Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 07, 2009

Match Clou - 27ª Rodada 2008/2009



Se é verdade que para a torcida da Juventus o Derby della Mole não tem mais o mesmo significado de alguns anos atrás, para os tifosi granata a possibilidade de derrotar a poderosa arqui-rival é uma das poucas alegrias que ainda restam.
Portanto, atenção Juventus, até porque o Torino necessita desesperadamente de pontos para fugir da incômoda posição que ocupa na tabela - 16ª, apenas um mísero ponto a frente da zona da degola!
Para este, que será o 66º confronto válido pela Serie A com mando de campo do Torino, o allenatore granata deverá entregar a regia di centrocampo a um ex, o veterano Corini (à direita - Tanopress).
Sem poder contar com o squalificato Paolo Zanetti, Novellino deverá formar o restante do meio de campo com Dzemaili, Barone e o esterno Abate, que deverá jogar bem aberto pela direita.
No 4-4-2 preferido do treinador de Avellino, a defesa deve ser composta por Colombo, Natali, Dellafiore e Ogbonna, com o experiente Sereni sob a meta.
Já o ataque deve ter os prolíficos Stellone (abaixo - Tanopress) e Ventola, autores de substanciosos ... 3 gols na temporada!
Portanto, ainda que o ataque do Torino não seja um dos melhores da competição, causa alguma surpresa a presença do fantasista Rosina e do cannoniere Bianchi no banco.
Na Juventus, afora os desfalques de Camoranesi, De Ceglie e Grygera, além do suspenso Legrottaglie e dos convalescentes de longa data Jorge Andrade e Cristiano Zanetti, Ranieri deverá poupar alguns titulares, dentre os quais o capitano Del Piero, com vistas ao decisivo confronto contra o Chelsea pela Champions League.
Assim, a Vecchia Signora deve começar com Buffon no gol; Zebina, Mellberg, Chiellini e Molinaro na defesa; Marchionni, Sissoko, Marchisio e Nedved no centrocampo; Trezeguet (mais abaixo - Tanopress) e Iaquinta no ataque.
Reflexo do mau momento vivenciado pelo Torino nas últimas décadas, é da Juventus a vantagem histórica do confronto, mesmo com mando de campo granata, que tem 18 vitórias contra 24 da Juve, ao que vão somados 23 empates.
No número de gols, predomínio também bianconero, que marcou 87 vezes e sofreu apenas 72 gols.
A decadência do Toro fica ainda mais evidente quando verificado que a equipe não derrota a Juventus no Derby della Mole desde a temporada 1994/1995, quando o placar final de 3 x 2 foi todo construído no 1º tempo: Rizzitelli (T) aos 6' e aos 30', Vialli (J) aos 8' e aos 33' e Angloma (T), aos 38', marcaram os gols.
Naquele 25 de janeiro de 1995, o Torino de Sonetti (atual treinador do Brescia) entrou em campo com: Pastine; Maltagliati, Falcone, Luca Pellegrini e Sogliano; Angloma, Pelé, Cristallini e Pessotto; Rizzitelli e Silenzi.
De lá para cá, com as idas e vindas de ambas as equipes à Serie B, apenas 2 empates e 3 vitórias da Juventus, como na última temporada, quando Trezeguet marcou no finalzinho (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/09/o-jogo-da-tv-parte-iv-torino-x-juventus.html).
Motivo de orgulho para os tifosi granata é ainda o fato de que o Paolino Pupi Pulici é o maior marcador do confronto, tendo anotado 7 gols na Juventus entre 1970 e 1977, inclusive uma doppietta no sucesso por 3 x 2 de 30 de março de 1975, quando Bettega, Capello e Zacarelli firmaram os outros tentos do embate.
Já a Juventus tem no saudoso Gaetano Scirea (à esquerda - Guerin Sportivo) o jogador que mais atuou no confronto, totalizando 12 aparições entre o 30 de março de 1975 e o 13 de outubro de 1985, quando teve a infelicidade de anotar, contra, o tento granata na vitória bianconera por 2 x 1, com Serena e Platini marcando para a equipe treinada por Trapattoni.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker