Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, abril 10, 2007

Momento Panini - Ronaldo


A 'Momento Panini' desta semana tem uma enorme responsabilidade, vez que, se já não é fácil contar a história de um dos maiores atacantes de todo o tempo, mais difícil ainda é resumi-la em umas poucas linhas.
Pois bem, Ronaldo Luis Nazário de Lima ou, simplesmente, Ronaldo, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1976 e teve uma rapídissima (e merecida) ascensão ao olímpio do futebol, saindo do modesto São Cristóvão em 1993 para chegar ao poderoso Barcelona em 1996, depois de passagens marcantes por Cruzeiro e PSV Eindhoven.
Capaz de aliar uma incrível força física com uma habilidade incomum, além de ser dono de uma explosão incomparável, Ronaldo chegou à Itália na temporada 1997/1998 (figurinha à direita) depois de uma complicada e longa transação que envolveu a Internazionale e o Barcelona, na qual o clube milanês pagou ao clube catalão uma pesante penale de 48 miliardi di lire.
Recebido com grande entusiasmo dai tifosi nerazzurri, que não comemoravam um título italiano desde 1989, Ronaldo fez uma primeira temporada soberba com a camisa da Inter, alcançando a marca de 25 gols na Serie A, o que o tornou (até hoje) o estreante recordista de gols na máxima divisão do Calcio.
Porém, tantos gols não foram suficientes nem para conquistar a artilharia da Serie A (o alemão Bierhoff, da Udinese, fez 27), nem o tão sonhado título da Serie A.
Em Milão, recebeu o apelido de Fenomeno e ficou mais 4 temporadas, nas quais conviveu com graves problemas físicos e chegou a ser considerado acabado para a prática de futebol.
Assim, na temporada 1998/1999, Ronaldo só participou de 19 jogos da Inter na Serie A e realizou 14 gols, enquanto na seguinte foram apenas 7 partidas e 3 tentos, vez que no confronto contra o Lecce, em 21 de novembro de 1999, rompeu il tendine rotuleo.
Após uma intervenção cirúrgica delicada e quase 6 meses de recuperação, Ronie voltou contra a Lazio durante la finale d'andata della Coppa Italia, mas o joelho do craque cedeu novamente apenas 6' após seu ingresso em campo.
Seu novo (e definitivo) retorno aos campos ocorreu apenas no final de 2001, após mais de uma stagione inativo, em tempo de fazer 7 gols em 10 partidas. Porém, apesar do retorno do Fenomeno em grande estilo, a Inter acabou perdendo o título italiano ao ser batida pela Lazio por 4 x 2 no fatídico Estádio Olimpico, em jogo válido pela última rodada da Serie A 2001/2002.
Desgostoso com o técnico argentino da Inter, Hector Cuper, Ronaldo deixou aquela partida em lágrimas para não mais voltar a atuar com a equipe nerazzurra de Milão.
Dessa forma, após a Copa do Mundo de 2002, quando se sagrou campeão e artilheiro, Ronaldo passou ao Real Madrid, em mais uma transação tumultuada, por cerca de 41 milhões de euros.
Quatro temporadas e meia e 100 gols em 163 partidas oficiais pelo time merengue foram suficientes para Ronaldo desejar voltar a Milão, desta vez para o arqui-rival do seu ex-clube.
Com o Milan (última figurinha), Ronie está apenas começando sua história, mas já conquistou a exigente torcida, principalmente por ter feito um gol no último Derby!

Na Última Vez ...

12 Comments:

At 11:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo, obrigado pelo momento Panini com o Fenômeno. É gênio! E tremendamente injustiçado pela nossa imprensa sensacionalista... Essa terceira volta por cima no Milan está apenas começando...
Posso dizer que, assim como sou Flamengo, também sou Ronaldo. Até para o Real Madri eu torcia e hoje virei a casaca em Milão...

 
At 11:51 PM, Anonymous Anônimo said...

PS: Cadê o enigma. Se só colocar amanhã eu vou perder da lady veronese de novo, pois só acessarei à tarde. hehehehe...

 
At 11:52 PM, Anonymous Anônimo said...

PS 2: O anônimo que fala do Ronaldo sou eu. Esqueci de assinar...

 
At 12:00 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Schina,
Muito obrigado por mais essa participação. Considero Ronaldo um dos maiores jogadores que assisti jogar e, concordando com você, muito perseguido por parte da imprensa, talvez pela grande responsabilidade que sempre carregou.
Quanto ao enigma, nesta quarta é o momento da 'soluzione', sendo que o novo desafio será postado no sábado (já está até escolhido!).
Abraços,

 
At 12:04 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Schina,
Hoje fiquei sabendo que vou ser papai!!!
Abraços,

 
At 12:43 AM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns, Rodolfo!!!!!

Que ótima notícia! Olha o segundinho, aí gente!!!! hahahaha...

Estou muito feliz por você e pela Ju!

Schneider

 
At 10:57 AM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns Rodolfo!!!
Não perdeu tempo, hein?
Grande abraço para vc e para a Ju!
Só não pode fazer ele/ela torcer para o Fluminense.

 
At 11:15 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Tiago,
Muitíssimo obrigado!!! Pois é, é um 'portenhozinho(a)'...
Abraços,

 
At 4:12 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo, primeiro parabéns pela nova vida que vcs esperam. Felicidades! Segundo, ótimo texto sobre o R9, que como vc mesmo disse, resumir em poucas linhas a carreira deste craque é muito difícil. Só acrescentaria o fato de que durante o Mundial de 2002, talvez tenhamos presenciado a maior volta por cima da história da bola.

 
At 4:12 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo, primeiro parabéns pela nova vida que vcs esperam. Felicidades! Segundo, ótimo texto sobre o R9, que como vc mesmo disse, resumir em poucas linhas a carreira deste craque é muito difícil. Só acrescentaria o fato de que durante o Mundial de 2002, talvez tenhamos presenciado a maior volta por cima da história da bola.

 
At 5:39 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Muito obrigado pelos votos e pela participação. Realmente, você tem razão, eu deveria ter feito uma menção à recuperação do Fenômeno após a Copa de 2002, mas não quis abordar sua carreira na seleção, já que só na Itália existem muitas histórias envolvendo o astro para contar.
Abraços,

 
At 1:29 PM, Anonymous Samuel said...

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interessa veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker