Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, agosto 11, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns ao JP e ao Leo Mafra (que sufoco contra o Náutico, heim?), que desvendaram que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o atacante da Azzurra e do Milan Alberto Gilardino (foto abaixo - Goal).
Efetivamente, apesar de ser um jogador ainda jovem (completou 25 anos no mês passado), Gila já possui um belo histórico na Serie A, totalizando 87 gols em 8 temporadas com Piacenza, Verona, Parma e Milan.
Ademais, foi campeão do mundo com a seleção italiana na Alemanha, tendo 9 gols em 23 partidas com a Itália desde sua estréia em setembro de 2004.
Ainda que na última temporada o atacante de Biella tenha andado meio ofuscado, Gilardino continua sendo um dos mais perigosos avantes italianos e promete muito trabalho para as defesas adversárias no campeonato que se avizinha.

Marcadores:

Na Última Vez ...

quinta-feira, agosto 09, 2007

Memorabilia - Michael Laudrup

Talvez não exista nenhuma família no mundo tão ligada ao futebol como a dinamarquesa Laudrup.
Afinal, Finn jogou na seleção de seu país entre 1967 e 1979, seus filhos Michael e Brian atuaram em grandes clupes da Europa e participaram de Copas do Mundo, enquanto seus netos Mads e Andreas estão seguindo pela mesma trilha (Mads já estreou na 1ª divisão dinamarquesa com a camisa do FC København).
Agora, o maior expoente dos Laudrup é, sem dúvida, o habilidosíssimo Michael.
Nascido em 15 de junho de 1964, os primórdios da carreira futebolística de Michael são diretamente relacionados com as derradeiras etapas da de seu pai, até sua estréia no KB København em 1981.
Na temporada seguinte Michael defendeu o Brøndby, com o qual debutou na 1ª divisão dinamarquesa marcando logo 2 gols na goleada de 7 x 1 sobre o B 1909.
Já a estréia de Miki na seleção principal da Dinamarca (na foto do alto, Laudrup ao lado de Lerby durante a Eurocopa de 1988 - Guerin Sportivo) ocorreu no dia do seu 18º aniversário - 15 de junho de 1982, na vitória de 2 x 1 sobre a Noruega em Oslo, com 1 dos gols sendo anotado, lógico, por Laudrup!
Então, eleito jogador do ano de 1982 na Dinamarca (feito que repetiu em 1985), Laudrup foi contratado pela Juventus por uma quantia até então nunca paga por um calciatore danese - US$ 1 milhão!
Porém, o clube de Turim já contava com o francês Platini e com o polonês Boniek, razão pela qual o jovem Michelino foi emprestado à Lazio (à época, apenas 2 estrangeiros eram permitidos por equipe).
O time biancoceleste não vivia uma boa fase e, apesar dos 8 gols do dinamarquês (na foto à esquerda - Guerin Sportivo - com a camisa da Lazio) em sua temporada de estréia, o clube escapou do rebaixamento apenas na última rodada.
No campeonato seguinte (1984/1985), apesar da presença do brasileiro Batista e do italiano Manfredonia no meio de campo e do artilheiro Giordano ao lado de Laudrup no ataque, a Lazio não fugiu do descenso ao terminar apenas na 17ª e penúltima colocação da Serie A, totalizando apenas duas vitórias, onze empates e dezessete derrotas!
Ainda que Laudrup tenha anotado apenas 1 gol em sua 2ª stagione italiana, com a cessão de Boniek à Roma, a Juventus resolveu apostar naquele talentoso atacante que atuava primordialmente pela faixa canhota do campo.
E como deu certo! Uma Signora supersônica conquistou scudetto e Copa Intercontinental, superando o Argentinos Juniors graças a um tento anotado por Michelino (à direita, Laudrup com a Juventus - Guerin Sportivo).
Foi também em 1986 que a Dinamarca participou, pela 1ª vez, de uma fase final de Copa do Mundo, surpreendendo o mundo com a dupla Elkjaer-Laudrup e a 1ª colocação no Grupo E, superando a Escócia por 1 x 0, o Uruguai por 6 x 1 e a Alemanha Ocidental por 2 x 0.
Depois, a Dinamáquina acabou sucumbindo frente a Espanha de Butragueño por retumbantes 5 x 1 na fase seguinte, mas Laudrup & Cia. saíram como heróis da competição.
Nos anos seguintes, com a saída de Platini, a Juventus não teve forças suficientes para enfrentar o Napoli de Maradona, o Milan de Gullit e a Internazionale de Matthäus, campeões, respectivamente, das temporadas 1986/1987, 1987/1988 e 1988/1989, mas Laudrup esteve sempre entre os destaques do Calcio.
Em 1989, ao término de seu contrato com a Juventus, Michael Laudrup se transferiu à Espanha, onde venceu 5 títulos espanhóis consecutivos (os 4 primeiros com o Barcelona e o derradeiro com o Real Madrid).
Sem o mesmo scatto da juventude, Laudrup passou a jogar em posição mais central, mas sempre com a mesma imensa qualidade até 1998, quando encerrou a sua vitoriosa carreira clubística jogando pelo Ajax de Amsterdam, depois de uma breve passagem pelo Vissel Köbe do Japão.
O último ato do fantástico Michael Laudrup foi na Copa do Mundo de 1998, disputada na França, quando entrou pela última vez em campo para enfrentar o Brasil nas quartas-de-final (foto do alto à esquerda - Guerin Sportivo).

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, agosto 08, 2007

L'Enigma - La Continuazione


O 'L'Enigma' desta semana foi excelente para comprovar que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) anda tão sottovalutato que ninguém sequer passou perto de sua verdadeira identidade...
E olha que o rapaz, apesar de ser um atacante ainda bastante jovem, não é um qualquer, já tendo quase 100 gols na Serie A e carrega a bagagem de ter participado de uma Copa do Mundo!
Para piorar (a situação dele), a concorrência no seu time aumentou neste verão europeu...

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


O tema da semana foi a contratação do jovem e prometente attaccante brasiliano Alexandre Pato pelo Milan.
Afinal, os torcedores rossoneri e a imprensa italiana estavam muito mais do que angustiados com o marasmo impregnado em Milanello desde o início do calciomercato, não sem razão depois que Internazionale, Juventus e até a Roma anunciaram diversos colpi importantes desde a abertura da época de tratativas.
Para deixar ainda mais aguçadas as expectativas, o todo poderoso do Milan, Adriano Galliani, quando questionado sobre contratações, resolveu responder que o próximo astro da equipe seria um incógnito ... Mister X, deixando como pista apenas a dica: "non è italiano, né comunitario, ma potrebbe diventarlo entro il 31 agosto"!
Assim, depois de especulados os nomes dos argentinos Riquelme e Tevez e dos brasileiros Júlio Baptista e Motta, eis que o giovanissimo Alexandre Pato pousou no aeroporto de Malpensa acompanhado do pai e de Ariedo Braida, direttore generale do Milan.
Em seguida, Galliani voltou à tona para declarar: "Con l'arrivo di Pato il nostro mercato può considerarsi chiuso".
Apesar de ser inquestionável o potencial e o talento do jovem reforço rossonero (à direita, Pato já com a camisa do rubro-negro de Milão - Milan), será que o atacante era o jogador que o Milan precisava?
Afinal, jogadores importantes como Cafu, Inzaghi, Maldini, Seedorf e Serginho têm um ano a mais nas costas e a disputa concomitante da Serie A e da Champions League é sabidamente árdua, ainda mais em época de eliminatórias para a Copa do Mundo.
E, para piorar, o inexperiente Pato somente poderá jogar oficialmente pelo clube de Berlusconi a partir de janeiro de 2008!
Portanto, ficou a impressão de que o Milan repetiu, agora, a estratégia adotada quando da contratação de Fernando Redondo no ano de 2000, quando o acerto com o craque argentino se deu muito mais para saciar a ânsia por um grande reforço, depois que os principais objetivos do clã rossonero não vingaram, do que por real necessidade técnica.
Outras transferências efetivadas durante a semana: Arturo Di Napoli (atacante, italiano, do Messina ao Siena), Jorge Martinez (atacante, uruguaio, do Nacional Montevideo para o Catania), Simone Padoin (meia, italiano, do Vicenza à Atalanta), Nicola Pavarini (goleiro, italiano, do Siena ao Parma) e Carlos Valdez (defensor, uruguaio, do Treviso à Reggina).

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

terça-feira, agosto 07, 2007

Momento Panini - Cristiano Doni


Prosseguindo nas homenagens ao centenário da Atalanta, a 'Momento Panini' desta semana aborda a carreira do miglior cannoniere di sempre per i bergamaschi: Cristiano Doni!
E olha que o jogador de 34 anos (nascido em 1º de abril de 1973) sequer é atacante, mas sim um trequartista que em suas 6 temporadas com a Atalanta (sendo 4 na Serie A) somou a impressionante marca de 68 gols, um recorde motivo de grande orgulho para este romano de nascimento e bergamasco de coração.
Afinal, é na histórica cidade cujas origens remontam ao século XII antes de Cristo que Doni sempre exprimiu o melhor de sua forma, apesar de ter passado por várias outras equipes em sua carreira.
Cresciuto nella primavera del Modena, Doni só fez sua estréia como profissional no Rimini, na Serie C2 (a 4ª divisão italiana) durante a temporada 1992/1993.
Daí, depois de uma stagione na Pistoiese, Doni foi contratado pelo tradicional Bologna, então relegado à Serie C1, com o qual obteve, primeiramente, a promoção à Serie B e, logo na temporada seguinte, a promoção à máxima divisão do Calcio.
Mas ainda não seria a hora de Doni desfilar nos palcos da Serie A, vez que o habilidoso meia foi cedido, no verão de 1996, ao Brescia, com o qual disputou mais uma temporada na Serie B e, outra vez, obteve o passaporte à Serie A com o título da 2ª divisão do futebol peninsular.
Aí sim, aos 24 anos, Cristiano Doni fez seu esordio no campeonato mais belo do mundo entrando, aos 83', no lugar do israelense Banin no match que também marcou a estréia de Ronaldo no futebol italiano - Internazionale 2 x 1 Brescia em 31 de agosto de 1998.
Ao final da temporada 1997/1998 (figurinha ao alto), ainda que ao lado de jogadores valorosos como o tetracampeão Pirlo, os irmãos Filippini, o ala Diana, o zagueiro Adani e os atacantes Bonazzoli e Hübner, Doni não conseguiu impedir o descenso do clube rondinelle.
Portanto, depois de apenas 20 jogos e 1 gol, Doni voltou à Serie B, onde vestiria pela 1ª vez a maglia nerazzurra da Atalanta.
Efetivamente, as duas primeiras temporadas de Doni com a Atalanta foram na Serie B, sendo que na 2ª, muito por causa dos 14 gols marcados pelo trequartista, o clube do presidente Ivan Ruggeri foi promovido à A.
Então, Maradoni viveu duas stagioni sensacionais, tendo realizado 16 gols no campeonato 2001/2002, que valeram ao meia a chamada para a Azzurra, com a qual estreou em novembro de 2001 em amistoso disputado contra o Japão e totaliza 7 partidas e 1 gol, incluindo participação na Copa do Mundo de 2002.
Em 2003, com a 15ª colocação obtida pela Atalanta (e conseqüente rebaixamento à Serie B), Doni seguiu para Gênova, onde foi defender a Sampdoria.
Porém, sem respirar o ar de Bergamo Doni não conseguiu repetir as ótimas atuações e anotou apenas 6 gols nos 2 campeonatos disputados com a Sampdoria, sendo, em seguida, cedido ao Mallorca, com o qual disputou, também sem maior sucesso, a Liga 2005/2006.
O retorno às manchetes se deu com a volta à Atalanta, com a qual disputou um excelente campeonato 2006/2007 (figurinha do alto, à esquerda), realizando 13 gols em apenas 26 partidas, tendo ainda obtido o 3º lugar na corrida ao Guerin d'Oro como melhor jogador da temporada.
Agora, preocupados com uma possível nova partenza de seu ídolo, a torcida da Atalanta lançou a campanha senza Doni non ti abboni, em referência a venda de carnês (abbonamenti) para a temporada 2007/2008.

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, agosto 05, 2007

Quem Vem Lá (Parte II) - Tiago


O português Tiago chega à Juventus com a difícil missão de substituir, ainda que um ano depois, o francês Vieira no coração do centrocampo bianconero.
Jogador di classe e sostanza, Tiago Mendes Pereira tem, efetivamente, todos os atributos para sair exitoso da missão, pois se não possui o mesmo físico portentoso (o português é alto 1,78 m, enquanto o francês tem 1,92 m), é muito mais técnico e tem una maggiore familiarità con il gol, além de ter protagonizado, até aqui, uma carreira extraordinariamente vitoriosa, levantando pelo menos um trófeu por temporada nos últimos 4 anos, seja jogando pelo Benfica, pelo Chelsea ou pelo Lyon, seus últimos clubes.
Ademais, o internacional português (tem mais de 30 presenças com a camisola da selecção) é tido, inclusive por Luiz Felipe Scolari, como inimitabile no aspecto humano - tranquilo, inteligente e generoso - virtudes mais do que desejadas na Juventus pós-Moggi.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Bosko Jankovic


Ainda pouco conhecido, Bosko Jankovic (abaixo - Guerin Sportivo) pode ser uma das gratas revelações da próxima Serie A.
Natural de Belgrado e formado no tradicional Crvena Zvezda (Estrela Vermelha), Jankovic é um habilidoso meia ofensivo de apenas 23 anos que, apesar da tenra idade, já integra o grupo da seleção principal sérvia e possui boa experiência internacional, até porque defendeu o Mallorca na última Liga.
Cotado para se transferir ao Barcelona, ao Valencia e até ao Chelsea, Jankovic acabou acertando seu ingresso no rosanero Palermo, assinando um contrato de 5 temporadas.
No clube da Sicília, o fantasista sérvio deve jogar caindo pela esquerda, no suporte da ágil dupla de avantes Amauri-Miccoli, prometendo muita fantasia!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker