Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, janeiro 09, 2007

Momento Panini - Gennaro Ivan Gattuso


Hoje é dia de soprar as velinhas para Gennaro Ivan Gattuso, il Ringhio, que está completando 29 anos!
Gattuso nasceu exatamente em 09 de janeiro de 1978, em Corigliano Calabro, uma cidade que tem suas origens remotas no século IX, na província de Cosenza, e é o atual maglia 8 del Milan e un punto fermo della Nazionale, onde já somou 50 presenças e 1 gol, coroadas com o título conquistado na última Copa do Mundo.
Tudo começou quando o jovem Gennaro, no natal de 1982, ganhou de seu pai Franco (que chegou a jogar em clubes amadores) sua 1ª bola e um uniforme completo, que "non era la divisa di una squadra importante", mas "con orgoglio la indossai per andare a giocare con gli amichi sulla spiaggia".
E aos 12 anos, após um teste fracassado no Bologna, Gattuso adentrou nas categorias de base do Perugia, deixando Corigliano Calabro para a grande aventura. Recordando aquele dia, Ringhio diz lembrar "le lacrime di mia madre, il saluto agli amici" e "la promessa di non tornare mai più indietro se non avessi sfondato nella vita".
O progresso do jovem jogador foi rápido e com 16 anos Gattuso fez sua estréia na Serie B, enquanto aos 17 a consagração da Serie A, logo num encontro disputado entre o Perugia e o ... Bologna (em 22 de dezembro de 1996)!
No final da temporada, após 8 presenças, os dirigentes do Glasgow Rangers, um dos maiores e mais tradicionais clubes escoceses, apresentaram ao procurador do jovem integrante da seleção sub 18 italiana um contrato de 4 anos e levaram o jogador para a Escócia.
Lá, sob os gritos de 'Rainooo! Rainooo!', nasceu o Gattuso raçudo e lutador e o atleta conheceu sua atual esposa, Monica, cujos pais eram responsáveis por um restaurante no centro da capital escocesa.
Mas no término da temporada 1997/1998, os Rangers trocaram de treinador - saiu o nativo Walter Smith e chegou o holandês Dick Advocaat, que começou a utilizar Ringhio como defensor, o que resultou no retorno de Gattuso à Itália, onde foi contratado pela Salernitana (figurinha mais ao alto), uma equipe modesta que tinha como dupla de ataque os hoje famosos Di Michele e Di Vaio e terminou rebaixada à Serie B (por apenas 1 ponto).
Mas o jovem centrocampista chamou a atenção dos dirigentes da Roma e do Milan, que acabou escolhido.
Desde então são 8 temporadas na equipe de Via Turati (figurinha acima), onde Ringhio (que quer dizer 'rosnado') ou Braveheart se tornou um verdadeiro ídolo, tanto que sua frase predileta é "nel Milan, giocherei anche in porta".

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker