Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 05, 2008

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Cagliari



Demorou, mas finalmente o Milan teve uma atuação convincente jogando no San Siro nesta Serie A e derrotou o Cagliari por 3 x 1.
Parece incrível, mas com o sucesso deste sábado a equipe rossonera chegou apenas a sua 5ª vitória casalinga na temporada, o que é muito pouco considerando que foram ainda 7 empates e 4 derrotas em Milão, além de que, fora de seus domínios, o Milan já conquistou 9 vitórias!
Sem Pato, mas com Kaká e Pippo Inzaghi de volta ao time, com o duo exatamente compondo o terminal ofensivo do 4-4-2 proposto por Ancelotti, o Milan começou logo muito forte, valorizando a posse de bola e, com toques de primeira, explorando com grande competência as laterais do gramado.
Porém, foi com uma belíssima jogada individual de Kaká que a equipe de Milão abriu o placar, com o brasiliano partindo em alta velocidade desde o meio de campo até a intermediária adversária, quando disparou un potente destro angolato (ao lado - Grazia Neri) que entrou no canto do gol defendido por Storari - golaço!
Com Cossu alle spalle de Foggia e Matri, ambos de scuola Milan, o Cagliari foi totalmente controlado por uma squadra rossonera martellante, que chegou ao 2 x 0 aos 31', quando Inzaghi completou de cabeça para o fundo das redes.
Para a 2ª etapa, o treinador Ballardini (que assistiu o jogo da tribuna, vez que estava suspenso) trocou os meias Fini e Cossu por Parola e Jeda, e foi o brasileiro formado no União São João a mola alavancadora do time sardo, que apresentou maior consistência ofensiva.
Mas foi meio por acaso que o Cagliari conseguiu diminuir a vantagem milanista: em uma cobrança de falta sem maiores pretensões do meia Daniele Conti, o goleiro australiano do Milan Zeljko Kalac tomou um frangaço, deixando a bola passar sob o seu corpo depois de ter dado a impressão que dominá-la com alguma facilidade...
Com o tento, a equipe da Sardenha se assanhou e chegou bem perto do empate, primeiro com Foggia e depois com Matri (ao lado assustado com a presença de Maldini - Milan).
E as coisas pareceriam que iam ficar ainda piores para a squadra rossonera: fora Favalli e Gattuso por contusões, dentro Cafu (com Bonera indo para a esquerda) e Brocchi.
Porém, foi de um lançamento de Brocchi que Inzaghi, depois de superar Storari, concluiu para fazer 3 x 1 e sua 1ª doppietta no campeonato.
Vitória merecida, que teria ficado perfeita se Kaká ainda tivesse realizado mais um no finalzinho, evitado com uma superlativa defesa de Storari.
O tabellino:
Milan: Kalac; Bonera, Maldini, Kaladze, Favalli (61' Cafu); Gattuso (66' Brocchi), Ambrosini, Pirlo (75' Gourcuff), Seedorf; Kaká, Inzaghi. All. Ancelotti.
Cagliari: Storari; Pisano, Lopez, Canini, Agostini; Biondini, Conti (74' Acquafresca), Fini (46' Parola), Cossu (46' Jeda); Foggia, Matri. All. Ballardini.
Gols: 8' Kaká, 31' Inzaghi, 49' Conti, 69' Inzaghi.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Kaladze, Lopez, Canini, Agostini e Parola.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Roma x Genoa


Começou dando a impressão que ia ser uma passeggiata, ficou complicadissímo no espaço de apenas 60'', mas, ao final, a Roma conquistou mais 3 pontos contra um aplicado Genoa e lançou toda a pressão para cima da Inter, que amanhã enfrenta a Atalanta em Bergamo e vai dormir com apenas 1 ponto de vantagem sobre a Lupa Capitolina.
Com Totti na tribuna (à direita - Grazia Neri), Spalletti lançou Vucinic como avante no seu já tradicional 4-2-3-1, com Taddei, Giuly e Tonetto logo atrás, ficando o brasileiro Mancini como opção para o transcorrer da partida.
Já Gasperini, indiferente a atmosfera do Olimpico, postou o Genoa no habitual 3-4-3, embora trocando o hondurenho Leon pelo mais recuado Danilo como integrante do tridente ofensivo, ao lado de Sculli e do capocannoniere Borriello.
Porém, disposta a esquecer a derrota frente ao ManU na última terça, a Roma partiu forte, impondo uma forte pressão no centrocampo.
Assim, não demorou muito até o brasileiro Taddei, aos 13', abrir o marcador aproveitando um rimpallo sul cross dalla sinistra de Tonetto, um dos mais criticados na última partida válida pela Champions League.
Logo depois, Vucinic acertou um belíssimo chute de fora da área (à esquerda - Giuliani), marcando um golaço de uma posição para lá de improvável.
Decidido? Quem sabe? Afinal, o Genoa, depois do 2º tento romanista, até que melhorou um pouco, mas nada que incomodasse a Roma até o intervalo e ainda perdeu o brasileiro Danilo aos 30', que teve que ceder o lugar para o anteriormente preterido Leon.
Com destaque para o meio de campo formado pelos combativos Konko e Juric e pelos habilidosos Rossi e Fabiano, a equipe rossoblù voltou com bastante determinação e, para azar de quem tirou os olhos da telinha por um instante, empatou a partida em apenas 1': aos 13' Rossi aproveitou um rebote de Doni em tiro de Borriello para diminuir; aos 14' Leon, con un splendido tiro da fuori area, surpreendentemente empatou a partida!
Não poderia ser diferente e a Lupa sentiu o golpe, encontrando muita dificuldade para impor novamente seu toque de bola frente a um Genoa motivadíssimo.
E foi, muito provavelmente, esse excesso de entusiasmo que fez o avante Borriello voltar até a sua defesa e cometer um pênalti tolinho tolinho em Taddei.
Sem o capitano Totti, coube a De Rossi (ao lado contra Konko - Ap) converter a penalidade máxima que valeu mais 3 pontos para a Roma na tabela.
O tabellino:
Roma: Doni; Cicinho, Mexes, Panucci, Cassetti; De Rossi, Perrotta, Taddei (81' Juan), Giuly (60' Mancini), Tonetto (63' Brighi); Vucinic. All. Spalletti.
Genoa: Rubinho; Lucarelli, Bovo, Criscito; Konko (63' Vanden Borre), Juric, Rossi, Fabiano; Danilo (30' Leon), Borriello, Sculli (82' Figueroa). All. Gasperini.
Gols: 13' Taddei, 16' Vucinic, 58' Rossi, 59' Leon, 80' De Rossi (pênalti).
Árbitro: Banti.
Cartões amarelos: Bovo, De Rossi, Fabiano, Borriello e Mancini.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 32ª rodada 2007/2008



O 'Match Clou' desta 32ª rodada é um confronto tutto nerazzurro entre equipes de cidades separadas por pouco mais de 50 quilômetros, mas distintas em quase tudo, a começar que Bergamo é uma tranquila cidade de pouco mais de 100.000 moradores, enquanto Milão é uma metrópole com quase 1.5000.000 habitantes.
Da mesma forma, Atalanta e Internazionale são agremiações com histórias e objetivos diferentes, o que não significa que a equipe bergamasca seja uma adversária fácil para a Inter, tanto que no girone d'andata os rapazes de Roberto Mancini venceram apenas por 2 x 1 (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/11/o-jogo-da-tv-parte-ii-internazionale-x.html), oportunidade na qual o capitano Javier Zanetti completou 400ª partidas pela Serie A.
Também é bom não esquecer que a Atalanta vem de uma convincente vitória sobre o arqui-rival da Inter, o Milan, em pleno San Siro, em exuberante atuação do ala Langella (à direita - Cerescioli), confirmado por Del Neri no 11 que começará neste domingo.
Postada no 4-4-1-1, com Floccari isolado na frente, tendo o excelente Doni como trequartista, a Atalanta deve ter ainda Guarente, Tissone e o brasileiro Ferreira Pinto no meio de campo (juntamente com Langella), mas é na defesa que estão os maiores problemas do allenatore Del Neri, vez que Carrozzieri está suspenso e Rivalta e Talamonti contundidos.
Assim, o quarteto defensivo, com a responsabilidade de proteger o arqueiro Coppola, deve ser composto por Capelli, Manfredini (abaixo - Cerescioli), Pellegrino e o capitão Bellini.
Na Inter, fora os crônicos Cordoba, Dacourt e Samuel, o único desfalque deve ser o romeno Chivu, ainda não recuperado do problema sentido contra a Lazio na última rodada.
Assim, é provável que Mancini lance a Inter no 4-5-1, com Maicon, Rivas, Materazzi e Maxwell formando a defesa, Vieira, Zanetti e Cambiasso como centrais de meio de campo, com Figo e Stankovic (mais abaixo - Insidefoto) abertos nas laterais.
Devem completar a formação inicial o goleiro Júlio César e o avante Crespo, com Cruz, Ibrahimovic e Suazo restando como opções para o transcorrer da gara.
Historicamente, a Inter leva vantagem no confronto, mesmo jogando fora de casa, com 20 vitórias, 16 empates e 11 derrotas, tendo marcado 78 gols e sofrido 49.
Na temporada passada, também com Crespo em campo, a partida terminou 1 x 1, com tentos do brasileiro Ferreira Pinto e do português Figo, cobrando pênalti.
A Inter, que ostenta a maior goleada do confronto - 5 x 0 em 1966 -, venceu pela última vez em 2004, quando fez 3 x 2 na Atalanta, gols de Stankovic, Recoba e Adriano para a equipe de Milão e de Budan (atualmente no Parma) e Pazzini (Fiorentina) para a de Bergamo.
Aliás, a Atalanta, que derrotou a Inter pela última vez em Bergamo em 1994 (2 x 1, gols de Orlandini, Sgrò e Sosa, com Alemão e Montero desfilando pela equipe mandante), é reconhecidamente uma grande reveladora de talentos, a ponto de jogadores como Locatelli, Montolivo, Morfeo, Motta, Mutarelli, Natali, Pavan, Pazzini, Rossini, Zauri e os gemelli Zenoni, que fazem sucesso na atual Serie A, terem passado pelas categorias de base da equipe.
Curiosamente, individualmente, são interisti os recordistas do confronto: Mario Corso é o jogador com mais presenças, totalizando 12 presenças entre 1959 e 1972, seguido de Giuseppe Bergomi (11) e Giacinto Facchetti (10), só aí aparecendo Stefano Angeleri, meia que defendeu a Atalanta entre 1949 e 1960 e participou de 9 duelos contra a Inter.
Em número de gols, a primazia é do atacante Angelo Domenghini, que embora tenha nascido em Bergamo e defendido gli orobici por 4 temporadas, marcou 6 tentos defendendo a Inter nas stagioni seguinte, enquanto cabe ao brasileiro Evair, com 3 gols anotados durante sua passagem na Itália, ser o maior artilheiro do confronto pela Atalanta.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


A 'L'Enigma' desta semana quer saber: qual a identidade do jogador à esquerda (Guerin Sportivo)?
Apesar de não defender a equipe bianconera na atual temporada, o jogador em questão é um dos destaques da Serie A.
Na próxima quarta-feira o nome do leitor que somará mais um ponto na disputa dos prêmios oferecidos pelo Calcio Serie A!
Para quem quiser saber mais sobre a competição, acesse http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/lenigma.html.

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, abril 04, 2008

Serie A vai chegando a sua reta final


A 32ª rodada da Serie A 2007/2008, que será disputada neste 1º final de semana de abril, não reserva nenhum confronto direto entre os primeiros colocados, razão pela qual aqueles clubes que ainda almejam alguma coisa (scudetto ou vaga nas competições européias) têm obrigação de vencer seus compromissos.
No sábado, a giornata começa com Roma x Genoa, que terá transmissão da ESPN, da RAI e da TV Esporte Interativo a partir das 13h00, e continua com Milan x Cagliari, que será exibido pelos mesmos canais a partir das 15h30, sempre ao vivo (e horário de Brasília).
Se a vice-líder da Serie A não poderá contar com seu capitano Totti, no Milan, Kaká (à direita - Insidefoto) deve aparecer desde o início com a função de, junto com Seedorf, apoiar Pato no ataque rossonero.
No domingo, a principal dentre as partidas que serão realizadas às 10h00 é o 'Match Clou' Atalanta x Inter (que terá cobertura da ESPN e da RAI), não podendo ser ignorada a sempre interessante Parma x Lazio, bem como Fiorentina x Reggina, que ocorrerá no Artemio Franchi de Florença.
No Angelo Massimino, Catania x Napoli marcará a estréia do ex-goleiro Zenga como técnico na Itália, enquanto Siena x Udinese fazem um confronto tutti bianconero.
Sempre às 10h00 (15h00 na Itália), ainda jogam Sampdoria x Livorno e Torino x Empoli, com Gigi Cagni voltando à panchina do clube toscano (mais um exemplo, alla Zamparini, de um allenatore demitido que retorna ao clube no mesmo campeonato!)
Por fim, às 15h30 (horário de Brasília), Palermo x Juventus fecham a rodada com transmissão da ESPN Brasil e da RAI.
Embora o time siciliano venha fazendo uma campanha decepcionante, será uma ótima oportunidade de ver o atacante brasiliano (ao menos por enquanto) Amauri em ação, que deverá ser marcado de perto pelo bianconero Legrottaglie (acima - Insidefoto), que Ranieri deverá postar ao lado de Chiellini na zaga juventina.

quinta-feira, abril 03, 2008

A Itália Na Europa


Não foi uma boa semana para as equipes italianas que ainda prosseguem nas competições européias, com Roma e Fiorentina colhendo muito menos do que plantaram.
Evidentemente, o maior prejuízo foi da Roma, que enfrentou sua bestia nera (ou será rossa?) Manchester United no Olimpico pelas 4ªs de final da Champions League e saiu derrotada por 2 x 0.
Não foi uma apresentação de gala da Lupa Capitolina, que, ainda assim, foi superior aos adversários em boa parte da partida, a ponto de terminar o cotejo com 10 escanteios a favor, contra apenas 1 dos Red Devils.
Porém, sem Juan e, principalmente, Totti, a Roma pagou muito caro por suas desatenções defensivas, enquanto o time comandado por Sir Alex Ferguson esteve muito bem coberto e soube aproveitar as oportunidades quando estas apareceram.
Assim, aos 39', Rooney serviu Scholes que cruzou na cabeça do astro português Cristiano Ronaldo (acima passando por Mexes - Afp), que apareceu como um verdadeiro centroavante de ofício e testou sem chance de defesa para o goleiro brasileiro Doni, fazendo ManU 1 x 0.
Na 2ª etapa, após Tonetto ter duas chances concretas de gol e Panucci e Vucinic uma cada, coube ao ex-boxeador Rooney, aproveitando um pasticcio de Doni com Panucci (ao lado - Afp), fazer 2 x 0, comprometendo por demais qualquer chance de classificação giallorossa, que ainda quase sofreu o 3º tento em Roma mesmo.
Na quinta-feira, foi a vez da Fiorentina receber o PSV Eindhoven pelas 4ªs de final da Copa U.E.F.A. e protagonizar um jogo muito interessante e bastante movimentado, que teve 16 tiri in porta (12 da Fiorentina!) ao total.
Porém, contra uma equipe quase perfeita taticamente, o clube de Florença não passou de um empate em 1 x 1, tentos de Mutu (ao lado contra Marcellis - Ap) aos 57' e resposta quase imediata de Koevermans aos 64'.
Assim, é bem provável que a aventura européia das equipes italianas termine mais cedo nesta temporada...

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, abril 02, 2008

L'Enigma - La Soluzione


As congratulações mais do que especiais vão para JP, que, depois de ter se fingido de morto durante algumas semanas (ao que parece propositadamente para deixar a disputa mais emocionante), voltou com carga total e desvendou, com a habitual precisão, que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o atual assistente técnico da Internazionale, Fausto Salsano (à direita se dirigindo a um treinamento com temperatura bem amena... - Inter).
Jogador de físico diminuto, mas de grande fôlego, Salsano transcorreu os melhores momentos de sua carreira na Sampdoria, mas também envergou as camisas de Roma, Empoli, Parma e Spezia, onde encerrou a carreira de calciatore em 2000.
Parabéns também ao Hugo Ribeiro, que por muito pouco não repetiu o feito da semana anterior, embolando de vez a disputa no Calcio Serie A.
Quem sabe no próximo sábado?

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, abril 01, 2008

Momento Panini - Marco Borriello


Não é sem surpresa que o posto mais alto da graduatoria dos artilheiros na Serie A esteja sendo ocupado atualmente pelo atacante Marco Borriello, autor de 18 gols em 28 partidas até aqui.
Afinal, o avante napoletano de 25 anos (nasceu aos 18 de junho de 1982), até o início da atual temporada, computava apenas 11 gols em 89 partidas distribuídas por 5 stagioni.
Órfão de pai ainda cedo, Borriello cresceu calcisticamente no Milan, mas fez sua estréia como profissional atuando pela Triestina em 2001, na Serie C2, para onde foi emprestado com o intuito de ganhar experiência.
Na temporada seguinte, El Niño foi parar pela primeira vez na belíssima Treviso, onde realizou 10 gols em 27 partidas na Serie C1.
As boas atuações do jovem de então apenas 19 anos o levaram de volta à casa madre, com a qual Borriello fez sua estréia na Serie A em 22 de setembro de 2002 na vitória rossonera sobre o Perugia por 3 x 0.
Embora regularmente convocado para a Azzurra Under 21 pelo técnico Gentile, Borriello não teve muito espaço naquele Milan já treinado por Ancelotti e acabou, mais uma vez, emprestado, desta vez ao Empoli em janeiro de 2003.
Porém, em um ataque que contava com Di Natale, Rocchi e o experiente Cappellini, além dos um pouco menos jovens Saudati e Tavano, Borriello também não teve muitas oportunidades, terminando sua passagem pela Toscana com apenas 1 gol em 12 partidas.
De volta ao Milan, El Niño disputou apenas 4 partidas durante toda a temporada 2003/2004 (figurinha acima), sendo mais uma vez cedido por empréstimo no campeonato seguinte.
Com a camisa amaranto da Reggina, sob o comando do técnico Walter Mazzarri, Borriello encontrou maior espaço e participou de 30 partidas na stagione 2004/2005, mas não atendeu as expectativas anotando apenas 2 tentos durante o campeonato.
Assim, obviamente, o Milan mais uma vez emprestou Borriello, agora à Sampdoria, com a qual o atleta disputou apenas a primeira parte da temporada 2005/2006, passando ao lanterna Treviso em janeiro depois de apenas 2 gols com a camisa blucerchiata.
Embora o time fosse muito ruim, Borriello conseguiu se destacar formando uma boa dupla de ataque com o brasileiro Reginaldo na equipe biancoceleste.
Portanto, Borriello foi chamado para compor o ataque rossonero mais uma vez e, aproveitando a má fase de Ricardo Oliveira, conseguiu un positivo avvio individuale, se tornando uma boa alternativa a Gilardino e Inzaghi.
Mas, ainda não era a vez de Borriello: um doping muito mal explicado (a substância proibida - cortisona - teria sido 'ingerida' pelo atleta em uma relação sexual com sua namorada, que estaria utilizando um creme vaginal...) acabou resultando em uma suspensão de 3 meses, depois da qual El Niño não encontrou mais espaço no ataque que agora já tinha Ronaldo.
Com um histórico destes, Borriello não foi recebido com grande pompa pelo Genoa, que o contratou em regime de comproprietà nell'estate de 2007. Mas, tendo anotado uma tripletta logo na 5ª rodada (que valeu a 1ª vitória rossoblù na Serie A depois de 12 anos), Borriello (a figurinha ao lado é da atual temporada) não demourou para se tornar um beniamino della Gradinata Nord, que agora ainda pode vibrar com seu ídolo vestindo a mítica maglia azzurra, com a qual Borriello estreou em 6 de fevereiro último, substituíndo o aríete Luca Toni no 2º tempo do amistoso disputado contra Portugal na Suíça.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Em março a bola não parou por um momento sequer no Calcio Serie A! Afinal, foram 6 rodadas completas da Serie A e 17 jogos analisados na 'O Jogo Da TV', incluindo partidas de 16 equipes diferentes (apenas Atalanta, Catania, Livorno e Siena ficaram de fora neste mês), enquanto clássicos especialíssimos como Lazio x Roma e Internazionale x Juventus ainda foram destaque na 'Match Clou', que sempre trouxe fatos e curiosidades do principal jogo de cada rodada.
Obviamente, os embates não analisados na 'O Jogo Da TV' foram abordados na 'Panorama Da Rodada', enquanto os principais acontecimentos da Serie B restaram registrados na ''B' Em Pílulas'.
Com a participação das equipes italianas nas competições européias ficando a cargo da 'A Itália Na Europa' e da Azzurra e dos azzurrini na 'Gli Azzurri', sobrou pouco espaço para a especialíssima 'Momento Panini', que abordou, ilustrada pelas míticas figurinhas do álbum Calciatori da Panini, as carreiras do avante Marcelo Zalayeta (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/03/momento-panini-marcelo-zalayeta.html) e do difensore Andrea Barzagli (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/03/momento-panini-andrea-barzagli.html).
A 'L'Enigma' continuou testando a expertise dos leitores ao indagar, toda semana, a identidade de um jogador, enquanto a 'Você Sabia ...', postada aos domingos, prosseguiu na sua série especial sobre os campeonatos italianos mais remotos.
Em abril tem mais, inclusive com a volta da 'Memorabilia' e da 'PontoCom'!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

segunda-feira, março 31, 2008

'B' Em Pílulas


* Com uma grande atuação, o Chievo venceu o Albinoleffe em Bergamo por 2 x 0 (tentos de Pellissier - abaixo - Chievo - e Bentivoglio) na principal partida da 33ª rodada da Serie B e se isolou na competição com 69 pontos;
* A equipe de Verona foi beneficiada com o empate do Bologna contra o Ascoli por 2 x 2, com o atacante Bernacci dando números definitivos à partida apenas aos 97';
* Das equipes que ainda estão na briga pelo acesso à Serie A na próxima temporada, apenas o Brescia também venceu, fazendo 1 x 0 no Spezia, gol de Riccardo Taddei;
* O Lecce, que está na 4ª colocação com 63 pontos, apenas empatou em 1 x 1 com o Grossetto;
* Já o Pisa, 6º colocado com 61 punti, ficou no 0 x 0 com o Modena de Mutti;
* O ex bergamasco Riccardo Zampagna realizou uma doppietta na vitória do Vicenza por 3 x 1 sobre o Messina, com o bom chileno Cordova marcando para os visitantes;
* O Bari, do treinador Antonio Conte, ganhou de 2 x 0 da Triestina, tentos Jadid e Desideri.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 31ª rodada da Serie A 2007/2008, disputada neste último final de semana, ficou marcada por mais uma morte de um torcedor.
Dessa vez, foi um torcedor do Parma, chamado Matteo Bagnaresi, que acabou mortalmente atropelado por um micro-ônibus com torcedores da Juventus nell'area di servizio Crocetta Nord, situata sulla rodovia A1 entre Alessandria e Asti.
Como conseqüência, Juventus e Parma, de comum acordo e com o aval da Lega Calcio, decidiram pelo adiamento da partida que envolveria ambas as equipes, embora, ao que apurado até aqui, a lamentável ocorrência seria fruto de uma fatalidade e não de um confronto entre torcidas.
Dentro de campo, o maior destaque (ou, melhor, a maior decepção) foi a derrota do Milan para a Atalanta em pleno San Siro por 2 x 1, com uma atuação exuberante da equipe bergamasca no 1º tempo, quando marcou seus gols com Floccari e Langella (acima o tento do ala napoletano - Corriere della Sera) e teve chance de sair com um placar ainda mais dilatado, principalmente porque o brasileiro Ferreira Pinto desperdiçou uma ótima oportunidade no finalzinho.
No início da 2ª etapa, o Milan até deu mostras de que reagiria, mas Pato, servido por Paloschi (que entrou no lugar de um nulo Gilardino) perdeu grande oportunidade aos 7', ao que a Atalanta voltou a ser mais incisiva.
Daí, apenas aos 40' do 2º tempo o indomável Maldini conseguiu diminuir a vantagem bergamasca, com o quadro sendo completado com Pirlo desperdiçando um pênalti aos 45'!
Com a derrota, o Milan fica mais longe da almejada classificação à Champions League e coleciona a pífia marca de apenas 19 pontos conquistados em 52 possíveis jogando em casa.
Outro jogo que também terminou 2 x 1 para os visitantes foi Catania x Torino, ainda que a equipe siciliana tenha saído na frente com Spinesi, cabendo a Diana (ao lado o lance de seu gol - Ap) e Di Michele reverterem o marcador, importantíssimo para a salvezza do Toro.
Mais tranquilo foi o sucesso da Sampdoria no Carlo Castellani de Empoli, onde venceu o novo lanterna do campeonato por 2 x 0, tentos de Sammarco e Marzoratti (contra) em uma partida com pouca história, vez que aos 16' da 1ª etapa o placar já estava definido.
Sucesso de 2 x 0 também para o Genoa, que derrotou a Reggina com gols do capocannoniere Borriello e de seu capitano Rossi.
Enquanto Livorno x Siena foi o único 0 x 0 da rodada, o Napoli confirmou sua boa fase e venceu o Palermo em uma partita divertente ed equilibrata que teve a equipe rosanera melhor na 1ª etapa, mas que restou decidida por uma assistência deliciosa de Lavezzi para o meia eslovaco Hamsik (ao lado superando o sérvio Jankovic - Liverani) concluir já nos acréscimos.
Completaram a rodada os jogos já abordados na coluna 'O Jogo Da TV': Cagliari x Roma; Lazio x Internazionale e Udinese x Fiorentina.
A classificação, lembrando que Juventus e Parma têm uma partida a menos: 1º Internazionale (69 pts); 2º Roma (65); 3º Juventus (58); 4º Fiorentina (53); 5º Udinese (50); 6º Milan (49); 7º Sampdoria (49); 8º Genoa (42); 9º Atalanta (41); 10º Napoli (40); 11º Lazio (38); 12º Siena (36); 13º Palermo (36); 14º Torino (34); 15º Catania (29); 16º Parma (29); 17º Livorno (29); 18º Cagliari (29); 19º Reggina (27) e 20º Empoli (26).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

domingo, março 30, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Udinese x Fiorentina



Udinese e Fiorentina protagonizaram um belo match neste domingo, com a equipe da casa conseguindo uma importante vitória e 3 pontos que a colocam muito perto da zona Champions League.
Treinadas por 2 dos melhores técnicos italianos - Pasquale Marino e Cesare Prandelli -, ambas as equipes começaram com 3 atacantes, com a diferença de que, enquanto a Udinese foi com uma defesa a 3, com o tcheco Zapotocny centrale, a Fiorentina começou com apenas 3 centrocampisti e a defesa com a tradicional linha de 4.
E, forte na sua superioridade numérica na meia cancha, a equipe friulana começou muito bem, explorando a agilidade dos alas Mesto e Dessena e a inteligência dos centrais D'Agostino e Inler, sendo que foi exatamente este último (ao lado sua comemoração - Ap) que inaugurou a contagem, ao aproveitar uma bola rebatida por Ujfalusi em conclusão de Quagliarella, com o suíço acertando um petardo de 20 metros indefensável para o arqueiro Frey.
Com Santana na direita, Jorgensen na esquerda e Pazzini central, o ataque viola começou então a funcionar, principalmente quando da chegada do regista Montolivo de trás, que disparou um tiro al volo che colpisce l'incrocio dei pali ainda na 1ª etapa.
No início do 2º tempo, Prandelli ousou sacando Montolivo para colocar o avante Osvaldo, inserindo ainda o veterano Vieri no posto de Jorgensen logo em seguida.
Com 3 centroavantes de ofício em campo, a Fiorentina alcançou o empate aos 17', quando Pazzini ajeitou de cabeça para Vieri, também de testa, superar Handanovic.
Aí, preocupado com as descidas de Dossena (ao lado tentando superar Dainelli - La Presse), Prandelli tirou Pazzini e mandou a campo o lateral Pasqual, tentando recompor o esquema original.
Porém, foi a vez do ataque bianconero, que já vinha assustando o francês Frey desde o início do jogo, funcionar.
Primeiro, aos 27', Inler lançou o habilidoso Di Natale (abaixo no meio da defesa viola - La Presse) e o capitão da Udinese avançou, partindo da esquerda, cerca de 40 metros até fuzilar Frey, jogando a bola no contra-pé do arqueiro da Fiorentina.
Depois, aos 31', foi a vez de Quagliarella aproveitar cruzamento de Dossena para, na 2º tentativa, matar a partida.
Pois, atordoada, a equipe de Florença não conseguiu se reorganizar em campo, enquanto a Udinese apenas tocou a bola, aguardando o apito final do árbitro Morganti.
O tabellino:
Udinese: Handanovic; Ferronetti, Zapotocny, Lukovic; D'Agostino (86' Pinzi), Inler, Mesto, Dossena; Pepe, Quagliarella (83' Floro Flores), Di Natale (75' Isla). All. Marino.
Fiorentina: Frey; Ujfalusi, Dainelli, Koldrup, Gobbi; Donadel, Kuzmanovic, Montolivo (50' Osvaldo); Santana, Pazzini (68' Pasqual), Jorgensen (59' Vieri). All. Prandelli.
Gols: 13' Inler, 62' Vieri, 72' Di Natale, 76' Quagliarella.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Ferronetti e Osvaldo.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que, para o campeonato italiano de 1905 foi abandonada a fórmula até então adotada do challenger round, que previa a pré-classificação dos campioni in carica diretamente à final, com a criação de um girone finale em turno e returno com os vencedores das eliminatórias regionais?
* Que, inscritas 6 equipes de 3 regiões diferentes (Liguria, Lombardia e Piemonte), se classificaram à fase nazionale o Genoa (que eliminou o Andrea Doria), o Milanese (que despachou o Milan depois de um 3 x 3 e um 7 x 6!) e a Juventus, que foi beneficiada pela desistência do F.C. Torinese?
* Que, no girone finale, a equipe bianconera de Milão (os jogadores do Milanese eram conhecidos como gli scacchi) não resistiu a melhor qualidade de Juventus e Genoa, perdendo todos os seus jogos, senão o derradeiro, quando empatou em 2 x 2 com a equipe de Gênova em resultado que acabou sendo fundamental para o 1º scudetto da história da Juventus (acima os primeiros juventini a conquistarem o título italiano), vez que ambos os embates entre a Vecchia Signora e o Grifone também terminaram empatados?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker