Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, outubro 09, 2010

Momento Panini - Roberto Baronio


Apontado como um dos mais promissores jogadores italianos em meados da década de 1990, Roberto Baronio, atualmente com 32 anos, parece já estar nos estertores de uma carreira bem aquém do que imaginado.
Nascido aos 11 de dezembro de 1977 em Verolanuova, uma pequena comuna na provincia de Brescia, Baronio surgiu exatamente nas sempre prolíficas categorias de base do time rondinelle, onde, juntamente com o hoje rossonero Pirlo, podia acompanhar as genialidades do romeno Hagi, que transcorreu 2 anos na Lombardia no interregno de suas passagens por Real Madrid e Barcelona.
Para o campeonato 1994/1995, com a saída do Maradona dos Cárpatos, o clube do presidente Corioni manteve a aposta em stranieri provenientes da Romênia (Lupu e Sabau) e tentou montar um elenco com alguns veteranos (como o lateral Francini e o atacante Borgonovo) mesclados com jogadores em busca di rilancio (como o meia Corini e o arqueiro Ballotta), agregando ainda alguns jovens provenientes da base.
Mas, não obstante as estréias de Pirlo e Baronio (a deste último no dia 23 de abril de 1995, na derrota por 3 x 0 para o Bari), o Brescia terminou a temporada na última colocação, com uma das piores campanhas de todos os tempos da Serie A - 2 vitórias, 6 empates e ... 26 derrotas!
Na Serie B seguinte, Baronio foi titular de um centrocampo que ainda tinha os gêmeos Fillipini e Volpi (todos crias do time biancoazzurro), mas que quase foi rebaixado à Serie C1!
Ainda assim, regista dotado de bom passe, Baronio, assíduo nas seleções de base italianas, foi chamado por Cesare Maldini para integrar a U 21 que, com Cannavaro, Nesta, Panucci, Inzaghi e Totti (tendo ainda Buffon no banco), conquistou o Campionato Europeo da categoria.
E mais! Por cerca de una decina di miliardi di lire, Baronio trocou o Brescia pela poderosa Lazio, então um timaço que terminara o campeonato atrás apenas de Milan e Juventus.
O mais giovane em um plantel recheado de astros, Baronio até que foi muito bem em sua primeira annata laziale (a figurinha acima é exatamente da temporada 1996/1997), somando 15 aparições na Serie A e mantendo seu espaço na renovada U 21.
Como usual, Er Capretta foi emprestado ao Vicenza na temporada seguinte para ganhar experiência, mas as idas e vindas acabaram se tornando uma constante na carreira desse aplicado playmaker.
Assim, depois de retornar à Lazio para o campeonato 1998/1999, ocasião em que colecionou apenas 7 presenças obstruído pela dupla formada por Almeyda e Stankovic, Baronio foi ceduto in comproprietà per 2,5 miliardi alla Reggina.
Com o time amaranto, formando uma coppia de todo respeito com seu antigo companheiro Pirlo (também emprestado, mas pela Inter), Baronio protagonizou uma de suas melhores temporadas (tendo sido escolhido pela A.I.C. como o miglior giovane), sendo peça importantíssima em uma salvezza pouco acreditada no início do campeonato, que viu a sua Lazio ser campeã!
Depois de outro campeonato sem muito espaço com os Aquilotti (apenas 12 presenças no torneio 2000/2001), Baronio seguiu para a Fiorentina que, com sérias dificuldades financeiras, acabou retrocessa e, sem seguida, declarada falida.
Baronio, em seguida, teve uma passagem discreta pelo Perugia e, enfim, voltou a ter destaque jogando em Verona com o Chievo.
Como recompensa pelo ótimo trabalho desenvolvido ao lado do atual romanista Brighi, Baronio participou da excursão que a Azzurra de Lippi fez aos Estados Unidos em junho de 2005, fazendo sua estréia na Nazionale A depois de 27 presenças na U 21 contra o Equador no Giants Stadium de Nova Iorque.
Mas, de volta à Lazio, foram apenas alguns meses até Baronio ser emprestado à Udinese, com a qual disputou o girone di ritorno della stagione 2005/2006.
No campeonato seguinte, Baronio até começou bem cotado para substituir Liverani como regista laziale, mas o argentino Ledesma acabou se mostrando mais válido para o treinador Delio Rossi, obrigando Er Capretta mais uma vez ao banco.
Em setembro de 2008, Baronio aceitou retornar ao clube que o lançou, tendo disputado uma ótima Serie B com o Brescia, que chegou mesmo ao play-off do campeonato cadetto, mas não obteve a promoção à Serie A devido a final perdida contra o Livorno.
Em seu último retorno à Lazio, Baronio foi lançado como titular pelo neo técnico Ballardini e transcorreu a maior parte do último campeonato (figurinha acima, à esquerda) como titular do centrocampo biancoceleste, recebendo mesmo a braçadeira de capitão.
Porém, curiosamente, quis o destino que, exatamente após a sua melhor temporada na capital italiana, ao final da mesma Baronio restasse svincolato, tendo encontrado guarida apenas em setembro último junto ao Atletico Roma, clube da Lega Pro!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quinta-feira, outubro 07, 2010

L'Enigma


Com o recesso da Serie A para a Azzurra entrar em campo pelas Eliminatórias para a Euro 2012, a 'L'Enigma' quer saber como vai terminar o confronto do próximo dia 12, quando a Itália recebe a Sérvia em Gênova?
Se será a primeira vez que os italianos enfrentarão o selecionado da Fudbalski savez Srbije, contra a extinta Iugoslávia a Itália possui largo histórico, tendo até disputado a final da Euro'68, quando a Azzurra se sagrou campeã vencendo a ripetizione por 2 x 0 (na foto acima - Getty Images -, a formação italiana que entrou em campo no Olimpico em 10 de junho de 1968.
Para participar e concorrer a uma flâmula oficial da Internazionale (igualzinha a da imagem acima, medindo 28 x 20 cm) e um exclusivo certificado do blog, basta arriscar o placar final do jogo!
Vamos participar!

Marcadores:

eXTReMe Tracker