Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 06, 2007

L'Enigma


O enigma desta semana (foto ao lado - Calcio 2000) tem um nível de dificuldade apenas mediano.
A camisa, acrescentada da informação de que o jogador nasceu na Inglaterra, é suficiente para desvendar sua identidade.
Quarta-feira o nome dos acertadores.
Até lá ... aguardo as respostas!

Na Última Vez ...

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Campione Azzurro - Marco Tardelli

Marco Tardelli foi um dos maiores meias que a Itália já conheceu, um líder capaz de ocupar qualquer zona do campo sem perder a tenacidade e ainda ser perigoso nas investidas ao ataque - um instancabile maratoneta, sempre lucido ed ispirato.
Apesar de ser a própria encarnação do centrocampista moderno, Tardelli começou sua carreira como lateral no Pisa, na Serie C, e foi na Juventus, onde chegou na temporada 1975/1976, aos 20 anos (nasceu em 24 de setembro de 1954, em Capanne di Careggine), após uma temporada na Serie B com o Como, que se transformou em meia, pelas mãos de Trapattoni.
Mas foi ainda como lateral que Tardelli fez seu esordio na seleção italiana, em 07 de abril de 1976 contra Portugal, em amistoso disputado na sua Torino.
Logo titularizado na Azzurra (na foto ao lado - Calcio 2000 - contra a Inglaterra em 17.11.1976, em partida válida pelas eliminatórias para a Copa de 1978), integrou o grupo que terminou em 4º lugar no Mundial disputado na Argentina, onde já foi figura importante no meio de campo italiano (participou de 6 das 7 partidas italianas - todas, com exceção da contra o Brasil, válida pelo 3º lugar).
Mas foi no Mundial disputado em terras espanholas que Tardelli teve sua consagração.
Presente em todas as partidas, Marco ainda fez o 1º gol italiano no jogo contra a Argentina e o 2º na final disputada contra a Alemanha, quando seu urlo (foto à esquerda - Guerin Sportivo) ficou mundialmente famoso.
Aliás, Tardelli foi, juntamente com Paolo Rossi, o jogador que melhor incarnou a vitória italiana naquele Mundial.
O meia que conquistou 5 Scudetti com a Juventus, ainda foi a Copa do Mundo de 1986, mas não entrou em campo no México, tendo encerrado sua participação na Azzurra (foto ao lado - Fifa) com 81 partidas e 6 gols no currículo.
Assim, Tardelli é o 5º jogador que mais vestiu a camisa da Azzurra, juntamente com Franco Baresi e Giuseppe Bergomi, tendo sido capitão em 9 oportunidades.
Tardelli ainda jogou duas temporadas na Internazionale antes de encerrar a carreira no San Gallo, da Suíça.
Após o final de sua carreira como jogador, Tardelli enveredou pela de treinador, já tendo comandado a Nazionale Under 21 da Itália e a seleção principal do Egito, além de clubes como a Internazionale, o Bari e o Cesena.

Na Última Vez ...

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Memorabilia - Orsi


Nesta semana a coluna 'Memorabilia' volta um pouco mais no tempo para abordar a história da "probabilmente la più grande ala del calcio italiano di ogni tempo", o oriundo argentino Raimundo 'Mumo' Bibian Orsi.
Nascido em Avellaneda (Argentina), em 02 de dezembro de 1901, Orsi jogou no Independiente de 1920 a 1928, chegando a ser titular da seleção argentina a partir de 1927, com a qual disputou (e terminou em 2º lugar) as Olímpiadas de 1928.
Suas grandes atuações no torneio olímpico chamaram a atenção da família Agnelli, já controladora da Juventus, que decidiu investir naquele jogador dotado de "pallegio virtuoso, gran velocità, dribbling irresistibile e tiro potente con entrambi i piedi" (retirado do romance 100 Anni Bianconeri com texto de Adalberto Bortolotti).
Seduzido por uma oferta faraônica (um prêmio inicial de 100.000 liras, stipendio mensal de outras 8.000 liras e um automóvel Fiat 509 - uma fortuna para a época), Orsi aceitou vestir a camiseta bianconera da Juventus (foto acima - Guerin Sportivo), para indignação de seus conterrâneos.
Também na Itália a tratativa causou furor, tendo a federação italiana negado o transfer ao jogador, o que resultou na inatividade de Orsi por 1 ano.
Porém, a partir da temporada 1929/1930 (a 1ª a Girone Unico) Orsi (foto ao lado - Calcio 2000) pode maravilhar as platéias italianas com sua habilidade, tendo ajudado a Juventus a conquistar 5 Scudetti consecutivos, de 1930/1931 a 1934/1935!
E ainda em 1929 Orsi fez sua estréia com a seleção italiana, em 1º de dezembro na vitória de 6 x 1 sobre Portugal, com 2 gols seus.
Ao todo, 'Mumo' fez 35 partidas e 13 tentos in maglia azzurra, tendo conquistado o título mundial de 1934 sob os comandos do Commissario Vittorio Pozzo.
Orsi, que foi um dos primeiros jogadores a realizar gol direttamente dalla bandierina del calcio d'angulo (o chamado 'gol olímpico'), totalizou 194 presenças com a camisa da Juventus (177 pela Serie A e 17 por competições continentais), com 89 gols (78 e 11, respectivamente), antes de retornar à Argentina logo depois de conquistar seu 5º Scudetto (na foto abaixo - Guerin Sportivo - a do 4º Scudetto consecutivo, Orsi é o 1º agachado, segurando a bola).
De volta a América do Sul, Orsi ainda jogou no Independiente, Boca Juniors, Platense e Almagro, todos da Argentina, Peñarol, do Uruguai (com o qual foi campeão em 1938) e Flamengo, no Brasil, onde conquistou o campeonato carioca de 1939 e encerrou sua longa e vitoriosa carreira.
Il più grande faleceu em 06 de abril de 1986.

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 03, 2007

L'Enigma - La Soluzione


As primeiras congratulações do ano são especiais para Michel Costa, que não deixou transcorrer nem 4 horas da postagem para acertar o enigma proposto - cravando Vincenzo Iaquinta!
Menções mais que honrosas também para Tiago Fontana e Daniel Schneider, contumazes sherlocks da coluna.
A foto apresentada no último sábado, acima à esquerda (Guerin Sportivo), retrata o atacante campeão do mundo (foto acima à direita - Empics) enquanto ainda na representativa italiana sub 20 da Serie C, em 1999.

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Amanhã começa oficialmente o calciomercato invernale, que prossegue até às 19h00 (horário italiano) do próximo dia 31. Desta forma, os agentes e representantes de jogadores estão indóceis, tramando e especulando as mais diversas tratativas!
Dentre as principais especulações, a da hora seria a transferência (iminente) do capitão laziale Massimo Oddo para o Milan. Aliás, o próprio jogador teria afirmado, à uma emissora de rádio, que "È inutile che ci nascondiamo, c'è una offerta importante del Milan su di me e il mio futuro alla Lazio è in dubbio. Non bisogna però prendere delle decisioni che accontentino solo me, ma ci deve essere anche la soluzione migliore per la Lazio''.
Outros nomes estariam nos bloquinhos de Adriano Galliani e Ariedo Braida (os homens fortes do Milan), mas a única contratação efetivada, até aqui, seria a de um lateral portenho chamado Leandro Grimi, um desconhecido atleta do Racing Avellaneda que surpreendeu não só a imprensa italiana, mas os próprios torcedores da equipe argentina...
A grande sensação dos últimos dias, porém, seria a intenção de Massimo Moratti montar uma Internazionale imbatível para a comemoração do centenário do clube (em 2008), envidando esforços para contratar diversos craques (o objetivo seria ter "due fenomeni per ruolo"), passando por Buffon e Messi (foto ao lado - Ap), além do técnico José Mourinho.
Porém, de imediato, a Inter estaria interessada no brasileiro Gilberto Silva, atualmente no Arsenal (foto abaixo - Fifa), que também interessaria ao Milan.
Quanto ao português Figo, continua uma incógnita o seu futuro...
Voltando as transações já efetivadas (mas não registradas), o Livorno cedeu o lateral Giallombardo ao Messina (que também contratou o meia Pestrin do Cesena) em troca do centrocampista Coppola, enquanto o Chievo acertou a contratação do meia Vincenzo Italiano, proveniente do Verona, e as saídas dos atacantes Godeas (Mantova) e Bruno.
Na capital italiana, a Lazio acertou com o esterno chileno Jimenez, ex-Fiorentina, enquanto Montella foi emprestado pela Roma ao Fulham, da Inglaterra. Para o lugar do Aeroplanino deve chegar Tavano, também por empréstimo, do Valencia da Espanha.
O Siena cedeu, sempre por empréstimo, o prometente Masiello ao Genoa.
De qualquer maneira, revolução mesmo, somente de acontecer no elenco do Ascoli, lanterninha da Serie A, onde já está confirmada a vinda do veterano Luigi Di Biagio e a saída do sérvio Lukovic (para a Udinese). Dentre os outros nomes cotados para integrar a barca marchigiana estão o meia Pecchia e o atacante Delvecchio, enquanto o uruguaio Abeijon (da Atalanta) estaria perto de chegar.
Aliás, nesta janela de mercado não devem acontecer grandes contratações, mas principalmente trocas e cessões de jogadores que estão em excesso ou descontentes em determinados elencos.
Mas, vamos ficar acompanhando de perto!

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 02, 2007

Momento Panini - Luca Toni


O atacante Luca Toni, campeão da última Copa do Mundo com a seleção italiana, passou boa parte de sua carreira peregrinando pela Serie C1, a 3ª divisão do Calcio, antes de chegar a elite do futebol mundial.
Nascido na diminuta Pavullo nel Frignano (menos de 15.000 habitantes), localizada na província de Modena, em 26 de maio de 1977, o grandalhão atacante (1,93 m e 88 kg) começou nas divisões de base do próprio Modena, então na Serie C1, onde estreou na temporada 1994/1995.
Com 19 anos, após mais uma boa temporada com o time de sua província natal, foi contratado pelo Empoli para jogar a temporada 1996/1997 na Serie B.
Porém, no time que seria vice-campeão da Serie B (e, portanto, promovido à Serie A), o jovem e desengonçado atacante não teria muito espaço (foram apenas 3 jogos e 1 gol), ante a presença dos atacantes Cappellini (ex-Milan) e Esposito (um também jovem Di Natale cravaria apenas uma presença na temporada).
Assim, o retorno à Serie C1 foi inevitável. Para piorar, jogando pelo Fiorenzuola, na temporada 1997/1998 foram apenas 2 gols em 25 jogos, o que custou ao atacante mais uma stagione na Serie C1, agora pelo Lodigiani.
Mas os 15 gols marcados com o 3º time da cidade de Roma na temporada 1998/1999 chamaram a atenção do Treviso, clube que o contratou para jogar a temporada 1999/2000, na Serie B.
Novamente Toni anotou 15 gols e finalmente recebeu uma chance na elite do Calcio, com o Vicenza (figurinha ao lado).
Na companhia do giramondo Kallon, Toni anotou 9 tentos logo na sua estréia na Serie A (inclusive uma doppietta no Ennio Tardini de Parma na 11ª giornata), mas não evitou a volta do Vicenza à Serie B (a equipe terminou na 16ª colocação, apenas 1 ponto atrás do Lecce e do Verona, que conseguiram escapar do rebaixamento).
Porém, Toni permaneceu na Serie A, indo jogar ao lado de Roberto Baggio no Brescia, com a responsabilidade de ter sido a contratação mais cara dos rondinelle até então.
Apesar dos 13 gols feitos na 1ª temporada no Mario Rigamonti (estádio do Brescia), a carreira de Toni somente iria, efetivamente, deslanchar quando o atacante optou por retornar à Serie B, na temporada 2003/2004, para defender o ambicioso Palermo.
E o atacante foi o jogador mais presente na campanha do time campeão da Serie B, com 45 presenças (em 46 jogos) e ainda levou a artilharia do torneio, com 30 gols (Cristiano Lucarelli, do Livorno, fez 29, vindo logo em seguida).
Antes de seu retorno à Serie A, as belas atuações (e os gols) de Toni na Serie B valeram a convocação para a seleção italiana dirigida por Lippi, onde fez sua estréia contra a Islândia em 18 de agosto de 2004.
Com o Palermo na Serie A, anotou 20 tentos na temporada 2004/2005 (terminando em 4º na tabela de artilheiros, atrás de Lucarelli, Gilardino e Montella) antes de se tranferir à Fiorentina (figurinha ao lado), time com o qual foi o artilheiro da Serie A na temporada passada com a incrível marca de 31 gols (nenhum jogador, até Toni, tinha alcançado a marca de 30 gols desde que o argentino Angelillo fez 33 na temporada 1958/1959)!
Convocado por Lippi para integrar o grupo italiano que foi campeão da Copa do Mundo, Toni acabou decepcionando no plano pessoal, tendo anotado apenas 2 gols nas 6 partidas que disputou na Alemanha.
De volta à Itália, Toni não começou bem a temporada atual, mas vem se recuperando nas últimas rodadas, já tendo chegado a 9 gols.
Mas o certo é que Luca Toni não é mais o desengonçado atacante de alguns anos atrás, tendo se tornado um atacante matador, ao ponto de ter se tornado... Luca Gol!

Na Última Vez ...

segunda-feira, janeiro 01, 2007

Especiais Do Mês


Encerrado 2006 é hora de relembrar os especiais postados no mês de dezembro!
Editada sempre às terças-feiras, a coluna 'Momento Panini' abordou, antes do atacante brasiliano da Internazionale Adriano, que teve sua postagem (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/momento-panini-adriano.html) no dia 26, as histórias de 3 capitães: logo no dia 05 foi a vez do atacante hondurenho do Cagliari David Suazo (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/momento-panini-david-suazo.html), enquanto no dia 12 foi apresentado o lateral tetracampeão do mundo e capitão laziale Massimo Oddo (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/momento-panini-massimo-oddo.html) e, por fim, o capitão do Livorno, Cristiano Lucarelli (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/momento-panini-cristiano-lucarelli.html), teve seu especial no dia 19.
A 'Memorabilia', onde é abordada a carreira, com ênfase na Serie A, de jogadores que já encerraram a carreira mas não foram esquecidos pelos torcedores, postada às quintas-feiras, trouxe especiais com Careca (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/memorabilia-careca.html), Ancelotti (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/memorabilia-ancelotti.html) e Geovani (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/memorabilia-geovani.html).
A 'Campione Azzurro', que trata, sempre às sextas-feiras, da carreira de um jogador na Azzurra, trouxe matérias com os saudosos Giuseppe Meazza (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/campione-azzurro-giuseppe-meazza.html) e Gaetano Scirea (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/campione-azzurro-gaetano-scirea.html), além do lateral Mauro Tassotti (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/campione-azzurro-mauro-tassotti.html), do genial Roberto Baggio (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/campione-azzurro-roberto-baggio.html) e do atual técnico da seleção italiana, Roberto Donadoni (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/campione-azzurro-roberto-donadoni.html)
Ademais, fora essas colunas especiais, a 'Match Clou', editada antes de cada uma das rodadas da Serie A (normalmente aos sábados), sempre trouxe uma prévia do principal jogo que seria realizado na Bota, enquanto na 'Panorama Da Rodada' foi feita a análise de todos os jogos, geralmente às segundas-feiras. Os jogos transmitidos para o Brasil (8 em dezembro!) foram objeto sempre da coluna 'O Jogo Da TV', postada, em geral, aos sábados e domingos.
A Serie B teve seus principais acontecimentos relatados na ''B' Em Pílulas', enquanto os temas do calciomercato enriqueceram a 'Especulações Da Semana', publicada às quartas-feiras.
As copas disputadas por equipes italianas também não ficaram de fora do Calcio Serie A, sendo a Copa Itália objeto da 'E Na Copa ...' e as copas européias da 'A Itália Na Europa'.
A coluna 'L'Enigma' propôs, semanalmente, a foto de um jogador e questionou qual sua identidade, enquanto a 'Você Sabia ...' trouxe curiosidades sobre o Calcio aos domingos.
Boa leitura e um feliz 2007!

Na Última Vez ...

domingo, dezembro 31, 2006

Um Ótimo 2007!

São os sinceros votos do Calcio Serie A a todos os nossos amigos e leitores!

Você Sabia ...


* Que o atacante Enrico Chiesa, atualmente no Siena (foto ao lado - Calciatori), é o jogador com mais gols em atividade na Serie A?
* Que Chiesa totaliza 138 tentos divididos entre Sampdoria, Cremonese, Parma, Fiorentina, Lazio e Siena?
* Que os romanistas Montella e Totti vêm logo em seguida, cada um com 137 gols marcados?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker