Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 14, 2009

Match Clou - 28ª Rodada 2008/2009



O 'Match Clou' da 28ª rodada da Serie A 2008/2009 não tem como não ser o posticipo Internazionale x Fiorentina, confronto da capolista nerazzurra versus a 4ª colocada viola.
E, se não bastasse ser um embate de zona Champions, o encontro tem ainda maior relevância por ser realizado exatamente após a eliminação precoce da Beneamata da própria Champions, de maneira que até mesmo o trabalho do Special One Mourinho começa a sofrer contestações.
Para piorar, o treinador nerazzurro ainda terá que se virar com uma defesa dizimada, já que Burdisso, Chivu, Cordoba e Materazzi estão indisponibili, devendo o argentino Samuel (à direita - Insidefoto), ainda fora de sua melhor forma física, compor a dupla de zaga com o colombiano Rivas, com Maicon e Santon aparecendo nas laterais e, claro, São Júlio César no gol.
No meio para frente Mourinho não tem os mesmos problemas e, com Vieira correndo por fora, deverá postar o centrocampo com Zanetti, Cambiasso, Muntari e Stankovic.
No ataque, a Inter vai com a dupla que terminou a partida contra o ManU, ou seja, Ibrahimovic e Adriano (abaixo - Insidefoto), que é um dos notáveis ex.
Na Fiorentina, que vem de dois resultados nada entusiasmantes (1 x 1 com a Reggina e derrota de 2 x 0 para o Palermo em Florença) Prandelli deve usar a mesma disposizione tattica do adversário - 4-3-1-2, tendo que renunciar apenas ao lesionado Santana e ao suspenso Dainelli.
Se o quinteto defensivo deve ser formado pelo arqueiro Frey, pelos laterais Comotto e Vargas (no lugar de Pasqual) e pelos zagueiros Gamberini e Koldrup, as novidades devem aparecer na meia cancha.
Assim, o técnico gigliato parece propenso a adiantar o brasileiro Felipe Melo, colocando o meia em posição mais avançada do que aquela ocupada no início da temporada, recuando o danese Jorgensen para exercer a função de volante.
O sérvio Kuzmanovic e o azzurro Montolivo devem ocupar as demais posições do losango central.
Mas é na frente que a Viola vem mais forte, com o ex rossonero Gilardino formando com o ex nerazzurro Mutu (à direita - Insidefoto) uma dupla de respeito, responsável por 27 gols até aqui nesta Serie A (15 do italiano e 12 do romeno).
Ainda bem, porque a Fiorentina não costuma ter vida fácil no Giuseppe Meazza contra a Inter, sendo 39 derrotas, 18 empates e apenas 13 vitórias dos visitantes no confronto, que, aliás, não termina com um sucesso viola desde a temporada 1999/2000, quando, também, a Inter foi humilhada por sonoros 4 x 0.
Na oportunidade, a Fiorentina treinada por Trapattoni e com Toldo no gol construiu o marcador com Chiesa (2), Batistuta e Bressan, enquanto Mutu defendeu a Inter targata Lippi.
Mesmo com essa goleada, a Internazionale, que venceu os últimos 6 encontros (!), é quem detêm o recorde histórico, tendo feito 7 x 1 na stagione 1948/1949, com direito a doppiette de Fiorini, Nyers, Amadei e tento isolado de Armano, com Pandolfini anotando o de honra da Fiorentina, que chegou a fazer 1 x 1.
Aliás, o último empate do confronto foi visto em 16 de novembro de 1996, quando as equipes ficaram no 2 x 2, gols de Ganz, Ince e doppietta do belga Oliveira.
Em termos individuais, com aparições em 10 edições, o capitano nerazzurro Zanetti é o recordista dentre os que entrarão em campo, mas a história registra uma tripla primazia: Giuseppe Bergomi, Giacinto Facchetti e Gabriele Oriali participaram, cada um, de 15 edições do confronto, sendo que o último 11 vezes envergando a camisa nerazzurra e 4 a viola.
Por fim, o recordista de gols é o também interista Roberto Boninsegna, que fez 7 gols na Fiorentina entre 1970 (vitória por 3 x 0, com os outros gols de Facchetti e Jair!) e 1975.
Mais recentemente, Batistusta parou nos 5 (todos marcados pela Fiorentina), Chiesa, Ronaldo e Vieri nos 3.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker