Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 27, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Palermo x Lazio



Surpreendente! Se era possível até apostar em uma vitória da Lazio contra o Palermo no principal jogo disputado neste sábado da 21ª rodada do Calcio, pouco provável seria imaginar o resultado de 3 x 0 para os visitantes antes de iniciada a partida!
Mas foi isso mesmo o que aconteceu, apesar do início do jogo ter sido todo do Palermo, consistente no meio de campo regido pelo esperto Corini e ágil no ataque com a dupla Di Michele-Caracciolo (um baixinho, habilidoso e rápido e o outro no melhor estilo tanque).
Na Lazio, Delio Rossi confirmou o suíço Behrami como substituto de Oddo e, salvo dois recuos que assustaram até o veterano goleiro Peruzzi, o helvético (na foto ao lado com Di Michele - Ap) foi muito bem, protagonista di una partita di gran cuore e buono spessore. Aplausos especiais também para a dupla de zaga Cribari-Siviglia, os centrocampistas Ledesma e Mutarelli (o ex da vez) e o atacante Rocchi.
Assim, com a bola rolando, logo aos 8' a torcida presente ao Renzo Barbera quase comemorou a abertura do placar em duas oportunidades seguidas, a 1ª com Caracciolo e a 2ª com o australiano Bresciano.
Grito de gol que seria dado aos 13', após boa jogada de Di Michele e conclusão de Caracciolo, que acabou invalidada pela marcação de impedimento (dúbio)!
A resposta da equipe da capital veio em seguida, no mesmo minuto, em conclusão de Tommaso Rocchi explendidamente defendida por Fontana.
Porém, o Palermo manteve o ritmo forte e o domínio da partida, mas foi a Lazio que estufou as redes - o goleiro Fontana errou uma reposição de bola, permitindo que Mauri servisse Makinwa que, já dentro da área, foi obstaculizado pelo tetracampeão Zaccardo. Daí a bola sobrou para Rocchi que, na 2ª tentativa, colocou lá dentro!
Na etapa complementar a Lazio duplicou a vantagem logo aos 7', em cobrança de falta do argentino Ledesma que encontrou o zagueiro Siviglia (na foto ao lado contra Caracciolo - Fotopress) sozinho na área.
O Palermo, então, acusou o golpe sofrido e demorou a entrar no jogo novamente, com a Lazio restando atenta na defesa e perigosa no contra-ataque, que foi mortal aos 32', quando Corini fez pênalti no nigeriano Makinwa, convertido por Rocchi (foto abaixo - Fotopress), em seu 9º tento pessoal na temporada.
Ainda houve tempo para a estréia do chileno Jimenez na squadra laziale, que alcançou o 4º posto na classificação, valendo uma vaga para a próxima Champions League!
Eis o tabellino da peleja:
Palermo: Fontana; Cassani (70' Diana), Zaccardo, Barzagli, Pisano; Fábio Simplício (70' Tedesco), Corini, Guana, Bresciano (60' Brienza); Caracciolo, Di Michele. All. Guidolin.
Lazio: Peruzzi; Behrami, Siviglia, Cribari, Zauri; Mudingayi, Mutarelli (91' Firmani), Ledesma, Mauri (80' Jimenez); Rocchi (89' Pandev), Makinwa. All. Rossi.
Gols: 45' Rocchi, 52' Siviglia, 78' (pênalti) Rocchi.
Árbitro: Dondarini.
Cartões amarelos: Di Michele, Mutarelli, Diana e Mauri.

Na Última Vez ...

Match Clou - 21ª Rodada 2006/2007



A escolha do embate envolvendo Milan e Parma para 'Match Clou' da rodada se deve, principalmente, a semana vivida por ambas as equipes.
Semana esta recheada de ótimas notícias. Enquanto o clube de Via Turati viu a chegada do lateral tetracampeão do mundo Massimo Oddo, cuja tratativa esteve na iminência de afundar, e aguarda com muita expectativa a conclusão das negociações com o Real Madrid por Ronaldo (que inclusive já fez exames médicos), o Parma finalmente mudou de mãos, deixando, depois de 17 anos, o controle da Parmalat para passar ao trio Tommaso Ghirardi, Angelo Medeghini e Alberto Guareschi, sendo que o 1º será o novo presidente gialloblu.
Ao todo, o Parma F.C. não custou mais do que 24 milhões de euros, mas o maior desafio dos novos proprietários será resgatar o clube ao vértice europeu, começando com a necessidade de reforçar o elenco ainda antes do final deste mês de janeiro, quando encerra o prazo para contratações na Europa.
Sob os olhos do novo presidente, o Parma deve enfrentar o Milan, neste domingo, no 3-4-1-2, com um meio de campo pegador composto por Dessena, Grella, Bolaño e Castellini protegendo o trio Couto-Perna-Paci.
Na frente, o fantasista Morfeo (ex-Milan) deverá ser o responsável por iluminar a dupla Budan (foto acima - Grazia Neri) e Rossi. Completando o 11 inicial, o veterano Bucci será o responsável por tentar impedir os gols rossoneri.
Do lado do Milan, o treinador Carlo Ancelotti convocou o recém-chegado Oddo para a partida e deverá propor a equipe no seu querido 4-4-1-1, com 3 volantes (Gattuso, Brocchi e Pirlo) dando apoio ao holandês Seedorf e ao brasileiro Kaká, enquanto Filipo Inzaghi (foto acima - Ap) deverá ser o atacante isolado da vez.
Embate disputado nas últimas 16 temporadas da Serie A, Milan x Parma já terminou com 9 vitórias do time da casa contra apenas 2 êxitos dos visitantes e 5 empates (como no dia 02 de abril de 1994, quando terminou 1 x 1, tentos de Massaro e Zola. Na foto abaixo - Borsari -, Donadoni supera o lateral Balleri).
Ao todo, o Milan fez 29 gols e sofreu 15, sendo que Paolo Maldini é o jogador que mais atuou no confronto, com incríveis 14 participações.
Os maiores realizadores são também do Milan - Andrea Pirlo e o dinamarquês Jon Dahl Tomasson anotaram 3 vezes cada.
Na temporada passada a equipe de Milão venceu por incríveis 4 x 3, enquanto a última vitória do Parma remonta à temporada 1996/1997, quando, com uma equipe repleta de craques (Buffon; Zé Maria, Thuram, Cannavaro e Mussi; Sensini, Dino Baggio, Crippa e Stanic; Chiesa e Crespo) a província venceu a metrópole, então treinada por Arrigo Sacchi e contando com uma defesa composta por Panucci, Costacurta, Baresi e ... Maldini!

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Parabéns mais que especiais à Lady Cyntia, a única a acertar que o enigma desta semana (foto ao lado - SG) é o arisco David Di Michele, atacante atualmente no Palermo (foto abaixo - Palermo).
Di Michele, atualmente com 31 anos (completados no último dia 06), começou a carreira no Cisco, de sua cidade natal - Roma, na Serie C1, tendo se transferido ao Foggia na temporada 1996/1997 e daí à Salernitana, Udinese, Reggina, de novo Udinese e Palermo, onde chegou no decorrer da stagione passada.
Ostenta, em seu currículo, 201 partidas e 53 gols na Serie A, além de 6 participações na Azzurra!

Na Última Vez ...

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Final de semana de Calcio!


Com a chegada do final de semana volta a Serie A aos gramados italianos.
E a 21ª giornata promete - serão 2 jogos no sábado e outros 8 no domingo, vários televisionados para o Brasil!
Assim, no sábado ocorrerão os cotejos Torino x Udinese e Palermo x Lazio. A ESPN Brasil está prometendo transmitir o 1º e a Band o 2º, ambas a partir das 17h15, ressaltando que o jogo de Turim ocorre antes, às 15h00 de Brasília.
No domingo jogam Atalanta x Catania; Chievo x Empoli; Fiorentina x Livorno; Messina x Ascoli; Milan x Parma; Roma x Siena e o jogo da noite; Sampdoria x Inter.
A Band vai transmitir o confronto de Milão a partir das 11h50, quando deverão começar jogando os brasileiros Dida, Cafu e Kaká, com Ricardo Oliveira ficando como opção para o decorrer da partida. Com Gilardino fora de sua melhor condição física, Borriello suspenso e Ronaldo ainda não disponível, o técnico Ancelotti só tem Ricardo Oliveira e Inzaghi como atacantes no elenco, o que deve ser mais uma razão para a escalação de apenas um inicialmente...
Quem pode fazer sua estréia no Milan é o lateral tetracampeão do mundo Massimo Oddo.
Pelo Parma, de presidente novo (o jovem Tommaso Ghirardi), Morfeo (foto acima - Grazia Neri) deve ser o responsável por municiar a dupla Rossi-Budan.
Já a ESPN vai transmitir, a partir das 11h55, o jogo Cagliari x Reggina, que deve marcar o esordio do fantasista Foggia no clube amaranto.
Quem tiver parabólica e conseguir captar a novíssima TV Esporte Interativo ainda terá o prazer de assistir aos embates Roma x Siena e Sampdoria (com Flachi - foto acima - Sampdoria) x Inter!

Campione Azzurro - Luigi Riva

Se na semana passada esta coluna foi dedicada a história de um grande goleiro (Gianluca Pagliuca) na Azzurra, nesta o espaço é dedicado ao maior cannoniere da seleção italiana, o Rombo di Tuono Luigi Riva.
Nascido em Leggiuno, uma cidadezinha com menos de 3.000 habitantes situada na província de Varese, bem no norte da Itália, em 07 de novembro de 1944, Riva foi um desses raros jogadores cuja carreira foi repleta de peculiaridades interessantes.
Tendo feito sua estréia como profissional no Legnano, na Serie C1 italiana, em 21 de outubro de 1962, já na temporada seguinte foi contratado pelo Cagliari, time que disputava a Serie B e fica localizado na ilha da Sardenha.
Apesar das dificuldades normais enfrentadas por qualquer jovem de 19 anos ao passar os primeiros meses longe da casa materna, Riva logo percebeu que a cidade de Cagliari era o seu lugar e lá transcorreu todo o restante de sua carreira (ainda mora lá), tendo recusado diversas propostas milionárias do Milan, da Internazionale (que chegou a oferecer o equivalente a US$ 2 milhões - uma fortuna à época - e a promessa de construir um hospital em Cagliari) e da Juventus (que ofereceu o equivalente a US$ 520 mil e mais 7 jogadores)!
Assim, partindo da Serie B, Riva comandou o Cagliari até a conquista de seu único Scudetto, na temporada 1969/1970. Maior artilheiro da Serie A nas temporadas 1966/1967, 1968/1969 e 1969/1970, o fim da carreira de Riva culminou com o rebaixamento do time da Sardenha à Serie B, na temporada 1975/1976.
Na seleção italiana (foto acima - Guerin Sportivo), a carreira de Gigi Riva não é menos espetacular, sendo o jogador que mais marcou gols com a azzurra - 35 em 42 partidas.
Dono de um potentíssimo tiro mancino (como na foto ao lado - Guerin Sportivo) e de uma cabeçada mortal, que lhe rendeu o apelido de Rombo di Tuono (Estouro de Trovão) do jornalista Gianni Brera, Riva jogava com a camisa 11 (que foi retirada no seu clube, o Cagliari), mas marcava gols como um legítimo 9 e armava jogadas como um exuberante 10.
Seu esordio na seleção italiana principal ocorreu em 27 de junho de 1965, em um amistoso disputado contra a Hungria em Budapeste e seu 1º tento com a Azzurra foi realizado em 1º de novembro de 1967 (em sua 4ª partida) contra o Chipre, quando fez logo uma tripletta!
Campeão europeu em 1968, Gigi também participou da campanha italiana na Copa de 1970, quando fez 3 gols, sendo 1 na histórica partida disputada contra a Alemanha Ocidental pelas semi-finais (considerada a melhor partida de todas as Copas do Mundo!).
Riva encerrou sua carreira na seleção italiana na Copa do Mundo de 1974, tendo deixado o legado de marcas como 4 gols realizados em uma mesma partida (válida pelas Eliminatórias da Copa de 74, disputada contra Luxemburgo em 1973) e o feito de anotar pelo menos 1 gol em 6 partidas consecutivas entre novembro de 1967 e janeiro de 1969.
Se "a Gigi Riva il piede destro serve solo a salire su tram", como afirmou seu treinador Manlio Scopigno em 1970, é certo que seus números só não são ainda maiores em razão das diversas contusões graves que sofreu durante a carreira, vez que seu talento era imenso.

Na Última Vez ...

quinta-feira, janeiro 25, 2007

E Na Copa ...


Nesta semana foram disputados os jogos de ida das semi-finais da Copa Itália envolvendo as equipes da Internazionale, do Milan, da Roma e da Sampdoria, sendo que esta última ficou mais longe das finais.
Isto porque, na quarta-feira, a Samp recebeu a Inter no Luigi Ferraris e perdeu por retumbantes 3 x 0, em mais uma grande atuação da seleção argentina de Massimo Moratti.
Afinal, eram 6 os hermanos que iniciaram o jogo com a camisa nerazzurra: Burdisso e Samuel na defesa; Zanetti, Gonzalez (na foto ao lado - Inter - contra Palombo) e Solari no meio; além de Crespo (que ainda foi substituído por Cruz no 2º tempo) no ataque.
E todos os gols portaram o sotaque característico de Buenos Aires, vez que 2 foram anotados pelo zagueiro Burdisso - que agora é um dos artilheiros da Copa Itália com 4 gols - e o outro por Crespo, que demostrou ser uma válida alternativa a dupla Adriano-Ibrahimovic, atualmente titulares na equipe de Milão.
Se a Samp foi a única equipe que conseguiu evitar a vitória da Inter no Giuseppe Meazza nesta temporada, na partida disputada no Marassi não conseguiu levar a mínima dificuldade para os milaneses, que dominaram todo o cotejo.
Com o sucesso, a trupe comandada por Roberto Mancini está muito próxima da grande finalíssima, quando poderá conquistar o tricampeonato da Copa Itália, feito até aqui inédito na história da competição, disputada desde 1922.
O outro jogo, disputado nesta quinta-feira e da mesma forma transmitido pela ESPN Brasil, envolvendo Milan e Roma, começou dando a impressão que a equipe de Milão também iria levar a melhor com facilidade, vez que Ricardo Oliveira (no centro da defesa da Roma na foto acima - Milan) fez 1 x 0 aos 4' e Pippo Inzaghi aumentou a vantagem aos 23'.
Porém, Perrotta aos 28' e o chileno Pizarro aos 39', em incrível falha do portiere brasiliano Dida, firmaram a reação do time da capital ainda no 1º tempo.
Na etapa complementar as equipes repetiram o bom espetáculo da anterior, mas o placar ficou inalterado, apesar da excelente atuação do sueco Wilhelmsson pela Roma e da presença do novo reforço milanista - Ronaldo - na tribuna!
Assim, a Roma ficou mais próxima de disputar a final contra a Internazionale, vez que uma vitória simples ou até um empate em 0 x 0 ou 1 x 1 classifica a equipe de Spalletti em detrimento da de Ancelotti.

Na Última Vez ...

Memorabilia - Zavarov

Na 2ª metade da década de 80 o Dinamo Kiev e a seleção da União Soviética apresentavam um belo e envolvente futebol que encantava o mundo e eram treinados pelo mesmo homem, o colonnello Valery Lobanovsky, uma verdadeira lenda do futebol.
O craque que enchia os olhos em ambas estas equipes, ainda cercadas por uma auréola misteriosa que envolvia tudo que viesse do fechado leste europeu, era Aleksandr "Sasha" Zavarov (foto ao lado - Cassella), um meia avançado de baixa estatura mas uma grande habilidade.
Assim, depois da Copa do Mundo de 1986 disputada no México, quando a seleção soviética (com 11 jogadores do Dinamo Kiev) deixou uma ótima impressão e foi injustamente eliminada pela Bélgica e da Eurocopa de 1988, quando a U.R.S.S. tombou somente frente a incrível Holanda de Gullit, Rijkaard e Van Basten na final, a família Agnelli (proprietária da Juventus de Turim) aproveitou da abertura levada a cabo por Gorbachev e contratou o habilidoso meia atacante para ocupar o espaço deixado por ninguém menos que Platini!
Primeiro soviético a chegar ao Calcio, numa época em que poucos jogadores eram autorizados a deixar a U.R.S.S., o piccoletto con la banana bionda sulla fronte foi recebido com grande empolgação pela numerosa torcida da Juve na Itália, que via no jogador a esperança para o início de um novo ciclo vitorioso.
Porém, em uma Juventus envelhecida e jogando fora de posição (Zavarov era um 9 ½), Sasha fez uma 1ª stagione medíocre, com apenas 2 gols em 32 partidas e levando a Juve à uma modesta 4ª posição na temporada 1988/1989.
Em um futebol que não exigia resultados tão imediatos, o considerado melhor jogador soviético de 1986 ganhou outra chance e ainda viu a contratação do também meia e amigo Sergej Alejnikov para auxiliá-lo em sua ambientação ao estilo de vida ocidental.
Mas na temporada 1989/1990 a participação de Zavarov (foto ao lado - Giglio) no Calcio não foi muito melhor, tendo a Juventus terminado na mesma 4ª posição e Sasha realizado 5 gols em 28 partidas.
Apesar das conquistas da Copa U.E.F.A e da Copa Itália, para a temporada seguinte a família Agnelli faria uma verdadeira revolução no elenco da Juventus, com a troca de treinador e as contratações de, dentre outros, Roberto Baggio e Paolo Di Canio, além do alemão Thomas Hässler e do brasileiro Júlio César, resultando no fim da linha para o craque soviético, que foi tentar a vida no futebol francês - no Nancy que havia sido de ... Platini!

Na Última Vez ...

quarta-feira, janeiro 24, 2007

L'Enigma - La Continuazione



É.... está mais difícil mesmo, já que ninguém conseguiu acertar o enigma proposto nesta semana (foto ao lado - SG), apesar das tentativas de eméritos conhecedores do Calcio.
Relembrando, as dicas de sábado foram: 1) o jogador atualmente disputa a Serie A; 2) a foto é da temporada 1997/1998.
Para facilitar um pouco (ou muito), informo que a camisa rubro-negra em questão é do Foggia, então na Serie B.
Ainda está ruim? Então vai lá, o jogador em questão atua no ataque!
Agora é só pesquisar para responder certinho!

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Não foi uma semana sensacional para o calciomercato. Na verdade, foram 7 dias bem decepcionantes, com pouquíssimas transações e, ainda, destas, a maioria apenas trocas ou empréstimos envolvendo jogadores que vinham sendo nada ou quase nada utilizados em seus clubes.
Merecedora de destaque, efetivamente, apenas a contratação do lateral direito Massimo Oddo pelo Milan (foto ao lado - Milan). O ex-capitano della Lazio custou 7,5 milhões de euros mais a metade do passe do fantasista Pasquale Foggia, que agora é todo da Lazio.
Em seqüência, o habilidoso meia de 23 anos, que participou de 11 partidas e fez 1 gol pela Lazio até aqui nesta temporada, foi emprestado à Reggina, onde terá mais espaço como substituto do hondurenho Leon, anteriormente cedido ao Genoa, na Serie B.
Aliás, o outro acerto importante da semana foi o de Marco Di Vaio, experiente atacante com passagens pela Lazio, Parma, Juventus, Valencia (Espanha) e Monaco (França), com o ambicioso Genoa.
De resto, apenas transações de menor relevo, como a do goleiro reserva da Udinese Paoletti, que foi para o Messina substituir Storari, ou do jovem lateral Gotti, que retornou para Udine após findo o empréstimo ao Ascoli.
Ainda merecedora de registro, por envolver um brasileiro, a ida do lateral César Prates para o Chievo, onde usará o número 9 (foto ao lado - Gazzetta dello Sport).
A expectativa é que a próxima semana, até por ser a última na qual serão permitidas contratações de jogadores para o futebol europeu, seja muito movimentada, com a conclusão de diversas tratativas atualmente em curso.
Certamente, a principal delas é a que envolve Ronaldo no Milan!

Na Última Vez ...

terça-feira, janeiro 23, 2007

Momento Panini - Fabio Galante


Protagonista no episódio que resultou na expulsão de Francesco Totti no último domingo, Fabio Galante é um zagueiro roccioso com uma larga experiência no Calcio e também com um histórico de indisciplinas que não deixa a desejar ao capitano romanista.
Nascido em Montecatini Terme, na província de Pistoia, em 20 de novembro de 1973, Galante começou sua carreira no Empoli, então na Serie C1, no início da década de 90.
Conhecido por ter um ótimo vivaio, o time toscano, na temporada 1991/1992, contava com vários jovens valores, além de Galante (que participou de 16 jogos e fez 2 gols naquela temporada), que posteriormente fariam história na Serie A, como o meia Bigica (jogou no Bari, na Fiorentina e no Napoli, dentre outros clubes), o ala Gautieri (Bari, Perugia, Roma, Piacenza e Atalanta, sempre na Serie A) e o aeroplanino Montella (138 gols entre Sampdoria e Roma, além de 20 presenças na Azzurra).
No elenco, tinha ainda um tal de Luciano Spalletti, hoje treinador da Roma de Totti...
Logo identificado como tendo um futuro muito promissor, Galante foi contratado pelo ambicioso Genoa para a temporada 1993/1994, realizando sua estréia na Serie A em 17 de outubro de 1993, em jogo disputado contra o Lecce.
Foi também nesta temporada em que passou a integrar o grupo da seleção U21 italiana, onde, juntamente com Toldo, Cannavaro, Favalli, Panucci, Delvecchio, Inzaghi, Del Piero e Vieri foi campeão europeu da categoria em 1994.
Feito que repetiu no torneio seguinte, em 1996, ao lado dos mesmos Cannavaro, Panucci, Delvecchio, Del Piero e Vieri e dos novatos Buffon, Nesta, Ambrosini, Tommasi e Totti, agregados ao grupo.
Ao todo, foram 21 presenças na rappresentativa italiana sub 21.
Tanto sucesso fez com que, após mais uma temporada na Serie A (figurinha acima) e outra na B com o Genoa, Galante fosse contratado pela poderosa Internazionale, onde ficou da temporada 1996/1997 até a 1998/1999, totalizando 55 jogos e 2 gols na Serie A com os nerazzurri de Milão.
Apesar de ter se tornado um líbero confiável, a verdade é que Galante nunca confirmou a promessa que foi, talvez por seu comportamento extra-calcistico, onde é muito conhecido por suas conquistas no campo afetivo, como a showgirl Laura Freddi e Giorgia Palmas, ex-Miss World Italia.
Assim, em 1999 foi cedido pela Inter ao Torino, clube com o qual disputou 5 temporadas - 3 na Serie A e as demais na Serie B.
Como acabou relegado à reserva em Turim na temporada 2003/2004, Galante optou por seguir para o Livorno na temporada seguinte, quando reencontrou seu bom futebol e foi importantíssimo para a 9ª colocação alcançada pela equipe, tendo realizado 26 partidas e recebido 2 cartões vermelhos.
Na última temporada (figurinha acima), foram outras 35 presenças e 2 gols, enquanto na presente já foram 15 participações e 1 gol.

Na Última Vez ...

segunda-feira, janeiro 22, 2007

'B' Em Pílulas



* A Juventus voltou à liderança da Serie B após as vitórias de 4 x 2 sobre o Bari e de 2 x 1 sobre o Cesena, partida esta recuperada da 16ª giornata na última terça-feira;
* Alex Del Piero e Trezeguet anotaram os gols do sucesso contra o Cesena e também contra o Bari, quando tiveram o auxílio do tcheco Pavel Nedved, que fez os outros 2 tentos da Vecchia Signora;
* O capitano juventino completou, contra o Bari, sua 500ª partida com a Juventus e foi muito festejado (foto ao lado - Omega);
* O vice-líder é o Napoli, 2 pontos atrás da Juve, que empatou com o Lecce em 1 x 1 no Via del Mare, tentos de Polenghi e De Zerbi;
* O 3º colocado é o Genoa, com 35 pontos (3 atrás da líder), que venceu o Mantova por 2 x 1 com uma doppietta do zagueiro De Rosa;
* Para continuar em sua perseguição ao time de Turim, o Genoa contratou o experiente atacante Marco Di Vaio, que estava no Monaco da França;
* O até então 2º lugar Piacenza foi surpreendido pelo Vicenza em casa e goleado por 3 x 0;
* Outro que fez 3 x 0 foi o Treviso jogando contra o Spezia (onde fez sua estréia o brasileiro Do Prado, ex-Fiorentina), com todos os gols marcados pelo jovem Robert Acquafresca, de 19 anos;

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


E a Inter fez 13! Prosseguindo na sua marcha triunfal, o time de Roberto Mancini superou a Fiorentina por 3 x 1 e alcançou sua 13ª vitória consecutiva na Serie A, não deixando margens para dúvidas quanto a sua superioridade e estabelecendo novo recorde - jamais, nos quase 80 anos da Serie A a girone unico, uma equipe tinha conseguido tal marca.
E a vitória, de virada, foi incontestável, apesar do 3º gol, marcado pelo sueco Ibrahimovic, ter sido objeto de protestos da Fiorentina (a bola não teria entrado).
De qualquer maneira, ao gol marcado por Luca Toni aos 5' responderam, ainda no 1º tempo, Stankovic aos 19' e Adriano aos 24', sendo que este último (na foto ao lado contra Gamberini - Inter) teve uma ótima atuação, demonstrando estar recuperando a sua melhor forma.
Mas a giornata começou no sábado, quando também teve gol de Adriano - mas o zagueiro da Atalanta -, que fez o 2º na vitória de seu clube contra o lanterna Ascoli por 3 x 1. Os outros foram do atacante Zampagna e do espetacular Doni, com o jovem Paolucci, scuola Juve e ao seu 2º tento na Serie A, diminuído para a equipe treinada por Sonetti, cada vez mais próxima da Serie B.
Na outra partida de sábado, a Reggina de Lucarelli empatou em 0 x 0 com o Palermo de Caracciolo (foto ao lado - Newpress).
No domingo, além do deferido Lazio x Milan, abordado na coluna 'O Jogo Da TV', o Cagliari surpreendeu o Catania no Angelo Massimino por 1 x 0, tento do valente Suazo cobrando pênalti, enquanto o cada vez mais surpreendente Empoli bateu a Sampdoria por 2 x 0, gols de Saudati e Matteini.
Aliás, o 4º lugar alcançado pelo Empoli na tabela de classificação é mérito de seu treinador, Luigi Cagni, bem como, em especial, dos jogadores Pratali, Buscè e Vannucchi (na foto ao lado - Ansa - contra o blucerchiato Delvecchio), um jogador dotado de um grande talento até aqui não totalmente expresso.
Já a vice-líder Roma mais uma vez decepcionou e não passou de um empate com o Livorno, no Armando Picchi, em 1 x 1, tentos de Lucarelli (o atacante Cristiano) e Totti, que chegou ao seu 13º gol na temporada e se isolou, ainda mais, na tábua de artilheiros, além de ter igualado seu botino ao de Chiesa, se tornando o maior realizador em atividade na Serie A com 138 gols!
Para piorar e estragar a sua atuação, Totti perdeu la testa no final da partida e revidou uma falta cometida pelo defensor toscano Galante, terminando expulso e, enquanto caminhava para o spogliatoio, acabou empurrando seu próprio preparador físico, Vito Scala, que caiu de costas no chão (foto ao lado - Grazia Neri). Lamentável - una domenica nera per Totti!
Depois de quase 3 meses o Parma voltou a vencer e derrotou o Torino por 1 x 0, tento anotado pelo recém chegado Giuseppe Rossi (foto abaixo - Ansa), contratado durante a semana do Manchester United da Inglaterra.
O garoto, de apenas 19 anos, tem uma história curiosa: nasceu nos Estados Unidos (em Teanek), foi formado no próprio Parma mas, graças a uma brecha na legislação, enquanto ainda amador foi atraído pelas libras esterlinas do poderoso time inglês e agora volta, por empréstimo, ao seu clube de origem, fazendo o gol da vitória em sua estréia na Serie A.
Completando a rodada, o Siena derrotou o Chievo do ex-Bogdani por 2 x 1, de virada, tentos de Brighi, Antonini e Portanova, enquanto o solito Iaquinta fez o único gol da partida disputada no Friuli entre Udinese e Messina.
Classificação: 1º Internazionale (54 pts); 2º Roma (43); 3º Palermo (39); 4º Empoli (28); 5º Lazio (27); 6º Atalanta (27); 7º Udinese (26); 8º Catania (26); 9º Milan (24); 10º Sampdoria (24); 11º Siena (24); 12º Livorno (23); 13º Cagliari (22); 14º Torino (22); 15º Fiorentina (19); 16º Chievo (17); 17º Messina (16); 18º Parma (15); 19º Reggina (13) e 20º Ascoli (9).

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 21, 2007

O Jogo Da TV - Lazio x Milan



Frustração! Este o sentimento reinante após o jogo Lazio x Milan. Aguardado com ansiedade durante dias, o 'Match Clou' da 20ª rodada não correspondeu as expectativas e decepcionou pelo fraco nível técnico do futebol apresentado por ambas as equipes, tendo terminado como começou - um melancólico 0 x 0.
A causa, como destacou o periódico Gazzetta dello Sport em sua edição de hoje, foi o idêntico plano tático adotado pelos treinadores de Lazio e Milan, consistente no conhecido "aspettare e colpire, senza rischiare troppo". Como conseqüência, nenhum dos times tomou a iniciativa e o jogo não teve maiores emoções.
Na Lazio, a prometida dupla Pandev-Rocchi não funcionou, vez que o treinador Delio Rossi acabou por deixar o carequinha Rocchi muito isolado na frente (na foto acima - Omega - o atacante laziale entre vários defensores do Milan), com Pandev ficando mais próximo de Mauri (in giornata no), no meio, teoricamente com a função de auxiliar o avanti.
Jogando fora de casa, Ancelotti propôs um time ainda mais defensivo que o seu adversário, com Gilardino completamente só no ataque, tendo Kaká (na foto ao lado contra Behrami - Ansa) e Seedorf a missão (que não foi cumprida) de encostar no azzurro.
Merecedores de crédito apenas os retornos (na Serie A) de Dida e Kaká, sendo que o goleiro brasileiro demonstrou estar sentindo a falta de ritmo de jogo; a boa atuação do suíço Behrami improvisado na lateral direita do time da capital, em substituição ao partente Oddo; a entrada de Ballotta em substituição a Peruzzi no intervalo, já que o goleiro reserva da Lazio tem quase 43 anos; além da contusão sofrida por Gilardino quase no final da partida, em decorrência de uma entrada maldosa do suíço Behrami.
O tabellino da partida (na foto ao lado um duelo Brocchi-Pandev - Ansa) ficou assim:
Lazio: Peruzzi (46' Ballotta); Behrami (81' Belleri), Siviglia, Cribari, Zauri; Mudingayi, Mutarelli, Ledesma, Mauri; Pandev (88' Foggia), Rocchi. All. Rossi.
Milan: Dida; Cafu, Bonera, Maldini, Jankulovski; Gattuso, Pirlo, Brocchi (82' Ambrosini), Seedorf, Kaká; Gilardino (79' Inzaghi). All. Ancelotti.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Bonera e Zauri.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que os brasileiros, como Barreto (foto ao lado - Press Photo Lancia), são o maior contingente depois dos italianos na Serie A?
* Que, ao todo, 24 brasileiros já entraram em campo nesta temporada no Calcio?
* Que a Argentina é o 2º país com mais estrangeiros na Serie A, com um total de 15?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker