Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 04, 2009

Match Clou - 30ª Rodada 2008/2009



Depois de uma breve paradinha para que a Azzurra entrasse em ação, a Serie A 2008/2009 volta neste domingo com a sua 30ª rodada, cujo 'Match Clou' é o interessante Sampdoria x Napoli, um cotejo que reúne as últimas duas agremiações que conquistaram o scudetto não sendo das metrópoles Milão, Roma e Turim.
Para o duelo, a Sampdoria, que não perde em Gênova desde janeiro e sofreu apenas um revés nas últimas 9 rodadas, só não poderá contar com o ala Stankevicius e com o atacante Bellucci, o que não atrapalha muito os planos do allenatore Mazzarri, que deverá postar a equipe no 3-5-2.
Se no ataque está confirmadíssima o duo Pazzini-Cassano, o meio de campo blucerchiato promete muita velocidade e descidas pelas extremidades, já que o capitano Palombo deve ser o único centrale, tendo Padalino e Sammarco (ao lado - Insidefoto) à direita e Pieri e Franceschini (mais abaixo - Insidefoto) à esquerda.
Na defesa, Raggi, Lucchini e Accardi devem ser postados em linha, com Castellazzi no gol.
No Napoli, Donadoni, ainda em busca de sua 1ª vitória no comando do time partenopeo, tem mais problemas que o colega blucerchiato, pois não terá, além de Iezzo, Gargano e Maggio, com lesões graves, o zagueiro Aronica, o meia Vitale e seu astro Lavezzi, bem como o volante Blasi, squalificato.
Assim, o inconstante Navarro deve figurar no gol mais uma vez, enquanto Santacroce, Cannavaro e Contini devem formar a defesa no mesmo 3-5-2 adotado pelo Napoli.
No meio de campo, diante dos desfalques de Blasi e Gargano, deve, surpreendentemente, aparecer o uruguaio Amodio, figura importante no Napoli que jogou a Serie C1 na temporada 2005/2006 e a B na stagione seguinte, mas que só agora terá oportunidade de estrear na Serie A depois de empréstimos ao Treviso e Mantova.
Pazienza (mais abaixo, à direita - Mosca) e Hamsik devem também figurar no centrocampo, que ainda deve contar com os esterni Grava e Mannini.
No ataque napoletano, Denis deve ficar no banco e Zalayeta formar com o jovem Russotto, uma das grandes promessas do futebol italiano.
Aliás, Russotto nasceu exatamente 10 dias depois de um épico confronto entre essas equipes, realizado no dia 15 de maio de 1988 e terminado com a vitória blucerchiata em um final de campeonato que o Napoli incrivelmente perdeu para o Milan.
No total, são 43 confrontos disputados em Gênova, com 20 vitórias da Samp, 15 empates e apenas 8 vitórias do Napoli, que fez 35 gols e sofreu 66.
Se na temporada passada a Doria venceu por 2 x 0, gols de Delvecchio e Franceschini, o embate antecedente apenas na stagione 1997/1998, quando foi registrado o recorde de gols no confronto - 9, com direito a tripletta de Montella!
Curiosamente, terminado 6 x 3 para a Sampdoria, quem abriu o marcador naquele 21 de dezembro de 1997 foi o hoje blucerchiato Bellucci, na ocasião defendendo o Napoli, no que foi acompanhado por Protti e Rossitto, enquanto os franceses Boghossian e Laigle e o alemão Klinsmann completaram o marcador.
Já o último sucesso partenopeo remonta ao dia 29 de setembro de 1996, quando o brasileiro Beto fez o gol da vitória do Napoli de Simoni, que ainda contou com André Cruz e Caio, enquanto a Sampdoria de Eriksson teve os vários Mihajlovic, Evani, Karembeu, Veron e Mancini.
Roberto Mancini (à esquerda - Guerin Sportivo), inclusive, merece um capítulo a parte neste confronto, pois é não só o jogador com mais presenças (15, sendo a última exatamente a derrota de 1996), mas também o maior artilheiro, tendo realizado 5 gols entre 1983 e 1994.
Não satisfeito, Mancio ainda é o jogador que mais cartões amarelos recebeu no confronto - 3, assim como o napoletano Roberto Celestini.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - Le Scomesse


A Serie A retorna neste domingo e com ela a 'L'Enigma' aproveitou para indagar aos amigos do Calcio Serie A como terminará o cotejo Sampdoria x Napoli, o 'Match Clou' da 30ª giornata.
Eis as respostas: 0 x 0 - Thiago Boverio; 1 x 0 - Michel Costa; 0 x 1 - Daniel Schneider (e também o Gustavo); 1 x 1 - Alcindo; 0 x 2 - Marra; 2 x 0 - Cyntia; 1 x 2 - Raphael Zerlottini; 2 x 1 - JP; 2 x 2 - Lucas e 3 x 2 - Mafra.
Se repetir o resultado da temporada passada (acima um aguerrido duelo entre Pieri e Blasi - Sampdoria), tento para o Michel Costa, que passaria a dividir a liderança do III Desafio Calcio Serie A, que aponta a seguinte pontuação hoje: 1º JP e Leonardo Mafra (3 pts); 3º Michel Costa (2) e 4º Raphael Zerlottini (1).

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, abril 03, 2009

Rodada será disputada toda no domingo


Depois da paradinha para a Azzurra entrar em campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, a Serie A retorna neste final de semana com sua 30ª rodada da temporada 2008/2009!
Mas, atenção porque, para propiciar mais um dia de descanso para os nazionali envolvidos nos diversos compromissos internacionais realizados durante a semana (igualzinho aqui no Brasil!), todos os jogos da rodada acontecerão no domingo ... e sob novo horário, já que agora são os europeus que estão no horário de verão.
Porém, o que não vai faltar é emoção na telinha, começando com Atalanta x Fiorentina no inusitado horário de ... 08h00!
Portanto, é acordar cedo para assistir ao verdeoro Felipe Melo em ação na RAI.
Um pouco mais tarde, às 10h00, o difícil vai ser escolher entre Roma x Bologna (do brasileiro César, à esquerda - Macchiavelli) na ESPN e Juventus x Chievo, que terá cobertura da ESPN Brasil, SporTV e RAI, bem como da Bandeirantes em vt a partir das 11h30.
Uma breve paradinha para almoçar e às 14h00 (sempre horário de Brasília) ESPN e RAI prometem Udinese (do ex di turno Pasquale - abaixo - Udinese) x Internazionale, com a rodada terminando às 16h00 com Milan x Lecce, que terá cobertura da ESPN e da RAI.
A giornata será completada com Cagliari x Catania; Palermo x Torino; Reggina x Genoa; Siena x Lazio e o 'Match Clou' Sampdoria x Napoli, todos começando às 15h00 da Itália - 10h00 em Brasília.
Para quem perder alguma coisa, atenção aos horários alternativos: Juventus x Chievo será atração da ESPN no próprio domingo a partir das 19h00 e da ESPN Brasil às 01h00 da madrugada de domingo para segunda, que ainda terá Roma x Bologna no SporTV2 às 00h00 e Milan x Lecce na ESPN às 05h00.
E no sábado? Uma boa opção é acompanhar Piacenza x Brescia, válida pela Serie B, na RAI a partir das 11h00!

quarta-feira, abril 01, 2009

Gli Azzurri


Entre sábado passado e esta quarta a Azzurra disputou mais 2 compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 e acabou dando mais um belo passo rumo à Sud Africa.
E, embora não fossem compromissos fáceis, por muito pouco a Itália não deu um passo ainda mais longo, terminando a empreitada com 5 pontos de vantagem sobre a 2ª colocada do Grupo 8 europeu.
No sábado, a Itália de Lippi (ao lado a formação inicial - Grazia Neri) foi visitar Montenegro e, atuando no 4-2-3-1 com Quagliarella, Di Natale e um mais avançado Pirlo alle spalle di Iaquinta, usou toda sua experiência para controlar o selecionado de Montenegro órfão de seu astro maior Vucinic e vencer por 2 x 0, com um gol a cada tempo.
Na 1ª etapa, coube a Pirlo, cobrando pênalti logo aos 11', abrir o marcador, enquanto o fato triste foi a grave contusão sofrida, sozinho, por Di Natale, que já aos 9' teve que dar lugar ao companheiro de clube Pepe.
No 2º tempo, foi um outro ricambio que aumentou a vantagem italiana, com o esordiente Pazzini completando para o fundo das redes (à esquerda o vôo do atacante ex viola - Grazia Neri) cruzamento do próprio Pepe.
Porém, vale ressaltar que, mais uma vez, não foi uma Itália encantadora que se apresentou em Pogdorica, estando muito mais para cínica do que para bela.
Sem Di Natale e jogando em casa (Bari), Lippi mandou a Itália no 4-2-1-3 para enfrentar a Irlanda de Trapattoni e Keane (ex Inter), com o tridente formado por Pepe, Iaquinta e Pazzini.
Mas, depois da estréia de aplauso, Pazzini ficou em campo apenas por 3', tempo suficiente para sofrer uma falta violenta de Kilbane e ser expulso após uma gomitata em O'Shea.
Porém, analisando o lance, fica evidente o erro do árbitro alemão Stark, pois Pazzini até pode ter subido com o cotovelo um pouco aberto, mas em momento algum fez qualquer movimento que pudesse ser interpretado como uma agressão a ensejar o rosso direto e tão cedo.
De qualquer maneira, com um homem a menos, a Itália passou ao 4-4-1-1 d'emergenza, com De Rossi e Pirlo como centrali bassi e Pepe e Brighi como esterni alti, com Iaquinta solitário no ataque.
Ainda assim, aos 11', a Itália conseguiu largar na frente, com Iaquinta (acima sua comemoração - Ap) concluíndo para rede cruzamento de Grosso em seu, acredite, apenas 2º tento com a maglia azzurra - o 1º foi em plena Copa do Mundo de 2006 contra Gana.
O ex c.t. azzurro Trapattoni, então, inseriu mais um atacante em sua equipe para aproveitar a superioridade numérica, mas esbarrou em uma bem postada defesa, com Chiellini e Cannavaro perfeitos nas intervenções.
Em um interessante duelo tático, Lippi trocou Pirlo por Palombo e Pepe por Dossena de forma a ter a hegemonia no centrocampo, enquanto Trapattoni tirou Hunt, seu melhor jogador, da esquerda e o passou para a direita, de forma a conter as descidas de Grosso, que vinha sendo a melhor alternativa italiana.
E, quando tudo indicava que a Itália iria conseguir segurar a heróica vitória, eis que o até então invisibile Keane aproveitou um cruzamento na área e empatou a partida aos 43' do 2º tempo, diminuindo um pouco a vantagem italiana nas eliminatórias.
Já a Under 21 de Casiraghi, em seu penúltimo teste antes dell'Europeo da categoria, disputou um amistoso em Kerkrade no último dia 31 contra uma Holanda com quattro fuoriquota e conseguiu um louvável empate em 1 x 1, gols dos meias De Jong e Giovinco no 1º tempo e destaque para a boa estréia do lateral Santon.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Com o retorno da Serie A no próximo final de semana, a 'L'Enigma' volta a instigar a imaginação dos leitores do Calcio Serie A com um jogo do campeonato italiano, desta vez o interessante cotejo Sampdoria x Napoli, que será disputado no domingo a partir das 15h00 (horário italiano).
Na temporada passada, depois de 10 anos, o embate voltou a ser disputado pela Serie A e terminou com a vitória blucerchiata por 2 x 0, gols de Delvecchio e Franceschini no 2º tempo (na foto acima, o zagueiro Sala in acrobazia - Sampdoria).
E no domingo? Vamos palpitar!

Marcadores:

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Em março, o Calcio Serie A presenteou seus amigos leitores com a história da bandiera rossonera Francesco Zagatti na coluna 'Memorabilia' (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/03/memorabilia-zagatti.html), que procura homenagear, ainda que de forma singela, a centenária história do Calcio.
Na também especialíssima 'Momento Panini', que discorre, às terças-feiras, sobre a carreira de um jogador em atividade na Serie A ilustrada por figurinhas do mítico álbum Calciatori da Panini, foram retratados o goleiro rossonero Christian Abbiati (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/03/momento-panini-christian-abbiati.html), o craque etneo Giuseppe Mascara (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/03/momento-panini-giuseppe-mascara.html) e o azzurro blucerchiato Angelo Palombo (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/03/momento-panini-angelo-palombo.html).
Mas, o principal neste blog é bola rolando e em março 14 partidas foram retratadas na 'O Jogo Da TV', envolvendo nada menos do que 15 equipes diferentes (ficaram de fora apenas Atalanta, Chievo, Lecce, Palermo e Reggina).
Ademais, a 'Match Clou' antecipou os fatos e trouxe as curiosidades dos principais cotejos das 27ª (Torino x Juventus), 28ª (Internazionale x Fiorentina) e 29ª (Roma x Juventus) rodadas, que tiveram seus outros embates analisados na 'Panorama Da Rodada', enquanto a ''B' Em Pílulas' relatou os principais acontecimentos do campeonato cadetto.
Por sua vez, a 'E Na Copa ...' trouxe os acontecimentos da Copa Itália, que entrou em sua fase semi-final, cabendo a 'A Itália Na Europa' o retumbante k.o., à exceção da Udinese, das equipes italianas nas competições européias...
Já a 'Você Sabia ...', postada aos domingos, trouxe uma série de curiosidades, inclusive sobre os capocannonieri da Serie A, e a 'L'Enigma', postada às quartas e sábados, continuou sendo a mais participativa das colunas do blog!
Aliás, o nosso muito obrigado vai mesmo é para todos aqueles que fazem o Calcio Serie A valer a pena!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

terça-feira, março 31, 2009

Momento Panini - Angelo Palombo


"Io in nazionale? Il calcio è proprio finito!" Foi com todo esse bom humor que o raçudo meia Angelo Palombo reagiu a sua primeira convocação para a Azzurra, na qual estreou contra a Croácia em agosto de 2006 no primeiro amistoso disputado pela Itália após a conquista da Copa do Mundo da Alemanha, no esordio do então c.t. Donadoni.
Nascido aos 25 de setembro de 1981 em Ferentino, na província de Frosinone (Lazio), Palombo gosta de afirmar que é um "genovese d'azione diventato più genovese di tanti genovesi", de tão adaptado que está a Gênova, cidade para a qual se mudou em 2002.
Mas este volante de muita garra começou sua carreira no Urbania, uma pequena agremiação da cidade homônima na Itália centrale, de onde passou a Fiorentina em 1999.
Em Florença, depois de duas temporadas com a equipe Primavera, Palombo acabou promovido à equipe principal na maledetta stagione 2001/2002, quando a equipe viola terminou rebaixada e em seguida faliu.
Assim, esse centrocampista hábil ad impostare il gioco, que fez sua estréia na Serie A no dia 10 de fevereiro de 2002 na derrota para o Venezia por 2 x 0 (em um confronto que colocou frente-a-frente os então últimos colocados do torneio, embora o ataque da Fiorentina, na ocasião, fosse formado por Nuno Gomes e Adriano!), passou à Sampdoria a parametro zero para o campeonato 2002/2003.
Pupilo do antigo ídolo blucerchiato Roberto Mancini, Palombo logo conquistou um posto de titular ao lado de Volpi no meio de campo e no coração da torcida da Sampdoria, que rapidamente se identificou com um dos principais protagonistas da campanha que levou o time de volta à Serie A depois de 4 temporadas no purgatório do torneio cadetto.
Figura importante da U21 de Gentile que conquistou o Europeu da categoria em 2004 e medalha de bronze nas Olímpiadas do mesmo ano (titular ao lado de De Rossi e Pirlo), Palombo fez também um ótimo campeonato com a Samp naquela temporada (figurinha acima), com a equipe doriana sendo a melhor tra le neo-promosse e deixando escapar a vaga para a Copa U.E.F.A. por um calo físico na reta final.
Muito regular, Palombo foi promovido a capitão blucerchiato após l'esclusione do amigo Volpi do time titular no último campeonato e, se tecnicamente não é um primor, busca suprir essa sua deficiência com muito empenho e tem obtido reconhecimento inclusive dos treinadores da Azzurra, já que tanto Donadoni quanto Lippi não abdicaram de contar com os serviços desse giovane veterano que já realizou 185 partidas com a Samp apenas no campeonato italiano.
Apaixonado pelo mar da Ligúria e da antica arte della pesca, Palombo, que é um daqueles jogadores importantíssimos para o grupo e adorados pelos treinadores, é totalmente identificado com as cores da Sampdoria não só dentro de campo, já que regularmente participa das atividades sociais desenvolvidas pela sociedade, sendo o primeiro embaixador do clube per il fair play.
Agora, nas 4 linhas, ao ser indagado se escolheria uma vittoria nel derby di ritorno o piazzamento Uefa, Palombo (a figurinha à esquerda é a desta temporada) escolheu ... tutte e due!

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, março 30, 2009

'B' Em Pílulas


* Rebaixado ao final da temporada 2000/2001, o tradicional Bari sente cada vez mais o profumo de um retorno à Serie A;
* Nesta 33ª giornata, a equipe treinada pelo ex juventino Antonio Conte venceu, fora de casa, o Pisa por 1 x 0 e chegou aos 63 pontos, abrindo 4 de vantagem para o 2º colocado e 9 para o 3º;
* Na Arena Garibaldi, a vitória barese foi selada pelo gol de Guberti logo aos 10';
* Além do meia contratado junto ao Ascoli, o time pugliese conta com outros jogadores de projeção, como o goleiro Gillet, os experientes defensores Parisi e Stellini e os rápidos avantes Lanzafame e Barreto, este último um dos artilheiros do certame com 15 tentos;
* O Parma, atualmente na 2ª colocação com 59 pontos, decepcionou ao não passar de um empate em 1 x 1 com o Piacenza (10º colocado) no Ennio Tardini, tentos de Budel e Graffiedi;
* Na 3ª colocação, com 54 pontos, aparece o Livorno, que ficou no 2 x 2 com o Brescia no 'Match Clou' cadetto (acima o promissor meia Salamon marca Candreva - Grazia Neri), tentos de Caracciolo e Tavano, autores de doppiette;
* Tavano, com os gols marcados no Mario Rigamonti, se isolou na artilharia da competição com 18 gols, enquanto L'Airone Caracciolo chegou a marca de 13;
* O Empoli, atualmente na 7ª colocação, venceu o Ancona por 2 x 1 fora de casa, tentos de Pozzi, Corvia e do jovem Eusepi, que marcou para os mandantes já nos acréscimos da partida;
* A goleada da rodada ficou por conta do Cittadella, que fez 4 x 0 no Modena, gols do brasileiro Diego e dos italianos Meggiorini (2) e Bonvissuto.

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, março 29, 2009

Você Sabia ...


* Que o atual team manager da seleção italiana, o ex-atacante Gigi Riva (ao lado em uma conhecida foto tirada na final da Copa do Mundo de 1970 - Guerin Sportivo) é o maior artilheiro da Azzurra, tendo realizado 35 gols em suas 42 presenças?
* Que, completam o pódio Giuseppe Meazza (com 33 gols em 53 presenças) e Silvio Piola (com 30 tentos em 34 partidas)?
* Que Alessandro Del Piero é o jogador em atividade com maior número de gols pela seleção italiana, vez que Pinturrichio, assim como Roberto Baggio, anotou 27 gols, seguido por Filippo Inzaghi (25), Christian Vieri (23) e Luca Toni (16)?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker