Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, março 12, 2009

A Itália Na Europa


Um grande fracasso! No confronto Itália x Inglaterra pela Champions League os clubes ingleses foram absolutos e deixaram a Itália já sem qualquer representante para as 4ªs de final, o que não ocorria desde a temporada 2001/2002.
Lamento? Sim! Injustiça? O pior é que não, pois, se o triplo embate já se mostrava árduo desde que definido, a situação italiana ficou mais complicada depois que tanto Inter, Juventus e Roma terminaram os jogos de ida sem conseguir realizar um único golzinho sequer.
É verdade que a Juventus, com Del Piero trequartista dietro Iaquinta e Trezeguet, começou muito bem a partida di ritorno contra o Chelsea na última terça, saindo na frente com Iaquinta, su assist de Trezeguet, aos 19'.
Partida tensa, a equipe bianconera continuou melhor, mesmo tento perdido Nedved logo no começo, mas sofreu o revés no finalzinho do 1º tempo, instantes depois de Drogba ter exigido grande defesa de Buffon em cobrança de falta - a conclusão de Lampard veio de longe, desviou em Tiago e tirou Gigi da trajetória, com a bola se chocando à trave e, no rebote, Essien chegou antes de Molinaro para complicar por demais os planos da Juve, que passou a ter que vencer com diferença de 2 gols.
Veio o 2º tempo e Ranieri, após alguns minutos, inseriu Giovinco no lugar de Iaquinta, procurando dar maior mobilidade a equipe, só que em seguida teve seus planos atingidos quando o azzurro Chiellini fez uma falta ingênua e recebeu o 2º amarelo, deixando o time com apenas 10 homens em campo.
Acabou? Ainda não, pois mesmo em inferioridade numérica a Juve passou mais uma vez à frente, desta vez com Del Piero (acima contra Ballack - Grazia Neri) cobrando pênalti.
A equipe italiana, então, partiu com tudo para cima e a partida ficou bellissima, com mais um gol podendo acontecer a qualquer momento - e efetivamente ocorreu aos 36', com Drogba finalizando, no meio de uma defesa dizimada pela ausência de Chiellini, um cross de Belletti.
Ibrahimovic acertou o travessão, Adriano a trave e a Inter teve, pelo menos, outras 4 ocasiões concretas de gol, mas a Beneamata de Mourinho encerrou seu duplo confronto contra o Manchester United de Sir Ferguson sem fazer qualquer gol e, pior, tendo sofrido 2 (acima o 1º, anotado pelo zagueiro Vidic - Getty Images).
Com o resultado, depois do 0 x 0 no San Siro, a Internazionale seguiu sua sina e pelo terzo anno di fila foi eliminada ainda nas 8ªs de final da principal competição européia, certamente muito aquém do que planejado pelo duo Moratti-Mourinho.
Melhor foi a Roma que, tendo perdido por 1 x 0 no jogo de ida em Londres, já aos 9' devolvia o resultado com o rientrante Juan (que acabou substituído antes do intervalo por Júlio Baptista).
Mesmo atuando com Riise e Diamoutene como coppia centrale d'emergenza, a Roma pouco sofreu contra o Arsenal, mas também foi ineficaz em decidir a qualificação, embora tenha reclamado muito de um pênalti não marcado pelo árbitro Mejuto Gonzalez e que teria sido cometido por Clichy em Motta ainda no 1º tempo regulamentar.
Porém, depois da prorrogação, vieram os pênaltis e com eles Vucinic desperdiçou uma cobrança clamorosamente - logo aquela que teria assegurado a classificação romanista.
Nas cobranças alteranadas, depois de Aquilani e Riise converterem os seus, Tonetto mandou a bola por cima do travessão (acima, à direita - Reuters) e a classificação da Roma para o espaço.
Assim, o único remanescente italiano nas competições européias é a Udinese, que nesta quinta enfrentou o atual campeão Zenit St. Petersburg pela Copa U.E.F.A. e, após dominar a partida durante os 90', capitalizou com gols de Quagliarella (ao lado contra Shirokov, que acabou expulso - Ap) e Di Natale nos últimos minutos, abrindo uma boa vantagem para o jogo da volta, na Rússia, daqui há uma semana.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker