Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 20, 2007

Match Clou - 20ª Rodada 2006/2007



Lazio e Milan fazem o 'Match Clou' da 1ª rodada do returno da Serie A, a de nº 20. A escolha poderia recair também sobre o importante jogo envolvendo a líder Internazionale contra a sempre perigosa Fiorentina, mas a definição ocorreu, principalmente, em razão do confronto que será disputado na capital italiana apresentar-se mais equilibrado e ter um apelo extra com a mais que iminente transferência do capitão da Lazio para o Milan na próxima semana.
O, portanto, mais que especial jogo será realizado na noite de domingo, na Itália, e terá transmissão ao vivo da ESPN, a partir das 17h25, horário de Brasília.
O treinador da Lazio, Delio Rossi (foto ao lado - Grazia Neri), ainda não definiu a equipe que vai mandar a campo, mas deve preencher o seu preferido 4-3-1-2 com o veterano Peruzzi no gol, o suíço Behrami substituíndo, de forma inédita, o capitão Oddo (que deverá ficar no banco ou mesmo na tribuna) na lateral direita, a zaga composta por Siviglia e Cribari e Zauri (que deve ser o novo capitano laziale) na esquerda, Mudingayi, Mutarelli e Ledesma devem fazer a contenção no meio, com o azzurro Mauri liberado para chegar com a dupla Pandev-Rocchi no ataque.
Pelo lado do Milan, os problemas de Ancelotti diminuíram com as recuperações de Dida e Kaká (foto ao lado - Grazia Neri), que devem estar no 11 inicial juntamente com Cafu, Bonera, Maldini e Jankulovski; Gattuso, Brocchi, Pirlo e Seedorf; com Gilardino ficando como único homem de frente.
O retrospecto indica equilíbrio entre as equipes, com 15 vitórias da Lazio, 31 empates e 17 vitórias do Milan nos jogos disputados em Roma, com 81 gols laziali e 68 rossoneri.
As maiores goleadas do confronto foram obtidas pela Lazio - 4 x 0 em 1933/1934, 1975/1976 e 1994/1995, mas o time de Roma não vence, em casa, desde a temporada 1997/1998, quando derrotou a equipe de Milão por 2 x 1, gols de Mancini (hoje treinador da Inter) e Boksic para o time de Roma e do holandês Kluivert para o Milan.
Naquela squadra, treinada pelo sueco Eriksson, além de Mancini, jogavam o zagueiro Nesta e o meia Nedved.
Já a última vitória rossonera ocorreu na temporada 2004/2005, também por 2 x 1, com os 2 gols do Milan marcados por Shevchenko, que fazia, na ocasião, dupla de ataque com o argentino Crespo.
Na temporada passada foi 0 x 0, enquanto no jogo de ida, nesta stagione, o Milan venceu por 2 x 1, tentos de Inzaghi, Ricardo Oliveira (foto acima - Sabattini) e de Makinwa para a Lazio.

Na Última Vez ...

L'Enigma


Este é para valer! O enigma desta semana (foto ao lado - SG), para ser desvendado, vai requerer um exercício de memória (ou de consulta) muito mais árduo do que os exigidos nas semanas anteriores... que, cá entre nós, estavam muito fáceis!
Dica 1: o jogador ao lado atualmente disputa a Serie A;
Dica 2: a foto é da temporada 1997/1998.
Vamos ver quem entende de Calcio de verdade!

Na Última Vez ...

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Segundo turno da Serie A começa neste final de semana!


Neste final de semana será disputada a 20ª rodada da Serie A, ou seja, a 1ª do 2º turno.
No sábado, Ascoli x Atalanta jogam no Cino e Lillo Del Duca e Reggina x Palermo no Oreste Granillo.
No domingo, as emoções começam com Catania x Cagliari; Empoli x Sampdoria; Internazionale x Fiorentina; Livorno x Roma; Parma x Torino; Siena x Chievo; Udinese x Messina e terminam com Lazio x Milan, o jogo da noite na Itália e que terá transmissão da ESPN a partir das 17h25.
Aliás, Lazio e Milan farão um clássico com grande carga emotiva, vez que o capitão da equipe romana e lateral da seleção italiana Massimo Oddo (foto ao lado - Ap) está praticamente acertado com o clube de Milão (onde deve se apresentar na próxima semana) e sequer deverá participar da partida.
Outro jogo que merece destaque é o confronto envolvendo a Internazionale e a Fiorentina.
Se na equipe de Florença o técnico Prandelli tem vários problemas, como as ausências de Mutu, Ujfalusi (suspensos) e Santana (contundido), na Inter o momento é de abundância, com Adriano e Crespo disputando uma vaga no ataque ao lado do sueco Ibrahimovic (foto ao lado - Inter), em ótima fase.

Campione Azzurro - Gianluca Pagliuca

A coluna 'Campione Azzurro' vai tratar, nesta semana, do goleiro do lanterninha da Serie A, o Ascoli, que ainda tem uma das piores defesas do torneio...
Mas Gianluca Pagliuca, 40 anos completados no último mês de dezembro, é dono de um currículo invejável, tendo, por exemplo, 19 temporadas na Serie A, das quais 18 como titular.
Também sua lista de serviços prestados à seleção italiana é longa, com o capítulo inicial remontando a 1987, quando foi convocado pela 1ª vez para a representação sub 21 da Azzurra.
Apesar de ter integrado o grupo italiano que disputou a Copa do Mundo de 1990 (como 3º goleiro), Pagliuca somente fez sua estréia na seleção principal em 1991, mais precisamente no dia 16 de junho, na final do Torneio Scania 100, disputada e vencida contra a Rússia, substituíndo, no intervalo, Walter Zenga, então considerado o melhor arqueiro do planeta!
Titular na Copa do Mundo seguinte, de 1994 (foto acima - Guerin Sportivo), Pagliuca quase entrou para a história como o responsável por uma precoce eliminação da Itália logo na 1ª fase, vez que uma grave incerteza sua ocasionou a derrota para o Eire nel match d'esordio.
Para piorar, no jogo seguinte, contra a Noruega, Pagliuca foi obrigado a deixar a área aos 21' e, com a mão, interromper uma jogada do selecionado adversário - espulsione inevitabile (a 1ª de um goleiro em uma Copa do Mundo)!
Mas o destino quis que a Itália derrotasse a Noruega e conseguisse, primeiramente, a classificação para as 8ªs e depois para as 4ªs de final, quando Pagliuca pode retornar à meta italiana após cumprir a suspensão imposta pela F.I.F.A.
O final da Copa dos Estados Unidos é do conhecimento de todos - vitória brasileira sobre os italianos nas cobranças de pênaltis, apesar de Pagliuca ter defendido uma das cobranças.
Já consagrado como um dos melhores goleiros do mundo, Pagliuca foi escolhido por Cesare Maldini, então treinador da rappresentativa azzurra olimpica, para participar da desafortunada aventura italiana às Olimpíadas de Atlanta em 1996, ocupando uma das 3 vagas para jogadores com idade superior a 23 anos, ainda que a Itália contasse com um imberbe Buffon na reserva.
Porém, nessa mesma época, Arrigo Sacchi escolheu Angelo Peruzzi para ser titular da Azzurra, relegando Pagliuca ao banco de reservas.
Ocorre que, mais uma vez, o acaso entrou em campo e, graças a uma contusão sofrida por Peruzzi dias antes da viagem para a França, Pagliuca ganhou a camisa 1 italiana novamente (em verdade, Pagliuca - foto acima - Guerin Sportivo - foi titularizado, mas permaneceu com a camisa 12, tendo o substituto Francesco Toldo recebido a de nº 1)!
Na Copa de 98, ao contrário da antecedente, Pagliuca não decepcionou na primeira fase (na foto ao lado - Guerin Sportivo - contra o Chile em Bordeaux) e voltou a se distinguir por intervenções importantes, como as realizadas nas partidas contra Camarões, Noruega pelas 8ªs de final (inesquecível sua defesa em conclusão do atacante Flo) e França, válida pelas 4ªs de final, quando a Itália foi eliminada mais uma vez nas cobranças de pênalti.
E foi exatamente a partida disputada contra a França na Copa de 1998, na qual Pagliuca defendeu a cobrança de pênalti efetuada pelo lateral Lizarazu, a última na sua importante carreira com a camisa azul do selecionado italiano, concluída com 39 presenças e apenas 27 gols sofridos.

Na Última Vez ...

quinta-feira, janeiro 18, 2007

E Na Copa ...


Estão definidas as equipes que vão disputar as semi-finais da Copa Itália, cujos jogos de ida ocorrerão nos dias 24 e 25 de janeiro: Internazionale, Milan, Roma e Sampdoria!
A Samp, que não ia tão longe na competição desde a temporada 1993/1994, quando conquistou a última das suas 4 Copas, foi a 1ª a garantir a classificação na quarta-feira, ao derrotar o Chievo, em Verona, por 2 x 1, após já ter ganho o jogo de ida, disputado em Gênova, por 1 x 0.
Mas a partida não começou bem para o time treinado por Novellino, que perdeu seu capitão e centrocampista Volpi logo aos 6', em razão de um estiramento muscular que o deverá deixar afastado dos gramados por mais de 1 mês. Para piorar, ainda no 1º tempo o goleiro Castellazzi também sentiu um problema muscular, possibilitando a estréia de Zotti, recentemente contratado junto a Roma.
Porém, os doriani venceram a sfortuna e aos 42' conseguiram abrir o marcador, com o oportunismo de Bonazzoli (na foto acima contra Rickler - Sampdoria), que aproveitou uma bola rebatida na trave para fazer 1 x 0!
Apesar do empate do Chievo ter saído ainda na 1ª metade da partida (através de Marcolini), a Samp soube administrar sua vantagem no 2º tempo e ainda chegou a vitória com o tento anotado pelo meia Delvecchio, aos 85'.
Um pouco mais tarde, a Roma assegurou uma angustiante classificação, vez que o gol do 2 x 2 final só saiu aos 40' do 2º tempo, com o chileno Pizarro.
E foi uma bela partida, presenciada por pouco mais de 3.000 pagantes no Ennio Tardini, apesar do técnico Pioli ter proposto um Parma bastante prudente no início, com dois esterni mais propensos a defender do que a atacar (Ferronetti e Bocchetti), enquanto Spalletti poupou Totti e lançou o jovem Okaka apoiado pelo trio Wilhelmsson, Taddei Mancini.
Necessitando da vitória (o jogo em Roma terminou 2 x 1 para a equipe da casa), o Parma conseguiu sair em vantagem graças ao gol marcado por Muslimovic, que ainda faria o 2º tento da equipe emiliana, após o empate inicial anotado pelo azzurro De Rossi (foto acima - Ansa).
Mas, quando do apito final (antes teve tempo para a estréia romanista de Tavano), a Roma obteve a sua classificação para a semi-final da Copa Itália, enquanto ao Parma restou o consolo de ter jogado de igual para igual com a vice-líder da Serie A.
Ainda na quarta-feira, a Internazionale repetiu o resultado do jogo de ida e venceu o Empoli por 2 x 0, gols de Cambiasso e Grosso (na foto à direita, os dois comemorando - Inter) e também prossegue na competição que conquistou nas duas edições anteriores.
A partida, transmitida pela ESPN Brasil, foi interessante, mas demonstrou o pouco apelo (ao menos até esta fase) que a Copa Itália exerce sobre os principais clubes do país, vez que até o Empoli foi a campo com a sua 2ª linha, enquanto na Inter houve espaço para jovens como Leonardo Bonucci, Jonathan Biabiany e Sebastian Ribas, estes últimos fazendo suas estréias como profissionais.
Por fim, nesta quinta-feira, um Milan irreconhecível foi derrotado pelo Arezzo por 1 x 0 (também com transmissão da ESPN Brasil), mas obteve a classificação para as semi-finais em virtude da vitória de 2 x 0 conquistada no jogo de ida. Crédito apenas para o retorno de Dida ao gol rossonero.

Na Última Vez ...

Memorabilia - Corso

Mario "Mariolino" Corso foi um dos maiores artistas que o futebol italiano já produziu, parecendo sem fim as discussões quanto a sua real posição em campo - "non è un vero interno; è un tornante; è un rifinitore; no, è un attaccante ...".
Nascido nas proximidades de Verona, em San Michele Extra, em 25 de agosto de 1941, Corso fez sua carreira quase que unicamente na Internazionale de Milão (na foto abaixo com a camisa da equipe nerazzurra de Milano - Guerin Sportivo), onde fez sua 1ª partida em julho de 1958, na vitória de 3 x 0 sobre o Como pela Copa Itália, e sua última em junho de 1973, em um Derby d'Italia contra a Juventus terminado empatado em 1 x 1.
Ao todo, foram 502 partidas (414 pela Serie A) e 94 gols (75) com a Inter, números que devem ser acrescidos de outras 26 presenças (23 na Serie A) e 3 tentos (os 3 no campeonato) com a camisa do Genoa, clube com o qual encerrou a carreira em 1975.
Genial driblador, perfeito nas assistências e com uma incrível habilidade nel calciare le punizioni di prima, Mariolino ainda era especialista em fazer a famosa 'folha seca' (eternizada pelo maestral Didi e chamada de foglia morta pelos italianos), requisitos que o tornaram um dos pilares da Internazionale bi-campeã mundial em 1964 e 1965, apesar de nunca ter conquistado inteiramente o treinador Helenio Herrera (técnico da Inter entre 1960 e 1968), que sempre o colocou no alto da lista dos jogadores negociáveis.
Porém, fãs incondicionais do ala sinistra Corso eram o então presidente da Inter Angelo Moratti (pai do atual nº 1 da Internazionale, Massimo Moratti) e sua esposa Erminia, razão pela qual a torcida nerazzurra pode admirar por tantos anos as magiche delizie calcistiche de Mariolino.
Na Azzurra, Mario Corso (foto ao lado - Guerin Sportivo) não conseguiu repetir o mesmo sucesso que teve na Inter (onde, além dos títulos mundiais, conquistou 4 campeonatos italianos), mas, ainda assim, participou de 23 partidas e realizou 3 gols entre 1961 e 1971 (não tendo participado, entretanto, de nenhuma Copa do Mundo).
Apesar das polêmicas, o certo é que o talento de Corso com a bola era imenso, tanto que o técnico húngaro Gyula Mandi, após confronto válido contra Israel pelas eliminatórias da Copa de 1962 disputado em Tel Aviv, entusiasmado com a habilidade do ponta italiano, exclamou: "È il piede sinistro di Dio!".

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 17, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns ao Rafael, que chutou Giannini e melhor não poderia fazer!
Giuseppe Giannini, proposto como enigma da semana (à esquerda - Sabe), foi o capitano della Roma durante 10 anos (de 1986 a 1996), quando deixou o clube que defendeu por 15 temporadas para tentar a sorte no futebol austríaco.
Na Roma (foto à direita - Guerin Sportivo), Il Principe disputou um total de 319 partidas pela Serie A, tendo realizado 49 gols.
Mas isto é história para a coluna 'Memorabilia'...

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Nesta semana, com o mercato invernale caminhando para sua fase final e geralmente a mais interessante, a Especulações Da Semana vai dar ênfase especial as contratações e dispensas já concretizadas, bem como aquelas transações que estão na iminência de serem definidas, separando por equipe, observada a classificação dos times ao término do 1º turno da Serie A:
* Inter - A líder por enquanto só definiu transações menores, envolvendo jovens valores para seu vivaio ou a saída de jogadores que não estão nos planos do técnico Roberto Mancini, como o lateral Francesco Coco, que ficará uma semana no Manchester City, da Inglaterra, realizando testes. Porém, em se tratando de Internazionale, não é bom excluir alguma contratação importante até o final do mês;
* Roma - Já concretizadas as chegadas de Tavano e Wilhelmsson, a vice-líder continua em busca de um lateral esquerdo, com favoritismo para o francês Mathieu, do Toulouse. Pouco utilizados, o atacante Montella (Fulham) e o goleiro Zotti (Sampdoria) deixaram Trigoria;
* Palermo - Por enquanto, nenhuma novidade, apesar do clube estar atrás de um atacante (Matusiak?) e de um esterno (Semioli?);
* Lazio - A principal especulação envolve a possível saída do capitão Massimo Oddo para o Milan, enquanto concreta é a chegada do bom meia da seleção chilena Luis Jimenez (foto ao lado - Guerin Sportivo);
* Catania - O time revelação da 1ª parte da temporada ainda não contratou ninguém, mas cedeu apenas alguns reservas, dentre eles o atacante Del Core. De qualquer maneira, o time da Sicília terá o retorno do zagueiro brasileiro César (ex-Fluminense), que esteve contundido durante todo o 2º semestre de 2006;
* Empoli - Por enquanto só transações sem relevo, envolvendo jovens que retornaram de empréstimos à equipes de categorias inferiores. O time da Toscana somente deverá contratar se ceder algum de seus jogadores importantes;
* Atalanta - Ao tempo em que o atacante Ventola é pretendido pelo Parma e por clubes estrangeiros, é certa a saída do meia Abeijon, muitíssimo pouco utilizado pelo técnico Colantuono;
* Sampdoria - O goleiro Zotti chegou da Roma para disputar posição com Castellazzi, enquanto o ítalo-americano Gabriel Enzo Ferrari (proveniente do Red Bull Metrostars) vai integrar a Squadra Primavera do clube e o líbio Saadi Al Gheddafi (filho do ditador Muamar) deve apenas compor o staff. Deixou o clube o jovem arqueiro Padelli (destinação Liverpool), no que deve ser seguido pelo meia uruguaio Olivera, que deve ser devolvido à Juventus;
* Milan - Já foram contratados o lateral argentino Grimi e o goleiro Storari, há 4 temporadas titular do Messina, que vem para ser o reserva imediato de Dida. Outros reforços devem chegar até o final do mês, com destaque para o brasileiro Ronaldo (foto ao lado - Ap), que estaria bem próximo de voltar a morar em Milão;
* Udinese - O lateral Lukovic (que estava emprestado ao Ascoli) e o meia Sivok (do Sparta Prague) já estão acertados, enquanto o ganês Muntari tem propostas da Inglaterra para sair. Outro que está sempre no olho do furacão é o tetracampeão mundial Iaquinta. Quem já saiu foi o técnico Galeone, que deu lugar a Malesani após a derrota ocorida no último domingo;
* Torino - O presidente Cairo afirmou que quer um Torino mais jovem e está de olho no defensor Andreolli (Inter), no meia Drica (Steaua Bucarest) e no atacante Bojinov (Juventus). Por outro lado, alguns jogadores pouco aproveitados, como o atacante Konan, devem deixar Turim;
* Livorno - Do presidente Spinelli é possível esperar qualquer coisa, inclusive atitudes como demitir e recontratar, logo em seguida, o técnico Arrigoni... Outro exemplo, ele já quis vender o goleador e capitão Lucarelli para a Rússia e agora parece querer fazer o mesmo com o goleiro tetracampeão Amelia. Efetivadas, realmente, apenas as chegadas dos meias Coppola (do Messina) e Bergvold (do FC Kobenhavn), assim como as saídas de Danilevicius (Bologna), Giallombardo (Messina) e Vigiani (Reggina);
* Siena - Por enquanto, de relevo, apenas as saídas do defensor Masiello (Genoa) e do atacante Bogdani (Chievo), além de um troca-troca com o Lecce envolvendo o goleiro reserva: deixou o clube Pavarini e veio Benussi;
* Fiorentina - Apesar de vários nomes estarem sendo relacionados à equipe da belíssima Firenze, de concreto apenas a saída do goleiro reserva Lobont, que voltou à Romênia. Dentre os cotados para aparecer no Artemio Franchi, destaque para os holandeses Heitinga, Van der Meyde e Zenden;
* Cagliari - Nenhuma transação efetivada até aqui, mas a contusão sofrida pelo atacante Esposito, que ficará fora de ação por um longo tempo, deverá ensejar a contratação de algum reforço. Para o meio de campo já estaria acertada a vinda de Lucas Correa, argentino de 22 anos que joga no Lanciano;
* Chievo - Cedidos os atacantes Bruno para o Modena, Godeas para o Mantova e Tiribocchi para o Lecce, chegaram o atacante Bogdani do Siena e o bom meia Italiano, do Verona;
* Messina -Giallombardo e Pestrin já fizeram sua estréia com a camisa giallorossa, mas com a cessão de Storari ao Milan a contratação de um substituto é prioridade para o presidente Pietro Franza;
* Reggina - Carobbio e Leon foram para o Genoa, enquanto Vigiani e o austríaco Beichler (Sturm Graz) chegaram. Como noticiado nesta coluna anteriormente (em 22 de novembro último), o jovem inglês Kris Thackray já está treinando com a equipe, que ainda pode ser reforçada com 1 dentre Brienza, D'Agostino e Foggia;
* Parma - Para tentar escapar do rebaixamento, já vieram o zagueiro Armando Perna (Modena) e a promessa da seleção sub 21 da Itália Giuseppe Rossi - que nasceu nos Estados Unidos e surgiu no próprio Parma, mas atualmente jogava na Premier League, tendo seu passe preso ao Manchester United;
* Ascoli - O elenco do lanterna da competição deverá sofrer uma revolução neste mês de janeiro - por enquanto, chegaram o veterano Di Biagio, o ala Bonanni e o zagueiro Melara, enquanto deixaram o clube o albanês Skela e o sérvio Lukovic.

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 16, 2007

Momento Panini - Fernando Couto



A 'Momento Panini' desta semana homenageia um jogador - Fernando Couto - e, principalmente, um clube - o Parma.
Fundado em 1913, o Parma Foot Ball Club somente conseguiu chegar à Serie A (então com a denominação de Parma Associazione Calcio S.p.A.) na temporada 1990/1991, mas, desde aí, nunca mais deixou-a.
Inclusive, obteve um histórico 2º lugar na temporada 1996/1997, além de dois 3ºs e outros dois 4ºs postos, nunca tendo terminado além do 10º lugar até a temporada 2005/2006, quando, já financeiramente abalado com o crack sofrido pela Parmalat, teve que enfrentar um spareggio salvezza com o Bologna para escapar do rebaixamento.
Na temporada passada, após um primeiro turno muito ruim, a equipe se recuperou e terminou conquistando uma vaga para a Copa U.E.F.A. (torneio que já conquistou duas vezes!) com a 7ª colocação alcançada.
Porém, nesta temporada, apesar dos esforços do técnico Pioli, o Parma está caminhando a passos largos para a Serie B, tendo conquistado apenas 12 pontos em 19 jogos (2 vitórias, 6 empates e 11 derrotas).
E o jogador mais representativo do atual elenco do Parma é o zagueiro português Fernando Manuel Silva Couto que, ao final desta temporada, deve encerrar seu 2º ciclo na equipe emiliana e a própria carreira.
Nascido em 02 de agosto de 1969 na cidade de Espinho (cidade litorânea ao norte de Portugal), Fernando Couto foi contratado pelo Parma em 1994, junto ao Porto, logo conquistando a Copa U.E.F.A. em cima da poderosa Juventus, com uma equipe que foi assim a campo: Bucci; Benarrivo, Di Chiara, Fernando Couto, Susic e Minotti; Fiore, Dino Baggio e Crippa; Zola e Asprilla.
Depois de mais uma temporada (figurinha acima) no Parma, Couto foi defender as cores do Barcelona, onde foi campeão espanhol antes de retornar à Itália, desta vez para a Lazio na temporada 1998/1999.
Em 7 temporadas na cidade de Roma, conquistou o posto de capitão laziale e completou 145 jogos pela Serie A (aos quais devem ser acrescidos os 39 realizados na 1ª passagem pelo Parma).
Em 2005, aos 36 anos, retornou ao Parma (figurinha ao lado), onde fez mais 30 jogos até aqui.
Jogador vigoroso e raçudo, que sonhava ser ginecologista quando criança, foi capitão da seleção portuguesa durante vários anos, tendo completado 110 partidas com a camisola lusitana.
Que o final da carreira de Fernando Couto não seja o término da história vitoriosa de um dos clubes mais surpreendentes da Europa!

Na Última Vez ...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

'B' Em Pílulas


* A Juventus não começou bem o ano de 2007 - perdeu sua invencibilidade na Serie B para o Mantova (na foto ao lado Bernacci - Delias);
* Mas o time de Del Piero pode retornar à liderança do torneio cadetto na próxima terça-feira, quando enfrenta o Cesena em jogo adiado da 16ª rodada;
* O líder da Serie B é o Napoli, que venceu o Verona por 1 x 0, gol de pênalti do atacante Bucchi;
* Com 34 pontos, 1 a menos que o líder, está o Piacenza, que esteve 3 vezes na frente do Spezia e permitiu a igualdade final em 3 x 3;
* Rimini e Bologna possuem, cada um, 33 pontos, mas nenhum dos 2 venceu na rodada;
* O Rimini foi goleado pelo penúltimo colocado, o Arezzo, por 4 x 1, sendo o último tento anotado pelo brasileiro Bondi;
* No Bologna fez sua estréia o atacante Tomas Danilevicius, recém-contratado junto ao Livorno;
* O Genoa, que tem os mesmos 32 pontos da Juventus, também perdeu - e para o lanterna Pescara, por 2 x 1.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


O grande destaque da 19ª rodada da temporada 2006/2007 da Serie A foi, efetivamente, a vitória da Internazionale sobre o Torino, por 3 x 1, em Turim, no sábado (vide a coluna 'O Jogo Da TV (Parte I)').
Tal primado não foi decorrente do resultado em si, mas em razão da equipe de Milão ter alcançado seu 12º sucesso consecutivo (na foto ao lado os 11 que começaram a partida - Inter), fato até então inédito nos quase 80 anos de disputa da Serie A em Girone Unico.
No outro jogo disputado no sábado, o surpreendente Empoli derrotou o Parma, cada vez mais próximo da Serie B, por 2 x 0, gols do defensor Raggi e do suplente Matteini.
Com os 3 pontos conquistados, a equipe da Toscana (que ainda tem 1 jogo a recuperar) alcançou o excelente 6º posto, apesar de ter um dos piores ataques do campeonato - apenas 16 gols (somente Torino, Cagliari e Ascoli fizeram menos) - e não ter qualquer destaque individual. Porém, o sucesso do time comandado por Luigi Cagni pode ser explicado pelas palavras proferidas por um dos próprios protagonistas da vitória sobre o Parma, o jovem Andrea Raggi, que fez seu 1º gol na Serie A: "A Empoli c'è un ambiente sano, dove i giovani crescono tranquilli, con il massimo impegno. Il merito è anche del club: per un giovane questa è la piazza migliore".
No domingo, o Milan fez seu dever de casa e superou a Reggina também por 3 x 1 (maiores detalhes na coluna 'O Jogo Da TV (Parte II)'), mas o destaque ficou por conta da goleada que a Atalanta infligiu ao Livorno - 5 x 1!
Segundo o próprio técnico da equipe bergamasca, Stefano Colantuono, foi "una gara perfetta" (na foto ao lado, o atacante Zampagna protege a bola do zagueiro iraniano do Livorno Rahman Rezai - Cerescioli). Os tentos anotados por Doni (2), Donati, Ariatti e Ventola acabaram desencadeando uma tremenda crise no Armando Picchi, onde sobrou até para o técnico Arrigoni, sumariamente esonerato pelo presidente Aldo Spinelli, para quem "in 22 anni di calcio, nessuna mia squadra aveva giocato in questo modo"!
Porém, Daniele Arrigoni tem o elenco (e principalmente o capitão Cristiano Lucarelli) do seu lado que deseja a permanência do treinador, o que pode resultar em novos capítulos nos próximos dias...
Já a decepção da rodada ficou por conta da Roma, que não conseguiu superar o Messina, fora de casa, ficando no 1 x 1. É verdade que o time da capital largou na frente com o gol do brasileiro Mancini, mas sofreu o empate com Parisi, que cobrou pênalti já nos acréscimos da partida.
Positiva para a equipe de Spalletti foi a estréia do sueco Wilhelmssom que, apesar de ter jogado poucos minutos, è entrato subito in partita, além do abraço dado por Totti em Mancini na comemoração do gol romanista, vez que os 2 astros vinham se ignorando nos últimos dias.
Por sua vez, o 3º colocado, o Palermo, superou a Udinese por 2 x 0, tentos anotados por Caracciolo (substituíndo Amauri) e pelo zagueiro tetracampeão mundial Zaccardo (na foto acima - Palermo - Barzagli salta sobre Iaquinta, outros 2 tetracampeões).
Em Verona, o Chievo derrotou o bom Catania por 2 x 1, depois de sair perdendo, tentos de Stovini, Semioli e Pellisier, este último cobrando pênalti (na foto ao lado - Gandolfi - Semioli e Stovini). Destaque para as boas estréias de Italiano e Bogdani no time veronese.
No jogo da noite, o outro time de Roma - a Lazio - também decepcionou e não conseguiu mais do que o empate em 1 x 1 com o Siena, tentos de Rocchi para o time da casa e de Cozza para os visitantes, que quase alcançaram a virada com Frick no minuto derradeiro do encontro.
Por fim, Sampdoria e Fiorentina ficaram no 0 x 0 e o Cagliari superou o lanterna Ascoli, na estréia de Luigi Di Biagio, por 1 x 0, gol do hondurenho Suazo, cobrando pênalti.
Faltando apenas o encontro adiado da 16ª rodada entre Catania e Empoli para encerrar o 1º turno da temporada 2006/2007, assim está a classificação, lembrando que Siena (-1), Lazio (-3), Milan (-8), Reggina (-11) e Fiorentina (-15) sofreram penalizações: 1º Internazionale (51 pts); 2º Roma (42); 3º Palermo (38); 4º Lazio (26); 5º Catania (26); 6º Empoli (25); 7º Atalanta (24); 8º Sampdoria (24); 9º Milan (23); 10º Udinese (23); 11º Torino (22); 12º Livorno (22); 13º Siena (21); 14º Fiorentina (19); 15º Cagliari (19); 16º Chievo (17); 17º Messina (16); 18º Reggina (12); 19º Parma (12) e 20º Ascoli (9).

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 14, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Reggina



Rumo ao 4º posto! Depois de um início de temporada pífio, o Milan vem se recuperando e começa a se aproximar de seu objetivo stagionale - uma vaga para a próxima Champions League!
Com a vitória obtida contra a Reggina - por 3 x 1 - o Milan alcançou seu 3º sucesso consecutivo e está a 8 jogos sem perder, chegando a 23 pontos.
Se a Internazionale continua inatingível com seus 51 pontos, a 4ª colocação e a conseqüente vaga para a Champions League estão a apenas 3 pontos de distância.
No dia de hoje, após o estágio intensivo transcorrido em Malta durante o recesso de final de ano, o Milan não fez uma partida exaltante, mas jogou o suficiente para derrotar uma boa Reggina, apesar do setor defensivo do time de Reggio Calabria ter dado muito espaço para as jogadas do time rossonero.
Ademais, a vida da equipe de Milão foi facilitada com o gol realizado pelo meia Pirlo (comemorando na foto acima - Milan), cobrando falta (com alguma cumplicidade do goleiro Pelizzoli), logo aos 6', que desbaratou o plano tático montado inicialmente pelo excelente Walter Mazzarri, treinador da Reggina.
Porém, assimilado o golpe, i calabresi endureceram o embate, ao ponto de aos 25' o defensor Lucarelli e o ala Mesto perderem, em seqüência, duas grandes oportunidades na frente de um confuso Kalac, que continua substituíndo o lesionado Dida.
Mas o Milan deu mostras de sua superioridade técnica em seguida, quando, em contra-ataque de Jankulowski e Seedorf, este último realizou 2 x 0 aproveitando cruzamento efetuado pelo 1º!
No 2º tempo o encontro continuou franco e a Reggina, com 1 gol do seu artilheiro Rolando Bianchi aos 21', diminuiu a vantagem construída pela equipe de Milão na 1ª metade da partida e chegou a dar a impressão de que alcançaria o empate, até que o francesino Gourcuff, que tinha acabado de entrar no lugar de Inzaghi (na foto abaixo com Aronica - Milan), encontrou o avante Gilardino que, tu per tu con o arqueiro Pelizzoli, definiu o marcador em 3 x 1 para o Milan.
Com este gol, Gilardino chegou ao seu 7º na Serie A, mostrando ter recuperado seu feeling com as redes.
No final, o jovem danese Nielsen (18 anos) ainda desperdiçou uma boa oportunidade para fazer o 2º gol da equipe amaranto que está demonstrando ter todas as condições de alcançar uma salvezza que parecia impossível alguns meses atrás em razão da penalidade sofrida (a Reggina começou o campeonato com menos 15 pontos, depois reduzidos para 11) e das cessões dos vários Cozza, Paredes, De Rosa e Franceschini.
Tabellino:
Milan: Kalac; Cafu (71' Simic), Bonera, Maldini, Favalli; Brocchi, Pirlo, Jankolovski, Seedorf; Inzaghi (57' Gourcuff), Gilardino (87' Ricardo Oliveira). All. Ancelotti.
Reggina: Pelizzoli; Lanzaro (74' Missiroli), Aronica, Lucarelli (65' Giosa); Mesto, Tognozzi, Tedesco, Modesto, Leon (59' Nielsen); Amoruso, Bianchi. All. Mazzarri.
Gols: 6' Pirlo, 35' Seedorf, 66' Bianchi, 78' Gilardino.
Árbitro: Ayroldi.
Cartão amarelo: Bianchi.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o meia da Sampdoria Gennaro Delvecchio (foto ao lado - Sport Image) é o jogador que mais levou cartões amarelos nesta temporada até aqui - 10?
* Que o centrocampista Carmine Coppola, recém contratado pelo Livorno junto ao Messina, é o recordista de cartões vermelhos, juntamente com o brasileiro Fábio Simplício do Palermo, cada um já tendo sido expulso 3 vezes neste campeonato?
* Que o Messina é a equipe mais indiciplinada do campeonato, tendo seus atletas recebido 64 cartões amarelos e 9 vermelhos até aqui?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker