Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, agosto 13, 2009

E Na Copa ...


Se a Serie A 2009/2010 só começa daqui há uma semana (vem aí o 'Guia Da Temporada 2009/2010'), já tem bola rolando na Tim Cup.
A competição, que reúne as 42 equipes da Lega Calcio (que engloba as Serie A e Serie B), 27 da Lega Pro e ainda 9 squadre di Serie D, começou no último dia 02, com os times da Lega Pro e da Serie D se enfrentando em jogo único eliminatório.
Com a participação de algumas nobili decadenti como Alessandria, Pro Patria e Verona e outras com passado recente na máxima divisão do Calcio, tais como Como, Cremonese, Foggia, Perugia e Reggiana, o primo turno já registrou algumas surpresas, em especial a eliminação do Rimini diante do pouco expressivo Vico Equense, agremiação que, no ano passado, pela primeira vez conseguiu uma promoção à ... Lega Pro Seconda Divisione!
Também não faltou gol brasileiro na primeira fase da Copa Itália, com o zagueiro Emerson, nascido em Joinville, anotando um na vitória do Lumezzane por 3 x 0 sobre o Fano.
Já o secondo turno, também disputado em jogo único eliminatório, foi realizado entre os dias 08 e 10, envolvendo os vencedores da fase anterior e também os times da Serie B.
Da mesma forma, aconteceram alguns resultados surpreendentes, tais como a eliminação do Vicenza frente a Cremonese e do Modena pelo Novara.
Já a maior goleada residiu na vitória do já citado Lumezzane por 6 x 0 sobre o Gallipoli, equipe da Serie B treinada pelo ex azzurro Giannini, mas que mandou a campo la squadra primavera.
De qualquer maneira, embora com resultados diferentes, as principais equipes do campionato cadetto superaram o desafio, com destaque para o Lecce, que fez 4 x 0 no Vico Equense, com direito a poker do atacante francês Baclet.
Reggina, que fez 3 x 0 no Arezzo (tentos de Volpi, Brienza e Missiroli), e Empoli (na foto do alto l'undici que entrou em campo - Empoli), que venceu a Reggiana por 2 x 0 (gols de Lodi e Angella) também apresentaram um futebol convincente, ao contrário de Brescia e Torino, que venceram por apenas 1 x 0, respectivamente, Figline e Ravenna.
Agora, o terzo turno, que já contará com a participação de 12 times da Serie A, terá a maioria dos desafios concentrados entre os próximos dias 16 e 18.

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, agosto 12, 2009

Gli Azzurri


Depois da pífia participação na Confederations Cup, a Azzurra voltou a campo nesta quarta-feira, em amistoso com vista aos próximos compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
O teste foi contra a Suíça na Basileia e marcou a 127ª presença do capitano Cannavaro (na foto mais abaixo contra Streller - Getty Images) que, assim, superou o mítico Paolo Maldini como o jogador que mais atuou com a maglia azzurra na história.
Aliás, a partida também marcou o esordio do lateral Criscito e do meia Marchisio (acima, l'undici que começou jogando - As), chegando ao número de 38 gli esordiente da era Lippi.
E a Itália, abandonando o 4-3-3 utilizado na África do Sul, começou disposta no 4-4-2 e jogando bem, com Zambrotta muito propositivo e Rossi buscando criar jogadas ofensivas com Gilardino.
E os próprios estreantes do dia (mais abaixo, Marchisio combate Degen - Getty Images) estiveram bem próximos de marcar, assim como Gilardino e Chiellini, que chegou mesmo a estufar as redes, mas teve o gol anulado pelo árbitro alemão Kircher em razão de um impedimento passivo de Gila.
Depois, até por ser calcio d'agosto, o ritmo da partida caiu, mas ainda teve tempo para conferir um bom D'Agostino como vice Pirlo.
No final, foi a vez de Buffon protagonizar uma ótima intervenção em descida de Derdiok para assegurar o pareggio em 0 x 0 que, tudo somado, acabou sendo positivo.
Ainda nesta quarta, começou o novo biênio da U 21 de Casiraghi, de olho na fase final do Europeu da categoria, que será disputada em 2011.
Assim, aos veteranos Fiorillo, Ariaudo, De Silvestri, Bolzoni, Balotelli e Paloschi, se uniram outros jovens, com destaque para o diciassettenne Macheda, atacante que defende o inglês Manchester United.
Contra uma Rússia bem mais avançada na preparação, jogando em São Petersburgo, os Azzurrini acabaram derrotados em seu teste inicial por 3 x 2, apesar de terem jogado com um homem a mais durante 28' e terem saído na frente, com Paloschi marcando o único gol da 1ª etapa.
Mas, no 2º tempo, com muitas substituições levadas a cabo, a velocidade russa foi imperiosa e Smolov, Mamaev e Salugin marcaram antes que Rispoli desse números finais à partida.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Berlusconi disse que queria um Milan U23? Pois bem, a mais nova contratação rossonera é o goleiro Flavio Roma ... de 35 anos!
Há 8 temporadas defendendo o Monaco na Ligue 1, Roma chega para substituir o australiano Kalac, de 36 anos, que teve o seu contrato com o Milan rescindido também nesta quarta-feira.
Mas o gigante australiano pode continuar na Itália, vez que Parma e Roma parecem interessados em seu futebol.
E no rebus que é o Milan atual, deu até para o limitado Storari exclamar: "Finalmente titolare al Milan"!
Bem, enquanto em Via Turati as coisas estão meio nebulosas, em Via Durini o objetivo está bem definido: contratar um trequartista para completar a rosa a disposição de Mourinho.
Para a posição, os cotados da semana são os holandeses Sneidjer e Van der Vaart do Real Madrid e a surpresa Gourcuff (à direita - Forster), o francesino que não convenceu no Milan, mas que realizou uma temporada extraordinária com o Bordeaux.
Mas não foram só de especulações que viveram os centrocampisti na última semana, marcada pela confirmação da saída de Aquilani para o Liverpool e pela troca da Juventus pela Fiorentina por Cristiano Zanetti.
Quem também investiu em meias foi o Cagliari, que apresentou o tetracampeão mundial Barone do Torino (abaixo - Imago) e o croata Brkljaca, que veio do Hajduk Split.
Além do uruguaio Cáceres e do holandês Huntelaar (vide as colunas 'Quem Vem Lá' do último domingo), outros estrangeiros que aportaram na Itália nos últimos dias foram o austríaco Arnautovic (Inter) e o romeno Goian (Palermo).
Outro gringo que vai estrear na Serie A na próxima temporada é o argentino Ricchiuti, de 31 anos, mas que está desde 1994 na Itália - já tendo passado por Ternana, Genoa, Carpi, Pistoiese, Livorno, Arezzo e Rimini, sempre nas divisões inferiores do Calcio - e que agora irá defender o Catania.
Ainda sobre argentinos, o zagueiro Burdisso pode se transferir a Roma, enquanto sua rival Lazio pretende se reforçar com o uruguaio Lugano, ex São Paulo e atualmente no Fenerbahce.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

segunda-feira, agosto 10, 2009

Supercoppa 2009


Contra a maioria dos prognósticos, foi a Lazio targata Ballardini que levantou o troféu da Supercoppa TIM 2009 batendo a Inter do Special One Mourinho por 2 x 1 no último sábado no Estádio Nacional de Pequim, o já famoso Ninho de Pássaro.
Com o resultado, os Aquilotti conquistaram pela 3ª vez o troféu que abre a temporada do Calcio, bisando a conquista de 2000, quando a equipe então treinada por Eriksson (mas que havia vencido tanto a Serie A quanto a Copa Itália da temporada antecedente) superou a Inter de Lippi por 4 x 3.
Mas a torcida nerazzurra não precisa ficar alarmada, pois, apesar da derrota, o time jogou bem e até dominou amplamente o adversário, a ponto de terminar a partida com 64% da posse de bola e ter concluído 26 vezes contra a meta laziale, contra apenas 12 tiri da equipe biancoceleste.
Efetivamente, o clima de antes do match era mesmo todo favorável a Inter, que promovia a estréia de seus reforços Lúcio, Thiago Motta, Milito e, principalmente, Eto'o, enquanto a Lazio não contaria com seus dissidentes De Silvestri, Ledesma e Pandev e seu principal reforço até aqui, o argentino Cruz - um refugo da própria Inter, partiria do banco.
E, assim, depois de um tiro a distância de Zárate, a Lazio, com Baronio (acima contra o esordiente Eto'o - Getty Images) e Mauri no centrocampo, passou a sofrer um forte pressing nerazzurro, que teve as grandes chances da 1ª etapa nos pés de Muntari e em cabeçada do brasileiro Lúcio (abaixo contra Zárate - Reuters), que foi muito aplaudido em sua estréia.
Aliás, o capitão da seleção brasileira esteve tão bem que alguns números não podem ser ignorados: foi o 4º em número de bolas recuperadas e o 2º em ... conclusões, ficando apenas atrás do seu companheiro Eto'o, que concluiu 7 vezes a gol contra 6 do novo zagueiro interista.
No 2º tempo, a Inter voltou ainda mais avassaladora, com Stankovic, Eto'o (aproveitando uma falha de Diakite) e Milito levando grande perigo à meta laziale, com Ballardini correndo aos reparos já aos 8', trocando Baronio por Dabo.
Aí, quando tudo indicava que a vantagem nerazzurra era apenas uma questão de tempo, Kolarov cobrou uma falta sem grande precisão, a bola desviu no pé de Lúcio que estava postado na barreira e sobrou para Matuzalem, que concluiu cara-a-cara com Júlio César para a defesa de seu connazionale, mas a bola voltou e bateu no rosto do trequartista antes de ir para o fundo das redes.
Não satisfeita, a Lazio resolveu aproveitar o momento de desconcentração da Inter e, 3' depois, Mauri lançou Rocchi sul filo del fuorigioco e o atacante, com um belíssimo pallonetto (ao lado - Getty Images), encobriu Júlio César para fazer 2 x 0 para os vencedores da Coppa Italia.
Dentro Vieira e Balotelli nos postos de Stankovic e Thiago Motta, mas foi o laziale Dabo que, com uma incerteza na intermediária, acabou propiciando o gol de Eto'o, que reabriu a partida aos 33' e premiou a bela partida do camaronês.
Mourinho, então, colocou a Inter toda avante com 4 atacantes (Muntari ainda deu lugar a Suazo) em busca do empate, que chegou a ser comemorado por alguns instantes antes que o árbitro Morganti anulasse, corretamente, um gol de Milito por impedimento de Eto'o.
No final, Eto'o ainda cobrou uma falta com perigo, mas il primo trofeo stagionale foi mesmo levantado pela Lazio (à direita a comemoração - Ap), em uma daquelas claras demonstrações de que o futebol tem leis próprias.
Abaixo, os melhores momentos da partida em síntese da RAI:

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, agosto 09, 2009

Quem Vem Lá (Parte II) - Klaas-Jan Huntelaar


Dzeko? Luís Fabiano? Que nada, o novo atacante rossonero atende pelo nome de Klaas-Jan Huntelaar e custou cerca de € 15 milhões aos cofres do clube de Via Turati.
Nascido aos 12 de agosto de 1983 em Drempt, na Holanda, Huntelaar, depois de começar nas categorias de base do De Graafschap, se profissionalizou no PSV Eindhoven, onde, porém, não teve maiores oportunidades.
De volta ao De Graafschap por empréstimo, Huntelaar, conhecido como The Hunter, acabou se transferindo ao AGOVV Apeldoorn, na Eerstie Divisie, onde anotou seus primeiros gols como profissional na temporada 2003/2004.
Daí, Huntelaar foi atuar no Heerenveen, com o qual marcou 17 gols no campeonato 2004/2005 e o mesmo número apenas na primeira parte da temporada seguinte, após a qual foi contratado pelo Ajax, que pagou aproximados € 9 milhões por este atacante ambidestro.
Com outros 16 gols marcados com os Lancieri, Hunletal se sagrou artilheiro da Eredivisie com 33 tentos em 31 partidas, feito que repetiu na temporada 2007/2008 com 33 reti in 34 incontri disputati.
Integrante da seleção principal holandesa desde 2006 (acima em ação com a Orange - Guerin Sportivo), Huntelaar se transferiu ao Real Madrid na janela do meio da última temporada, mas, apesar de ter realizado consideráveis 8 gols no restante da Liga, se viu excluído pelos planos galacticos do presidente madrilista Florentino Pérez.
Em sua apresentação em seu novo clube, Huntelaar reiterou que o Milan é um lugar especial para os holandeses, resta saber se a torcida rossonera, daqui há alguns anos, vai colocá-lo ao lado de Van Basten ou de ... Kluivert!

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Martín Cáceres


Considerados um dos jovens mais promissores em circulação e capaz de atuar em todas as posições do setor defensivo, Martín Cáceres chega à Juventus para, em princípio, compor o elenco, mas, se Molinaro e De Ceglie não tomarem cuidado, pode terminar como titular, vez que a ala sinistra é, possivelmente, a posição mais carente da Vecchia Signora.
Uruguaio de Montevideo, Cáceres nasceu aos 7 de abril de 1987 e surgiu no Defensor, clube do qual virou capitão a soli 19 anos.
Contratado pelo Villarreal em fevereiro de 2007, não chegou a estrear oficialmente no Submarino Amarillo, que o emprestou imediatamente ao Recreativo Huelva.
Jogador fisicamente forte (tem 1,82 m por 77 kg) e muito grintoso, El Pelado foi tão bem no time da Andaluzia que a U.E.F.A. o escolheu para integrar o Once Revelación da Liga e acabou contratado pelo poderoso Barcelona, que pagou cerca de € 16,5 milhões pelo seu passe.
No clube blaugrana, preterido pelos mais experientes Abidal e Sylvinho, Cáceres (acima com a camisa do Barça - Press Association) teve pouco espaço, razão pela qual a passagem à Juve pode dar novo impulso a carreira desse jovem calciatore, titular da seleção uruguaia.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker