Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, dezembro 19, 2006

Momento Panini - Cristiano Lucarelli


Cristiano Lucarelli é um jogador diferente da maioria dos seus colegas de profissão. Alto 1,88 m e com 83 kg de peso, tem no instinto natural de goleador sua principal (e letal) arma, como os atacantes de antigamente. Porém, não é por ser um classico centravanti di sfondamento que Lucarelli é um jogador sui generis, mas sim por sua ligação com seu atual clube, o Livorno.
Nascido em 04 de outubro de 1975 exatamente na cidade de Livorno, Lucarelli, no ápice de sua carreira, renunciou a um excelente contrato com o Torino para, finalmente, defender as cores do seu time de coração e de sua cidade natal, ainda que na Serie B.
Uma frase sua proferida à época ficou famosa: "Ci sono calciatori che con um miliardo si fanno la Ferrari, lo yacht, io mi ci sono comprato la maglietta del Livorno".
Antes de chegar ao Livorno, porém, Lucarelli, que iniciou sua carreira no Cuoiopelli (campeonato amador), passou pelo Perugia, Cosenza e Padova até chegar na Atalanta, na temporada 1997/1998 (figurinha ao lado), quando fez sua estréia na Serie A.
Seus 5 gols em 26 partidas chamaram a atenção do Valencia, da Espanha, que contratou os serviços do então jovem atacante toscano.
Não tendo tido muita chance na Península Ibérica (12 jogos e apenas 1 gol na Liga), Lucarelli retornou à Itália no ano seguinte, onde defendeu as cores do Lecce nas temporadas 1999/2000 e 2000/2001, tendo feito 15 gols na 1ª e 12 na 2ª (num total de 59 partidas pela Serie A).
Com esses belos números, Cristiano Lucarelli foi contratado pelo Torino, tendo se tornado o jogador mais caro da história do clube de Turim até então.
Porém, na aristocrática cidade Lucarelli não conseguiu o mesmo sucesso das temporadas anteriores, tendo anotado apenas 10 gols em 56 jogos.
De qualquer maneira, em 2003 o Torino continuava desejoso de usufruir dos préstimos do atacante, tendo oferecido uma bela quantia para mantê-lo na equipe, mas Lucarelli optou por realizar seu sonho e defender o Livorno, então na Serie B, ainda que para tanto tenha reduzido seus vencimentos.
E a identificação foi imediata! Logo em sua 1ª temporada com a camisa amaranto Lucarelli foi decisivo para a promoção da equipe à Serie A, fazendo 29 gols em 41 jogos e se tornando o vice-artilheiro da competição, atrás apenas de um tal Luca Toni, que fez 30.
De volta a Serie A, Lucarelli, affiancato in attacco com o veterano Igor Protti, levou o Livorno ao 8º posto e conquistou o título de capocanonniere com 24 tentos em 35 partidas.
Sem perder o hábito de goleador, Lucarelli fez 19 gols na temporada 2005/2006 (figurinha ao lado) e já somou 5 na atual, sempre com a camisa do Livorno.
Lucarelli somente cogita sair do Livorno (do qual é capitão) se receber uma proposta financeiramente vantajosa para o clube, visto que sua identificação com o time e com a torcida é imensa, tanto de utilizar o número 99 na camisa em homenagem a principal torcida organizada da equipe - a BAL (Brigate Autonome Livornesi), que foi fundada em 1999.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker