Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, agosto 02, 2007

Memorabilia - Strömberg

Neste ano no qual a Atalanta Bergamasco Calcio completa um centenário de existência, a 'Memorabilia' homenagea la più nobile delle provinciali abordando a carreira do più amato jogador do clube, o sueco Glenn Peter Strömberg (foto à direita - Guerin Sportivo).
Nascido em 05 de janeiro de 1960 em Brämaregården, Strömberg jogou no campeonato sueco de 1979 a 1982 com o IFK Göteborg, com o qual venceu a Copa U.E.F.A. em 1982.
Em janeiro de 1983 o gigante meia de 1,91 m foi tentar sua primeira aventura no exterior, mais precisamente em Portugal, com o Benfica, onde ficou por duas temporadas.
Foi na temporada 1984/1985 que Strömberg chegou à Itália, juntamente com o seu conterrâneo Lars Larsson, para defender o recém-promovido clube de Bérgamo.
Se o atacante de Trelleborg não conseguiu se firmar na Serie A, o meia de longos cabelos louros permaneceu na Itália por 8 temporadas (na foto à esquerda, Strömberg em 1989 contra o Lecce), se tornando capitão e bandiera do time nerazzurro.
Dotado de uma força física impressionante, à qual aliva uma boa técnica e uma considerável velocidade, Strömberg também é lembrado até hoje em Bergamo por seu excelente caráter.
Dentro de campo, tiveram oportunidade de jogar ao lado de Strömberg, dentre tantos outros, os atuais treinadores Donadoni e Prandelli, o argentino Caniggia e os brasileiros Evair e Bianchezi (no Brasil conhecido como Careca), sendo que as temporadas mais marcantes foram a de 1987/1988, quando a Atalanta, rebaixada à Serie B no campeonato anterior, ainda assim disputou a Coppa delle Coppe e alcançou as semi-finais da competição, sendo eliminada pelo futuro campeão Malines, bem como a de 1990/1991, quando o clube de Bergamo mais uma vez enfrentou uma competição européia, desta vez sendo eliminada na Copa U.E.F.A. apenas pela Internazionale (que também seria campeã) nas quartas-de-final.
Ao final do campeonato 1991/1992, depois de 185 jogos na Serie A e 16 gols, sempre com a camisa da Atalanta, Strömberg abandonou a carreira de jogador.
Atualmente, o jogador sueco do ano de 1985, que atuou pela seleção da Suécia mais de 50 vezes (à direita, contra a Itália e Bagni em 1987) entre 1982 e 1990 (tendo participado da Copa do Mundo da Itália), é comentarista televisivo.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

4 Comments:

At 1:34 PM, Anonymous Anônimo said...

O cara parece o Brolin na última foto.

 
At 4:58 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
A diferença é que o Brolin tinha 1,76 m ... (rs).
Abraços,

 
At 8:20 PM, Anonymous Anônimo said...

O Stromberg foi vedeta aqui em Portugal também...os Benfiquistas ainda o recoradam..

 
At 8:22 PM, Anonymous Anônimo said...

http://lacobrigolagos.blogspot.com/
Vejam estes Blogues...
http://vedetaoumarreta.blogspot.com/

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker