Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 21, 2009

Match Clou - 29ª rodada 2008/2009



Roma x Juventus é o 'Match Clou' da 29ª rodada da Serie A 2008/2009 e também um dos confrontos mais tradicionais do Calcio, tendo sido, inclusive, a maior rivalidade do início dos anos 1980.
Nesta temporada, diante do início titubeante da Roma, as equipes chegam para o confronto direto um pouco mais distantes na tabela do que o esperado (13 pontos é a vantagem da Juventus no momento), mas nada que diminua o ânimo giallorosso em derrotar sua tradicional concorrente, vez que a Roma ainda corre atrás de uma das vagas para a próxima Champions League.
Mas, se disposição não deve faltar à Roma, Spalletti terá muitos problemas para armar sua equipe, já que Diamoutene, De Rossi, Motta e Pizarro estão squalificati e Totti, Aquilani, Cassetti, Cicinho, Juan, Perrotta e Taddei contundidos.
Assim, é provável que o giovane brasiliano Filipe comece jogando pela primeira vez desde o início, formando com o ex di turno Brighi e Tonetto a primeira linha do centrocampo romanista, com Júlio Baptista (mais abaixo - New Press) e Menez um pouco mais a frente, tendo Vucinic como unica punta.
Na defesa, protegendo o arqueiro Doni, devem formar Panucci - de volta a lateral direita, Mexes, Loria (acima - Guerin Sportivo) - que tem a partida como especial por ter começado no vivaio bianconero e nunca ter tido uma chance no time principal - e Riise.
Se o undici continua respeitável mesmo diante de tantos desfalques, Spalletti poderá ter realmente dificuldades se tiver que mexer na equipe no decorrer da partida, pois teve que convocar 6 jogadores da Primavera para a partida e, fora o goleiro Artur e o atacante Montella, todos os demais componentes do banco giallorosso devem ser imberbes: Brosco, Crescenzi, D'Alessandro, Malomo, Mladen e Stojan os nomes deles!
Pelo lado juventino, Ranieri também terá que administrar alguns desfalques, como os dos meias Camoranesi, Marchisio, Sissoko e Zanetti, mas, ainda assim, poderá ter o luxo de deixar Trezeguet no banco como opção para a partida.
Legrottaglie e Amauri serão outros ausentes por problemas físicos, o que deverá levar o 4-4-2 bianconero a ser preenchido com Buffon; Grygera, Mellberg, Chiellini (que jogará com uma proteção no nariz) e Molinaro; Giovinco, Tiago, Poulsen (abaixo - Guerin Sportivo) e Nedved; Iaquinta e Del Piero.
Confronto dos mais tradicionais, presente em 74 dos 76 torneios a girone unico até aqui realizados, Roma x Juventus, enquanto disputado na capital italiana, apresenta ligeira supremacia giallorossa, com 28 vitórias da Lupa Capitolina, 25 empates e 21 vitórias da Vecchia Signora, que marcou 84 gols e sofreu 110 no confronto.
Mas, apesar dessa vantagem romanista, a Juventus não perde para a adversária desde a temporada 2003/2004, quando, em 08 de fevereiro de 2004, Dacourt, Totti e Cassano, este último duas vezes, fizeram os gols da goleada por 4 x 0, que ainda teve pênalti perdido por Trezeguet e expulsão de Montero.
Da lá para cá, duas vitórias da Juve e um empate, exatamente na stagione anterior, com gols de Trezeguet (seu 100º na Serie A), Iaquinta e doppietta de Totti (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-ii-roma-x-juventus.html e também os highlights ao final do post).
Aliás, com a participação (de protagonista!) na última edição, Totti alcançou o bianconero Boniperti como jogador que mais atuou no confronto, colecionando 13 presenças contra a Juventus desde 1995, quando substituiu o uruguaio Fonseca (que também jogou pela Juve) no 2º tempo da vitória giallorossa por 3 x 0.
E, com os 2 gols anotados no último cotejo, Totti chegou a 5 e encostou em Felice Borel, que anotou 6 defendendo a Juventus na década de 1930 e permanece como maior goleador do confronto.
Agora, é so aguardar mais algumas horinhas para ver a continuação desta história!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker