana, Benito Lorenzi (no alto à direita mais uma vez com a maglia nerazzurra - Inter) realizou 14 partidas e anotou 4 tentos, tendo participado da Copa do Mundo de 1954, disputada na Suíça.
Aliás, também no Mundial Lorenzi fez das suas, dando um chute no árbitro brasileiro Mário Vianna no jogo contra os donos da casa.
Antes de encerrar a carreira, Benito Veleno Lorenzi ainda disputou uma stagione com o Alessandria na Serie A, realizando 4 gols em 25 partidas, alcançando a marca de 142 tentos na carreira, o que o faz o 21º maior artilheiro da Serie A de todos os tempos.
Católico fervoroso (em uma ocasião, afirmou ter deixado de ir a apenas uma missa durante toda a sua carreira, porque não encontrou uma chiesa próxima na cidade em que se encontrava), Lorenzi faleceu em 03 de março último, all'Ospedale Sacco di Milano.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker