Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, abril 03, 2007

Momento Panini - Marco Ballotta


Marco Ballotta, o dodicesimo della Lazio, detêm o recorde de ser o jogador mais velho a disputar um jogo válido pela Serie A.
Marca esta que, anteriormente, era do lendário Dino Zoff risalante al 1983, mas que vem sendo reiteradamente quebrada pelo veterano goleiro de 43 anos (completados exatamente hoje). Isto porque Ballotta já colecionou 9 presenças nesta temporada, inclusive no jogo Lazio x Empoli, válido pela 29ª giornata e disputado no último dia 18 (sua última participação até aqui defendendo a meta da Lazio, quando entrou aos 81' substituíndo o titular Peruzzi).
Ballotta nasceu em Casalecchio di Reno, na província de Bologna e cresceu no San Lazzaro, no Interregionale italiano.
Em 1981 foi contratado pelo Bologna, então na Serie A, mas somente fez sua estréia como profissional na temporada 1984/1985, jogando pelo Modena na Serie C1 (3ª divisão da Itália).
Permaneceu na equipe emiliana até janeiro de 1991, colecionando 188 partidas e duas promoções para a Serie B e una retrocessione in Serie C1, quando se transferiu para o Cesena (figurinha acima) e fez sua estréia na Serie A, na derrota para o Genoa por 4 x 1 em 16 de dezembro de 1990.
Curiosamente, naquele Cesena, treinado por Marcello Lippi, jogavam os brasileiros Silas e Amarildo, enquanto o 1º gol sofrido por Ballotta na Serie A foi anotado pelo lateral Branco!
Sem chance na reserva de Fontana (atualmente titular do Palermo não obstante seus 40 anos!), Ballotta foi cedido ao Parma para a temporada 1991/1992, onde foi ser o substituto de Taffarel.
Apesar de ter somado uma única presença em sua 1ª stagione no Parma (em decorrência de uma expulsão do arqueiro brasileiro), Ballotta virou titular na temporada seguinte.
Aqui, importante esclarecer uma injustiça que constantemente é cometida: Taffarel não foi barrado, por questões técnicas, ao ponto de sequer ser relacionado para o banco de reservas, como várias vezes foi divulgado, principalmente pela imprensa brasileira. Em realidade, como só eram permitidos 3 estrangeiros entre os 11 titulares mais os 5 reservas relacionados para o banco, Taffarel foi preterido pelo trio Grun-Asprilla-Brolin, todos jogadores de grande qualidade.
Já na temporada 1993/1994 o titular do Parma foi Bucci e Ballotta (que somou 3 presenças) seguiu para o Brescia na stagione seguinte, onde foi o goleiro mais vazado da Serie A, sofrendo 60 gols em 32 partidas (o Brescia terminou a competição em último lugar, com apenas 2 sucessos, 6 empates e 26 derrotas!).
O recomeçar de Ballotta foi na Serie B, defendendo a Reggiana, com a qual foi promovido à Serie A. Porém, no seu retorno à máxima divisão do futebol italiano, mais uma vez Ballotta foi o goleiro mais vazado da Serie A, tendo levado 67 gols em 34 partidas da temporada 1996/1997.
Daí, Ballota foi contratado pela Lazio para ser o secondo de Marchegiani, função que exerceu por 3 temporadas.
Na temporada 2000/2001 desembarcou em Milano, onde foi ser reserva de um jovem Sebastien Frey na Internazionale.
Goleiro affidabile, retornou ao Modena para ser titular de 2001 a 2004, conquistando una promozione e la successiva salvezza, passando depois à defender a meta do Treviso, na Serie B, onde conquistou mais uma promoção à Serie A.
Por fim, Ballotta retornou à Lazio em 2005, para ser o 3º goleiro (Peruzzi e Sereni os preferidos), mas, em decorrência dos problemas físicos acometidos por Peruzzi e de uma malograda renovação contratual de Sereni, acabou scendendo in campo in più di un'occasione (a derradeira figurinha é desta temporada), suficientes para se tornar o più anziano giocatore ad aver disputato un incontro di Serie A.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker