Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 28, 2009

Match Clou - 26ª Rodada 2008/2009



O Derby d'Italia é o embate Internazionale x Juventus, mas nos últimos anos nenhum confronto tem sido tão especial quanto Inter x Roma, o 'Match Clou' desta 26ª rodada.
Afinal, se o clube de Via Durini conquistou os últimos 3 campeonatos italianos, teve a Lupa Capitolina como sua principal contendente nessas temporadas, rivalidade essa também vista na Copa Itália, onde Inter e Roma decidiram, diretamente, as últimas 4 edições.
E, mesmo com os giallorossi não conseguindo reeditar as campanhas dos últimos campeonatos, principalmente devido a um começo muito titubeante, não resta dúvida alguma que o confronto deste domingo é de grande importância para as pretensões nerazzurri de conquistar mais um scudetto.
Para o duelo deste domingo, Mourinho promete algumas alterações em relação a equipe que começou contra o Bologna no último sábado e também contra o Manchester United na terça, sendo a principal a entrada do meia Vieira (ao lado - Insidefoto), que deverá formar com os argentinos Cambiasso e Zanetti a linha mediana, com Stankovic aparecendo mais à frente, na posição que foi ocupada por Muntari na última rodada da Serie A.
No ataque, Ibrahimovic e Adriano devem começar como titulares, formando uma dupla que tem tudo para ser letal, mas que até agora não entusiasmou nem a torcida e nem o allenatore.
Na defesa, protegendo o cada vez mais importante Júlio César, Maicon e Santon devem ser os laterais, com a novidade aparecendo na zaga, onde o ex Chivu (abaixo, à esquerda - Insidefoto) deve formar ao lado de Cordoba.
Na Roma, Spalletti tem mais problemas que seu colega nerazzurro para montar a equipe, já que Cassetti, Juan, Aquilani e Perrotta estão contundidos e não serão sequer relacionados.
De Rossi, Pizarro, Vucinic, Totti e Cicinho, por sua vez, não estão no melhor da forma física e apenas no domingo terão suas presenças confirmadas ou não, com os 3 primeiros com grandes chances de começar jogando.
Assim, no agora habitual 4-3-1-2 romanista, o goleiro Doni deve ter a sua frente o quarteto Motta, Mexes, Panucci (finalmente reintegrado ao plantel) e Riise, com Taddei, De Rossi e Brighi aparecendo no meio de campo, que deverá ter o chileno Pizarro (mais abaixo - Insidefoto) na função de trequartista, com Júlio Baptista e Vucinic compondo o ataque e Totti partindo, muito provavelmente, do banco.
Mesmo sem Er Pupone, o jogo promete muitos gols, até porque a média histórica do confronto é de 2,82 tentos por partida, pois nos 75 confrontos antecedentes a Inter foi às redes 141 vezes e a Roma 71.
Com tamanha vantagem, não é de estranhar que o artilheiro do embate seja um interista doc - Alessandro Altobelli, que balançou as redes da Roma em 11 ocasiões entre 1978 e 1988 (curiosamente, Spillo marcou pela primeira vez em um 4 x 2 e em outro 4 x 2 fez seu último gol contra a Roma).
Ao total, são 41 vitórias da Inter, 22 empates e 12 vitórias da Roma, que, porém, venceu duas vezes desde o último sucesso nerazzurro, que aconteceu em 12 de fevereiro de 2005, quando uma doppietta de Mihajlovic decidiu a partida para a equipe então treinada por Roberto Mancini.
Na última temporada, empate em 1 x 1, com gols de Totti e do capitano Zanetti no finalzinho (para maiores informações, vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-ii-internazionale-x.html).
Antes, sucessos da Roma por 3 x 1 (em 18 de abril de 2007, gols de Perrotta, Materazzi, Totti e Cassetti) e 3 x 2 (em 26 de outubro de 2005, tentos de Montella e doppiette de Totti e Adriano).
Que a história continue!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker