Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 14, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Cagliari x Empoli



Bom? Só se for para o Milan e para os demais aspirantes a uma vaga nas competições européias...
Cagliari e Empoli fizeram, na abertura da 32ª rodada da Serie A neste sábado, um jogo abaixo da crítica e que, por óbvio, terminou 0 x 0.
Decepção não pelo futebol apresentado pelo time da Sardenha, que vem fazendo um campeonato apenas suficiente para assegurar sua permanência na Serie A, principalmente após a lesão sofrida pelo ala Esposito que, junto com o hondurenho Suazo, é um dos poucos destaques individuais da equipe, mas pela fraquíssima atuação do Empoli, a principal revelação da temporada.
Assim, se o Empoli já não deveria fazer frente ao Milan na luta por uma das vagas italianas na próxima Champions League (o duelo rossonero deve ser efetivamente com o Palermo), o jogo de hoje deve ter deixado o técnico Cesare Prandelli, da Fiorentina, muito feliz, vez que evidenciou que a equipe viola tem tudo para superar o Empoli na reta final do campeonato e se tornar a representante da Toscana na Copa U.E.F.A. vindoura.
Com um Suazo pouco inspirado e o Empoli postado com 5 defensores e com Vannucchi no banco, além da ausência do bom atacante Pozzi (suspenso), os goleiros foram verdadeiros coadjuvantes do certame.
Tanto que a única oportunidade, efetiva, de gol durante todo o 1º tempo foi bem anulada pelo árbitro Gervasoni, já que o atacante Saudati estava em posição de offside (foto da direita - Ansa).
No 2º tempo, o técnico do Cagliari Giampaolo inseriu os laterais Ferri e Agostini e o time mandante melhorou bastante, passando a dominar o centrocampo e até a criar algumas possibilidades de gol, que não foram convertidas.
Pelo seu lado, Luigi Cagni finalmente mandou o fantasista Vannucchi a campo aos 13', mas logo depois sacou o ala ofensivo Matteini para dar lugar ao difensore Ascoli e o time continou muito abaixo do visto no restante do torneio.
Portanto, só podia terminar como começou...
Tabellino:
Cagliari: Chimenti; Pisano (46' Ferri), Lopez, Bianco, Del Grosso; Biondini, Conti, Budel (46' Agostini), D'Agostino (84' Marchini); Suazo, Pepe (na foto da esquerda contra Marzoratti - Ansa). All. Giampaolo.
Empoli: Bassi; Raggi, Adani (58' Vannucchi), Vanigli, Marzoratti (88' Ficini), Tosto; Buscè, Moro, Almiron, Matteini (74' Ascoli); Saudati. All. Cagni.
Árbitro: Gervasoni.
Cartões amarelos: Ferri, Marzoratti e Almiron.

Na Última Vez ...

Match Clou - 32ª Rodada 2006/2007



Neste domingo, às 20h30 (hora italiana, 15h30 de Brasília), a Internazionale recebe o Palermo no Giuseppe Meazza pelo 'Match Clou' da 32ª rodada da Serie A.
A líder do campeonato, com 18 pontos de vantagem sobre a 2ª colocada (a Roma), dona de uma campanha impecável (25 vitórias e 5 empates, em 30 jogos), do melhor ataque (63 gols) e da melhor defesa (sofreu apenas 23 tentos, assim como a Roma) da competição, é a favorita do embate e deverá atuar no 4-3-1-2, com um Figo (foto à direita - Inter) em excelente forma funcionando como o 1, com o dever de municiar a dupla Adriano-Crespo.
A defesa, protegendo o goleiro brasileiro Júlio César, deverá ser composta pelo também brasiliano Maicon, Materazzi, Burdisso e Grosso, de volta à lateral esquerda.
Completando o 11 inicial, deverão formar o meio, da direita para à esquerda, Stankovic, Cambiasso e Zanetti.
Ibrahimovic, ainda sentindo um problema muscular, deve ficar no banco, em companhia dos também atacantes Cruz e Recoba!
Portanto, problemas à vista para o portiere Fontana (foto à esquerda - Palermo), ex-Inter.
Para tentar ajudá-lo na difícil missão de conter o ataque interista, o prestigiado allenatore Guidolin (Zamparini não é mais o mesmo?) deverá postar o trio Zaccardo, Barzagli e Dellafiore na defesa, com Guana e o capitano Corini (de volta à equipe, recuperado da contusão que o afastou nas últimas rodadas) na cancha, enquanto Bresciano e Diana funcionarão como alas.
Por fim, no ataque, deverá ser testada a dupla Caracciolo-Cavani, deixando Brienza e, especialmente, Di Michele como opções para o decorrer da partida.
Se a união do habilidoso, mas inexperiente Cavani, com o aríete, mas pesadão Caracciolo, irá funcionar, só a partida poderá elucidar, mas é certo que a ausência de Di Michele poderá ser sentida em um ataque que só marcou 7 gols neste 2º turno (12 partidas).
O retrospecto apenas confirma o amplo favoritismo do time de Adriano (foto à direita - Inter), que venceu 14 dos 19 confrontos já disputados em Milão entre as equipes, tendo os demais 5 terminados empatados - foram 49 gols marcados pelos nerazzurri e apenas 9 pelos rosaneri.
No ano passado, 3 x 0 para a Inter, tentos de Cambiasso, Cordoba e Figo, com o hoje interista Grosso do outro lado.
Quem mais jogou no embate foi o saudoso Benito Lorenzi, campione dell'Inter e della Nazionale degli anni '50, com 7 presenças entre 1948/1949 e 1956/1957, enquanto o maior artilheiro é o lendário Giuseppe Meazza, que fez 5 gols no confronto.
Curiosidade: Hector Pedro Scarone, campeão mundial com o Uruguai em 1930 e 8 vezes campeão uruguaio, na Itália vestiu as camisas da Inter e do Palermo e é o maior cannoniere da equipe da Sicília no confronto, tendo anotado 2 tentos, 1 na temporada 1932/1933 e outro na seguinte.
Sorte de quem vai poder assistir a partida na RAI ou na TV Esporte Interativo!

L'Enigma



O enigma proposto nesta semana (foto à esquerda - Calcio 2000), certamente irá requerer um pouco mais de atenção que o anterior, facilmente elucidado por Lady Veronese & Cia. em poucos segundos.
Como dica, atenção ao número estampado no calção!
Até quarta com os Sherlocks.

Na Última Vez ...

sexta-feira, abril 13, 2007

Trigésima segunda rodada da Serie A está chegando


A 32ª rodada da Serie A, stagione 2006/2007, irá começar neste sábado, com os confrontos Cagliari x Empoli (ESPN a partir das 12h55) e Udinese x Chievo (RAI e TV Esporte Interativo às 15h30).
No domingo, as emoções continuam com Ascoli x Lazio; Livorno x Reggina; Parma x Catania (no Ennio Tardini, com o difensore Contini - foto ao lado - Grazia Neri) e Torino x Atalanta (ESPN às 9h55).
Destaque especial, porém, para o derby toscano Fiorentina x Siena (com a volta do capitão viola Dainelli - foto à esquerda - As), para os embates Sicília x Milão - Messina x Milan (Bandeirantes às 12h00) e Inter x Palermo (RAI e TV Esporte Interativo a partir das 15h30) e para o jogo Roma x Sampdoria, onde a trupe de Spalletti tentará minimizar a humilhante derrota sofrida no meio de semana.

quinta-feira, abril 12, 2007

A Itália Na Europa


O futebol é realmente incrível! Milan e Roma, as duas equipes italianas que disputaram as 4ªs de final da Uefa Champions League, saíram das suas partidas de ida (vide link no final da postagem) com sentimentos opostos: enquanto a Roma havia vencido com autoridade os ingleses do Manchester United por 2 x 1 e tinha sua classificação às semi-finais como bem possível, o Milan havia conquistado apenas um empate em 2 x 2 com o Bayern München em Milão e sabia da necessidade de uma impresa a Monaco para alcançar a próxima fase.
Porém, os jogos disputados nesta semana mostraram o quão bonito é o esporte bretão, exatamente pela sua imprevisibilidade, determinando a classificação do Milan e a eliminação, no pior modo possível, da Roma!
Assim, na terça, a equipe da capital italiana entrou no Old Trafford certa de que poderia obter sua classificação para às semi-finais da UCL e acabou amargando un tonfo da record, humilhada por 7 (isto mesmo, 7!!!) x 1 (na foto à direita - Ap - a decepção de De Rossi e, ao fundo, Doni).
Foi um jogo de uma equipe só, com o Manchester, em atuação perfeita (até o substituto de Scholes, Carrick, jogou maravilhosamente bem e anotou 2 gols!), feito 3 x 0 antes dos primeiros 20' e trocado de lado no campo já com acachapantes 4 x 0.
Na etapa complementar, Cristiano Ronaldo & Cia. continuaram avassaladores e não deram a mínima chance de reação para a equipe treinada por Spalletti, que levou um banho tático de Sir Ferguson.
Apesar do último ato ter sido imperdoável, como consolo serve o fato de que a campanha da Roma na Champions League foi mais do que digna (sensacional a eliminação do Lyon), além de que deve servir de lição para as próximas temporadas (por exemplo, para enfrentar a Serie A e a UCL ao mesmo tempo é necessário um plantel com mais consistência e amplitude).
No dia seguinte, o Milan lavou a alma dos italianos (e do futebol latino) e assegurou sua vaga às semi-finais da Champions League (pelo 3º ano consecutivo) ao derrotar o Bayern München em pleno Allianz-Arena por 2 x 0 (na foto à esquerda, Pirlo contende a bola com o holandês Van Bommel - Ap), sem dar chance aos alemães.
E olha que foi um Milan ao melhor estilo Ancelotti, com apenas Inzaghi na frente e um meio de campo composto por Gattuso, Pirlo, Ambrosini, Kaká e Seedorf.
Mas foi com base na individualidade e no talento de Clarence Seedorf (na foto abaixo com o inglês Hargreaves - Ap) que a equipe rossonera construiu seu sucesso, já que aos 27' o holandês acertou um belo chute em diagonal fora do alcance do goleiro alemão Kahn para abrir o marcador.
E, aos 31', o meia de Paramaribo (Suriname) achou Inzaghi (em suposta posição de impedimento) com um genial toque de calcanhar, que só teve trabalho de, ao seu melhor estilo, superar o goleiro germânico e praticamente sacramentar a classificação do Milan.
No 2º tempo, com a boa vantagem alcançada, o Milan soube levar a partida no seu ritmo, dominando il centrocampo con l'autorità disarmante di Gattuso, Ambrosini e Pirlo e ainda perdeu a oportunidade de fazer 3 x 0 com Kaká, autor de uma belíssima jogada individual, mas cujo sucesso foi negado por Kahn.
No fim, como sintetizado pela Gazzetta dello Sport: "Il Milan vince e passa con merito. E adesso Manchester".

Na Última Vez ...

Memorabilia - Krol

A fabulosa Holanda da década de 70, que revolucionou o futebol mundial com um esquema tático no qual os jogadores não tinham posição fixa e que ficou conhecida como 'Carrossel Holandês' ou 'Laranja Mecânica' - em razão da cor de seu uniforme, tinha 3 pilares principais: o genial Johan Cruijff na frente, o maestro Johan Neeskens no meio e o lateral Ruud Krol (foto abaixo - Terra) atrás.
Krol, nascido Rudolf Jozef Krol em Amsterdam no dia 24 de março de 1949, transcorreu quase toda sua carreira de jogador no fabuloso Ajax, onde permaneceu de 1964 a 1980, participando da época mais áurea do clube, quando os lancieri conquistaram 7 vezes o campeonato holandês e o tricampeonato da Copa dos Campeões da Europa (de 1971 a 1973).
Depois de uma breve experiência no Vancouver Whitecaps, com a abertura do futebol italiano para jogadores estrangeiros, firmou com o Napoli para a temporada 1980/1981.
Apesar de ter chegado ao Napoli já com 31 anos e atuando como zagueiro, Krol logo conquistou a exigente torcida napoletana, tanto que foi eleito o melhor jogador do campeonato italiano na sua temporada de estréia pela importante revista Guerin Sportivo, quando levou o tradicional clube de Nápoles a um importante 3º posto.
Jogador muito habilidoso, Krol permaneceu mais 3 temporadas no Napoli (foto à esquerda - Guerin Sportivo), onde chegou a atuar até no meio de campo, posição que privilegiava seus dotes de exímio lançador.
Atormentado por constantes problemas físicos, deixou o Napoli em 1984 para encerrar a carreira no Cannes, da França.
Na seleção holandesa, Ruud Krol jogou de 1969 a 1983 e foi vice-campeão nas Copas de 1974 e 1978, colecionando, ao todo, 83 participações, sendo durante muito tempo o jogador com maior número de presenças com a nazionale orange.
Até hoje admirado em Nápoles, é muito lembrado o fato de que, em ocasião de um referendo realizado em 1981 versando sobre a legalização do aborto, circulou na cidade um manifesto que asseverava: "Tifoso que voti per l'aborto, pensaci... e se la madre di Krol avesse abortito?"

Na Última Vez ...

quarta-feira, abril 11, 2007

L'Enigma - La Soluzione


A intenção era colocar uma foto de Vialli com a camisa da Juventus, seu último clube na Itália. Mas, como a primeira leitora a acertar o enigma da semana (foto à esquerda - Guerin Sportivo) foi a expert Lady Cyntia, não seria justo retratá-lo com outra maglia que não a da Samp (foto à direita abaixo - Guerin Sportivo).
Pois é, parabéns também ao Daniel Schneider e ao Tiago Fontana, que da mesma forma cravaram com exatidão a solução.
Por fim, de consignar que a camisa que Vialli está usando na foto enigmática é a da Cremonese, seu 1º clube, pelo qual jogou nas Series C1 e B.

Na Última Vez ...

terça-feira, abril 10, 2007

Momento Panini - Ronaldo


A 'Momento Panini' desta semana tem uma enorme responsabilidade, vez que, se já não é fácil contar a história de um dos maiores atacantes de todo o tempo, mais difícil ainda é resumi-la em umas poucas linhas.
Pois bem, Ronaldo Luis Nazário de Lima ou, simplesmente, Ronaldo, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1976 e teve uma rapídissima (e merecida) ascensão ao olímpio do futebol, saindo do modesto São Cristóvão em 1993 para chegar ao poderoso Barcelona em 1996, depois de passagens marcantes por Cruzeiro e PSV Eindhoven.
Capaz de aliar uma incrível força física com uma habilidade incomum, além de ser dono de uma explosão incomparável, Ronaldo chegou à Itália na temporada 1997/1998 (figurinha à direita) depois de uma complicada e longa transação que envolveu a Internazionale e o Barcelona, na qual o clube milanês pagou ao clube catalão uma pesante penale de 48 miliardi di lire.
Recebido com grande entusiasmo dai tifosi nerazzurri, que não comemoravam um título italiano desde 1989, Ronaldo fez uma primeira temporada soberba com a camisa da Inter, alcançando a marca de 25 gols na Serie A, o que o tornou (até hoje) o estreante recordista de gols na máxima divisão do Calcio.
Porém, tantos gols não foram suficientes nem para conquistar a artilharia da Serie A (o alemão Bierhoff, da Udinese, fez 27), nem o tão sonhado título da Serie A.
Em Milão, recebeu o apelido de Fenomeno e ficou mais 4 temporadas, nas quais conviveu com graves problemas físicos e chegou a ser considerado acabado para a prática de futebol.
Assim, na temporada 1998/1999, Ronaldo só participou de 19 jogos da Inter na Serie A e realizou 14 gols, enquanto na seguinte foram apenas 7 partidas e 3 tentos, vez que no confronto contra o Lecce, em 21 de novembro de 1999, rompeu il tendine rotuleo.
Após uma intervenção cirúrgica delicada e quase 6 meses de recuperação, Ronie voltou contra a Lazio durante la finale d'andata della Coppa Italia, mas o joelho do craque cedeu novamente apenas 6' após seu ingresso em campo.
Seu novo (e definitivo) retorno aos campos ocorreu apenas no final de 2001, após mais de uma stagione inativo, em tempo de fazer 7 gols em 10 partidas. Porém, apesar do retorno do Fenomeno em grande estilo, a Inter acabou perdendo o título italiano ao ser batida pela Lazio por 4 x 2 no fatídico Estádio Olimpico, em jogo válido pela última rodada da Serie A 2001/2002.
Desgostoso com o técnico argentino da Inter, Hector Cuper, Ronaldo deixou aquela partida em lágrimas para não mais voltar a atuar com a equipe nerazzurra de Milão.
Dessa forma, após a Copa do Mundo de 2002, quando se sagrou campeão e artilheiro, Ronaldo passou ao Real Madrid, em mais uma transação tumultuada, por cerca de 41 milhões de euros.
Quatro temporadas e meia e 100 gols em 163 partidas oficiais pelo time merengue foram suficientes para Ronaldo desejar voltar a Milão, desta vez para o arqui-rival do seu ex-clube.
Com o Milan (última figurinha), Ronie está apenas começando sua história, mas já conquistou a exigente torcida, principalmente por ter feito um gol no último Derby!

Na Última Vez ...

segunda-feira, abril 09, 2007

'B' Em Pílulas


* O destaque da 33ª giornata da Serie B, disputada na última sexta-feira, foi a vitória do Napoli em Bologna por 3 x 2;
* Após virar o 1º tempo ganhando por 3 x 0, a equipe do sul da Itália quase permitiu uma espetacular reação do Bologna, que fez 2 gols com o atacante Marazzina (na foto acima no jogo contra a Juventus em 19 de dezembro último - Guerin Sportivo);
* Com o resultado, o Napoli chegou ao 3º lugar da tabela, aguardando o confronto contra a líder Juventus, no próximo dia 10, em que será recuperado jogo adiado da 31ª rodada;
* Juve que não passou, na sexta-feira, de um empate com o Albinoleffe em 1 x 1, tentos de Ruopolo e Balzaretti;
* Entre Juve e Napoli está o Genoa, que derrotou o Spezia, fora de casa, por 2 x 1, gols de Di Vaio e da revelação Criscito, enquanto o brasileiro Do Prado descontou para os mandantes.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 31ª giornata da Serie A 2006/2007, disputada integralmente no sábado, dia 7, teve apenas um 0 x 0 - exatamente o embate envolvendo a líder Internazionale no Oreste Granillo contra a boa Reggina.
O resultado interrompeu uma série de 4 vitórias consecutivas da Internazionale, mas a vantagem da virtual campeã italiana da temporada ainda é de 18 pontos sobre a 2ª colocada, margem mais do que confortável.
Mas se foi um passo a mais rumo ao scudetto, certamente foi uno in meno na busca da marca histórica de 100 pontos em um único torneio, enquanto para a Reggina o empate resultou na conquista de 1 ponto importante rumo à salvezza.
Porém, o jogo foi bastante movimentado e os gols só não saíram em razão das boas atuações dos goleiros, inclusive do brasileiro Júlio César.
Sem poder contar com Stankovic e Ibrahimovic, o grande destaque da equipe comandada por Roberto Mancini foi o português Figo (na foto acima contra Mesto - Inter), autor de uma partida excepcional.
Além do jogo da Inter, de Lazio 1 x 0 Messina e de Milan 3 x 1 Empoli, partidas já abordadas pelo Calcio Serie A, a rodada teve outros 7 confrontos, sendo que no Atleti Azzurri D'Italia de Bergamo a Atalanta superou o Chievo por 1 x 0, tento do sempre eficaz Doni, aos 55', cobrando pênalti (na foto acima - Ap).
De consignar que o arqueiro Calderoni, da Atalanta, defendeu um pênalti cobrado pelo nigeriano Obinna quase no final da partida, bem como a expulsão dos atletas Loria (Atalanta), D'Anna e Luciano (Chievo).
A vice-líder Roma foi a Lecce pegar o pobre Catania mais preocupada com o jogo da próxima terça-feira contra o Manchester United válido pela Uefa Champions League do que com seu compromisso pela Serie A, mas, apesar de ter poupado vários titulares (Doni, Chivu, Taddei e Totti, enquanto Panucci, Mancini e De Rossi só entraram no decorrer da partida), a Lupa derrotou o adversário por 2 x 0, tentos de Tavano e Vucinic.
Outra equipe que fez bonito foi a Fiorentina, que goleou o lanterninha Ascoli por 4 x 0 no Artemio Franchi di Firenze. Os gols foram anotados pelo brasileiro Reginaldo (à direita contra Lombardi e Paolo Zanetti - Insidefoto), Montolivo, Toni (que chegou a 16 na temporada) e Koldrup, sendo que o romeno Mutu ainda desperdiçou um pênalti.
A surpresa da rodada ficou por conta da vitória do Cagliari sobre o Palermo em pleno Renzo Barbera, por 3 x 1, tento de Bresciano para os donos da casa, enquanto Suazo (duas vezes) e Pepe confeccionaram a virada dos visitantes.
Merecedor de registro o fato de que o Palermo começou o jogo muito bem, impondo um ritmo forte à partida e logo conseguiu seu gol (aos 3'), mas aos 36' o zagueiro Biava cometeu pênalti em Suazo e foi severamente punido com o cartellino rosso. Da cobrança deste pênalti, ademais, começou a reação da equipe sarda.
De qualquer maneira, é um momento nerissimo per il rosanero, que começa a ver sua classificação para a próxima Champions League seriamente ameaçada, ao tempo que o técnico Guidolin corre sério risco de ser mandado embora (até que Zamparini, pelo seu temperamento de mangia allenatori, está demorando...).
No Ennio Tardini, o Parma deu um importante passo na briga para permanecer na Serie A na próxima temporada ao vencer o Livorno por 1 x 0, tento in extremis do baby attaccante Giuseppe Rossi, apesar da equipe toscana ter sido superior durante quase todo o jogo e ter sofrido um pressing (que deu resultado) apenas nos momentos finais, depois que o brasileiro César (ex-Corinthians) foi expulso por entrada no portugues Fernando Couto (!!!).
Já em Gênova, a Sampdoria também bateu o Torino por 1 x 0 (na foto no alto à esquerda duelam Falcone, Barone, Volpi e Stellone - Grazia Neri), gol do atacante Bonazzoli. Destaque, em uma partida noiosa, para a estréia do meia ucraniano Vladimir Koman na Serie A. O jogador, 18 anos recém completados, é a estrela della Primavera blucerchiata e inventou a assistência que resultou no gol que definiu o placar.
Por fim, na belíssima Siena, o time da casa e a Udinese empataram em 2 x 2 (na foto à direita o atacante Frick protege a bola do colombiano Zapata - LaPresse), gols de Di Natale e Iaquinta para a equipe de Udine e de Maccarone e Negro (sendo que os 2 entraram no 2º tempo) para os comandados de Mario Berretta.
Eis a classificação atualizada: 1º Internazionale (80 pts); 2º Roma (62); 3º Lazio (55); 4º Palermo (48); 5º Milan (47); 6º Empoli (45); 7º Fiorentina (41); 8º Sampdoria (39); 9º Atalanta (36); 10º Udinese (36); 11º Cagliari (33); 12º Livorno (32); 13º Torino (32); 14º Catania (32); 15º Siena (31); 16º Chievo (28); 17º Reggina (26); 18º Parma (25); 19º Messina (24) e 20º Ascoli (19).

Na Última Vez ...

domingo, abril 08, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Milan x Empoli



Em um final de semana marcado por VTs (acho que a NET Brasília deveria rever os canais que está carregando em seu line-up), Milan x Empoli foi o mais interessante, ainda que eu só o tenha assistido no domingo pela Band.
Surpreendente foi logo o time titular lançado por Ancelotti, com Gourcuff, Kaká, Ronaldo e Gilardino, todos concomitantemente em campo. E, se não só pela ofensividade, o certo é que o Milan fez uma atuação como há muito não se via.
Pena que Ronaldo (na foto à direita contra Tosto - Ap) não poderá jogar na quarta-feira contra o Bayern München pela Champions League, vez que o Fenômeno, jogando com muita determinação, foi o melhor em campo.
Ronie, aliás, semeou pânico na defesa do Empoli durante todo o jogo e logo aos 2' teve sua 1ª boa oportunidade para abrir o marcador, mas perdeu contato com il pallone no momento de concluir.
Porém, aos 12', Kaká lançou Ronaldo que, após duas pedaladas, acertou um petardo indefensável da altura da marca do pênalti e colocou o time rossonero em vantagem.
Apesar do tento, Ronaldo continuou insaciável, servindo os companheiros (como aos 16', quando lançou Gilardino, que não conseguiu realizar o tento) e até fazendo outro gol, que foi anulado (corretamente) pelo árbitro Trefoloni.
Não obstante o domínio milanista, o Empoli chegou ao empate no finalzinho da 1ª etapa, em cobrança de escanteio ensaiada, na qual o meia Vannucchi achou o atacante Saudati na entrada da área e este, com uma conclusão sensacional, encontrou spazio tra Dida e il palo per l'1-1 (foto da esquerda - Ansa).
Mas, Ronaldo, em dia inspiradíssimo, scodella in area per Gilardino que, desta vez, conseguiu fazer o seu tento (chorado, chorado) e permitiu ao Milan ir em vantagem para o intervalo.
No início do 2º tempo, sempre com Ronaldo protagonista, o Milan continuou dominando a partida e perdendo gols, seja com o francesino Gourcuff (na foto à direita com Raggi e Buscè - Ap), com o atacante Gilardino (que não atravessa uma fase esplendorosa) ou com o próprio goleador brasileiro.
Porém, na metade da etapa complementar o Empoli começou a ameaçar a meta defendida por Dida, tendo Cafu evitado uma conclusão que seria perigossíma de Almiron.
Aí, Ancelotti lembrou-se do compromisso pela Champions e sacou Kaká, colocando em seu lugar o tcheco Jankulovski, com o objetivo de melhorar a pegada no meio de campo.
Para felicidade do treinador de Reggiolo, logo em seguida o meia Pirlo serviu o lateral Favalli (na foto abaixo contra Buscè - Ansa) - autor de uma ótima prestação -, que fez o 3º gol rossonero e assegurou o sorpasso milanista sobre o próprio Empoli na classificação da Serie A.
Curioso que o autor do gol foi bastante inusitado, vez que Giuseppe Favalli, 35 anos e 12 anos transcorridos na Lazio, já realizou 415 partidas na máxima divisão do Calcio e fez apenas 6 gols, sendo que o último havia sido na temporada 2002/2003, ainda na equipe da capital.
Antes do término da partida, Ronaldo deu lugar para Serginho, permitindo uma grande ovação no San Siro, tanto para o substituído (melhor em campo), quanto para o substituto (que fez seu retorno dopo un lungo calvario).
O tabellino da partida:
Milan: Dida; Cafu, Bonera, Kaladze (46' Simic), Favalli; Gattuso, Pirlo, Gourcuff, Kaká (77' Jankulovski); Ronaldo (87' Serginho), Gilardino. All. Ancelotti.
Empoli: Balli; Raggi, Adani, Pratali, Tosto; Buscè, Almiron, Moro, Vannucchi; Pozzi (60' Marianini), Saudati (87' Matteini). All. Cagni.
Gols: 12' Ronaldo, 43' Saudati, 44' Gilardino, 78' Favalli.
Árbitro: Trefoloni.
Cartões amarelos: Moro, Gilardino, Pozzi e Gattuso.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que a Internazionale (foto ao lado - Gazzetta dello Sport), virtual campeã da temporada 2006/2007, utilizou, até a 30ª rodada, 24 jogadores diferentes?
* Que, destes, apenas 4 são italianos: o goleiro Toldo e os defensores Andreolli, Grosso e Materazzi?
* Que os demais jogadores são de 9 países diferentes (Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, França, Portugal, Sérvia, Suécia e Uruguai)?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker