Memorabilia - Amadei
A história de Amedeo Amadei começa em Frascati, uma cidadezinha próxima a Roma onde é produzido um célebre vinho e onde sua família tinha un forno (panificadora), em 26 de julho de 1921, data de seu nascimento.
Da ragazzo, faceva il cascherino e entregava pães perto do estabelecimento da família, reservando as horas livres para jogar bola, sua verdadeira paixão.
Um dia, por um jornal ficou sabendo que a Roma selecionaria alguns garotos e foi, secretamente e de bicicleta, all'appuntamento, retornando em seguida, mas atrasado para o trabalho.

Dias depois, convidado para integrar o vivaio romanista, teve que superar a oposição de Armando Lugari, responsabile della sezione ciclismo di Frascati, que afirmou ao jovem Amadei: "Tu sei bravo al calcio, ma sei più forte in biclicletta".
Papà Amadei foi outro que também não gostou da idéia do filho ser futebolista, alegando que o garoto tinha que trabalhar no forno!
Mas, per fortuna del calcio, Amedeo Amadei não esmoreceu e foi tentar a vida como jogador da Roma (foto ao lado - Guerin Sportivo), tendo estreado na Serie A non ancora sedicenne, contra a Fiorentina em 02 de maio de 1937, se tornando o jogador mais jovem da máxima divisão do futebol italiano (recorde que persiste até os dias atuais).
Duas temporadas de gavetta e Amadei foi emprestado à Atalanta, na Serie B, onde ganhou experiência antes de retornar à Roma nella stagione 1939/1940, quando se tornou titular indiscutível da equipe capitolina, onde permaneceu até 1948.
Duas temporadas de gavetta e Amadei foi emprestado à Atalanta, na Serie B, onde ganhou experiência antes de retornar à Roma nella stagione 1939/1940, quando se tornou titular indiscutível da equipe capitolina, onde permaneceu até 1948.
Nesse período, depois de um começo como ala destra, Amadei se firmou como homem de área e foi o principal artífice do título italiano de 1942 - o primeiro da história da Roma -, tendo realizado 100 gols (85 se não computados os realizados no campeonato 1945/1946) com a equipe na Serie A e se tornado o beniamino dei tifosi.
Jogador veloz, com excelente técnica e especialista sui calci di punizione, foi intitulado Ottavo Re di Roma pelo jornalista Bruno Roghi sul Calcio Illustrato.

Não obstante sua total identificação com o clube romano, Amadei foi obrigado, em razão de problemas financeiros acometidos à Lupa, a se transferir à Internazionale em 1948 (mas deixou claro que nunca jogaria contra a Roma, ainda que fosse uma partida decisiva), tendo permanecido em Milão por duas temporadas, quando realizou 42 gols no total.
Na temporada 1950/1951 foi para o Napoli (na foto ao alto à esquerda de camisa branca, vez que o jogo é contra a Lazio - Guerin Sportivo), onde concluiu sua bela carreira em 1956 jogando como trequartista, depois de 6 belas temporadas com a maglia que anos mais tarde seria de Maradona.
Il Fornaretto fez, ao total, 174 gols na Serie A, o que o torna o 10º maior artilheiro de todos os tempos.
Il Fornaretto fez, ao total, 174 gols na Serie A, o que o torna o 10º maior artilheiro de todos os tempos.

Antes de se afastar do Calcio, Amedeo Amadei ainda foi treinador de sucesso do Napoli.
2 Comments:
quando vc fala que Amadei nao brilhou na azzurra voce se refere a títulos?
Lupulus,
Na verdade, considero que, diante do que fez na Serie A, Amadei acabou deixando a desejar na 'Azzurra' onde, ademais, só galgou um posto após a tragédia de Superga.
Abraços e muito obrigado pela participação!
Postar um comentário
<< Home