Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 09, 2006

O Jogo Da TV (Parte I) - Palermo x Livorno





Foram 3 gols. E todos anotados por brasileiros! Isso mesmo, o Palermo derrotou o Livorno por 3 x 0, com 2 gols de Fábio Simplício e 1 de Amauri.
Com o resultado, o time da ilha da Sicília - que não vencia fazia 3 partidas - se consolidou como a 3ª força do Calcio nesta temporada, abrindo 11 pontos de vantagem sobre o adversário, que até o início da giornata ocupava a 4ª colocação na tabela.
Desde o início da partida foi um Palermo em muito superior ao adversário, tanto que, logo aos 2', o meia Guana interceptou uma saída errada do ganês Kuffour e avançou em direção a meta defendida pelo bom goleiro Amelia até rolar a bola para o atacante Di Michele (foto ao lado - Palermo) na intermediária, que cruzou para o centro da pequena área para a conclusão inapelável de Simplício - 1 x 0 Palermo!
E o time treinado por Guidolin continuou mandando no jogo, impondo um ritmo forte à partida, principalmente por sua cancha composta dos pelati Corini, Guana e Bresciano, além de Fábio Simplício, que mais uma vez teve uma atuação de destaque.
Somente por volta da metade da 1ª etapa que a equipe treinada por Arrigoni conseguiu equilibrar as ações, mas foi aí que o Palermo fez 2 x 0 -jogada do australiano Mark Bresciano, que cruzou para cabeçada certeira (para baixo e no canto) de Amauri (na foto ao lado com o defensor Galente - Palermo), que realizou seu 8º tento na temporada.
Assim, apesar dos times terem exagerado um pouco na violência durante a 1ª etapa, o Palermo conseguiu levar o jogo para o intervalo com a confortável vantagem de 2 gols.
No 2º tempo o Livorno voltou melhor, mas o Palermo soube explorar bem a velocidade do habilidoso Di Michele nos contra-ataques - como aos 20', quando Amauri concluiu de bicicleta para defesa do arqueiro Amelia, ou aos 26', quando a conclusão de Di Michele terminou no travessão.
Mas a definição do placar ocorreu aos 79', em jogada bem trabalhada na qual o atacante Caracciolo (que entrou no lugar de Amauri) serviu para Pisano cruzar na linha de fundo para a conclusão perfeita de Fábio Simplício para o gol - 3 x 0!
O Livorno, que até então não tinha produzido nada de entusiasmar, continuou dominado até o final do jogo, bem sintetizado pela Gazzetta dello Sport: "nessun dubbio: il Super Palermo di inizio stagione è tornato".
O tabellino da partida ficou assim:
Palermo: Fontana; Zaccardo, Barzagli, Cassani, Pisano; Corini, Fábio Simplício, Guana, Bresciano (82' Tedesco); Di Michele, Amauri (77' Caracciolo). All. Guidolin.
Livorno: Amelia; Grandoni, Kuffour, Galante; Pfertzel, Morrone, Passoni, Filippini, Pasquale (70' Bakayoko); Paulinho (80' Danilevicius), Lucarelli. All. Arrigoni.
Gols: 2' Fábio Simplício, 36' Amauri, 79' Fábio Simplício.
Árbitro: Rocchi.
Cartões amarelos: Filippini, Grandoni, Kuffour, Corini e Paulinho.

Na Última Vez ...

Match Clou - 15ª Rodada 2006/2007




Um derby! O 'Match Clou', ou a partita di copertina da 15ª rodada da Serie A, que ocorre neste final de semana, é o confronto entre Lazio e Roma, que será disputado no domingo, às 17h30, horário de Brasília, com transmissão ao vivo da ESPN.
É simplesmente imperdível! A começar porque a rivalidade entre as equipes é algo extraordinário, tanto que o técnico Delio Rossi, da Lazio, afirmou: "È un campionato nel campionato". Do outro lado do Tevere, o meia Perrotta não deixou por menos e asseverou: "L'emozione del derby per me è pari a quella di una finale mondiale".
Só as coreografias desenvolvidas pelas torcidas já são algo de arrepiar...
Mas o derby promete muito mais - a Roma vai tentar sua 7ª vitória consecutiva no campeonato, enquanto a Lazio quer acabar com o estigma que carrega desde o ano 2000 - dos 14 confrontos realizados desde então só venceu 1.
Assim, o allenatore Delio Rossi deve mandar a campo um time postado no 4-3-1-2, com Mauri retornando ao time para fazer a função de municiador da dupla Pandev-Rocchi, deixando Ledesma (foto ao lado - Bartoletti) com a função de regista arretrato.
Desta forma, o time celeste deve voltar a jogar como quando das vitórias seguidas sobre Udinese (5 x 0), Messina (4 x 2) e Ascoli (3 x 1).
Na Roma, o capitano Totti ainda é dúvida (de qualquer modo, foi convocado e deve ir para a partida), mas a necessidade de buscar a vitória para continuar na perseguição à líder Internazionale está na mente de todos. Spalletti deve escalar a Roma no 4-2-3-1, com os brasileiros Mancini e Taddei, juntamente com Perrotta (que também não está em sua plenitude física), tendo a obrigação de auxiliar o isolado Totti no ataque. Pizarro (foto ao abaixo - Elias) e De Rossi devem ser os meias de contenção, já que Aquilani está contundido.
O histórico do derby della Capitale, com o mando de campo da Lazio, é bem equilibrado: são 18 vitórias da Lazio contra 19 da Roma, tendo ocorrido, ainda, 24 empates. Gols foram 61 da Lazio e 72 da Roma.
Guido Masetti, com 12 presenças, é o jogador que mais atuou no derby, seguido dos também romanistas Aldair e Totti, cada um 11 vezes. Giuseppe Favalli (atualmente no Milan) e Giuseppe Wilson são os jogadores que mais vestiram a camisa da Lazio - 9 vezes.
O brasileiro Dino da Costa, que defendeu a Roma entre 1955 e 1962, é o maior artilheiro do embate com 5 gols (computando todos os confrontos entre Lazio e Roma, da Costa é inigualável com 11 gols), juntamente com Vincenzo Montella.
Por fim, apenas 1 jogador anotou gol no derby romano com ambas as camisas. Foi o sueco Bengt Arne Selmosson, que se transferiu da Lazio para a Roma em 1958.

Na Última Vez ...

L'Enigma

O enigma desta semana é o jogador ao lado (foto Zucchi).
Dica - jogou também no Brasil.
Tenho certeza que alguém vai se lembrar (apesar dele não ter feito grande sucesso, nem na Bota, nem no Brasil).
Aguardo as respostas!

Na Última Vez ...

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Mais uma rodada do Calcio vem aí!


Neste próximo final de semana ocorrerá a 15ª giornata da Serie A, temporada 2006/2007.
Destaque especial para o derby romano (Lazio x Roma) que será jogado no domingo à noite (na Itália), com transmissão ao vivo pela ESPN às 17h25, horário de Brasília. Imperdível!
No sábado jogarão Reggina x Ascoli e Palermo x Livorno, que poderá ser assistido na Band a partir das 17h20.
Apesar de tanto o Palermo quanto o Livorno não atravessarem momentos felizes, vale a pena assistir a partida, vez que o confronto envolve os atuais 3º e 4º colocados do campeonato e o time da casa, dono de um dos melhores ataques da competição, deverá buscar a recuperação dos últimos resultados negativos.
Ademais, é uma ótima oportunidade para ver em ação Fábio Simplício (foto ao lado - Palermo) e Amauri.
Pelo Livorno, ainda deverá jogar o atacante Paulinho, que anotou 1 gol pela Copa Itália durante a semana, formando o ataque com o experiente Cristiano Lucarelli.
Para quem não o conhece, Paulinho (Paulo Sérgio Betanin) é um jovem de 20 anos, natural de Caxias do Sul, que defendia a seleção brasileira sub-20 e o Juventude até ser contratado pelo Livorno em 2004.
No domingo, além de Lazio x Roma, jogam Atalanta x Messina no Azzurri D'Italia; Cagliari x Parma no Sant'Elia; Catania x Udinese no Angelo Massimino (ESPN Brasil às 12h00); Chievo x Fiorentina no Marc'Antonio Bentegodi; Empoli x Internazionale no Carlo Castellani; Milan x Torino no Giuseppe Meazza e Sampdoria x Siena no Luigi Ferraris.
Caso a líder Inter vença, Mancini (foto ao lado - Inter) igualará o recorde de Cargnelli (1939/1940), Herrera (1964/1965) e Trapattoni (1988/1989) - 8 vitórias consecutivas no comando do time de Milão pela Serie A.
No Milan, a boa notícia é a recuperação de Cafu (foto ao lado - Milan), que deverá começar no banco de reservas.
Destaque ainda para a transmissão de Juventus x Verona, válido pela Serie B, pela ESPN Brasil no sábado, a partir das 12h45.

Campione Azzurro - Mauro Tassotti

O sensacional time do Milan que dominou o mundo no final da década de 80 e início da de 90 tinha como defesa titular, da direita para a esquerda: Tassotti, Costacurta, Baresi e Maldini.
Ocorre que, se em 1992 Franco Baresi já tinha completado mais de 60 jogos pela Azzurra, Paolo Maldini tinha superado a marca de 40 e Alessandro Costacurta se aproximava de 10, o lateral-direito Mauro Tassotti, apesar de seus 32 anos, dos quais 12 como titular do Milan, ainda não tinha experimentado vestir a camisa da seleção italiana principal - sua experiência como internacional era restrita as Nazionale U 21 (13 presenças) Olimpica (22 participações).
Porém, em outubro de 1992, como consagração de uma carreira excepcional, Mauro Tassotti foi convocado por seu ex-técnico no Milan, então Commissario Tecnico da Azzurra, Arrigo Sacchi.
Assim, em 14 de outubro de 1992, aos 32 anos e com uma bagagem de mais de 300 jogos pela Serie A, Tassotti estreou na seleção italiana contra a Suíça, em partida válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994 disputada em Cagliari.
Após os famosos testes de Sacchi, que experimentou também os laterais Benarrivo (Parma), Mannini (Sampdoria), Mussi (Torino) e Porrini (Atalanta), Tassotti foi escolhido um dos integrantes da seleção italiana para o Mundial dos Estados Unidos.
Curiosamente, no último jogo em terra italiana antes da viagem para a América, a Itália jogou contra a mesma Suíça da estréia de Tassotti com a defesa tutta milanista: Tassotti, Costacurta, Baresi e Maldini (ainda atuaram nesta partida os seguintes jogadores do Milan: Albertini, Donadoni e Massaro).
Na Copa dos Estados Unidos, Tassotti atuou na 1ª partida da Itália, contra a Irlanda, e na válida pelas 4ªs de final, contra a Espanha, que seria seu último jogo com a camisa da Azzurra (na foto ao lado - Guerin Sportivo - o espanhol Sergi tenta proteger a bola de Tassotti com um insólito número 9).
Tudo porque uma covarde cotovelada proferida neste jogo no espanhol Luis Enrique rendeu a Tassotti 8 jogos de suspensão, o que resultou em uma melancólica aposentadoria como internacional.

Na Última Vez ...

quinta-feira, dezembro 07, 2006

E Na Copa ...


Internazionale x Empoli; Milan x Arezzo; Parma x Roma e Sampdoria x Chievo. Estes são os confrontos válidos pelas 4ªs de final da Copa Itália, cujos jogos de ida serão disputados no dia 10 de janeiro próximo.
Nesta semana foram definidas as últimas 3 vagas que faltavam com os jogos disputados na quarta e quinta-feira.
Assim, na quarta-feira, o Empoli visitou o Genoa no Luigi Ferraris e venceu por 1 x 0, mesmo resultado do jogo de ida, o que valeu a classificação para a equipe toscana.
Infelizmente, apesar de quase 5.000 espectadores, nem o Genoa, ainda que na Serie B, demonstrou maior interesse pela Copa Itália, tendo ido a campo com um time repleto de suplentes, como o goleiro brasileiro Rubinho e promessas como Forestieri (ítalo-argentino de apenas 16 anos comparado a Messi e que já foi objeto de uma batalha entre as federações de futebol argentina e italiana) e Tavares (jovem português integrante da seleção de menores de 20 anos de seu país).
Pelo lado do Empoli, espaço também para os jovens brasileiros Eder (20 anos recém completados, ex-Criciúma) e Rincon (19 anos, ex-São Paulo).
De qualquer maneira, foi uma boa partida, onde o Genoa jogou e o Empoli marcou (foto ao lado - Empoli - o pênalti cobrado por Pozzi), tendo a pressão do time de Gênova persistido inclusive no 2º tempo, já em desvantagem, com os atacantes titulares Adailton e Greco em campo.
Já o Livorno foi eliminado pelo Arezzo, atual lanterna da Serie B, vez que o empate em 1 x 1 não foi suficiente para reverter a derrota sofrida por 2 x 1 no jogo de ida.
Méritos para o Arezzo que, depois de eliminar a Udinese, superou outra equipe da Serie A e agora, sendo ainda o único representante da Serie B na competição, vai enfrentar o Milan. Os gols da partida foram anotados pelo brasileiro Paulinho para o Livorno e pelo italiano Floro Flores para o Arezzo.
Por fim, nesta quinta-feira o Parma derrotou o Napoli por 3 x 1 (a partida de ida foi 1 x 0 para a equipe partenopea) e assegurou a última vaga para a próxima fase. Destaque para a ótima apresentação da equipe emiliana, especialmente para o atacante esloveno Zlatko Dedic (na foto ao lado contra o napolitano Gatti - Grazia Neri), que sofreu 1 pênalti, fez 2 gols e ainda conseguiu a expulsão do austríaco (húngaro de nascimento) Garics, zagueiro do Napoli.
No final, após o gol marcado por Samuele Dalla Bona (bom meia com passagens pelo Chelsea e pelo Milan), o Napoli esteve perto de conseguir o 2º tento que lhe daria a classificação, mas o Parma conseguiu manter o resultado e obter o bilhete para enfrentar a Roma na próxima fase.

Na Última Vez ...

Memorabilia - Careca

Atendendo a pedidos, a 'Memorabilia' desta semana aborda a carreira de Antônio de Oliveira Filho, o Careca, na Itália.
Nascido em Araraquara, Estado de São Paulo, em 05 de outubro de 1960, Careca começou sua carreira no Guarani, onde foi campeão brasileiro em 1978, passando depois ao São Paulo, clube com o qual também foi campeão brasileiro em 1986.
Um dos destaques da seleção brasileira na Copa do Mundo do México com 5 gols (1 a menos que o artilheiro da competição, o inglês Gary Lineker), Careca foi contratado pelo Napoli (então campeão italiano) para a temporada 1987/1988 (foto ao lado - Zucchi).
Formando dupla com o iluminado Maradona, logo em sua 1ª temporada alcançou a marca de 13 gols realizados, terminando em 2º lugar na tábua de artilheiros da Serie A, apenas atrás de ... Diego Armando Maradona que, com 15 gols, se sagrou o capocannoniere da stagione (à época, o torneio era disputado por apenas 16 clubes).
Porém, apesar do ataque devastador, o Napoli terminou a temporada com o vice-campeonato, 3 pontos atrás do Milan de Maldini, Baresi, Donadoni e dos holandeses Gullit e Van Basten.
No campeonato seguinte, mais uma 2ª colocação, desta vez atrás de uma Internazionale que bateu todos os recordes (pela 1ª vez uma equipe terminou uma temporada de forma invicta). E novamente Careca ficou em 2º dentre os artilheiros, empatado com Van Basten com 19 gols e atrás apenas de Aldo Serena com 22 (a partir da temporada em questão a Serie A passou a ser disputada por 18 clubes).
Mas, nesta temporada, o Napoli ainda perdeu a final da Copa Itália para a Sampdoria e conquistou seu, até aqui, único torneio internacional - a Copa U.E.F.A. derrotando o Stuttgart de Katanec e Klinsmann na final, com gols de Careca tanto no jogo de Nápoles quanto no de Stuttgart.
Já então consagrado como o melhor parceiro de Maradona (de quem é grande amigo até os dias atuais), Careca, juntamente com Alemão, foi fundamental para a conquista do Scudetto da temporada 1989/1990, quando o Napoli conseguiu superar os fortes times de Milão - o Milan do trio Gullit, Rijkaard e Van Basten, que terminou em 2º, e a Internazionale de Brehme, Klinsmann e Matthäus, que encerrou a temporada em 3º.
Para completar, o Napoli ainda conquistou a Supercopa Italiana com uma sonora goleada de 5 x 1 frente a Juventus, com 2 gols de Careca.
A temporada seguinte foi marcada pelo fim da era Maradona, trovato positivo all'antidoping (cocaína) após partida válida pela 25ª rodada, que acabou por decretar também o fim dos momentos gloriosos do Napoli.
Assim, o Napoli terminou a temporada 1990/1991 na 8ª colocação e Careca fez 9 gols em 29 partidas.
Até deixar a Itália com destino ao Japão, Careca ainda jogou mais 2 temporadas no Napoli (foto ao lado - na temporada 1991/1992 - Capozzi), fazendo boas duplas com o italiano Zola e com o uruguaio Fonseca, mas sem conseguir reeditar as campanhas do Napoli comandado por Maradona.
De qualquer maneira, Careca foi um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro e, com sua habilidade e precisão nos arremates, marcou sua passagem também no Calcio.

Na Última Vez ...

quarta-feira, dezembro 06, 2006

A Itália Na Europa


Dos times italianos, apenas a Roma não entrou na 6ª rodada da Champions League com a classificação para as 8ªs de final assegurada.
Ainda assim, bastava 1 único ponto para que o time da Cidade Eterna garantisse matematicamente a 2ª vaga do Grupo D, vez que a 1ª já era do Valencia, exatamente o adversário da Roma no Olímpico.
E, ao final da partida, a Roma estava também classificada! Pena que foi um jogo sem grandes emoções, o que já era possível antever em razão do Valencia ter se apresentado com um time misto, repleto de reservas (como o italiano Tavano, na foto ao lado contra Mexes - Inside), contra uma Roma que também se deu ao luxo de poupar Perrotta e, principalmente, Totti.
Para piorar (o espetáculo), a Roma fez 1 x 0 logo no início - após cobrança de falta de Mancini, o zagueiro francês Mexes fez torre para a conclusão de Panucci (que está atravessando um momento de goleador!). Depois, ciente de ter em mãos a classificação, a Roma apenas administrou o resultado, mais preocupada com o derby de domingo contra a Lazio do que com um Valencia inoperante e jamais incisivo.
Por sua vez, a Inter foi à Munique, também na terça, enfrentar o poderoso Bayern, em um jogo onde ambas as equipes já estavam classificadas.
Na véspera, o técnico Roberto Mancini já tinha dito que tanto fazia o 1º ou o 2º lugar do grupo, pois "in entrambi i casi si rischia di affrontare squadre forti agli ottavi".
E assim a Inter terminou na 2ª posição do grupo, vez que o empate em 1 x 1 (gols de Makaay para os alemães e de Vieira para os italianos) garantiu o time da Baviera em 1º.
De salientar que o 1º tempo da partida foi muito decepcionante, até em razão do péssimo estado do gramado, sendo que na 2ª etapa os times proporcionaram maiores emoções aos cerca de 60.000 espectadores (na foto ao lado, Figo tenta superar Lahm - Afp).
Destaque também para o retorno do uruguaio Recoba à Inter, bem como pela bela atuação do brasileiro (até aqui muito pouco utilizado) Maxwell na lateral-esquerda.
Por fim, o Milan entrou (?) em campo nesta quarta-feira, também com a classificação já assegurada (e o 1º lugar), para enfrentar o Lille, da França, que disputava a 2ª vaga com o AEK da Grécia.
E logo aos 7' o Lille já havia inaugurado o marcador, com um gol de Odemwingie. Apesar de Ancelotti ter, antes do jogo, pedido a vitória a qualquer custo, é certo que o time mandado a campo já demonstrava que o time milanês não estava muito envolvido com a partida.
No final, um 2 x 0 histórico para os franceses em pleno San Siro (o 2º gol foi marcado por Kader, que já tinha recebido muitos elogios do técnico Ancelotti - foto Ansa), incontestáveis ante ao amplo domínio exercido pelo time de Claude Puel, com mais uma figuraccia del Milan.
Agora, é aguardar o sorteio do próximo dia 15 para verificar quais serão os adversários das equipes italianas na próxima fase, quando começa o mata-mata e, aí, tudo deverá ser diferente!

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione

Quem acertou ao enigma proposto nesta semana (foto ao lado - Guerin Sportivo) foi o meu grande amigo Tiago Fontana, que escreveu "o irmão de Diego Armando Maradona".
Pois é, o jogador ao lado é Hugo Hernán Maradona, conhecido como "El Turco".
O irmão mais novo do genial Diego Armando Maradona foi um daqueles jogadores que os italianos chamam de bidone, que quer dizer, segundo o dicionário Michaelis, "fraude, truque, engano".
Hugo Maradona apareceu na seleção argentina para menores de 16 anos, quando, em um jogo, fez 2 gols e aparentou ter, além do sobrenome, algo mais em comum com seu imão mais velho que, na ocasião, proferiu: "Diventerà più forte di me"!
Porém, a verdade é que a carreira de futebolista de Hugo só vingou em razão de seu parentesco e da sua similitude física com o irmão mais famoso (as línguas mais ferinas diziam que, ao invés de se parecer com seu irmão Diego, Hugo tinha era um físico assemelhado a uma mesa!).
Assim como Diego, Hugo Maradona iniciou sua carreira no Argentinos Juniors, onde colecionou míseras 19 presenças e 1 gol em 2 anos, tendo em seguida se transferido para o Ascoli (corre boato que Diego teria forçado os dirigentes do Napoli a emprestarem, a fundo perdido, dinheiro para a contratação do irmão), time no qual teve uma passagem meteórica - começou como titular em apenas 3 dos 15 jogos (abaixo em jogo contra o Napoli de Diego - Guerin Sportivo) em que esteve presente na temporada 1987/1988.
Após o fracasso retumbante na Itália, Hugo ainda tentou jogar futebol na 2ª divisão espanhola (Rayo Vallecano), no Rapid Wien da Áustria e na J-League japonesa, sempre muito mais como o folclórico irmão de Diego do que por méritos próprios.
Por fim, agradeço a participação do meu pai e do meu amigaço Daniel Schneider, aos quais desejo melhor sorte na próxima.

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Nesta semana não será mencionado que o Real Madrid está interessado em Kaká ...
Mas o Milan teria individualizado em Toni a alternativa a Trezeguet como reforço para seu inoperante ataque.
Aliás, durante a semana surgiu a hipótese de um scambio envolvendo Gilardino e Trezeguet!
Nesta quarta-feira, os olheiros do Milan vão aproveitar o embate com o Lille, válido pela Champions League, para analisar Kader Keita, centrocampista di contenimento de 25 anos que impressionou particularmente Carlo Ancelotti.
A Roma estaria desejosa de contar com os préstimos do esterno Francesco Modesto, da Reggina, estando disposta até a emprestar sua promessa Rosi para fechar o negócio.
Montella poderia estar se despedindo da Roma, onde está sendo pouco utilizado, tendo como destino a Inglaterra (Blackburn, Fulham ou Newcastle).
Já a Lazio, que não conseguiu (até agora) renovar com o tetracampeão Massimo Oddo, estaria interessada em contratar o prodígio belga Vanden Borre (19 anos) do Anderlecht ou o indígena Marco Motta da Udinese.
Outro que poderia deixar a Lazio é Luciano Zauri, que estaria na mira da Juventus.
O Palermo estaria interessado em Massimo Bonanni da Sampdoria ou Antonio Buscè do Empoli. Já Caracciolo e Brienza estariam de saída...
O Torino, de olho em um substituto para o meio-campista Simone Barone (destinação Inter?) gostaria de contratar o argentino Lucas Bernardi, atualmente no Monaco.
Aliás, para ceder Barone o Torino desejaria o defensor Andreolli (foto abaixo - Inter) e o meia Almiron, atualmente no Empoli.
Marco Ferrante, por sua vez, asseverou que "sarebbe un sogno, sì, chiudere la carriera nel Toro, donando ancora un contributo. E poi restare in famiglia. Ches­sò, lavorare nel vivaio".
Outras alternativas para o ataque do Toro seriam Bucchi (Napoli) e Maccarone (Middlesbrough), além dos romanistas Montella e Vucinic.
Francesco Tavano, atualmente no Valencia, seria o jogador mais desejado do próximo mercado de inverno - nada menos que Inter, Roma, Palermo, Torino e Udinese estaria interessados no atacante.
O Chievo teria fechado a contratação do atacante Souza, do Goiás, artilheiro do último campeonato brasileiro.
Por fim, a Inter (não seria possível fechar uma coluna sem abordá-la) teria feito uma proposta ao meia argentino do River Fernando Belluschi.

Na Última Vez ...

terça-feira, dezembro 05, 2006

Momento Panini - David Suazo


Óscar David Suazo Velázquez, ou melhor, apenas David Suazo, foi o 1º jogador nascido em Honduras a jogar no Calcio.
Sua estréia na Serie A ocorreu na temporada 1999/2000, mas precisamente em 26.09.1999 (figurinha ao lado), face ao Venezia, em jogo que o Cagliari empatou em 1 a 1.
Nascido em 05 de novembro de 1979 em San Pedro (Honduras), Suazo apareceu para o mundo do futebol no Mundial Sub-20 disputado na Nigéria em 1998.
E a expressão mundo do futebol engloba seu próprio país, vez que, até então, Suazo sequer jogava numa equipe profissional, mas, por trabalhar em uma instituição financeira, disputava uma chamada Liga Bancária!
Curiosamente, sua convocação para o referido mundial só ocorreu porque seu primo, o também futebolista Maynor Suazo, aconselhou-o ao técnico da seleção sub-20 de Honduras.
Após o mundial (onde fez 2 gols), Suazo foi contratado pelo mais popular time de Honduras, o Olímpia, da capital Tegucigalpa.
Mas lá não ficou por muito tempo, vez que, após fazer 5 gols em 1o partidas, foi contratado pelos visionários dirigentes do Cagliari por pouco menos de 2 milhões de euros (uma fortuna para um jogador daquela região do planeta)!
O atacante hondurenho, porém, teve um começo difícil na Itália, vez que, além de muito jovem (19 anos), na temporada de estréia - 1999/2000 - não conseguiu superar a concorrência dos titulares Mboma e Oliveira e do também esordiente Corradi no ataque do time da Sardenha, terminando a temporada com apenas 13 jogos e 1 único gol, além de amargar o rebaixamento de sua equipe.
Porém, o talento do atacante despontaria a partir da stagione seguinte, jogando na Serie B e sem a concorrência dos medalhões Mboma e Oliveira, tendo logo feito 12 gols ao lado do ágil Cammarata.
Foram mais 3 temporadas na Serie B, sendo que a última, já com o Cagliari jogando com a dupla Esposito-Suazo municiada pelo genial Zola, coroada com 19 gols e o acesso à Serie A.
Seu retorno à máxima divisão do futebol italiano, porém, não foi tão feliz - culpa de uma lesão sofrida e que só possibilitou sua participação, durante toda a temporada 2004/2005, em 22 jogos, onde anotou 7 gols.
Ocorre que, na temporada seguinte (2005/2006), se o Cagliari não foi tão bem (terminou na 17ª colocação, a última antes da zona do rebaixamento), Suazo foi excepcional (figurinha ao lado).
Foram nada menos que 22 tentos (dos 42 anotados pelo Cagliari), o que o deixou atrás apenas do artilheiro Toni (31) e do francês Trezeguet (23).
Tanto sucesso, aliado ao seu oportunismo e a sua velocidade, despertaram o interesse de grandes clubes da Europa, em especial do Milan.
Mas será difícil tirar Suazo da Sardenha, onde usa a braçadeira de capitão e é um dos jogadores mais queridos da torcida.

Na Última Vez ...

segunda-feira, dezembro 04, 2006

'B' Em Pílulas


* O líder Napoli apenas empatou em casa com o modesto Frosinone, gol do bom uruguaio Mariano Bogliacino aos 37' do 2º tempo para a equipe partenopea, mas não foi alcançado na liderança em razão da Juventus também não ter conquistado os 3 pontos;
* A vice-líder Juve empatou com o Genoa no Luigi Ferraris também por 1 x 1, gols do tcheco Pavel Nedved (depois expulso) para os visitantes e do croata Ivan Juric para os mandantes;
* Neste jogo o goleiro Buffon defendeu um pênalti cobrado pelo brasileiro Adailton (foto ao lado - LaPresse), que ainda assim é o artilheiro isolado da Serie B com 9 tentos;
* Pelo Genoa também jogou outro brasileiro: Fabiano, lateral-esquerdo com passagens pelo Atlético Paranaense, São Paulo e Palmeiras;
* O goleiro Rubinho, mais conhecido como o irmão do Zé Elias, ficou no banco;
* O Bologna alcançou o 3º lugar ao vencer o Verona, fora de casa, por 1 x 0, gol do atacante Marazzina (com um passado na Internazionale);
* O Lecce derrotou o Brescia por 2 x 1, com 2 gols do argentino Osvaldo, sendo 1 irregular, já que a bola não atravessou a linha do gol;
* Apesar das reclamações da equipe rondinelle (foto ao lado - Richiardi), o árbitro Trefoloni validou o gol;
* A lanterna Arezzo ganhou de 4 x 1 do Pescara, com tentos de Rey Volpato (2), Floro Flores e Capelli;
* Antonio Floro Flores, apesar do nome, é um jogador italiano (nascido em Nápoles) muito prometente;
* Gianluca Pegolo, do Verona, é o jogador que mais minutos atuou até aqui - 1.348.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada



Na recém encerrada 14ª rodada da Serie A 2006/2007, Internazionale e Roma aumentaram suas séries vitoriosas (a Inter chegou a incrível marca do 11º sucesso consecutivo, entre copas e campeonato), enquanto o Palermo confirmou atravessar uma fase delicada, não passando de um empate com o Parma.
Além dos jogos envolvendo os times da Cidade Eterna (Roma 2 x 1 Atalanta e Fiorentina 1 x 0 Lazio), abordados nas colunas O Jogo Da TV - partes I e II - foram os seguintes os encontros que movimentaram o Calcio: Ascoli 2 x 2 Catania; Cagliari 2 x 2 Milan; Internazionale 2 x 0 Siena; Livorno 0 x 2 Chievo; Messina 0 x 2 Sampdoria; Parma 0 x 0 Palermo; Torino 1 x 0 Empoli e Udinese 1 x 1 Reggina.
No sábado, a rodada começou com uma vitória suada da líder Internazionale sobre o Siena. Sem Adriano (contundido), mas com Júlio César e Maicon em campo (Maxwell entrou no finalzinho da partida), a Inter precisou novamente de seus argentinos para fazer os gols - como na partida disputada no meio da semana, quando venceu por 4 x 0 o Messina, os 2 gols da vitória sobre o Siena foram marcados por jogadores portenhos. Assim, o zagueiro Burdisso, que marcou 3 vezes contra o Messina, marcou também o 1º contra o Siena, enquanto o atacante Crespo (foto acima - Sport Image) anotou o 2º gol. Destaque para o arqueiro Júlio César, que defendeu uma cobrança de penalidade máxima cobrada pelo atacante do Siena Frick quando a partida ainda estava 1 x 0. Aliás, o goleiro brasileiro atravessa uma ótima fase, fazendo com que as especulações em torno do nome de Buffon como reforço para a Inter diminuam.
Ainda no sábado a Roma confirmou sua boa fase e se manteve no encalço da Inter com a vitória, de virada, sobre a Atalanta (para maiores informações, verificar a coluna O Jogo Da TV - Parte I).
No domingo, Cagliari e Milan ficaram no 2 x 2, com gols de Suazo (cobrando pênalti) e Capone para os donos da casa e de Gilardino e Borriello para os visitantes, garantindo um ponto a mais na tabela para cada uma das agremiações. E olha que o ponto foi uma grande conquista para o Milan que, além de ter 9 jogadores machucados (dentre eles Kaká), teve Pirlo expulso aos 76' por falta no excelente Suazo (foto ao lado - LaPresse). Infelizmente, para variar, Ricardo Oliveira teve mais uma atuação abaixo da crítica.
Ponto positivo foi o fato dos gols rossoneros terem sido anotados por atacantes (os 4 homens de frente que compõem o elenco tinham anotado, até então, apenas 3 gols nas 13 rodadas disputadas). Mas como de positivo o Milan atual tem pouco, o zagueiro Alessandro Nesta sofreu uma intervenção cirúrgica no dia de hoje e só deve voltar em março próximo.
O Chievo surpreendeu e derrotou o bom Livorno por 2 x 0, no Armando Picchi, com mais uma doppietta do nigeriano Obinna (apenas 19 anos) e abandonou a zona do rebaixamento. Preocupado, o polêmico presidente do Livorno, Aldo Spinelli, afirmou que "la prossima settimana ad Auxerre spero di uscire", ou seja, está torcendo para que seu time seja eliminado da Copa U.E.F.A. na próxima quarta e centre suas atenções apenas na Serie A e na Copa Itália. Vai saber!
Já a Sampdoria venceu o Messina, na Sicília, pelo mesmo marcador - 2 x 0 - gols do lateral Franceschini e do atacante Quagliarella.
Parma e Palermo não fizeram uma grande partida e protagonizaram o único 0 x 0 da rodada. É verdade que o time da capital da ilha da Sicília entrou em campo com vários desfalques, mas foi o Parma quem teve as melhores chances de gol durante o jogo, com o Palermo só chegando perto de abrir o marcador já nos acréscimos. Ao final, o resultado foi justo pelo que foi apresentado pelas equipes e confirma a má fase da equipe palermitana, que não vence desde 12 de novembro e no mês passado perdeu 6 partidas em 8, incluíndo as válidas pelas copas (U.E.F.A. e Itália).
O celebrado Torino (que comemorou 100 anos exatamente no dia de ontem) venceu, com um gol de Comotto no finalzinho, o supreendente Empoli e subiu ainda mais na tabela, confirmando o momento feliz que atravessa. Destaque para a belíssima festa realizada antes da partida, que contou com a participação do brasileiro Júnior, ex-jogador da equipe (na foto da direita com Pulici - Newpress).
No jogo de Udine (na foto da esquerda, Aronica disputa a bola com Di Natale - Ansa), o time da casa empatou em 1 a 1 com a Reggina, tentos dos artilheiros Iaquinta (7º gol pessoal na temporada) e Bianchi (seu 8º).
Por fim, no Cino e Lillo Del Duca (estádio de Ascoli Piceno), o time mandante perdeu um pênalti e ainda fez 2 x 0 no Catania no 1º tempo, mas permitiu a reação dos visitantes na 2ª etapa, que quase conseguiram virar o marcador - mas terminou 2 x 2 (Bjelanovic, duas vezes, para o Ascoli e o zagueiro Stovini e o atacante Spinesi anotaram os gols).
Classificação, ressaltando as penalidades, já computadas, sofridas por Siena (-1), Lazio (-3), Milan (-8), Fiorentina (-15) e Reggina (-15): 1º Internazionale (36 pts); 2º Roma (32); 3º Palermo (28); 4º Livorno (20); 5º Catania (20); 6º Empoli (19); 7º Lazio (18); 8º Atalanta (17); 9º Udinese (17); 10º Siena (17); 11º Torino (17); 12º Sampdoria (16); 13º Cagliari (15); 14º Messina (14); 15º Milan (12); 16º Chievo (10); 17º Parma (9); 18º Fiorentina (8); 19º Ascoli (6) e 20º Reggina (2).

Na Última Vez ...

domingo, dezembro 03, 2006

O Jogo Da TV (Parte II) - Fiorentina x Lazio


O 'Match Clou' da 14ª rodada foi um bom jogo, principalmente no 1º tempo, onde as chances de gol foram mais cristalinas.
Ambas as equipes começaram utilizando o 4-3-3, mas o tridente viola funcionou melhor, com Liverani (ex-laziale) coordenando as manobras do meio de campo. Na Lazio, Pandev e Foggia ocuparam o mesmo espaço na extrema direita, que ainda recebeu os avanços do lateral Oddo durante a 1ª etapa, enquanto pela esquerda foi um marasmo.
Assim, logo aos 3', em uma elaborada trama ofensiva, Jorgensen passou para o centroavante Toni que serviu o romeno Mutu que obrigou o goleiro Peruzzi a fazer uma ótima intervenção.
No minuto seguinte, Peruzzi teve que deixar a meta para evitar o gol de Toni, enquanto no lance seguinte o goleiro da Lazio teve que novamente intervir para impedir que o lançamento de Liverani para Toni resultasse em gol.
Depois, a Lazio conseguiu equilibrar as ações, mas foi a Fiorentina que marcou: cobrança de falta do lateral Pasqual na área, a defesa não consegue afastar como deveria, o tcheco Ujfalusi, de cabeça, devolve a bola para a entrada da pequena área onde o sempre oportunista Luca Toni (foto ao lado - Grazia Neri), com o pé um pouco alto, desvia para o fundo das redes.
De nada adiantou as reclamações da equipe romana - Fiorentina 1 x 0!
Após 25' a todo gás, com oportunidades para ambos os lados, as equipes diminuíram o ritmo, mas a partida continou interessante até o final do 1º tempo.
A 2ª metade da partida foi semelhante a 1ª, apesar de terem sido criadas poucas oportunidades de gol. Ainda assim, aos 24' desta etapa complementar o avante Rocchi foi lançado e, ao chegar a linha de fundo, cruzou rasteiro para o centro da área, onde o nigeriano Makinwa (que entrou no lugar de Pandev), já depois da marca de pênalti, concluiu para o gol que só foi evitado por causa de uma sensacional defesa do goleiro viola Frey, com a ponta do pé. No rebote, Foggia chutou mal, por cima do travessão e desperdiçou a chance de empatar o jogo, que terminou mesmo com a vitória da equipe da casa pelo placar mínimo.
Ademais, a Lazio sofreu com a má atuação do centrocampista argentino Ledesma, pouco inspirado, e sentiu, muito, a ausência de Mauri, que vem jogando muito bem, enquanto a Fiorentina teve em Mutu um atacante endiabrado, partindo para cima e tentando o drible em diversas oportunidades, além de um voluntarioso Toni, ainda longe da melhor forma física.
Importante os 3 pontos conquistados pela equipe de Florença, que ainda está na zona de rebaixamento, bem como o fato de, após 5 partidas, a defesa não ter sofrido gol, principalmente em razão da Lazio, nos 3 jogos anteriores, ter marcado 12 vezes.
O tabellino:
Fiorentina: Frey; Ujfalusi, Dainelli, Gamberini, Pasqual; Pazienza (90' Gobbi), Liverani (80' Blasi), Donadel; Jorgensen, Toni (71' Pazzini), Mutu. All. Prandelli.
Lazio: Peruzzi; Oddo (46' Siviglia), Stendardo, Cribari, Zauri; Mudingayi, Ledesma, Mutarelli; Pandev (67' Makinwa), Rocchi, Foggia (73' Manfredini). All Rossi.
Gol: 15' Toni.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Stendardo, Ujfalusi, Dainelli e Foggia.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que Giuseppe Meazza (ver a última coluna Campione Azzurro), jogando pela Ambrosiana, foi o artilheiro da 1ª temporada da Serie A disputada em Girone Unico (1929/1930) com 31 gols, seguido de Rodolfo Volk, da Roma, com 21?
* Que na temporada seguinte o romanista (foto à direita) venceu a disputa pela artilharia com 29 tentos, enquanto Meazza ficou logo atrás com 25?
* Que, com 35 gols na temporada 1949/1950, o sueco Gunnar Nordahl foi o jogador que mais fez gols numa temporada da Serie A?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker