Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, junho 28, 2008

L'Enigma - La Continuazione


Como nossos mais do que especiais leitores não desvendaram qual a agremiação representada pelo escudo à esquerda, a 'La Continuazione' entra novamente em ação (será que vai virar rotina?).
Dica: é mais óbvio do que muitos imaginam...
Até a próxima quarta!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quarta-feira, junho 25, 2008

Gli Azzurri


Dessa vez os deuses do futebol não foram generosos com a Itália e a Squadra Azzurra acabou eliminada da Euro 2008 nos pênaltis pela Espanha.
Na verdade, diante do futebol apresentado, até que os deuses foram bastante generosos em permitir que a equipe treinada por Donadoni chegasse até às 4ªs de final da competição européia...
Contra a Espanha, na derradeira apresentação italiana no torneio continental, mais uma vez o que se viu foi uma equipe pouco ordenada, principalmente em termos ofensivos, com um deludente Toni totalmente isolado à frente.
Aliás, sem Gattuso e Pirlo, suspensos, a Azzurra foi a campo com um meio quase todo romanista, com De Rossi, Aquilani e Perrotta auxiliados por Ambrosini, tendo Cassano um pouco mais avançado, teoricamente perto de Toni (acima a formação inicial da Itália - Ap).
Na defesa, Donadoni confirmou Zambrotta, Panucci, Chiellini e Grosso na proteção de Buffon.
Com a bola rolando, a Espanha controlou boa parte da partida, mantendo a posse de bola em 60,4% do tempo em um jogo de poucos passes errados (a Furia acertou 89,28% dos 681 que realizou, enquanto a Itália 81,66% dos 447 que efetuou), conseqüência da pouca propensão ofensiva de ambas as equipes (à esquerda, Toni controlado por Puyol e Ramos - Ap).
Do lado italiano, il più ispirato, no 1º tempo, foi Cassano, que ainda conseguiu criar alguma coisa pela ala esquerda, geralmente levando a melhor no um-contra-um frente ao seu ex-companheiro Ramos.
Embora a Espanha tenha concluído muito mais do que a Itália durante o jogo (18 a 8), a melhor chance da partida foi italiana, em conclusão de Camoranesi (abaixo, à esquerda, a conclusão do ítalo-argentino - Ap) salva com os pés por Casillas.
Pela Espanha, coube ao brasileiro naturalizado espanhol a jogada mais incisiva, vez que um tiro de Marcos Senna acabou no palo defendido por Buffon, que, na verdade, iria engolir um grande frango.
De resto, tanto Villa (acima, à direita, contra Grosso - Ap) quanto Torres estiveram em dia pouco inspirado.
Portanto, nem um pouco surpreendente que, depois de 120', a decisão tenha ido para a cobrança de penalidades máximas, quando De Rossi e Di Natale desperdiçaram para a Azzurra, de nada adiantando a defesa de Buffon na cobrança de Güiza.
Resultado: gli azzurri escono di scena!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Apesar da declaração do poderoso Adriano Galliani de que "Emmanuel Adebayor è l'unico giocatore per il quale esiste una trattativa concreta", o certo é que quem parece mais perto do Milan neste momento é o brasileiro Ronaldinho (abaixo, à direita - Empics), cuja tratativa cheia de idas e vindas seria parte da estratégia adotada pelo clube de Milanello para diminuir as pretensões econômicas do Barcelona.
Aliás, com Adebayor cada vez mais perto do ... Barcelona, a alternativa mais factível a Dinho seria o ivoriano Drogba, sempre na mira do clube de Berlusconi.
Se as negociações com os vários Lampard, Mancini, Quaresma e Ricardo Carvalho não chegam a um porto seguro, a Inter estaria interessada na revelação russa Arshavin, como, aliás, quase todos os grandes clubes europeus.
Falando em destaques da Euro 2008, Schweinsteiger e Xabi Alonso estariam na mira da Juventus, Marcos Senna seria objetivo do Palermo e Arda Turan do Genoa, que se contentou em acertar, ao menos nesta semana, com o atacante franco-algerino Abdelkader Ghezzal, 23 anos e um dos destaques do Crotone (Serie C1) na temporada passada, bem como com o zagueiro Biava, que estava no Palermo.
Depois do acerto com Riise e do riscatto de Vucinic, a Roma concluiu uma série de negociações com o Siena, ficando com o goleiro brasileiro Arthur e o zagueiro artilheiro Loria, enquanto o time toscano levou o promettente goleiro Curci (comproprietà) e o meia Barusso (prestito), além de ter confirmado o ótimo Galloppa, cujos direitos federativos agora pertencem exclusivamente ao clube bianconero.
Mas a grande contratação da semana ficou por conta do Napoli, que acertou com o atacante argentino Germán Gustavo Denis, artilheiro do Torneo Apertura 2007 com 18 gols envergando a camisa do Independiente e presente em recentes convocações da Selección.
Outro panzer que está próximo de trocar de clube é o veterano Christian Vieri, que está perto de assinar pela 3ª vez com a Atalanta, que ainda estaria de olho nos mais jovens Acquafresca e Cacia.
Agora, forte na aquisição por parte de um grupo statunitense denominado Tag Partners, o Bologna foi o grande campeão de fantacalciomercato da semana, aparecendo como interessado em nomes já conhecidos da Serie A como Cacia (Fiorentina), Cavani (Palermo), Fiore (Mantova), Parravicini (Parma) e Zenoni (Sampdoria), ou exóticos como o do lateral romeno Rat e do atacante russo Pavlyuchenko (acima, à esquerda - The Sun), destaques da Euro 2008.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


A 'L'Enigma' desta semana, mais uma vez, apresenta um scudetto (à esquerda) e indaga: qual o clube representado?
O primeiro leitor a desvendar o instigante mistério somará um ponto no II Desafio Calcio Serie A, que premiará o vencedor com uma coleção completa Football Stars 07-08 da Panini, novinha em folha (conforme imagem à direita), além de um exclusivo certificado concedido pelo Calcio Serie A!
Até o próximo sábado.

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, junho 24, 2008

Momento Panini - Valerio Fiori


O goleiro Valerio Fiori, cuja carreira profissional deve ser oficialmente encerrada no próximo dia 30 - quando finda seu atual contrato com o Milan, passou ao largo do estereótipo de boleiro.
Fiori foi um jogador diferenciado não só por ter se laureato in giurisprudenza pela conceituada Università Sapienza di Roma, mas, principalmente por, depois de ser apontado como um dos jovens valores mais promissores da Itália no final dos anos 80 e início dos 90, ter passado quase 10 temporadas no anonimato como terceiro goleiro do Milan.
Ainda assim, Valerio Fiori se manteve, durante todos esses anos, como importante peça all'interno dello spogliatoio rossonero, sendo sempre ouvido pelos mais jovens.
Nascido aos 27 de abril de 1969 em Roma, Fiori começou sua carreira no Lodigiani, passando à Lazio ainda amador, em 1986.
A temporada 1988/1989 marcou o retorno dos Aquilotti à Serie A e também a estréia de Fiori como goleiro laziale (a figurinha à direita é da temporada em questão).
Depois de começar como reserva do experiente Silvano Martina, Fiori teve oportunidade de jogar pela primeira vez na Serie A em 08 de janeiro de 1989, em partida valida pela 12ª rodada e disputada contra a Fiorentina, quando Borgonovo, Salvatori e Baggio deram as boas vindas ao então dicianovenne e logo mostraram o quanto seria dura a vida de goleiro na principal divisão do Calcio.
Com Martina indisponível, Fiori prosseguiu defendendo o gol laziale e, já no domingo seguinte, estava em campo no Derby della Capitale, vencido pela Lazio com gol de Di Canio.
Depois da 25ª giornata, com a passagem de Martina ao Torino, Fiori assumiu definitivamente a meta titular biancoceleste, que defendeu, com competência, fino al 1992, quando o então allenatore laziale Zoff o preteriu pelo mais experiente Fernando Orsi.
Neste interim, Fiori fez parte da Nazionale U21 da Itália, então comandada por Cesare Maldini, fazendo sua estréia em uma vitória contra a pari età de San Marino em 04 de outubro de 1989, figurando ao lado de Di Canio e de outros futuros companheiros como Casiraghi, Fuser e Simone.
Depois de 117 presenças com a Lazio na Serie A, Fiori passou ao Cagliari na temporada 1993/1994, permanecendo na Sardenha por 3 temporadas ao total, seguindo para Cesena em 1996/1997, defendendo a equipe romagnola na Serie B naquele campeonato.
Na temporada 1997/1998 Fiori voltou à Serie A, agora como secondo portiere da Fiorentina, voltando a ser titular na Serie A na stagione seguinte, quando defendeu o Piacenza.
Em 1999, Valerio Fiori acertou com o Milan, passando a ocupar o posto de terzo portiere, primeiramente de Rossi e Abbiati e ultimamente da dupla Dida-Kalac.
Em todos esses anos, porém, Fiori só teve oportunidade de vestir oficialmente a camisa rossonera em duas oportunidades: contra o Piacenza em 24 de maio de 2003, na última rodada do campeonato 2002/2003, e contra a Sampdoria em 18 de dezembro do mesmo ano, quando substituiu o lesionado Abbiati em jogo válido pela Copa Itália.
Agora, perto de completar 40 anos de idade e 10 de Milan, Fiori tirou sua última foto para o álbum Calciatori (à figurinha acima é da temporada 2007/2008).
Epílogo pouco confortante para quem chegou a deixar Peruzzi no banco da U21 ...

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, junho 22, 2008

Quem Vem Lá (Parte II) - Simon Kjaer


Eleito, em 2007, melhor dinamarquês sub-19, Simon Kjaer (Kjær em sua língua natal) é a mais nova aposta do diretor esportivo do Palermo, Rino Foschi.
Capitão della nazionale danese Under 19, Kjaer (à direita - Guerin Sportivo) é considerado um dos melhores talentos nel ruolo di difensore centrale, sua posição predileta.
Contratado com a responsabilidade de substituir o antigo capitão rosanero e azzurro Andrea Barzagli, cedido aos alemães do Wolfsburg, Kjaer, nascido em 26 de março de 1989, foi pretendido por clubes do porte de Liverpool e Real Madrid, mas graças a habilidade do controverso dirigente palermitano trocou o Midtjylland pelo clube siciliano.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - John Arne Riise


Depois de 7 temporadas defendendo o Liverpool, John Arne Riise (ao lado - Guerin Sportivo) acertou sua transferência para a Roma, assinando com a Lupa Capitolina un contratto economico per le prestazioni sportive di durata quadriennale.
Titular da seleção norueguesa (com a qual estreou em 2000) e com vasta experiência internacional (antes do Liverpool, atuou pelo Monaco entre 1998 e 2001), Riise, que está com 27 anos, é preferencialmente um lateral esquerdo que alia grande força física (tem 1,85 m por 77 kg) a um carattere fumantino, sendo ainda presença constante na área adversária, mantendo uma boa média realizativa para um defensor.
Porém, foi exatamente um gol contra anotado contra o Chelsea no Anfield Road pelas semi-finais da última Champions League que abalou o matrimônio duradouro com os Reds.
Melhor para a Roma e para o futebol italiano, que não terá mais Thunderbolt como adversário.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker