Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 17, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Siena x Milan



Um jogaço! Assim foi Siena x Milan, transmitido pela Band neste sábado. Antes da bola rolar, a partida já prometia muito: estréia de Ronaldo como titular no Milan, fazendo dupla de ataque com Ricardo Oliveira e tendo Kaká como principal municiador.
Depois do apito inicial do árbitro, as previsões se confirmaram.
Com exceção dos primeiros minutos, nos quais as equipes se estudaram e o Milan pode perceber que o Siena não iria renunciar ao ataque, até porque o técnico Beretta propôs seu time com o fantasista Cozza servindo os ágeis atacantes Corvia e Maccarone.
E aos 17' o regista rossonero Pirlo achou, com um lançamento primoroso, Ronaldo dentro da área e o atacante brasileiro, com uma cabeçada indefensável (foto acima à esquerda - Newpress), deslocou o goleiro austríaco Manninger do Siena e anotou seu 1º gol com a camisa do Milan.
Porém, o time de Milão não teve tempo de respirar e aos 19' a jovem promessa Antonini desceu pela ala direita e cruzou para o centro da área, onde Corvia e Cafu disputaram a palla que sobrou, perto da marca do pênalti, para o meia Vergassola realizar o tento de empate.
Mas no Milan continou la danza brasiliana e aos 29' Kaká serviu Ronaldo que, por sua vez, tocou para Ricardo Oliveira concluir para o fundo das redes - Milan 2 x 1!
Outra vez la gioia rossonera non dura molto e aos 30' o atacante Maccarone empatou a partida de novo.
E assim terminou o 1º tempo, apesar de Ronaldo ainda ter desperdiçado outras duas boas oportunidades.
Na 2ª etapa o Milan começou tentando dominar a partida, mas foi o Siena que quase marcou, com Maccarone aos 13' e aos 18'. Aos 22' veio a resposta da equipe de Ancelotti, com Ronaldo acertando o travessão com mais uma cabeçada.
Aos 32' aconteceu um lance que pareceu que ira decidir a partida - o meia Brocchi foi expulso após aterrar Cozza, deixando o Milan com 1 homem a menos.
Mas a estrela de Ronaldo iria brilhar mais uma vez. Após uma bela jogada de Kaká (na foto abaixo contra Gastaldello - Newpress), o Fenômeno (comemorando na foto acima à direita - Milan), dentro da pequena área, só precisou empurrar a bola para o gol para colocar o Milan novamente em vantagem.
Porém, nada estava definido. Aos 44', com o Milan com 9 jogadores em campo em razão de un acciacco a Ronaldo, Big Mac controlou a bola em absoluta liberdade e fulminou Storari para empatar a partida pela 3ª vez.
A distração defensiva do Milan fez com que o seu homem forte, Adriano Galliani, deixasse o estádio e não visse, aos 47', o meia Ambrosini primeiramente exigir uma belíssima defesa de Manninger e logo depois forçar o gol contra do lateral Molinaro que definiu o placar final em 4 x 3 para os visitantes.
Assim ficou o tabellino da partida:
Siena: Manninger; Bertotto, Gastaldello, Portanova, Molinaro; Antonini, Codrea (85' Galloppa), Vergassola, Cozza (80' Locatelli); Corvia (59' Frick), Maccarone. All. Beretta.
Milan: Storari; Cafu (74' Oddo), Bonera, Kaladze, Jankulovski; Gattuso, Brocchi, Pirlo (74' Gourcuff), Kaká; Ricardo Oliveira (79' Ambrosini), Ronaldo. All. Ancelotti.
Gols: 17' Ronaldo, 19' Vergassola, 29' Ricardo Oliveira, 30' Maccarone, 81' Ronaldo, 89' Maccarone, 94' Molinaro (contra).
Árbitro: Messina.
Cartões amarelos: Ricardo Oliveira, Gastaldello, Pirlo, Codrea e Maccarone.
Cartão vermelho: Brocchi.

Na Última Vez ...

Match Clou - 24ª Rodada 2006/2007



O 'Match Clou' da 24ª rodada é o embate Empoli x Roma. Supreendente? Certamente que sim, mas uma simples passagem de olhos sobre a tábua de classificação é suficiente para que a escolha fique evidente - enquanto o time da capital ocupa a vice-liderança, o Empoli, um clube com um budget bem modesto, é o 4º lugar!
Como a partida será realizada em um Carlo Castellani a porte chiuse, "in un’atmosfera surreale", segundo o periódico Gazzetta dello Sport, é possível afirmar um certo favoritismo para a equipe treinada por Luciano Spalletti (foto à esquerda - Ansa) que, entretanto, terá vários problemas para montar a Roma.
Se não fosse suficiente a necessidade de poupar alguns titulares em vista do importantíssimo confronto da próxima quarta-feira contra o Lyon pela Champions League, o treinador giallorosso ainda não poderá contar com sua dupla de zaga titular, formada pelo romeno Chivu e pelo francês Mexes, bem como o meia Aquilani, ainda fora de forma.
Ademais, logo contra seu ex-clube deverá ter sua 1ª chance como titular Francesco "Ciccio" Tavano, que ficará encarregado de auxiliar o capitano Francesco Totti nas ações ofensivas da Roma.
No Empoli, o técnico Luigi Cagni deve mandar a campo os mesmos 11 jogadores que começaram jogando na vitória sobre o Palermo na última domenica, vez que o atacante Saudati continua sofrendo com uma contusão muscular.
De qualquer maneira, a equipe da Toscana não tem maiores destaques individuais, sendo sua ótima campanha reflexo, principalmente, do esquema proposto por seu treinador e do conjunto da equipe, em especial de seu meio de campo, onde o bom Igli Vanucchi (foto acima - Empoli) é o responsável pela criação das jogadas.
Ainda no centrocampo toscano merece destaque especial o bom momento do argentino Sergio Bernardo Almiron (foto à esquerda - Empoli), pronto para a passagem para um time com maiores pretensões.
Em razão do Empoli não ser um assíduo freqüentador da Serie A, o retrospecto da partida é modesto: são 7 jogos, com 4 vitórias da Roma, 1 empate e 2 sucessos do Empoli, incluíndo o da última temporada, terminado 1 x 0, tento de ... Tavano!
Aliás, o Empoli nunca conseguiu vencer a Roma por mais de 1 gol de diferença, enquanto a Roma sempre fez 2 a mais que o adversário em seus êxitos.
A última vitória da Roma remonta a temporada 2003/2004, quando venceu por 2 x 0, doppietta de Totti. Curiosamente, naquela ocasião foram a campo, pelo Empoli, o goleiro Bucci (atualmente no Parma), os defensores Belleri e Cribari (ambos na Lazio) e os avançados Di Natale (Udinese), Rocchi (Lazio), Foggia (ex-Lazio, agora na Reggina) e Tavano. Pela Roma, o então treinador Capello escalou a equipe da seguinte forma: Pelizzoli; Dellas, Samuel, Chivu e Panucci; Dacourt, Emérson, Mancini e Totti; Cassano e Carew.
Importante ainda destacar que Cappellini (Empoli) e Tommasi (Roma) são os jogadores que mais atuaram no confronto - 4 vezes; enquanto o argentino Balbo e os italianos Baldieri e Totti, cada um com 2 gols, foram os atletas que mais marcaram na história do embate.

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns, mais uma vez, a Lady Cyntia, que outra vez superou todos os barbados e consignou, com toda propriedade - Franco Baresi!
Pois é, o jovem da foto à esquerda (Guerin Sportivo), elevado a enigma da semana, é realmente o Kaiser Franco Baresi, mítico líbero do Milan (na foto à direita já como capitão da equipe rossonera - Guerin Sportivo) e da seleção italiana das décadas de 80 e 90.
Baresi foi, sem dúvida alguma, um dos melhores intérpretes da posição, podendo figurar no mesmo patamar de Beckenbauer, Krol e Scirea.

Na Última Vez ...

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Final de semana reserva mais uma rodada do Calcio


Neste final de semana as emoções da Serie A voltam a ser divididas entre sábado e domingo, ainda que todas as partidas tenham início programado para às 15h00 da Itália (os jogos noturnos ainda não foram autorizados após as ocorrências de duas semanas atrás).
No sábado, jogam as 3 equipes italianas que terão compromissos no meio de semana pela Champions League, ou seja, Internazionale, Milan e Roma, enquanto no domingo outros 7 jogos complementam a 24ª rodada.
Destaque especial para a partida que será realizada no Artemio Franchi de Siena entre o time da casa e o Milan, que deverá ter Ricardo Oliveira ao lado de Ronaldo (foto à direita - Ansa) no ataque, com Kaká responsável pelas assistências à dupla - uma festa tutta brasiliana!
Ainda no sábado a Internazionale (de Cambiasso, foto à esquerda - Inter) recebe o Cagliari e o bom Empoli a vice-líder Roma.
A Bandeirantes vai transmitir o jogo do Milan a partir das 12h00. Portanto, programa imperdível!
Já no domingo jogam Ascoli x Udinese; Catania x Fiorentina (ESPN Brasil às 12h00); Lazio x Torino (ESPN também às 12h00); Livorno x Messina; Palermo x Chievo; Parma x Sampdoria e Reggina x Atalanta.
Outro bom programa é assistir a Juventus x Crotone, que a ESPN Brasil deve transmitir a partir das 17h15, horário de Brasília.

Campione Azzurro - Silvio Piola


Na história do futebol, apenas um jogador foi capaz de anotar 2 gols em uma final de Copa do Mundo e de realizar 1 gol com a mão contra a Inglaterra: seu nome é ... Silvio Piola, il miglior cannoniere italiano di tutti i tempi!
Se o título mundial conquistado pela Itália em 1934 traz logo à tona o nome de Giuseppe Meazza, o de 1938 (foto acima - Fifa) teve Silvio Piola como seu principal artífice.
Piola (foto à direita - Guerin Sportivo) foi, sem qualquer dúvida, o jogador símbolo da 1ª Copa do Mundo não conquistada pelo país anfitrião, caracterizada por estádios lotados, com uma ótima média de gols por partida (4,67) e manifestações fascistas e nazistas que tomaram a França durante a realização.
Atacante rápido e oportunista, Piola nasceu em 29 de setembro de 1913 e transcorreu sua carreira entre a Pro Vercelli, a Lazio, a Juventus e o Novara, tendo realizado 274 gols na Serie A (não obstante a suspensão do campeonato em decorrência da 2ª Grande Guerra), sendo o maior artilheiro do Calcio de todos os tempos.
Na seleção italiana, Piola fez seu 1º jogo na vitória de 2 x 0 sobre a Áustria, então migliore scuola calcistiche danubiane, em plena Viena, em 24 de março de 1935, no qual anotou os 2 gols do sucesso que valeu o título da 3ª edição da Coppa Internazionale para a Nazionale.
E o ápice de Piola com o selecionado italiano foi realmente durante a Copa do Mundo de 1938, quando fez gols em todas as partidas, à exceção da semi-final disputada contra o Brasil (na foto à esquerda, Piola é precedido por um adversário - Guerin Sportivo), mas ainda assim vencida pela Itália por 2 x 1, tentos de Colaussi e Meazza, tendo Romeu descontado para os brasileiros.
Porém, mesmo sem marcar, Piola foi importantíssimo no confronto, já que deu o passe para o gol de Colaussi e sofreu o pênalti convertido pelo capitano Meazza.
Aliás, Piola foi decisivo logo na estréia italiana, contra a Noruega, quando anotou o gol da vitória nei supplementari, depois do tempo normal ter terminado 1 x 1.
Também contra a França, dona da casa, pelas 4ªs de final, Piola (na foto abaixo de uniforme escuro - Guerin Sportivo) deixou sua marca, anotando 2 gols depois do botta e risposta de Colaussi e Heisserer e definiu o placar em 3 x 1.
Por fim, contra os húngaros na final disputada em 19 de junho de 1938 em Paris, Piola fez outros 2 gols na vitória italiana de 4 x 2, tendo Colaussi anotado os demais tentos da Azzurra bicampeã mundial.
Silvio Piola (foto à direita - Terra), ou Silvio Gol, o mais prolífico atacante italiano de todos os tempos, fez ao todo 34 partidas com a seleção italiana (a última em 1952, aos 39 anos), nas quais anotou 30 gols.
Posteriormente, antes de encerrar a própria carreira agonística, foi treinador da seleção italiana, tendo comandado a Azzurra na Copa do Mundo de 1954.
Piola, que até hoje é il più vecchio realizzatore della Serie A e o maior artilheiro da Lazio, do Novara e da Pro Vercelli na máxima divisão do Calcio, faleceu em 04 de outubro de 1996.

Na Última Vez ...

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

A Itália Na Europa


Nesta semana os clubes italianos voltaram a estar envolvidos nas disputas continentais, ainda que só com a Copa U.E.F.A., já que a temporada 2007 da Champions League começa apenas na próxima terça-feira.
Foram disputados os jogos de andata das sedicesimi contando com o Livorno e com o Parma em campo, sendo que ambos terminaram derrotados.
Apesar dos remanescentes italianos ainda terem razoáveis possibilidades de classificação à próxima fase, a situação da equipe amaranto é a mais complicada, vez que recebeu o Espanyol no Armando Picchi (vetado ao público) e perdeu por 2 x 1.
Aliás, o time treinado por Daniele Arrigoni, apesar de postado com seus melhores jogadores (inclusive com os reforços do brasileiro César e de Fiore), realmente sucumbiu diante do melhor futebol apresentado pela equipe de Barcelona - que chegou a fazer 2 x 0 no placar - e só conseguiu diminuir o prejuízo no final da partida, em cabeçada do zagueiro Galante (foto acima - Livorno).
Agora, o Livorno precisará vencer a partida de retorno na Catalunha, que será disputada na próxima semana, para prosseguir na competição.
O Parma, por sua vez, na estréia de seu novo treinador, Claudio Ranieri (com passagens por Napoli, Fiorentina, Valencia e Chelsea, dentre outros), foi até Braga e acabou derrotado pelo Sporting local por 1 x 0, tento do brasileiro Zé Carlos (ex-Botafogo e Flamengo, comemorando na foto ao lado - Getty Images) aos 81'.
Como consolação, importante destacar que o Parma não atuou com sua formação principal, além de que foi superior durante toda a partida e perdeu chances incríveis, além de que irá fazer o retorno na Itália, o que permite acreditar na sua classificação para as 8ªs de final.

Na Última Vez ...

Memorabilia - Cerezo


Sobre Toninho Cerezo, ou melhor, Toninho de Oro (foto ao lado - Ni), o jornalista italiano Gianni de Felice escreveu com muita propriedade: "Mai una polemica, mai una zuffa: rispetto per tutti, con una punta di intelligente ironia per ognuno. Toninho Cerezo è entrato così nel cuore dei tifosi sampdoriani, senza esser mai uscito da quello dei tifosi romanisti".
Contratado pela Roma por insistência de seu então presidente, o folclórico Dino Viola, em 1983, com a difícil missão de substituir o austríaco Herbert Prohaska no time campeão italiano da temporada anterior, Cerezo (foto ao lado - Zucchi) logo conquistou um posto ao sol com seu futebol alegre e refinado, dividindo o centrocampo con l'ottavo Re di Roma - o inesquecível Falcão -, tendo a equipe giallorossa partido como favorita para a conquista do Scudetto da temporada 1983/1984 que, porém, terminou com a rival Juventus por 2 pontos de diferença.
De qualquer maneira, o brasileiro talentoso que já aos 7 anos trabalhava como palhaço em circos montados na periferia de Belo Horizonte esteve presente nos 30 jogos da equipe e ainda fez 6 gols - uma bela marca considerando que o artilheiro do time - Roberto Pruzzo - fez 8!
O time também chegou a final da Coppa dei Campioni que seria disputada em 30 de maio de 1984 na própria cidade de Roma, mas terminou perdendo o título para o Liverpool da Inglaterra na cobrança de pênaltis.
Como consolação, o brasileiro che faceva della fantasia e dell'improvvisazione i suoi cavalli di battaglia conquistou a Copa da Itália em junho (a 1ª de suas 4 conquistas particulares neste torneio).
Na temporada seguinte, que foi a da despedida de Falcão, a Roma terminou a Serie A apenas na 7ª colocação, mas voltou a ser 2ª na stagione 1985/1986 (novamente atrás da Juve), com Pruzzo sendo o artilheiro do campeonato (19 gols) e Cerezo jogando ao lado de Boniek, Ancelotti, Conti, Tancredi, Nela e Giannini, dentre outros.
Depois de 3 temporadas na capital italiana, Cerezo iria defender a Sampdoria a partir do campeonato subseqüente, mas antes disputou sua 2ª final de Copa Itália contra, exatamente, o time de Gênova. No jogo de ida, vitória dos blucerchiati por 2 x 1, enquanto no retorno em Roma os giallorossi venciam por 1 x 0 quando, aos 78', o atacante Graziani foi expulso e a pressão dos visitantes pelo gol que seria o empate aumentou ainda mais. Em uma tentativa arriscada, o técnico sueco Sven Goran Eriksson, faltando apenas 5' para o término da partida, sacou o atacante Tovalieri e colocou Cerezo em seu lugar. Porém, bastano due minuti e Toninho Cerezo mette alle spalle del portiere blucerchiato Bordon, lo stadio esplode ed è tutto per lui - Roma 2 x 0 e os capitolini conquistam seu 9º título da competição!
Na temporada 1986/1987 Cerezo participou de 28 partidas e fez 3 gols com a camisa da Sampdoria, que chegou em 6º lugar na Serie A (a Roma ficou em 7º), perdendo a vaga para a Copa U.E.F.A. ao ser derrotada no spareggio disputado contra o Milan.
De qualquer maneira, sob o comando do técnico iugoslavo Vujadin Boskov, a base da melhor Samp de todos os tempos já estava montada - nesta equipe estavam, além de Cerezo: Mannini, Vierchowod, Pari, Salsano, Mancini e Vialli, bem como Briegel, Fusi, Gambaro e Ganz.
Em 1987/1988 o goleiro Pagliuca viria para integrar o grupo e a Sampdoria conquistaria a Copa Itália, terminando em 4º lugar na Serie A.
Já na temporada 1988/1989 (da Internazionale destruidora de recordes) a Samp terminou o campeonato em 5º lugar, conquistou mais uma Copa Itália - derrotando o Napoli de Maradona por 4 x 0 na final (com 1 gol de Cerezo) - e perdeu a finalíssima da Coppa delle Coppe para o Barcelona do zagueiro brasileiro Aloisio e do goleador inglês Lineker, treinados pelo holandês Cruijff.
Na stagione seguinte Cerezo conquistou, enfim, sua tão sonhada copa européia com o êxito da Samp sobre os belgas do Anderlecht na final da Coppa delle Coppe, enquanto o meia Katanec e o ala Lombardo fizeram suas estréias no time que seria campeão italiano na temporada 1990/1991 (na foto abaixo, Cerezo contra o Parma durante a temporada em questão - Calderoni).
Se Cerezo sofreu com várias contusões durante a campanha que resultou no Scudetto da Samp, ainda assim deixou uma contribuição importante (foram 12 jogos e 3 tentos) para, juntamente com i gemelli del gol - Mancini e Vialli -, realizar il sogno di papà Mantovani - como era conhecido o presidente da grande Sampdoria.
Por fim, portando o scudetto no peito (foto acima à esquerda, em jogo disputado contra a Fiorentina em Florença - Sabe), Cerezo disputou sua última temporada na Itália (1991/1992), realizando 1 gol em 27 partidas ao lado do também brasileiro Silas.
Quis o destino que, como em sua 1ª temporada, Cerezo fosse, em sua última stagione italiana, derrotado na final de mais uma Coppa dei Campioni, agora já rebatizada de Champions League, desta vez disputada em Londres contra o Barcelona de Koeman, Stoichkov, Laudrup, Zubizarreta e Guardiola (sempre treinados pelo holandês Cruijff), graças a um gol do zagueiro holandês na prorrogação.
Assim, o meia de estilo clássico e de muita vitalidade, apelidado de Pluto em razão de suas passadas largas e jeito desengonçado, voltou ao Brasil com vários títulos na bagagem e um total de 215 partidas e 27 gols pela Serie A.

Na Última Vez ...

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

L'Enigma



O enigma proposto nesta semana (foto ao lado - Guerin Sportivo) segue a linha do anterior e é 'mamão com açúcar'!
Vamos ver quem apresenta a resposta certa primeiro!

Na Última Vez ...

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Momento Panini - Marek Jankulovski


O tcheco de pais macedônios Marek Jankulovski irá completar 30 anos em 09 de maio próximo e já é um veterano no Calcio, vez que a atual é a sua 7ª temporada na Itália.
Nascido em Ostrava, a 3ª maior cidade da República Tcheca e bem próxima da fronteira com a Polônia, o jovem Marek começou sua carreira, naturalmente, no Banik Ostrava, onde militou até ser contratado na temporada 2000/2001 pelo Napoli (figurinha acima), por indicação do então técnico da equipe partenopea, o boêmio Zdenek Zeman.
Porém, Zeman só durou no comando do Napoli até a 6ª rodada daquela stagione e o time, atravessando graves problemas societários, acabou rebaixado à Serie B, tendo o já meia da seleção da República Tcheca computado apenas 20 presenças e 3 gols.
Curiosamente, apesar dos maus resultados obtidos em campo, aquela equipe do Napoli era formada por jogadores que fizeram sucesso no mundo do futebol como os argentinos El Turco Husain, Mauricio Pineda (que, inclusive, participaram de Copas do Mundo) e Facundo Quiroga, regularmente convocados para o selecionado de seu país, além dos também internacionais Vidigal (português), Saber (marroquino) e Sesa (suíço), bem como os brasileiros Edmundo, Matuzalém e um imberbe Amauri. Para completar, integravam o elenco italianos talentosos como o goleiro Fontana (atualmente no Palermo), o defensor Fresi, o meia Pecchia, o ala Moriero e os atacantes Amoruso (Reggina) e Bellucci (Bologna).
Com o técnico Luigi De Canio no comando do Napoli, a equipe terminou a Serie B na 5ª colocação na temporada seguinte, ficando apenas um posto abaixo do número de vagas para a Serie A, tendo Jankulovski jogado uma temporada em altíssimo nível, coroada com a transferência para a Udinese por 11 miliardi di lire.
Com a equipe de Udine foram 3 temporadas e a transformação em lateral esquerdo, posição onde logo também se destacou, principalmente em virtude de sua grande habilidade, permitindo que apóie o ataque com muita competência.
Em 2005, suas belas atuações chamaram a atenção do Milan, que o contratou para dividir a ala esquerda com os vários Maldini, Kaladze e Serginho.
Se a temporada 2005/2006 (figurinha acima) não foi das melhores para o tcheco que surgiu no Mundial Sub-17 da F.I.F.A. em 1993, a temporada atual tem se mostrado melhor, com Jankulovski se firmando como um dos pontos fortes da equipe rossonera.
Ademais, Jankulovski, que disputou as Eurocopas de 2000 e 2004 e a Copa do Mundo de 2006, é titular indiscutível da sempre perigosa seleção da República Tcheca, com a qual tem 58 partidas (fez sua estréia em 08 de fevereiro de 2000, frente ao México) e 8 gols.

Na Última Vez ...

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

'B' Em Pílulas


* Em um San Paolo a porte chiuse (foto ao lado - Ap), o Napoli derrotou o Piacenza por 1 x 0, gol do argentino El Pampa Sosa e agora divide a liderança da Serie B com a Juve, ambos com 40 pontos;
* Já a Juve abriu 2 x 0 no Vicenza, fora de casa, tentos de Palladino e Del Piero, mas permitiu o empate ao tomar os gols do zagueiro grego Nastos e do jovem meia Gabriele Paonessa;
* O 3º colocado agora é o Rimini, time dos brasileiros Digão e Jeda, que venceu o Genoa por 1 x 0, gol do ex-napoletano Baccin;
* Por sua vez, o Genoa dos brasileiros Rubinho, Fabiano e Adaílton (que não jogou) estacionou nos 36 pontos e caiu para a 6ª colocação, com 1 ponto a menos que o Rimini;
* Com os mesmos 37 pontos do Rimini estão o Mantova, que empatou em 0 x 0 com o Pescara, e o Bologna, que perdeu de 2 x 0 para o Spezia;
* Com 2 gols do jovem atacante Rupolo o Albinoleffe derrotou o Modena, fora de casa, por 3 x 0;
* O brasileiro Babú, agora defendendo o Verona, não conseguiu evitar a derrrota para seu ex-clube, o Lecce, por 2 x 0, tentos de Tulli e Tiribocchi.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Depois de uma semana sem Calcio, a Serie A retornou com todos os jogos da 23ª rodada (os jogos da 22ª que foram adiados serão recuperados no próximo dia 18 de abril) disputados quase que simultaneamente no domingo - apenas o clássico da Sicília Messina x Catania começou uma hora depois dos demais per le condizioni del terreno.
Apesar de considerado um jogo de alto risco (especialmente depois dos acontecimentos de duas semanas atrás), o que motivou sua disputa a portas fechadas, as duas equipes sicilianas fizeram uma partida movimentada e, principalmente, correta. Ao final, 1 x 1 na estréia de Cavasin como técnico dos giallorossi, tentos de Zanchi para os mandantes e de Mascara para os visitantes.
Em Bergamo, Atalanta e Lazio se anularam e fizeram um embate sem maiores emoções em outra partida (na foto acima - Ansa - Mauri disputa a bola com Migliaccio) que foi jogada sem público, terminada 0 x 0 e que teve as defesas como protagonistas absolutas.
Cagliari e Siena também empataram no Sant'Elia, mas em 2 x 2. Porém, apesar dos vários gols (Capone e Suazo para o Cagliari, Corvia e Codrea para o Siena), não foi uma partida com um bom nível técnico, merecendo destaque apenas o hondurenho Suazo no time sardo e o fantasista Cozza entre os toscanos.
Com o nome do patrocinador na camisa escrito em chinês, a Internazionale não teve trabalho para derrotar o Chievo em um Marc'Antonio Bentegodi vetado ao público por 2 x 0, tentos de Adriano (logo aos 40'') e Crespo (na foto ao lado - Ap). Assim, em ritmo de treino de luxo, a Inter chegou a sua 15ª vitória consecutiva na Serie A (l'ottava consecutiva in trasferta), igualando-se ao Real Madrid na temporada 1960/1961 e ao Bayern München de 2004/2005 e 2005/2006.
Enquanto o Milan, na estréia de Ronaldo, derrotou um bom Livorno por 2 x 1 (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/o-jogo-da-tv-milan-x-livorno.html), a Fiorentina, sem Toni e Mutu, superou a Udinese por 2 x 0, tentos dos substitutos Reginaldo e Pazzini (os dois comemorando na foto abaixo - Ap), ambos no 1º tempo.
Reginaldo que, além do gol, ha fatto impazzire la difesa bianconera, é mais um destes brasileiros desconhecidos em sua pátria. Nascido em Jundiaí em 31 de julho de 1983, chegou na Itália em 2000, tendo jogado com o Treviso da Serie C1 à Serie A, onde fez 31 partidas e 5 gols na temporada passada antes de se transferir à Fiorentina, nesta stagione.
Decepção houve no Renzo Barbera com a derrota do Palermo para o cada vez mais surpreendente Empoli por 1 x 0, gol marcado pelo argentino Almiron. No time comandado por Guidolin ficou evidente que a ausência de Amauri não está sendo suprida à altura por Caracciolo, demonstrando que as contratações de Matusiak e Cavani, que ainda não puderam fazer suas estréias, vieram em ótima hora.
A vice-líder Roma, por sua vez, atropelou o pobre Parma no Olimpico por 3 x 0, gols de Totti (artilheiro da Serie A com 14 tentos), Perrotta e do brasileiro Taddei (na foto ao lado - Corriere della Sera - com Totti na comemoração do gol que abriu o marcador), já nos acréscimos da partida. No Parma, o zagueiro português Fernando Couto foi mais cedo para o vestiário ao receber o 9º cartão vermelho de sua carreira na Serie A, entrando para o rol dos atletas mais repreendidos no Calcio.
Na volta do capitano Volpi a Sampdoria superou o lanterna Ascoli por 2 x 0, gols de Maggio e Franceschini - que foram os primeiros da equipe de Gênova no ano de 2007. Apesar do resultado, não foi uma vitória fácil, até porque Flachi desperdiçou uma cobrança de pênalti ainda na 1ª etapa, defendida por Pagliuca, que tinha sido vaiado por seus antigos torcedores precedentemente.
Por fim, o Torino decepcionou e foi derrotado, em plena Turim, pela Reggina por 2 x 1, doppietta de Bianchi (que chegou a 12 gols) e tento do lateral e capitão Comotto. Foi a 4ª derrota consecutiva da equipe granata, que está em uma caduta decisamente preoccupante, principalmente quando analisado o pífio calciomercato realizado pelo presidente Cairo.
A classificação da Serie A, lembrando que Catania e Palermo têm um jogo a mais, está assim: 1º Internazionale (60 pts); 2º Roma (49); 3º Palermo (42); 4º Empoli (32); 5º Lazio (31); 6º Catania (31); 7º Milan (30); 8º Atalanta (29); 9º Udinese (29); 10º Sampdoria (27); 11º Fiorentina (25); 12º Siena (25); 13º Cagliari (23); 14º Livorno (23); 15º Torino (22); 16º Reggina (19); 17º Chievo (18); 18º Messina (17); 19º Parma (15) e 20º Ascoli (12).

Na Última Vez ...

domingo, fevereiro 11, 2007

O Jogo Da TV - Milan x Livorno



"Ho sentito una grande emozione, avevo tanta voglia". Estas as primeiras palavras de Ronaldo após sua estréia com a camisa do Milan, na vitória sobre o Livorno por 2 x 1 em um Giuseppe Meazza com um público inferior (apenas 21.649 expectadores) ao normal, vez que somente os abbonati rossoneri tiveram acesso ao estádio, ainda não totalmente ajustado as novas exigências da federação italiana.
Como previsto, o Milan começou com a dupla Ricardo Oliveira-Gilardino como coppia d'attacco suportada por Kaká e Seedorf, restando ao habilidoso Pirlo uma função mais burocrática de contenção, onde a peça principal é o incansável Gattuso.
Contando com as investidas do lateral Oddo (muito bem no apoio, apesar de que seus cruzamentos ainda não estão certeiros), a equipe de Milão começou melhor mas logo percebeu que o Livorno, distribuído em um 4-4-1-1 com 2 alas (Passoni e César) bem abertos nas laterais e um trequartista (Fiore) municiando o sempre perigoso Lucarelli, seria um adversário hostil.
Apenas aos 28', em bela jogada de Ricardo Oliveira e conclusão micidiale de Gattuso o marcador foi aberto e o Milan passou em vantagem, que seria destruída 3' depois com o empate obtido pelo sempre presente Lucarelli.
E assim terminou o 1º tempo, onde o Livorno demonstrou maior consciência tática e o Milan sofreu com a má atuação de Kaká, sperduto e irrimediabilmente marcato.
Começada a etapa complementar, as atenções se voltaram para Ronaldo, que começou a realizar seu aquecimento na borda do campo.
Não demorou muito e aos 18' Ricardo Oliveira (que teve uma boa atuação) deu lugar a Ronaldo (foto mais acima - Ap), que começou sua história no Milan (na foto acima à direita contra Passoni - Pegaso) com uma tabelinha com Gilardino.
Em seguida, aos 23', o tcheco Jankulovski acertou um belíssimo chute no canto do goleiro Amelia e colocou novamente a equipe rossonera de Milão em vantagem, que iria permanecer até o final, não obstante o Livorno ter levado perigo à meta muito bem protegida por Storari, outro esordiente do dia.
Independentemente da dificuldade encontrada pelo Milan na partida, o dia foi muito feliz para os seus tifosi, que ficaram com a nítida impressão de que Ronaldo muito contribuirá para os sucessos almejados, vez que o Fenômeno (na foto ao lado contra Galante - Ap), apesar do pouco tempo em que ficou em campo, conseguiu criar 3 boas oportunidades e mostrou seu estilo inconfundível!
Eis o tabellino:
Milan: Storari; Oddo, Bonera, Maldini, Jankulovski; Gattuso, Pirlo, Seedorf (75' Brocchi), Kaká; Ricardo Oliveira (63' Ronaldo), Gilardino (79' Ambrosini). All. Ancelotti.
Livorno: Amelia; Grandoni, Kuffour, Galante, Pasquale (83' Paulinho); Filippini, Morrone, Passoni, Cesar (69' Balleri), Fiore; Lucarelli. All. Arrigoni.
Gols: 28' Gattuso, 31' Lucarelli, 68' Jankulovski.
Árbitro: Rosetti.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que a maior goleada da Serie A foi registrada na temporada 1947/1948 - Torino 10 x 0 Alessandria?
* Que Silvio Piola (foto ao lado - Guerin Sportivo) e Omar Sivori foram os únicos jogadores a conseguirem fazer 6 gols em uma única partida da Serie A?
* Que Piola anotou 6 tentos na partida Pro Vercelli 7 x 2 Fiorentina do campeonato 1933/1934 e Sivori na goleada de 9 x 1 da Juventus sobre a Internazionale na temporada 1960/1961?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker