Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, agosto 30, 2008

O Jogo Da TV (Parte I) - Sampdoria x Internazionale



Sampdoria e Internazionale protagonizaram um jogo bastante equilibrado que, se não foi belíssimo, acabou sendo um interessante cartão de visitas da Serie A para o neo allenatore nerazzurro, o português José Mourinho (abaixo, à direita - Inter).
Partindo no 4-3-3 predileto de seu técnico, senza rifinitore, a Inter começou com Zanetti, Stankovic e Muntari no meio, Figo e Mancini abertos mais à frente, onde o sueco Ibrahimovic aparecia com mais liberdade.
Na Samp, Mazzarri optou por garantir a superioridade no meio de campo, colocando 5 centrocampisti: Stankevicius, Sammarco, Palombo, Franceschini e Pieri. No ataque, como inusitado companheiro de Cassano, Delvecchio.
E a tática do mister blucerchiato se mostrou eficaz, pois a partida começou muito parelha, com a Samp anulando a melhor técnica interista e alternando bons ataques com a equipe nerazzurra que, em relação ao jogo da Supercoppa, apresentava meno incisività sulle fasce e meno pressione sugli avversari.
Em um 1º tempo muito equilibrado (se a Inter teve 59% de posse de bola, a Samp teve 51,28% de vantaggio territoriale), quem fez a diferença foi o genial Ibra que, aproveitando uma bela assistência de Mancini (que, no resto, esteve muito apagado), dominou entre o peito e o braço e fuzilou no canto de Mirante com o pé esquerdo (acima - Inter).
A disputa eminentemente tática prosseguiu na 2ª etapa, com Stankevicius e Pieri propiciando muito pouco espaço ao jogo interista.
Mas, curiosamente, foi dos pés do substituto do bom ala lituano que saiu o pareggio doriano: o suíço Padalino (mais abaixo contra Maxwell - Grazia Neri), esordiente na Serie A, cruzou buscando Franceschini, a zaga de Mourinho chegou primeiro, mas a pelota sobrou para Delvecchio concluir para o fundo das redes!
A partir daí a partida ganhou em intensidade, com Balotelli, Crespo e Jimenez nos lugares de Mancini, Figo e Muntari, enquanto na Samp ganhou destaque o combativo Palombo que, não satisfeito em ser importantíssimo em termos defensivos, ainda passou a abrir espaços para as proezas de Cassano.
Seja bem vindo Mourinho!
O tabellino:
Sampdoria: Mirante; Campagnaro (79' Lucchini), Gastaldello, Accardi; Stankevicius (58' Padalino), Sammarco, Palombo, Franceschini, Pieri; Delvecchio (86' Dessena), Cassano. All. Mazzarri.
Inter: Júlio César; Maicon, Cambiasso, Materazzi, Maxwell; Zanetti, Stankovic, Muntari (72' Jimenez); Figo (72' Crespo), Ibrahimovic, Mancini (64' Balotelli). All. Mourinho.
Gols: 33' Ibrahimovic, 68' Delvecchio.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Muntari, Figo, Franceschini e Padalino.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 1ª Rodada 2008/2009



A stagione 2008/2009 da Serie A começa neste final de semana e o calendário reservou para esta 1ª rodada logo o especialíssimo embate Fiorentina x Juventus, que é o 'Match Clou' da giornata!
Confronto dos mais tradicionais do Calcio, o encontro deste domingo será o 70º válido pelo principal campeonato italiano desde que disputado a girone unico, computando, até aqui, 25 vitórias do time da casa, 26 empates e 18 sucessos dos visitantes, que marcaram 76 gols e sofreram 94.
Na temporada passada, empate em 1 x 1 em outubro de 2007 (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-ii-fiorentina-x.html), com gols de Iaquinta e Mutu, este último cobrando pênalti aos 88'.
Aliás, o romeno (à direita - Insidefoto), ex di turno, é a grande dúvida para o encontro deste domingo, vez que sente fortes dores no cotovelo esquerdo.
De qualquer maneira, com ou sem Mutu, Prandelli deve propor a squadra viola no 4-3-3, postando, à frente do excelente Frey, os centrais Gamberini e Danielli e os esordienti (e ofensivos) Zauri e Vargas nas alas.
No meio de campo, espaço para a estréia (na Serie A!) do brasileiro Felipe Melo (abaixo, à esquerda - Insidefoto), que deverá ter a companhia dos também brigadores Kuzmanovic e Donadel.
Na frente, devem aparecer Santana, Gilardino (principal contratação dos irmãos Della Valle para esta temporada) e, Mutu permitindo, o ítalo-argentino Osvaldo.
Na Juventus também será dia de estréias, a começar pela mais do que aguardada do brasileiro Amauri, que deverá formar o ataque junto com o capocannoniere da última temporada Del Piero, já que Trezeguet deu forfait e não participará da partida.
No meio de campo bianconero devem aparecer Camoranesi e Nedved como esterni e Marchisio e Poulsen como centrais, sendo que este último também é esordiente na Serie A.
Outro estrangeiro que deve dar seus primeiros passos no Calcio é o sueco Mellberg (mais abaixo - Insidefoto), que deve formar a zaga juventina ao lado de Legrottaglie, com Grygera e Molinaro mais abertos completando a defesa do 4-4-2- de Ranieri, tendo ainda Buffon debaixo da meta.
Uma curiosidade é que, embora jogue em casa e tenha o retrospecto a seu favor, a Fiorentina não vence a Juventus no Artemio Franchi desde 1998, quando, com um gol de Batistuta derrotou a Vecchia Signora de Lippi (e Peruzzi, Ferrara, Deschamps, Zidane, ...) por 1 x 0.
Batigol que, juntamente com Bettega, Hamrin e Montuori, é o maior artilheiro do confronto, com 4 gols.
Já Antonello Cuccu Cuccureddu, com 14 aparições entre 1970 e 1982 é o jogador que mais participou do confronto, lembrando que as últimas duas o fez com a maglia viola e as demais com a bianconera.
Para terminar, o último sucesso da Juventus ocorreu em 2005, quando, com Mutu vestindo a camisa da equipe de Turim, a partida terminou 2 x 1 para os visitantes, tentos de Trezeguet, Pazzini e Camoranesi ... aos 90!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Advinhar qual clube foi representado pelo logo ao lado está fácil demais.
Portanto, nada de dica extra hoje!
Lembrando, o score do II Desafio Calcio Serie A está assim: 1º JP e Michel Costa (3 pts); 3º Antonio Giusto e Lady Cyntia (2); 5º Brahma (1).
Na próxima quarta-feira o nome de quem somou mais 1 ponto na competição!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, agosto 29, 2008

Nova temporada da Serie A começa amanhã


Depois de 103 dias, a bola rola na Serie A no próximo sábado!
E, para começar, vencida uma grande confusão sobre os diritti audiovisivi, a RAI promete transmitir o jogo de abertura da stagione 2008/2009, o interessante Palermo x Udinese, às 18h00 - ora italiana (13h00 no Brasil).
Um pouco mais tarde, às 15h30 de Brasília, será a vez de Sampdoria x Internazionale, marcando a estréia do português José Mourinho (à direita - Inter) na Serie A.
O jogo do Luigi Ferraris terá transmissão, ao vivo, da TV Esporte Interativo e da RAI.
No domingo, 7 partidas ocorrem às 10h00 de Brasília, com destaque para os confrontos Milan x Bologna (que terá transmissão da ESPN ao vivo e da Band a partir das 12h00) e Roma x Napoli (com transmissão da RAI sempre ao vivo), que marcará o esordio de Júlio Baptista (abaixo, à esquerda - Roth) no campeonato italiano.
Os outros confrontos do horário: Atalanta x Siena; Cagliari x Lazio; Catania x Genoa; Chievo x Reggina e Torino x Lecce.
Completa a rodada o 'Match Clou' Fiorentina x Juventus, que terá cobertura da TV Esporte Interativo e da RAI a partir das 15h30 de Brasília.
De registrar a modesta cobertura do Calcio pelos canais ESPN, que, além do mencionado jogo do Milan, somente veicularão Sampdoria x Internazionale e Roma x Napoli em VT.
Mais atenção nas próximas rodadas!

Guia Da Temporada 2008/2009 (Parte IV)


Completando o 'Guia Da Temporada 2008/2009', nesta sexta-feira é a vez de analisar as pretensões e condições das últimas 5 agremiações que, são últimas apenas na ordem alfabética, vez que a Roma é uma das favoritas ao scudetto e Sampdoria e Udinese, pelo menos, devem protagonizar um bom torneio.
Roma - Mudou a presidência (Rosella Sensi assumiu, oficialmente, o comando da sociedade após o falecimento recente de seu pai, Franco), mas não os objetivos giallorossi - brigar pelas primeiras colocações na Serie A e na Europa!
Técnico, provável formação tática e time base: Um dos mais conceituados técnicos italianos, Luciano Spalletti está desde 2005 no comando da Roma, equipe que gosta de distribuir no 4-2-3-1 com: Doni; Cassetti, Mexes, Juan e Riise; De Rossi, Pizarro, Cicinho, Aquilani e Júlio Baptista; Totti.
Quem chegou: Arthur (g, bra, Cesena), Júlio Baptista (m, bra, Real Madrid-ESP), Loria (d, ita, Siena), Menez (m. fra, Monaco-FRA), Montella (a, ita, Sampdoria), Okaka (a, ita, Modena) e Riise (d, nor, Liverpool-ENG).
Quem saiu: Antunes (d, por, Lecce), Curci (g, ita, Siena), Ferrari (d, ita, Genoa), Giuly (m, fra, Paris SG-FRA), Mancini (m, bra, Internazionale), Pit (m, rom, Pisa) e Zotti (g, ita, Cittadella).
Pontos fortes: A Roma pratica o futebol mais vistoso da Itália, com muitas trocas de passes rápidos e larga utilização das alas por jogadores habilidosos.
Pontos fracos: O time da capital italiana continua muito dependente de Totti - que não atravessa grande forma física, bem como o elenco não conta com um centroavante de peso.
Voto: 8,0.
Sampdoria - Sem fazer qualquer extravagância (a parte o riscatto de Cassano), a diretoria blucerchiata conseguiu montar um time competitivo, com vários jovens promissores e que tem tudo para, novamente, centrar o objetivo U.E.F.A.
Técnico, provável formação tática e time base: Mazzarri se saiu melhor que seu precedente Novellino em sua última temporada no comando da equipe blucerchiata e deve manter a equipe disposta no 3-5-2 com: Mirante; Campagnaro, Gastaldello e Accardi; Stankevicius, Sammarco, Palombo, Dessena e Pieri; Bellucci e Cassano.
Quem chegou: Bottinelli (d, arg, San Lorenzo-ARG), Dessena (m, ita, Parma), Fornaroli (a, uru, Nacional-URU), Padalino (m, sui, Piacenza) e Stankevicius (d, ltu, Brescia).
Quem saiu: Gulan (m, srb, Fiorentina), Kalu (a, ngr, Bellinzona-SUI), Koman (m, hun, Avellino), Maggio (m, ita, Napoli), Miglionico (d, uru, Livorno), Montella (a, ita, Roma), Sala (d, ita, Udinese), Volpi (m, ita, Bologna) e C. Zenoni (d, ita, Bologna).
Pontos fortes: O talento de Cassano e a segurança de Palombo, elementos in grado de fazer a diferença nesta equipe blucerchiata.
Pontos fracos: O plantel tem uma média etária baixa e a pouca experiência de alguns elementos pode se fazer sentir na concomitante disputa da Serie A com a Copa U.E.F.A.
Voto: 7,0.
Siena - A fábula do centenário clube toscano chega a sua 6ª edição e, como nas 5 temporadas precedentes, o objetivo é apenas permanecer na Serie A.
Técnico, provável formação tática e time base: Depois do bom trabalho realizado com Ascoli e Cagliari, Marco Giampaolo chega na belíssima Siena disposto a implementar o 4-3-1-2 com: Curci; Zuñiga, Ficagna, Portanova e A. Rossi; Vergassola, Codrea e Galloppa; Kharja; Calaiò e Maccarone.
Quem chegou: Barusso (m, gha, Galatasaray-TUR), Belmonte (d, ita, Bari), Brandão (d, por, Belenenses-POR), Calaiò (a, ita, Napoli), Curci (g, ita, Roma), Del Prete (d, ita, Lanciano), Ghezzal (a, fra, Crotone), M. Mancini (m, ita, Taranto), Zito (m, ita, Taranto) e Zuñiga (d, col, Nacional-COL).
Quem saiu: Alberto (d, bra, ?), Bertotto (d, ita, ?), Caetano (m, bra, Crotone), Chiesa (a, ita, Figline), De Ceglie (d, ita, Juventus), Locatelli (m, ita, Mantova), Loria (d, ita, Roma), Manninger (g, aut, Juventus) e Porta (a, uru, Belenenses-POR).
Pontos fortes: Codrea, Galloppa e Vergassola formam um centrocampo compacto e aguerrido, que alia força a alguma técnica, com o marroquino Kharja sempre propenso a alguma magia.
Pontos fracos: Embora tenham sido contratados jogadores de belo avvenire, a verdade é que várias peças importantes deixaram a equipe e não será fácil substituí-las por esses garotos.
Voto: 5,0.
Torino - Desde 2005 sob o comando do impreditore Urbano Cairo, o Torino vem, passo a passo, consolidando seu posto na Serie A. Agora, com algumas contratações miradas, pode brigar para ficar na parte alta da tabela.
Técnico, provável formação tática e time base: Aos 53 anos, De Biasi já salvou o Torino em duas ocasiões do descenso à Serie B e deve escalá-lo no 4-3-2-1 com: Sereni; Colombo, Natali, Pratali e Pisano; P. Zanetti, Corini e Säumel; Rosina e Amoruso; Bianchi.
Quem chegou: Abate (m, ita, Empoli), Abbruscato (a, ita, Lecce), Amoruso (a, ita, Reggina), Bianchi (a, ita, Lazio), Calderoni (g, ita, Treviso), Colombo (d, ita, Udinese), Ogbonna (d, ita, Crotone), Pratali (d, ita, Empoli), Säumel (m, aut, Sturm Graz-AUT) e Vailatti (m, ita, Livorno).
Quem saiu: Bjelanovic (a, cro, Vicenza), Bottone (m, ita, Vicenza), Comotto (d, ita, Fiorentina), De Sousa (a, ita, Pescara), Dellafiore (d, ita, Palermo), Grella (m, aus, Blackburn Rovers-ENG), Lanna (d, ita, Bologna), Lazetic (m, srb, Crvena Zvezda-SRB), Motta (d, ita, Udinese), Oguro (a, jpn, ?) e Recoba (a, uru, ?).
Pontos fortes: Amoruso e Bianchi, servidos pelo genial Rosina, formam uma dupla de 30 gols por temporada.
Pontos fracos: O elenco foi enriquecido tecnicamente, mas o meio de campo ainda carece de algo mais (a não ser que Barone e Diana recuperem o antigo futebol).
Voto: 6,0.
Udinese - O clube bianconero do Friuli continua apostando na sua fórmula de valorização de jovens trazidos dos 4 cantos do mundo que, mesclados com alguns jogadores já afirmados, tem colocado a Udinese em destaque na Serie A.
Técnico, provável formação tática e time base: Pasquale Marino confirmou suas qualidades ao levar o time de Udine ao 7º posto na última temporada e deve manter sua predileção pelo 4-3-3 e deve mandar a campo: Handanovic; Zapata, Coda, Felipe e Pasquale; Inler, D'Agostino e Tissone; Pepe, Quagliarella e Di Natale.
Quem chegou: Basta (d, srb, Crvena Zvezda-SRB), Belardi (g, ita, Juventus), Boudianski (m, rus, Lecce), Bradaschia (a, ita, Treviso), Calà (d, ita, Messina), Corvetto (m, chi, Audax Italiano-CHI), Koprivec (g, svn, Cagliari), Motta (d, ita, Torino), Nef (d, sui, Piacenza), Pasquale (d, ita, Livorno), Sala (d, ita, Sampdoria), Sánchez (a, chi, River Plate-ARG), Tissone (m, arg, Atalanta) e Vuyadinovich (d, mne, Cska Sofia-BUL).
Quem saiu: G. Asamoah (a, gha, Rennes-FRA), Candreva (m, ita, Livorno), Chimenti (g, ita, Juventus), Colombo (d, ita, Torino), Dossena (d, ita, Liverpool-ENG), Eremenko (m, fin, Dynamo Kyiv-UKR), Mesto (d, ita, Genoa), Pinzi (m, ita, Chievo) e Zapotocny (d, cze, Besiktas-TUR).
Pontos fortes: A habilidade de Di Natale aliada ao oportunismo de Quagliarella e ao dinamismo do meio de campo, onde se destacam o suíço Inler e o siciliano D'Agostino.
Pontos fracos: A equipe presidida por Franco Soldati, como de costume, cedeu alguns de seus principais jogadores ao término da última temporada (e ainda pode perder Inler, cortejado pelo inglês Arsenal), o que pode atrapalhar o conjunto da equipe.
Voto: 7,0.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quinta-feira, agosto 28, 2008

A Itália Na Europa


Sem dar qualquer espaço para o azar, Fiorentina, Juventus e Napoli confirmaram seus favoritismos e, passando, respectivamente, por Slavia Praha, Artmedia e Vllaznia, ingressaram na Europa que conta.
Na última terça, 26, coube a Juventus ir até Bratislava, na Eslováquia, enfrentar o local e também bianconero Artmedia, que, embora tenha conquistado o último campeonato nacional, ocupa apenas uma das últimas colocações na atual Corgon Liga.
Forte no 4 x 0 obtido em Turim, Ranieri poupou alguns de seus titulares, como a dupla ofensiva Del Piero-Trezeguet, e acabou levando um susto quando o meia Branislav Fodrek abriu o marcador ainda aos 13' da 1ª etapa.
Porém, 12' depois, Amauri, aproveitando um cruzamento ben calibrato da sinistra de Nedved, empatou a partida com uma cabeçada certeira (ao lado o brasileiro comemorando - Ap) e acabou com o ânimo do clube eslovaco, transformando o jogo em uma partida de um time só.
Mas, como a Juve também não mostrou muito ânimo em impor um ritmo alto à gara, o restante acabou sendo bastante noioso.
De registrar, ainda, a boa atuação de Marchisio, che ha mostrato qualità e personalità.
Teoricamente, desafio mais ostico era o da Fiorentina, que tinha a missão de segurar o perigoso Slavia Praha do tunisiano Belaid, produto do vivaio interista, em pela República Tcheca.
Só que, talvez acoçado pelo 2 x 0 sofrido em Florença, o Slavia em momento algum demonstrou condições de vencer a partida, cabendo a Fiorentina, inclusive, as melhores oportunidades de gol.
Mas, nem Osvaldo (acima contra Suchy - Ap) e nem Gilardino (assim como Pazzini e Jovetic, que entraram na 2ª etapa) conseguiram tirar o 0 x 0 do placar, que acabou persistindo até o final.
Chuva de gols ocorreu no San Paolo, onde o Napoli não teve qualquer dificuldade em fazer 5 x 0 no albanês Vllaznia (o jogo de ida, disputado em Shkodër, terminou 3 x 0 para os italianos) e assegurar sua passagem para o Primo Turno da Coppa Uefa.
Aliás, o jogo serviu mesmo foi para o técnico Reja fazer alguns experimentos, como verificar a condição física do uruguaio Zalayeta, tornato dopo il grave infortunio dello scorso inverno, e avaliar mais uma vez o brasileiro Piá (à direita em ação - Mosca), que marcou o 2º gol da peleja.
Os demais tentos partenopei foram anotados pelo zagueiro Rinaudo (2), Lavezzi e Hamsik.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

Guia Da Temporada 2008/2009 (Parte III)


Continuando o passeio pelos clubes que participarão da próxima Serie A, hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre o novato Lecce, o renovado Milan, os ambiciosos Napoli e Palermo e acerca da Reggina, equipe situada na extremidade da Bota.
Lecce - De volta à Serie A depois de 2 anos, os salentini conseguiram uma merecida promoção vencendo o playoff contra Albinoleffe, Brescia e Pisa, confirmando o 3º posto obtido na regular season, mas parece que ficaram por aí, reforçando muito pouco a equipe, que ainda viu peças importantes saírem. Dessa forma, o limite será brigar para não voltar à Serie B já.
Técnico, provável formação tática e time base: Vindo de um biênio de sucesso com o Siena, il 48enne tecnico milanese Mario Beretta substitui Papadopoulo pretendendo impor o 4-4-2 com: Benussi; Angelo, Diamoutene, Schiavi e Antunes; Caserta, Giacomazzi, Zanchetta e Ariatti; Cacia e Tiribocchi.
Quem chegou: Antunes (d, por, Roma), Cacia (a, ita, Fiorentina), Caserta (m, ita, Palermo), Castillo (a, arg, Pisa), Feltscher (m, sui, Grasshopper-SUI), Giacomazzi (m, uru, Empoli) e Leo (a, bra, Internacional-BRA).
Quem saiu: Abbruscato (a, ita, Torino), Boudianski (m, rus, Udinese), Corvia (a, ita, Empoli), Diarra (m, mli, Bellinzona-SUI), Lovrecic (m, svn, NK Celje-SVN), Tricarico (a, ita, Crotone) e Valdes (m, chi, Atalanta).
Pontos fortes: Os meias Ariatti, Caserta, Giacomazzi e Zanchetta possuem larga experiência, inclusive na Serie A, enquanto Cacia e Tiribocchi são bastante velozes e devem se encaixar como uma luva no esquema adotado por Beretta.
Pontos fracos: O elenco é limitado tecnicamente e a defesa não passa segurança.
Voto: 4,0.
Milan - Dos grandes favoritos ao scudetto, foi o que promoveu a maior remodelação no elenco. Também, do time que começou na última rodada da temporada passada, 8 jogadores tinham mais de 30 anos, incluindo 2 acima de 35 (isso sem Cafu e Maldini!), além de que a squadra de Via Turati fracassou em todas as frentes que disputou, não conseguindo sequer classificação para a atual Champions League.
Técnico, provável formação tática e time base: Indo para sua 8ª temporada no comando do Milan, Carletto Ancelotti conquistou, no período, apenas 1 título italiano (2003/2004), mas, com exceção da última temporada, sempre conseguiu classificar a equipe para a Champions League, competição que venceu em 2003 e 2007. Considerado defensivista, Ancelotti deve escalar a equipe rossonera no 4-3-2-1 com: Abbiati; Zambrotta, Nesta, Kaladze e Jankulovski; Gattuso, Pirlo e Flamini; Kaká e Ronaldinho; Shevchenko.
Quem chegou: Abbiati (g, ita, Atlético de Madrid-ESP), Antonini (m, ita, Empoli), Borriello (a, ita, Genoa), Cardacio (m, uru, Nacional-URU), Flamini (m, fra, Arsenal-ENG), Ronaldinho (a, bra, Barcelona-ESP), Senderos (d, sui, Arsenal-ENG), Shevchenko (a, ukr, Chelsea-ENG), Viudez (m, uru, Defensor-URU) e Zambrotta (d, ita, Barcelona-ESP).
Quem saiu: Aubameyang (a, gab, Avellino), Cafu (d, bra, fim de carreira), Digão (d, bra, Standard Liège-BEL), Fiori (g, ita, fim de carreira), Gilardino (a, ita, Fiorentina), Gourcuff (m, fra, Bordeaux-FRA), Oddo (d, ita, Bayern München-GER), Paloschi (a, ita, Parma), Ronaldo (a, bra, ?), Serginho (d, bra, fim de carreira) e Simic (d, cro, Monaco-FRA).
Pontos fortes: Com 3 Pallone D'Oro no elenco, ao menos no papel o plantel rossonero não fica atrás de nenhum outro, sendo que o ataque, com inúmeras opções, é impressionante.
Pontos fracos: A média etária do elenco continua alta e a defesa, mesmo com a chegada de Zambrotta e Senderos, continua a preocupar.
Voto: 8,5.
Napoli - O presidente Aurelio De Laurentiis continua firme e forte no seu propósito de tornar grande novamente o escrete partenopeo e, para isso, manteve todos os destaques da última temporada e ainda trouxe reforços importantes.
Técnico, provável formação tática e time base: Reja, o treinador que trouxe o Napoli da Serie C1, continua no comando da equipe apostando no ofensivo 3-5-2 com: Iezzo; Santacroce, Cannavaro, Rinaudo; Maggio, Blasi, Gargano, Hamsik e Vitale; Lavezzi e Denis.
Quem chegou: Amodio (m, uru, Mantova), Denis (a, arg, Independiente-ARG), Maggio (m, ita, Sampdoria), Piá (a, bra, Catania), Rinaudo (d, ita, Palermo) e Russotto (a, ita, Treviso).
Quem saiu: Calaiò (a, ita, Siena), Capparella (m, ita, ?), Cupi (d, ita, Empoli), Garics (d, aut, Atalanta), Rullo (d, ita, Triestina) e Sosa (a, arg, Gimnasia La Plata-ARG).
Pontos fortes: Os alas Maggio e Vitale são muitos rápidos e o eslovaco Hamsik tem confirmado dotes de craque, mas a cereja do bolo é o ataque portenho com o rápido Lavezzi e El Tanque Denis.
Pontos fracos: O possível desgaste da disputa concomitante da Serie A com a Copa U.E.F.A. e o fato de, junto com alguns maus resultados, surgir uma grande pressão da sempre fanática torcida.
Voto: 7,0.
Palermo - O tradicional clube rosanero continua patinando no limiar que divide os clubes com pretensões importantes daqueles meros figurantes na Serie A. Depois de iniciada uma campagna di rafforzamento interessante, a saída do d.s. Rino Foschi comprometeu todo o trabalho realizado, sendo emblemática a cada vez mais provável partenza do artilheiro De Melo, anunciado como substituto do trambém brasiliano Amauri e apenas algumas semanas na Sicília depois de longa disputa com o Parma.
Técnico, provável formação tática e time base: Stefano Colantuono começou e terminou a temporada passada no comando do Palermo, mas, até para fazer jus a fama de mangia allenatori do presidente Zamparini, foi Francesco Guidolin quem mais sentou no banco do Palermo no campeonato. De qualquer maneira, como gosta de viver perigosamente, Colantuono deve começar escalando o time siciliano no 4-3-3 com: Amelia; Raggi, Bovo, Carrozzieri e Balzaretti; Nocerino, Liverani, Fábio Simplício; Lanzafame, Cavani e Miccoli.
Quem chegou: Amelia (g, ita, Livorno), Bovo (d, ita, Genoa), Budan (a, cro, Parma), Carrozzieri (d, ita, Atalanta), Ciaramitaro (m, ita, Chievo), De Melo (a, bra, Le Mans-FRA), Dellafiore (d, ita, Torino), Kjaer (d, den, Midtjylland-DEN), Lanzafame (a, ita, Bari), Liverani (m, ita, Fiorentina), Nocerino (m, ita, Juventus) e Raggi (d, ita, Empoli).
Quem saiu: Agliardi (g, ita, Rimini), Amauri (a, bra, Juventus), Barzagli (d, ita, Wolfsburg-GER), Biava (d, ita, Genoa), Cani (a, alb, Ascoli), Caserta (m, ita, Lecce), Rinaudo (d, ita, Napoli) e Zaccardo (d, ita, Wolfsburg-GER).
Pontos fortes: O meio de campo, que pode contar com jogadores do calibre de Fábio Simplício, Guana, Migliaccio e Nocerino para a marcação e Bresciano, Liverani e Jankovic na criação.
Pontos fracos: Com a saída de Amauri e a cada vez mais provável não permanência de De Melo, fica evidente a ausência de um atacante capaz de marcar, ao menos, 15 gols por temporada.
Voto: 6,5.
Reggina - A pretensão do time de Reggio Calabria é, como nas temporadas anteriores, apenas permanecer na máxima divisão do futebol italiano, objetivo o qual já está habituada a atingir.
Técnico, provável formação tática e time base: Surpreendentemente chamado para substituir Ulivieri no final da stagione 2007/2008, o cremonese Nevio Orlandi deve partir no 4-4-2 com: Campagnolo; Lanzaro, Cirillo, Valdez e Aronica; Vigiani, Barreto, Cozza e Hallfredsson; Brienza e Corradi.
Quem chegou: Carmona (m, chi, O'Higgins-CHI), Corradi (a, ita, Parma), Cosenza (d, ita, Ravenna), Puggioni (g, ita, Perugia), Rizzo (d, ita, Perugia) e Santos (d, bra, Genoa).
Quem saiu: Amoruso (a, ita, Torino), Castiglia (m, ita, Cittadella), Cherubin (d, ita, Cittadella), Joelson (a, bra, Pisa), Makinwa (a, ngr, Lazio), Modesto (d, ita, Genoa), Novakovic (g, srb, Aalesunds-NOR), Pettinari (m, ita, Ravenna), Tullberg (a, den, Hearts-SCO) e Ungaro (d, ita, Ravenna).
Pontos fortes: A genialidade de Cozza e a habilidade de Brienza, bem como a concretezza dos meias Barreto e Hallfredsson.
Pontos fracos: Tem um dos elencos mais limitados da Serie A, sendo que, particularmente, a defesa preocupa bastante.
Voto: 4,5.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, agosto 27, 2008

E Na Copa ...


Excepcionalmente, a 'E Na Copa...' está sendo postada em uma quarta-feira, vez que, nesta semana, 'O Guia Da Temporada 2008/2009' é a atração principal (implicando no remanejamento de algumas outras colunas) e, ademais, os cotejos do 3º turno da Copa Itália foram disputados nos últimos dias 23 e 24.
Neste turno, aliás, os 20 clubes remanescentes das etapas precedentes encontraram as 12 equipes da Serie A que não conseguiram vaga em competições européias (obviamente, ocorreram 4 embates que não contaram com times da Serie A), sempre em jogo único.
Nesta fórmula propensa a surpresas, a da vez ficou por conta da eliminação do Palermo pelo Ravenna, agremiação que disputa a Lega Pro Prima Divisione (antiga Serie C1), em pleno Renzo Barbera por 2 x 1, doppietta de Succi e gol nel finale (37' s.t.) do uruguaio Cavani, não presenciado pelo presidente rosanero Zamparini, que deixou lo stadio furibondo al termine del primo tempo.
Outra eliminação surpreendente foi a do neopromosso Chievo, derrotado pelo Padova (também da Prima Divisione) pelos mesmos 2 x 1 em Verona.
Excetuado ainda o sucesso da Salernitana (Serie B) as custas do Lecce (0 x 1), nos demais cotejos os favoritos passaram, em alguns casos até com uma certa facilidade, como no caso da Lazio, que fez 5 x 1 no Benevento (acima, o nigeriano Makinwa em ação - Giuliani).
Demais resultados: Ascoli 1 x 0 Bari; Atalanta 2 x 1 Modena; Bologna 2 x 0 Vicenza (ao lado, o ex blucerchiato Zenoni contra um adversário - Grazia Neri); Cagliari 1 x 0 Triestina; Catania 2 x 1 Parma; Cittadella 0 x 1 Empoli; Crotone 0 x 3 Livorno; Genoa 3 x 1 Mantova; Reggina 3 x 0 Grosseto; Sassuolo 1 x 0 Reggiana; Siena 4 x 0 Albinoleffe e Torino 2 x 1 Brescia.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Guia Da Temporada 2008/2009 (Parte II)


Prosseguindo na apresentação dos clubes que desfilarão pela próxima Serie A, o 'Guia Da Temporada 2008/2009' aborda hoje 3 dos 4 primeiros colocados do ano passado e que, por óbvio, figuram dentre os principais favoritos ao scudetto do campeonato que se aproxima, bem como também os sempre interessantes Genoa e Lazio.
Fiorentina - Se não bastasse a classificação para a próxima Champions League, a equipe viola ainda foi a regina dell'estate, investindo mais de € 40 milhões em reforços do calibre de Gilardino e Vargas. Vai novamente brigar pelas primeiras colocações!
Técnico, provável formação tática e time base: Cesare Prandelli está indo para sua 4º temporada consecutiva à frente da Fiorentina, tendo todo o respaldo dos irmãos Della Valle e do d.s. Pantaleo Corvino para impor o 4-3-3 com: Frey; Comotto; Gamberini, Dainelli e Vargas; Kuzmanovic, Felipe Melo e Montolivo; Santana, Gilardino e Mutu.
Quem chegou: Almiron (m, arg, Monaco-FRA), Comotto (d, ita, Torino), Felipe Melo (m, bra, Almeria-ESP), Gilardino (a, ita, Milan), Gulan (m, srb, Sampdoria), Jefferson (a, bra, Paraná-BRA), Jovetic (a, mne, Partizan Beograd-SRB), Storari (g, ita, Cagliari), Vargas (d, per, Catania) e Zauri (d, ita, Lazio).
Quem saiu: Cacia (a, ita, Lecce), Di Carmine (a, ita, Queens Park Rangers-ENG), Liverani (m, ita, Palermo), Lupatelli (g, ita, ?), Lupoli (a, ita, Norwich City-ENG), Potenza (d, ita, Genoa), Ujfalusi (d, cze, Atlético de Madrid-ESP) e Vieri (a, ita, Atalanta).
Pontos fortes: Prandelli é um técnico diferenciado e tem nas mãos um elenco muito bom, que foi montado de modo a permitir a disputa concomitante da Serie A e da Champions League. Além do mais, Gilardino ao lado de Mutu é promessa de muitos gols.
Pontos fracos: A dependência no talento de Mutu, ainda mais porque, no começo da temporada, o romeno não estará em sua plenitude física.
Voto: 7,5.
Genoa - O presidente Preziosi abriu o cofre e trouxe uma série de reforços interessantes para uma equipe que já não fez feio na temporada passada - séria candidata a terminar na parte de cima da tabela e, quem sabe, beliscar uma vaga na próxima Copa U.E.F.A.
Técnico, provável formação tática e time base: Contrariando as expectativas, il Panchina D'Argento Gasperini conseguiu passar incólume mais uma temporada e, mesmo tendo como chefe o explosivo Preziosi, vai comandar o Genoa pelo 3º campeonato seguido propondo um ofensivo 3-4-3 com: Rubinho; Potenza, Ferrari e Criscito; Mesto, Juric, Paro e Modesto; Gasbarroni, Figueroa e Palladino.
Quem chegou: Biava (d, ita, Palermo), Bocchetti (d, ita, Frosinone), Di Gennaro (a, ita, Bologna), Ferrari (d, ita, Roma), Gasbarroni (a, ita, Parma), Mesto (d, ita, Udinese), Modesto (d, ita, Reggina), Olivera (m, uru, Peñarol-URU), Palladino (a, ita, Juventus), Papastathopoulos (d, gre, Aek-GRE) e Potenza (d, ita, Fiorentina).
Quem saiu: Borriello (a, ita, Milan), Bovo (d, ita, Palermo), Danilo (m, bra, Celta-ESP), De Rosa (d, ita, ?), Di Vaio (a, ita, Bologna), Fabiano (d, bra, Celta-ESP), Konko (m, fra, Sevilla-ESP), Leon (a, hon, Parma), Lucarelli (d, ita, Parma), Masiero (a, uru, Pisa), Raggio Garibaldi (m, ita, Pisa), Santos (d, bra, Reggina) e Wilson (a, bra, Sport-BRA).
Pontos fortes: O técnico Gasperini privilegia o jogo pelas alas, onde contará com a velocidade de Mesto e Modesto e a habilidade de Gasbarroni e Palladino. Na zaga, o experiente Ferrari deverá ser um ponto de referência para o promettente Criscito.
Pontos fracos: O argentino Lucho Figueroa ainda não convenceu e o uruguaio Olivera não é o mais indicado para substituir o prolífico Borriello, autor de 19 gols na última temporada.
Voto: 6,5.
Internazionale - Atual tricampeã italiana, a Internazionale quer terminar o ano em que comemora seu centenário rumo ao 4º título consecutivo que, além de ser um feito inédito para as equipes de Milão, igualaria a sociedade de Via Durini ao seu rivalíssimo Milan com 17 conquistas.
Técnico, provável formação tática e time base: Massimo Moratti, em clara demonstração de que a diretoria nerazzurra não se satisfaz mais conquistando apenas a Itália, optou por dispensar Roberto Mancini para trazer o português José Mourinho, um dos técnicos mais badalados do planeta e que deve impor um 4-3-3 com: Júlio César; Maicon, Cordoba, Chivu e Maxwell; J. Zanetti, Vieira e Cambiasso; Balotelli, Ibrahimovic e A. Mancini.
Quem chegou: Adriano (a, bra, São Paulo-BRA), A. Mancini (m, bra, Roma) e Muntari (m, gha, Portsmouth-ENG).
Quem saiu: César (m, bra, ?), Fatic (d, mne, Vicenza), Maniche (m, por, Atlético de Madrid-ESP), Siligardi (m, ita, Bari) e Solari (m, arg, San Lorenzo-ARG).
Pontos fortes: Tem um dos elencos mais fortes do mundo e o sueco Ibrahimovic, em forma, é capaz de decidir sozinho.
Pontos fracos: Falta um fuoriclasse verdadeiro no meio de campo e um paio di difensori para completar o plantel, mas, o que pode atrapalhar mesmo é a pressão pela conquista da Champions League.
Voto: 8,5.
Juventus - Superado, com louvor, o retorno à Serie A e, assim, definitivamente arquivado o purgatório do torneio cadetto, a Vecchia Signora não pode almejar menos do que o scudetto.
Técnico, provável formação tática e time base: Superado o ceticismo em torno de seu nome, o romano Claudio Ranieri chega para a 2ª temporada na panchina bianconera disposto a continuar utilizando o 4-4-2 com: Buffon; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Camoranesi, Sissoko, Poulsen e Nedved; Trezeguet e Del Piero.
Quem chegou: Amauri (a, bra, Palermo), Chimenti (g, ita, Udinese), De Ceglie (d, ita, Siena), Ekdal (m, swe, Brommapojkarna-SWE), Giovinco (m, ita, Empoli), Knezevic (d, cro, Livorno), Manninger (g, aut, Siena), Marchisio (m, ita, Empoli), Mellberg (d, swe, Aston Villa-ENG) e Poulsen (m, den, Sevilla-ESP).
Quem saiu: Belardi (g, ita, Udinese), Birindelli (d, ita, Pisa), Nocerino (m, ita, Palermo), Palladino (a, ita, Genoa) e Stendardo (d, ita, Lazio).
Pontos fortes: Del Piero, Trezeguet e Iaquinta marcaram, sozinhos, 49 gols na última Serie A, mais do que 12 equipes conseguiram em todo o torneio. Com o arrivo do brasileiro Amauri, este incrível potencial ofensivo fica ainda mais robusto.
Pontos fracos: No campeonato passado, Grygera e Molinaro não alcançaram a suficiência como laterais e o problema não parece ter sido resolvido neste início de temporada.
Voto: 8,0.
Lazio - Os Aquilotti buscam o riscatto de uma temporada pífia e, mesmo sem fazer qualquer loucura, contrataram alguns reforços interessantes, a ponto de permitir a busca por uma vaga na próxima Copa U.E.F.A.
Técnico, provável formação tática e time base: Delio Rossi vai iniciar sua 4ª temporada no comando da Lazio apostando no 4-4-2 com: Carrizo; De Silvestri, Siviglia, Rozehnal e Radu; Foggia, Ledesma, Matuzalem e Manfredini; Pandev e Rocchi.
Quem chegou: Carrizo (g, arg, River Plate-ARG), Belleri (d, ita, Atalanta), Foggia (m, ita, Cagliari), S. Inzaghi (a, ita, Atalanta), Kozak (a, cze, Slezsky FC Opava-CZE), Lichtsteiner (d, sui, Lille-FRA), Makinwa (a, ngr, Reggina), Matuzalem (m, bra, Zaragoza-ESP), Stendardo (d, ita, Juventus) e Zárate (a, arg, Birmingham City-ENG).
Quem saiu: Artipoli (d, ita, Modena), Ballotta (g, ita, fim de carreira), Behrami (m, sui, West Ham-ENG), Bianchi (a, ita, Torino), Mudingayi (m, bel, Bologna), Tare (a, alb, fim de carreira), Vignaroli (a, ita, ?) e Zauri (d, ita, Fiorentina).
Pontos fortes: O ataque, formado por Pandev e Rocchi, podendo ainda ser inserido a aposta Zárate. A defesa, com os vários Radu, Rozehnal e Sivigilia protegendo Carrizo, também tem tudo para não decepcionar.
Pontos fracos: O brasileiro Matuzalem, contratado para ser titular do centrocampo, teve uma ótima passagem pela Itália, mas na última temporada foi rebaixado na Espanha com o Zaragoza.
Voto: 6,5 (podendo subir com mais algum innesto).

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Foi o 'L'Enigma' mais concorrido dos útimos tempos - que ótimo!
Assim, parabéns mais do que especiais ao Antonio Giusto, que desvendou que o scudetto à esquerda é do Padova e, portanto, somou seu 2º ponto no II Desafio Calcio Serie A, colocando pressão sobre os líderes JP e Michel Costa, que possuem apenas um mísero pontinho de dianteira.
Congratulações também ao Marcio e ao Christiano Lamardo, que informou que "Zenga, Del Piero, Albertini, Alex Lalas (até ele!)..." passaram pelo clube vêneto em questão, que ostenta o escudo à direita atualmente.

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, agosto 26, 2008

Guia Da Temporada 2008/2009 (Parte I)


A partir desta terça-feira o Calcio Serie A trará especial com todos os clubes que participarão da Serie A stagione 2008/2009.
Assim como no ano passado, o 'Guia Da Temporada 2008/2009' será dividido em 4 partes, cada uma apresentando os destaques, formações táticas, contratações e objetivos de 5 equipes diferentes, elencadas em ordem alfabética - enfim, tudo que necessário para acompanhar o próximo campeonato italiano!
Atalanta - Depois do 8º lugar alcançado na temporada 2006/2007, a tradicional equipe de Bergamo, mesmo tendo perdido algumas de suas principais peças, quase repetiu o feito e terminou o campeonato passado na 9ª posição. Dessa vez, além de manter seus principais jogadores, a Atalanta ainda buscou alguns bons reforços, o que deve permitir mais um campeonato tranquilo.
Técnico, provável formação tática e time base: Luigi Del Neri, técnico do miracolo Chievo, vai para sua 2ª temporada a frente da equipe nerazzurra e deve manter o esquema 4-4-1-1, com: Coppola; Garics, Talamonti, Pellegrino e Bellini; Ferreira Pinto, Cigarini, Guarente e Padoin; Doni; Vieri.
Quem chegou: Cerci (a, ita, Pisa), Cigarini (m, ita, Parma), Consigli (g, ita, Rimini), D'Agostino (m, ita, Treviso), Defendi (a, ita, Chievo), Garics (d, aut, Napoli), Manzoni (m, ita, Spezia), Valdes (m, chi, Lecce) e Vieri (a, ita, Fiorentina).
Quem saiu: Belleri (d, ita, Lazio), Carrozzieri (d, ita, Palermo), Fissore (d, ita, Vicenza), Forsyth (g, per, Alianza Lima-PER), S. Inzaghi (a, ita, Lazio), Ivan (g, ita, ?), Langella (a, ita, Chievo), Muslimovic (a, bih, Paok-GRE), Paolucci (a, ita, Catania), Radovanovic (m, srb, Pisa) e Tissone (m, arg, Udinese)
Pontos fortes: O técnico Del Neri, que terá oportunidade de dar continuidade ao trabalho iniciado na temporada passada, tem nas mãos um elenco bem sortido e equilibrado, com destaque para o potencial ofensivo dos vários Cerci, Doni, Floccari, Valdes e Vieri.
Pontos fracos: Vieri e Cerci, duas das principais alternativas de ataque, vem de contusões sérias, assim como os centrais argentinos Pellegrino e Talamonti, sem sequer computar o meia português Costinha, que passou a última temporada inteira no estaleiro.
Voto: 6,0.
Bologna - Nobile neopromesso, o Bologna parte, inicialmente, apenas com o propósito de permanecer na Serie A, mas pode surpreender.
Técnico, provável formação tática e time base: Daniele Arrigoni, técnico responsável pelo retorno da equipe rossoblù à Serie A, volta à principal divisão do Calcio pela porta da frente e deve manter o 4-4-2 com: Antonioli; C. Zenoni, Castellini, Britos e Lanna; Coelho, Volpi, Mudingayi e Valiani; Di Vaio e Marazzina.
Quem chegou: Bernacci (a, ita, Ascoli), Britos (d, uru, Montevideo Wanderers-URU), Coda (a, ita, Crotone), Coelho (d, bra, Atlético Mineiro-BRA), Di Vaio (a, ita, Genoa), Lanna (d, ita, Torino), Mudingayi (m, bel, Lazio), Paonessa (a, ita, Avellino), Rodriguez (d, uru, Peñarol-URU), Volpi (m, ita, Sampdoria) e C. Zenoni (d, ita, Sampdoria).
Quem saiu: Bonetto (d, ita, Livorno), Bucchi (a, ita, Ascoli), Colomba (c, ita, Foggia), Daino (d, ita, Foggia), Di Gennaro (a, ita, Genoa) e Fava (a, ita, Salernitana).
Pontos fortes: O grupo promosso da Serie B foi bastante reforçado e a dupla Mudingayi-Volpi é bastante promettente, bem como existem boas alternativas para quase todas as posições.
Pontos fracos: Diversos titulares, como Antonioli, Zenoni, Castellini, Lanna, Volpi, Di Vaio e Marazzina, já superaram os 30 anos, o que pode comprometer em um campeonato longo e difícil como a Serie A.
Voto: 5,5 (com a possível contratação de mais um defensor e um atacante - 6,0).
Cagliari - Depois de um girone d'andata desastroso, o clube sardo fez um ritorno acima do esperado e terminou a última temporada em um digno 14º lugar. Repetir o feito, com um elenco enfraquecido e sob o comando de um técnico inexperiente, será o máximo.
Técnico, provável formação tática e time base: Massimiliano Allegri foi um habilidoso centrocampista que jogou, dentre outros clubes, no próprio Cagliari nos anos 1990, mas, como treinador, embora com algum destaque, só comandou clubes da Serie C. Em sua primeira aventura na Serie A deve jogar no 4-3-1-2 com: Marchetti; Pisano, Lopez, Canini e Agostini; Fini, Conti e Parola; Cossu; Jeda e Acquafresca.
Quem chegou: Astori (d, ita, Cremonese), Burrai (m, ita, Manfredonia), Lazzari (m, ita, Grosseto), Marchetti (g, ita, Albinoleffe) e Pani (m, ita, Modena).
Quem saiu: Bizera (d, uru, Paok-GRE), Capecchi (g, ita, Ravenna), Foggia (m, ita, Lazio), Koprivec (g, svn, Udinese), Mancosu (a, ita, Rimini), Marchini (m, ita, Triestina), Marruocco (g, ita, ?), Minelli (d, ita, Triestina) e Storari (g, ita, Fiorentina).
Pontos fortes: A defesa com os confiáveis Pisano, Lopez, Canini e Agostini e a grinta do capitano Conti no meio de campo.
Pontos fracos: A inexperiência de alguns elementos e a pouca profundidade do elenco.
Voto: 4,5.
Catania - No torneio passado, a equipe rossoazzurra da Sicília, depois de um começo de temporada empolgante, acabou escapando do rebaixamento apenas na última rodada, quando arrancou um empate com a Roma no finalzinho. Com os reforços que chegaram, o técnico Zenga sabe que terá "migliorare la classifica dell'anno passato".
Técnico, provável formação tática e time base: Começando pela primeira vez uma temporada em um banco da Serie A, o Uomo Ragno Zenga deve apostar no 4-2-3-1 com: Bizzarri; Sardo, Terlizzi, Stovini e Sabato; Carboni e P. Ledesma; Martinez, Dica e Mascara; Paolucci.
Quem chegou: Antenucci (a, ita, Venezia), Carboni (m, arg, Red Bull Salzburg-AUT), Dica (m, rom, Steaua Bucuresti-ROM), Kosicki (g, svk, Inter Bratislava-SVK), P. Ledesma (m, arg, Boca Juniors-ARG) e Paolucci (a, ita, Atalanta)
Quem saiu: Gazzola (m, ita, Avellino), Piá (a, bra, Napoli), G. Rossi (g, ita, Triestina), Sottil (d, ita, Rimini) e Vargas (d, per, Fiorentina).
Pontos fortes: O argentino Ledesma e o romeno Dica eram objetivos de equipes mais blasonati e, em forma, podem fazer a diferença.
Pontos fracos: A inconstância de rendimento, que afetou a equipe nas últimas duas temporadas.
Voto: 5,5.
Chievo - Campeão da última Serie B, o Chievo demorou a agir no calciomercato, mas, nos últimos dias, fechou algumas boas contratações que, porém, não devem fazer a torcida clivense sonhar com algo mais do que a salvezza.
Técnico, provável formação tática e time base
: Companheiro de Dunga na Fiorentina, Giuseppe Iachini retorna à Serie A apostando no 4-3-3 com: Sorrentino; Malagò, Mandelli, César e Mantovani; Bentivoglio, Italiano e Pinzi; Langella, Obinna e Pellissier.
Quem chegou: Bogdani (a, alb, Livorno), D'Anna (m, ita, Pisa), N. Frey (d, fra, Modena), Grippo (m, sui, Concordia-SUI), Langella (a, ita, Atalanta), Marchese (d, ita, Bari), Patrascu (m, rom, Piacenza), Pinzi (m, ita, Udinese), Scardina (d, ita, Vicenza) e Sorrentino (g, ita, Recreativo Huelva-ESP).
Quem saiu: Ciaramitaro (m, ita, Palermo), Cossato (a, ita, Domegliara), Defendi (a, ita, Atalanta), Diagouraga (d, fra, Modena), Rosi (m, ita, Roma) e Troiano (m, ita Modena).
Pontos fortes: Além do conjunto do time campeão do torneio cadetto, o ataque com Langella, Obinna (se permanecer) e Pellissier.
Pontos fracos: O meio de campo carece de qualidade.
Voto: 4,5 (com a eventual chegada de Kerlon Foquinha - 5,0).

Marcadores: ,

segunda-feira, agosto 25, 2008

Supercoppa 2008


Uma avant-première fantástica! Em partida divertente e bastante equilibrada, Internazionale e Roma, le regine del calcio italiano atual, decidiram a Supercoppa 2008 que, apenas nos pênaltis, acabou nas mãos da Internazionale targata Mourinho.
Após uma merecida homenagem ao presidente romanista Francesco Sensi, falecido no último dia 17 (à direita a formação giallorossa durante o minuto de silêncio - La Presse), Inter e Roma começaram um árduo duelo tático, com ambas as equipes distribuídas de forma semelhante pelo campo, com 2 zagueiros fixos, 2 esterni formando o meio com 3 centrocampisti de ofício (Pizarro e Stankovic como pivot davanti alla difesa) e outros 3 jogadores mais avançados, embora a Inter aparentasse mais ofensiva com Figo e o sueco Ibrahimovic mais adiantados (para quem desejar maiores detalhes sobre a tática e números da peleja, vale a pena acessar http://www.lega-calcio.it/comun/0809/MatchAnalysisSupercoppa.pdf e conhecer o excelente trabalho desenvolvido pela Panini Digital).
E com Ibra inspirado, a Inter abriu o marcador aos 18' da 1ª etapa, com o estreante Muntari iniciando e concluindo a jogada do gol (à esquerda, o ganês comemorando com Figo - Grazia Neri), que ainda contou com a participação do sueco, do brasileiro Maicon e, involuntariamente, do francês Mexes.
Aí, jogando sob o entusiasmo de sua torcida, a Inter deu a impressão de dominar taticamente a Spalletti's Band, principalmente diante da ótima atuação sulle fascia, onde Maicon tinha grande destaque.
Porém, com o esordiente Júlio Baptista mais ativo, a Roma, com um gran tiro dalla distanza di De Rossi (à direita - Ap), empatou a partida.
Partita riaperta, Mourinho partiu para os reparos: fora Figo e Mancini (opaco), dentro Balotelli e Jimenez.
E a Inter passou novamente em vantagem, com Balotelli aproveitando um cochilo de Mexes para, aproveitando um rinvio de Júlio César, tocar para o fundo das redes na saída de Doni.
Com o gol acontecendo aos 38' da etapa complementar, o título parecia muito perto da equipe de Milão, mas aí a Roma foi briosa e, com Totti em campo, chegou novamente ao empate aos 89', com Vucinic desviando de cabeça escanteio cobrado por Pizarro, que ainda desviou em Stankovic antes de entrar.
Na prorrogação, os times não renunciaram ao ataque, mas mostraram evidentes limitações físicas, compreensíveis diante do momento da temporada.
Aí, nos pênaltis, foi a vez da Roma colocar uma das mãos na taça, com Totti correndo para a marca de cal para cobrar a última penalidade romanista com o placar apontando 3 x 4 para a Lupa ... mas, assim como ocorrera com Stankovic, a bola de Er Pupone foi parar no travessão!
Partindo para as cobranças alternadas, após o duo chileno Pizarro-Jimenez converter as suas, o brasileiro Juan permitiu a defesa de seu compatriota Júlio César, cabendo ao histórico capitano Zanetti a cobrança decisiva (acima, à esquerda - Grazia Neri) que, curiosamente, foi a primeira da já longa carreira do argentino.
Daí, festa nerazzurra (logo acima - La Presse) e, principalmente, do Calcio!

Marcadores:

eXTReMe Tracker