Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, junho 11, 2009

'B' Em Pílulas


* Com uma grande rimonta, o Livorno assegurou sua presença nella finale dei play-off da Serie B 2008/2009 fazendo 4 x 1 no Grosseto;
* Depois de perder por 2 x 0 no jogo de ida (vide 'Na Última Vez ...'), o Livorno recebeu o Grosseto no Armando Picchi nesta quinta e saiu na frente aos 25', com um gol su rigore do capocannoniere Tavano;
* Os homens de Gustinetti até estiveram perto da impresa quando Cordova cobrou uma falta e Sansovini, lasciato solo nell'area picola, empatou a partida de cabeça;
* Porém, antes do intervalo Abruzzese foi expulso e Danilevicius, no lance subseqüente, colocou a equipe amaranto novamente em vantagem;
* No 2º tempo, Diamanti e Danilevicius aumentaram a vantagem para o time de Ruotolo logo no início e o Grosseto até que esboçou uma reação, chegando próximo a mais um gol com Valeri e Consonni, mas acabou o jogo com apenas 7 homens em campo depois que Garofalo, Freddi e Consonni foram expulsos;
* No outro confronto, o Empoli precisava vencer o Brescia no Mario Rigamonti, mas acabou derrotado por 3 x 0 depois de um 1º tempo bastante equilibrado;
* Zoboli, Vass (acima contra Corvia - Empoli) e Rispoli anotaram os gols da squadra allenata por Cavasin, que perdeu o regista Baronio ainda na 1ª etapa com um sospetto stiramento a una coscia;
* Agora, Livorno e Brescia disputarão o último posto na próxima Serie A com jogos nos próximos dias 14 (al Rigamonti) e 20 (al Picchi).

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, junho 10, 2009

Gli Azzurri


Visando a Confederations Cup, que começará no próximo domingo, dia 15, a Itália realizou, neste semana, dois amistosos preparatórios.
No primeiro, ainda em terras italianas (Pisa), uma seleção sperimentale (Lippi só convocou 10 dos 23 jogadores que participarão do torneio na África do Sul após esta partida) enfrentou o selecionado da Irlanda do Norte e não teve maiores dificuldades para se impor por 3 x 0.
Com as novidades Marchetti, Santon (à direita contra o avante Carson - Getty Images), D'Agostino e Mascara como titulares, a Azzurra, atuando no 4-2-1-3, saiu na frente ainda no 1º tempo, com um gran gol de Rossi, mas foi na 2ª etapa que, mesmo com diversas substituições (entraram Dossena, Brighi, Palombo, Foggia e os esordienti Galloppa e Pellissier), a Itália foi convincente, ampliando com Foggia (abaixo no momento do arremate - Getty Images) e com o debuttante Pellissier, sendo que Pazzini ainda desperdiçou uma cobrança de penalidade máxima.
Depois, nesta quarta-feira e já na África do Sul, a Itália enfrentou a Nova Zelândia, que também participará da Confederations Cup, mas em outro Grupo, vez que a Azzurra estará no B ao lado de Brasil, Egito e Estados Unidos e os All Whites (apelido contraposto ao All Blacks da seleção de rugby daquele mesmo país) no A juntamente com África do Sul, Espanha e Iraque.
No final, vitória da Itália, mas o placar contra o fraco adversário - 4 x 3 - já evidencia o quão desastrosa foi a atuação italiana, em especial a de seu setor defensivo.
Menos mal que Lippi não mandou a campo o mesmo time que deve estrear contra os Estados Unidos na próxima segunda-feira, tendo optado por começar com vários de seus prováveis titulares no banco, chegando a escalar mesmo uma defesa toda considerada reserva com Amelia, Santon, Legrottaglie, Gamberini e Dossena.
De qualquer maneira, não há desculpa aceitável que justifique o fato do scratch italiano ter ficado 3 vezes atrás no placar contra os inexpressivos representantes da Oceania.
Postado em um ofensivo 4-2-3-1, com Pepe (ao lado em ação contra Bertos - Ap), Rossi e Quagliarella no suporte de Gilardino, o selecionado italiano sofreu para se impor contra o jogo físico dos neozelandeses e só conseguiu a virada depois da entrada de Iaquinta no posto de Quaglia, com o juventino realizando uma doppietta que se somou a marcada anteriormente por Gilardino, um dos destaques positivos da empreitada.
Já a Under 21 de Casiraghi, se preparando para o Europeu da categoria que começará também nos próximos dias na Suécia, venceu fácil por 4 x 0 o amistoso disputado na Dinamarca contra o selecionado local, composto por jogadores, em média, 2 anos mais novos que os italianos (pelo fato dos danesi estarem preparando o novo grupo U21).
De qualquer maneira, foi uma bela apresentação de Balotelli & Cia., com o jovem interista abrindo o placar aos 13', no que foi seguido por Acquafresca aos 22', Dessena aos 47' e Ranocchia aos 87'.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Kaká é, oficialmente, do Real Madrid per una cifra probabile di 65 milioni di euro. A confirmação veio na noite da segunda-feira e, se representa a 3ª maior transação da história do futebol, coloca também o Milan e sua diretoria em xeque.
Afinal, se a squadra rossonera já decepcionou na última temporada, agora, com as saídas de Maldini, Beckham e, principalmente, do Il Principe, larga ainda mais débil.
Pior é que o craque brasileiro deixou claro que desejava permanecer no Milan e que só aceitou a transferência porque "a crise mundial afetou muito os clubes, principalmente os clubes que são como o Milan, uma empresa".
Uma nova era? Muito provavelmente, ainda mais se considerado que os novos objetivos rossoneri atendem pelo nome de Forlan e Dzeko, jogadores que vêm de temporadas auspiciosas, mas que passam longe de serem legítimos fuoriclasse.
Em um calciomercato que não começou nada bem para a Serie A, até a Internazionale está in bilico, com o destino de Ibrahimovic permanecendo totalmente indefinido e, surpresa, nesta semana até o lateral Maicon (à direita - Insidefoto) externou algum descontentamento.
Mas, ao contrário de sua rival cittadina, a Beneamata tem se movimentado bem no mercado e os portugueses Ricardo Carvalho e Deco, vecchi pallini do Special One e ambos atualmente no Chelsea, interessam ao clube.
Por enquanto, vantagem para a Juventus que, é verdade, não terá mais Nedved e, provavelmente, Trezeguet (que interessaria a Roma e Lyon, dentre outros clubes), mas já acertou com Cannavaro e Diego, além de estar, ao que parece, muito próxima do ótimo D'Agostino (abaixo - Guerin Sportivo), um dos destaques da última temporada com a Udinese.
A Vecchia Signora também parece interessada em um lateral esquerdo e os nomes de Dossena (Liverpool), Grosso (Lyon) e Pasqual (Fiorentina) são os mais citados, podendo o jovem De Ceglie fazer as malas para Nápoles, onde o time azzurro está montando um plantel bem interessante.
Mas o grande destaque desses primeiros dias vai para o Genoa, que perdeu Milito e Thiago Motta para a Internazionale, mas tem mostrado que a bela campanha na última Serie A não será um fato isolado.
Depois de acertar com o argentino Crespo e com o potente Floccari (12 gols na última temporada com a Atalanta), a equipe do presidente Preziosi parece estar a um passo do português Pelé (ex Inter) e do marroquino Kharja (Siena) para o meio de campo, assim como está tratando com o promettente Dembélé, atacante belga di origini maliane que vem conseguindo destaque na Eredivisie com o AZ Alkmaar.
Mas não é só, o Genoa também estaria tratando com o brasileiro Juninho Pernambucano e com o avante italiano Giuseppe Rossi, atualmente no Villarreal mas desejoso de retornar à Itália.
Porém, tanto o meia heptacampeão francês quanto o azzurro também estariam na mira da Fiorentina, que estaria de olho ainda no zagueiro Felipe, da Udinese.
Agora, em efervescência mesmo estão os treinadores, com as equipes definindo seus próximos comandantes: se Di Carlo (Chievo), Prandelli (Fiorentina), Gasperini (Genoa), Mourinho (Internazionale), Ferrara (Juventus), Donadoni (Napoli), Spalletti (Roma) e Marino (Udinese) estão confirmados para a temporada 2009/2010, nas demais equipes remanescentes da Serie A estão ocorrendo mudanças.
Assim, a Atalanta já confirmou o antigo zagueiro Gregucci como seu novo allenatore, o Catania vai com o jovem Atzori (38 anos) e o Palermo com o traditore Zenga, bem como o Milan resolveu apostar em Leonardo.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

terça-feira, junho 09, 2009

Momento Panini - Figo


O português Luís Filipe Madeira Caeiro Figo, vencedor do Ballon d'Or em 2000 e eleito o F.I.F.A. World Player em 2001, encerrou sua vitoriosa carreira no último dia 31 de maio na peleja da Internazionale contra a Atalanta válida pela última rodada da Serie A 2008/2009.
Nascido aos 04 de novembro de 1972 em Almada, próximo a Lisboa, Figo, um exímio driblador que conquistou milhões de fãs caindo seja pela ala direita como pela esquerda, foi certamente um dos mais talentosos jogadores dos últimos anos, a ponto do lendário Giacinto Facchetti ter proferido as seguintes palavras quando de sua apresentação em Via Durini: "Figo è un calciatore che ha scritto alcune delle pagine più importanti del calcio europeo e mondiale dell'ultimo decennio".
Embora tenha conquistado 4 títulos italianos em sua passagem pela Serie A, Figo transcorreu a época áurea de sua carreira na Liga (onde foi também 4 vezes campeão nacional), primeiramente com a camisa do Barcelona e depois com a do rival Real Madrid, para onde se transferiu em 2000 naquela que seria a transação mais vultosa da época.
Aliás, o Golden Boy português poderia ter estreado muito mais cedo na Serie A, pois antes mesmo de se transferir ao Barcelona assinou contrato com ... Juventus e Parma!
Mas foi exatamente essa irregularidade, de assinar contratos distintos com agremiações diferentes, que o levou à Espanha em 1995, pois, como punição, Figo ficou impedido de atuar por equipes italianas por 2 anos.
Bem, amor à camisa parece que nunca foi mesmo o forte desse lusitano de 1,80m por 75 kg casado com a lindíssima sueca Helen Svedin, já que, segundo contam, após ingressar no Sporting (clube com o qual militou, profissionalmente, de 1989 a 1995) vindo do amador Os Pastilhas, em mais de uma vez quase foi parar no rivalíssimo Benfica...
Recordman de presenças com a seleção de Portugal, com a qual disputou as Eurocopas de 1996, 2000 e 2004 e as Copas do Mundo de 2002 e 2006, Figo acabou fazendo seu esordio na Serie A apenas na temporada 2005/2006 (a figurinha acima é da stagione em referência), aos 32 anos, na vitória da Inter sobre o Treviso por 3 x 0 em 28 de agosto de 2005, com uma tripletta do então Imperatore Adriano.
Apesar da idade, Figo, dono de um inarrestabile dribbling e dotado de um tiro potente e preciso, logo conquistou a confiança do allenatore Roberto Mancini, terminando sua temporada de estréia na Serie A com 34 presenças, apenas uma a menos que o colombiano Cordoba, o primatista nerazzurro.
Se o primeiro scudetto foi conquistado na secretaria, depois vieram outros 3, todos vencidos dentro de campo tendo Figo como peça importante (a figurinha ao lado é do campeonato recém encerrado).
Ao final da temporada 2007/2008, depois de uma frattura composta del perone della gamba destra e de alguns desentendimentos com Mancini, Figo chegou a anunciar sua aposentadoria, mas acabou permanecendo na Beneamata após a chegada de seu compatriota José Mourinho, suo grande estimatore.
Aos 43' do jogo contra a Atalanta no último dia 31, Figo deixou o campo aplaudidíssimo por um Meazza esaurito para entrar na história, não só da Inter, mas do futebol mundial!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, junho 08, 2009

'B' Em Pílulas


* Encerrada a temporada regular com Bari e Parma terminando nas primeiras colocações e, deste modo, assegurando a promoção direta à Serie A, Livorno, Brescia, Empoli e Grosseto, que terminaram do 3º ao 6º posto, iniciaram neste domingo a disputa pela última vaga na Serie A 2009/2010;
* No Carlo Castellani, Empoli e Brescia ficaram no 1 x 1 (ao lado, Possanzini contra Musacci - Empoli);
* O time da casa saiu na frente com Lodi, servido por Flachi, mas sofreu o empate ainda na 1ª etapa com Baronio, su assist di Caracciolo;
* Agora, para chegar na final do play-off bastará à equipe do técnico Cavasin não perder no Mario Rigamonti no próximo dia 11;
* No outro confronto, a equipe de melhor campanha do quarteto - o Livorno - até que começou bem contra um determinado Grosseto, mas acabou pagando por duas desatenções no 2º tempo e terá que reverter o 2 x 0 externo se desejar continuar na luta para retornar à Serie A já na próxima temporada;
* Em escanteios cobrados pelo chileno Cordova, os defensores Freddi (ex Roma) e Abruzzese (ex Lecce) marcaram os gols da partida;
* No play-out que vale a permanência na Serie B, Ancona e Rimini ficaram no 1 x 1 no jogo de ida, tentos de Pagano (R) e Mastronunzio (A);
* Com o resultado, a equipe dos brasileiros Da Costa, Rincon, Anderson e Siqueira terá que vencer a gara di ritorno para não ser rebaixada à Lega Pro.

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, junho 07, 2009

Quem Vem Lá (Parte II) - Magnus Troest


Com o retorno do Parma à Serie A, quem deverá fazer sua estréia na máxima divisão do futebol italiano é o jovem zagueiro Magnus Troest, contratado pela sociedade emiliana em 2008 e atualmente com metade de seu cartellino preso ao Genoa.
Troest (à direita em ação - Parma) é um zagueiro ainda bastante jovem (nasceu aos 5 de junho de 1987), de físico portentoso (1,89 m por 83 kg) e com um ótimo senso de antecipação.
Eleito, em 2005, como melhor jogador dinamarquês under 19, Troest é um habitual freqüentador das seleções de base de seu país, colecionando mais de 40 presenças ao total (18 só com a U21), embora ainda não tenha estreado no selecionado principal.
Disposto a reeditar o sucesso de seu compatriota Kjaer, Troest é ainda muito perigoso em investidas ofensivas, sendo particularmente temido no colpo aereo.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Diego


Trequartista puro, o brasileiro Diego é uma das primeiras novidades para a temporada 2009/2010 da Serie A.
Anunciado como reforço da Juventus no último dia 26 de maio, contratado por pouco mais de € 24 milhões junto ao Werder Bremen, Diego (ao lado com a camisa do clube alemão - Getty Images) está com 24 anos e vem de uma stagione extraordinária, coroada com o vice-campeonato da Copa U.E.F.A. (o meia fez, inclusive, muita falta na final que perdeu por suspensão) e a conquista da DFB-Pokal, a Copa da Alemanha.
Embora não tenha um físico granito e não seja dos mais velozes, Diego supre suas deficiências com grande habilidade e excelente visão de jogo, que, aliada a um ótimo passe, tornam o fantasista um exímio assist-man.
Bom arrematador de média e longa distância, Diego ainda mantem uma nada desprezível confidência com a meta adversária, tendo sempre superado a marca de dois dígitos em suas 3 temporadas na Bundesliga.
Bem ambientado à Europa e já com boa experiência internacional, Diego promete ser um dos destaques da Juventus targata Ferrara.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker