Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, janeiro 23, 2007

Momento Panini - Fabio Galante


Protagonista no episódio que resultou na expulsão de Francesco Totti no último domingo, Fabio Galante é um zagueiro roccioso com uma larga experiência no Calcio e também com um histórico de indisciplinas que não deixa a desejar ao capitano romanista.
Nascido em Montecatini Terme, na província de Pistoia, em 20 de novembro de 1973, Galante começou sua carreira no Empoli, então na Serie C1, no início da década de 90.
Conhecido por ter um ótimo vivaio, o time toscano, na temporada 1991/1992, contava com vários jovens valores, além de Galante (que participou de 16 jogos e fez 2 gols naquela temporada), que posteriormente fariam história na Serie A, como o meia Bigica (jogou no Bari, na Fiorentina e no Napoli, dentre outros clubes), o ala Gautieri (Bari, Perugia, Roma, Piacenza e Atalanta, sempre na Serie A) e o aeroplanino Montella (138 gols entre Sampdoria e Roma, além de 20 presenças na Azzurra).
No elenco, tinha ainda um tal de Luciano Spalletti, hoje treinador da Roma de Totti...
Logo identificado como tendo um futuro muito promissor, Galante foi contratado pelo ambicioso Genoa para a temporada 1993/1994, realizando sua estréia na Serie A em 17 de outubro de 1993, em jogo disputado contra o Lecce.
Foi também nesta temporada em que passou a integrar o grupo da seleção U21 italiana, onde, juntamente com Toldo, Cannavaro, Favalli, Panucci, Delvecchio, Inzaghi, Del Piero e Vieri foi campeão europeu da categoria em 1994.
Feito que repetiu no torneio seguinte, em 1996, ao lado dos mesmos Cannavaro, Panucci, Delvecchio, Del Piero e Vieri e dos novatos Buffon, Nesta, Ambrosini, Tommasi e Totti, agregados ao grupo.
Ao todo, foram 21 presenças na rappresentativa italiana sub 21.
Tanto sucesso fez com que, após mais uma temporada na Serie A (figurinha acima) e outra na B com o Genoa, Galante fosse contratado pela poderosa Internazionale, onde ficou da temporada 1996/1997 até a 1998/1999, totalizando 55 jogos e 2 gols na Serie A com os nerazzurri de Milão.
Apesar de ter se tornado um líbero confiável, a verdade é que Galante nunca confirmou a promessa que foi, talvez por seu comportamento extra-calcistico, onde é muito conhecido por suas conquistas no campo afetivo, como a showgirl Laura Freddi e Giorgia Palmas, ex-Miss World Italia.
Assim, em 1999 foi cedido pela Inter ao Torino, clube com o qual disputou 5 temporadas - 3 na Serie A e as demais na Serie B.
Como acabou relegado à reserva em Turim na temporada 2003/2004, Galante optou por seguir para o Livorno na temporada seguinte, quando reencontrou seu bom futebol e foi importantíssimo para a 9ª colocação alcançada pela equipe, tendo realizado 26 partidas e recebido 2 cartões vermelhos.
Na última temporada (figurinha acima), foram outras 35 presenças e 2 gols, enquanto na presente já foram 15 participações e 1 gol.

Na Última Vez ...

4 Comments:

At 1:15 PM, Anonymous Anônimo said...

Colonese, Galante, West e Silvestre... essa já foi a defesa da Inter. Pra vc ver o que eu passava...

 
At 7:08 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezados,
Realmente, acho que foi o pior time da Inter que vi jogar ...
Acho que vocês ainda não sabem, mas nutro uma simpatia pela Lazio, fruto de uma amizade com um italiano de Roma fanático pelo time.
Aliás, estou assistindo, neste momento, Sampdoria e Inter pela Copa Itália!
Abraços,

 
At 7:21 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo,

ao que parece o Galante está mesmo preocupado com as conquistas amorosas pois nas temporadas por vc mencionadas ele não passa dos dois gols...

Afonso

 
At 7:28 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Afonso,
Obrigado por mais esta participação (você estava, realmente, muito ausente)! Concordo com você, se o Galante tivesse se focado mais em sua carreira futebolística teria obtido maior sucesso.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker