Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Campione Azzurro - Alessandro Altobelli

Em razão de ter um físico longilíneo e ser dotado de uma incrível rapidez e de uma capacidade grandiosa de fugir da marcação dos adversários, valeram a Alessandro Altobelli o apelido de Spillo, que significa, em português, alfinete.
Altobelli, nascido em 28 de novembro de 1955 na província de Latina, teve quase toda sua carreira de futebolista transcorrida na Internazionale, onde jogou por 11 temporadas e 466 partidas oficiais (com 209 gols), atuando ainda na Juventus, Brescia e Latina.
Na seleção italiana (foto do alto à direita - Guerin Sportivo), Spillo jogou pela 1ª vez contra a Bélgica, em 18 de junho de 1980, pela Eurocopa disputada na Itália.
Ao todo, foram 61 partidas e 25 gols, o que o faz o 6º maior cannonieri da Azzurra, atrás apenas de Riva, Meazza, Piola, Baggio e Del Piero.
O ápice da carreira internacional de Altobelli foi a Copa do Mundo de 1982, quando a Itália conquistou seu 3º título mundial.
Com o ataque formado pelo artilheiro Paolo Rossi ao lado do também matador Francesco Graziani, Altobelli era a 1ª opção do técnico Enzo Bearzot no banco, tendo participado de 3 partidas, inclusive da finalíssima contra a Alemanha Ocidental, quando entrou no lugar do lesionado Graziani logo aos 8' e ainda marcou o 3º gol italiano daquela gara!
Altobelli (o 3º de pé, da esquerda para direita, na foto acima à esquerda - Guerin Sportivo) também participou da Copa do Mundo de 1986 (foto acima - Herringshaw), disputada no México, quando fez 4 gols em igual número de partidas
A última participação de Spillo com a camisa azzurra foi na Eurocopa de 1988, disputada na Alemanha Ocidental, quando a Itália foi eliminada pela então União Soviética de Zavarov e Mikhailichenko na semi-final.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker