Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 23, 2006

O Jogo Da TV - Catania x Sampdoria



O último jogo do ano foi sensacional. Terminou com a vitória do Catania por 4 x 2 sobre a Sampdoria, em um jogo cheio de alternativas e lances emocionantes.
Logo aos 6' o lateral peruano Vargas insistiu em jogada pela lateral esquerda e cruzou forte e rasteiro para dentro da pequena área da Sampdoria, onde o goleiro Castellazzi cortou o cruzamento nos pés do atacante Spinesi, que só teve o trabalho de empurrar a bola para dentro da meta, fazendo o 1º dos seus 3 gols na partida (na foto ao lado - Grazia Neri - a comemoração de Spinesi com Colucci e Baiocco).
Com ambas as equipes praticando um belo futebol, apesar do gramado pesado em razão das chuvas torrenciais que caíram na Sicília e da forte marcação exercida, a Sampdoria alcançou a igualdade no marcador com uma cabeçada indefensável do volante Palombo aos 22' (na foto ao lado - Sampdoria - Caserta e Palombo).
A partida continuou, como dizem os italianos, maschia, com algumas faltas desnecessárias, mas bem jogada, até que Colucci foi à linha de fundo e cruzou para a conclusão do centrocampista Caserta, um dos melhores da partida, realizar 2 x 1 para o Catania aos 36' do 1º tempo!
Mas o novo empate da equipe de Gênova veio apenas 4' depois, com um gran tiro de 35 metros de Franceschini que entrou no canto do gol defendido por Pantanelli.
Porém, ainda antes de terminar o 1º tempo, o zagueiro Accardi obstaculizou uma conclusão de Colucci de forma imprudente, com os braços abertos, tendo o árbitro Mazzoleni corretamente marcado pênalti, que foi convertido por Spinesi.
A etapa complementar começou sem alterações, mas com a Samp melhor em campo, em busca do gol de empate.
E logo aos 8' o árbitro anulou um gol do atacante Bazzani (na foto ao lado com Stovini - Sampdoria), de cabeça, em razão de suposto impedimento.
As equipes continuaram se alternando na criação de chances (Bazzani cabeçeou outra bola na trave, enquanto Volpi salvou, na linha, uma conclusão do zagueiro Sottil), até que faltando apenas 3' para o final da partida Spinesi concluiu sua tripletta, chegando a 11 gols no campeonato, apenas 1 atrás do capitano da Roma, Francesco Totti, líder na tabela dos artilheiros do Calcio.
Antes do árbitro encerrar o jogo, ainda houve uma ligeira confusão dentro de campo, que resultou na expulsão do goleiro reserva do Catania, Ciro Polito.
Com o resultado, o surpreendente Catania terminou o ano solar na excepcional 4ª colocação, enquanto a Sampdoria também ocupa uma digna 6ª posição, apenas 3 pontos atrás do rival de hoje.
Tabellino:
Catania: Pantanelli; Silvestri, Sottil, Stovini, Vargas; Edusei, Baiocco, Caserta; Colucci (74' Izco), Spinesi (91' Corona), Mascara (92' Lucenti). All. Marino.
Sampdoria: Castellazzi; Maggio, Accardi, Falcone (92' Bastrini), Zenoni; Volpi, Palombo, Delvecchio (66' Soddimo), Franceschini; Bazzani. Bonazzoli (54' Flachi). All. Novellino.
Gols: 6' Spinesi, 22' Palombo, 36' Caserta, 40' Franceschini, 45' (pênalti) Spinesi, 87' Spinesi.
Árbitro: Mazzoleni.
Cartões amarelos: Accardi, Mascara, Edusei e Franceschini.
Cartão vermelho: Polito.

Na Última Vez ...

Match Clou - 18ª Rodada 2006/2007



Há 10 anos atrás o 'Match Clou' da 18ª rodada seria, certamente, Parma x Lazio. Mas depois dos cracks das gigantes alimentícias Parmalat e Cirio, ambas as equipes foram redimensionadas, razão pela qual, com licença de Udinese x Milan, a escolha recai sobre a partida Inter x Atalanta, principalmente pela excelente fase que atravessa a Internazionale.
Mas o time de Bergamo não é uma squadra qualquer - apesar de recém promovida da Serie B, é considerada o melhor vivaio da Itália e um dos melhores da Europa, sempre formando grandes atletas, como Scirea e Donadoni, por exemplo.
Aliás, se o ataque da Atalanta não é mais composto pela dupla Caniggia-Evair (que jogaram juntos em Bergamo nas temporadas 1989/1990 e 1990/1991), o técnico revelação Colantuono pode contar com Ventola e Zampagna, enquanto ainda aguarda a recuperação de Christian Vieri!
Para o difícil confronto de nerazzurri de hoje, a Atalanta deve jogar no 4-4-1-1, com o habilidoso Doni (foto ao lado - Cerescioli) como principal armador de jogadas para Ventola (que é ex-jogador do time de Milão).
Mas o próprio Cristiano Doni é um ótimo finalizador, tanto que é o artilheiro da Atalanta na temporada com 6 tentos, enquanto os avanti Ventola e Zampagna tem os mesmos 4 gols do zagueiro Loria, que é sempre perigoso em suas investidas no ataque.
O único estrangeiro que deve começar jogando na Atalanta é o brasileiro Ferreira Pinto, ala destra que está na Itália há bastante tempo (foi contratado pelo Lanciano, da Serie C1, junto ao União São João em março de 2002).
Por sua vez, na Internazionale do técnico Roberto Mancini (foto ao lado - Inter) o único italiano que deve começar jogando é o jovem (20 anos) Marco Andreolli, no lugar do suspenso Materazzi.
Assim, com o argentino Samuel e o tetracampeão Grosso também indisponíveis, a defesa deve começar com Maicon, Burdisso, Andreolli e Maxwell, além do confirmado Júlio César.
Do meio para frente estão previstos os mesmos que começaram o último jogo contra a Lazio, com exceção de Ibrahimovic que, suspenso, dará lugar a Adriano, que terá mais uma chance para desencantar nesta temporada ao lado de Crespo (foto abaixo - Inter).
O embate Inter x Atalanta já aconteceu 46 vezes com mando de campo da equipe de Milão, com 32 vitórias da Inter, 7 empates e 7 vitórias da Atalanta, que fez 32 gols e sofreu 87.
Portanto, o favoritismo da Internazionale que, jogando em casa marca pelo menos 1 gol há 27 partidas e não sofre nenhum desde o dia 25 de outubro, é amplo.
Mas a Atalanta também não passa uma partida sem marcar há 13 jogos e Doni está a 1 único gol de se tornar, de forma isolada, o maior artilheiro da equipe em campeonatos profissionais.
Portanto, os ingredientes para um grande jogo estão postos!
Para finalizar, os jogadores que marcaram mais gols no confronto são os italianos Benito Lorenzi e Sandro Mazzola, cada um com 6, seguidos do alemão Jürgen Klinsmann, que fez 4. Pela Atalanta, o dinamarquês Poul-Aage Rasmussen anotou 3 tentos entre 1952 e 1956.
O mesmo Benito Lorenzi, juntamente com Giuseppe Bergomi e Mario Corso, com 10 aparições, é o jogador que mais atuou no confronto.

Na Última Vez ...

L'Enigma - L'Ultima Continuazione


É... parece que o 'L'Enigma' desta vez está difícil, continuamos sem acertadores...
Bem, como o Natal está muitíssimo próximo, segue dica fornecida pelo Papai Noel - o jogador ao lado (Photosport) é um dos pelati do meio de campo do Palermo, time do qual é o atual capitão.
Agora, basta procurar nas colunas anteriores.

Na Última Vez ...

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Décima oitava rodada da Serie A acontece no sábado


A décima oitava rodada da Serie A - a última de 2006 - vai ser realizada no sábado, com todos os jogos começando às 15h00 da Itália (12h00 de Brasília).
Porém, o único jogo que será televisionado (que pena...) será o confronto Catania x Sampdoria e, ainda assim, apenas em VT - a partir das 18h30 na ESPN.
De qualquer maneira, a rodada promete muito! Os 2 primeiros colocados jogam em casa - enquanto a líder (e já campeã de inverno) Inter recebe a boa Atalanta (Adriano provavelmente começará jogando) em busca de sua 11ª vitória consecutiva; a Roma, também em excelente fase e com Totti (foto ao lado - Guerin Sportivo) como artilheiro da Serie A enfrenta o Cagliari.
Já o Palermo, 3º colocado, vai à Siena enfrentar os donos da casa; ao tempo que o Milan, se aproximando da zona de classificação para a Champions League, pega a Udinese no estádio Friuli, com Gattuso como capitão da equipe (foto ao lado - Milan). Cafu e Kaká devem começar jogando, mas Ricardo Oliveira provavelmente vai dar lugar a Filippo Inzaghi (Dida e Serginho continuam em recuperação).
Enquanto Parma e Lazio fazem o clássico dos impérios arruinados, a Fiorentina do artilheiro Luca Toni (2 gols na última rodada - foto ao lado - Fiorentina) enfrenta o Messina em Florença.
Por fim, completam a rodada: Ascoli x Chievo; Livorno x Torino e Reggina x Empoli.

Campione Azzurro - Roberto Baggio

O autor do chute que encerrou a Copa do Mundo de 1994, Roberto Baggio, foi um dos jogadores mais idolatrados pelos italianos em todos os tempos. Baggino ou Il Codino, como era carinhosamente chamado, nasceu aos 18 de fevereiro de 1967 em Caldogno, província de Vicenza (norte da Itália), e encantou as platéias italianas (inclusive as das 3 principais agremiações do país, vez que jogou tanto na Juventus, quanto no Milan e na Internazionale) com seu toque aveludado e técnica digna de um sul-americano por muitos anos.
Talento precoce, rapidamente se fez notar nos campinhos de sua cidade natal, obtendo um lugar nos times de base do Vicenza (mesma equipe que revelou Paolo Rossi), à época na C1, a 3ª divisão italiana, onde estreou com tenros 16 anos.
Tendo se transferido à Fiorentina em 1985, fez sua estréia na Azzurra no amistoso comemorativo dos 90 anos da federação italiana, disputado em Roma no dia 16 de novembro de 1988 face a Holanda (vitória da Itália por 1 x 0, gol de Gianluca Vialli).
Convocado para a Copa do Mundo de 1990 (na foto ao lado, Baggio supera o tcheco Hasek - Super Gol Mondiale), disputada na própria Itália, Baggio começou como reserva e com o clamor popular terminou titular fazendo dupla com o siciliano Totò Schillaci, que seria o artilheiro da competição e com quem também iria jogar na Juventus nas temporadas seguintes.
Porém, apesar do sucesso de sua dupla de ataque, a Itália viu o sonho de sagrar-se campeã esvaecer na cabeleira loira do argentino Caniggia, que anteriormente havia despachado o Brasil.
Aliás, a decepção ocasionada pelo 3º lugar conquistado de forma invicta em casa (a Itália perdeu a semi-final para a Argentina nos pênaltis, depois de 1 x 1 no tempo regulamentar) foi maior que a do 2º lugar em 1994, às custas do Brasil, quando o preparo físico da Squadra Azzurra não era dos melhores.
Ainda assim, o destino quis que ele, que vinha realizando mais uma excelente Copa do Mundo e sempre foi um exímio cobrador de pênaltis, arte na qual, até então, havia falhado apenas 5 vezes em 46 tentativas, errasse o disparo fatal realizado da linha dos 11 metros (na foto acima, Baggio inconsolável após perder o pênalti na final contra o Brasil - Guerin Sportivo).
Após duas temporadas apenas razoáveis no Milan, Baggino foi buscar oxigênio no Bologna, com o qual realizou 22 gols em 30 partidas na temporada 1997/1998 (seu recorde pessoal) e carimbou seu passaporte para sua 3ª Copa do Mundo - a da França.
Mais uma vez Baggio teve uma boa participação no mundial (na foto ao lado cobra uma falta contra Camarões - Guerin Sportivo) e se tornou o 1º (e único) italiano a marcar gols em 3 Copas do Mundo (ao todo, Baggio fez 16 jogos e 9 gols em Mundiais).
Porém, a eliminação frente a futura campeã França, mais uma vez nos pênaltis, acabou por confirmar um carma na carreira de Baggio - apesar de ter sido grande cobrador de pênaltis (é o maior rigorista da Serie A, tendo confirmado 68 cobranças), Baggio carrega a marca de ter sido eliminado nas 3 Copas do Mundo que disputou sempre em disputas de pênaltis!
Isso porque, ainda que tenha sido forte o apelo popular, Baggio não foi convocado para integrar o grupo italiano que foi a Copa do Mundo de 2002, na Ásia, tendo encerrado sua participação na Azzurra (sua última apresentação foi em 2004, frente a Espanha) com o histórico de 56 partidas (onde venceu 30) e 27 gols, o que o faz o 4º maior artilheiro de todos os tempos da Nazionale.

Na Última Vez ...

quinta-feira, dezembro 21, 2006

'B' Em Pílulas


* A Juventus venceu o Bologna no Renato Dall'Ara por 1 x 0 e chegou aos mesmos 31 pontos do Napoli, Genoa e do próprio Bologna, todos líderes da Serie B na Itália após 17 rodadas;
* Ocorre que o gol atribuído ao atacante uruguaio Zalayeta (na foto ao lado contra Terzi - LaPresse), único na vitória desta terça-feira, na verdade não ocorreu (foi o chamado 'gol fantasma'), vez que a bola não ultrapassou a linha do gol;
* Para piorar, o Bologna reclamou um pênalti não marcado em Marazzina;
* Em Trieste, a Triestina dominou o jogo mas foi o Genoa quem levou os 3 pontos com o tento anotado por Milanetto, cobrando falta;
* No gol do Genoa atuou o brasileiro Rubinho, ex-Corinthians e Vitória de Setúbal;
* O Napoli venceu o Brescia por 3 x 1 no San Paolo, gols de Dalla Bona, Bucchi e Bogliacino para os napolitanos e de Hamsyk para os visitantes;
* O Rimini, 5º colocado, empatou com o Bari, fora de casa, por 2 x 2;
* Já o Piacenza se recuperou e ganhou do lanterna Pescara por 2 x 0, em Pescara, com uma doppietta do francês Julien Rantier, ex-Atalanta, Vicenza, Albinoleffe e Verona.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A líder Internazionale venceu e alcançou sua 10ª vitória consecutiva. Também seus mais próximos perseguidores - Roma e Palermo - venceram, o que fez da 17ª rodada da Serie A, a penúltima do ano solar, rica de gols (foram marcados 30 gols em 10 partidas), mas sem maiores reflexos na tábua de classificação.
Se a Inter venceu o 'Match Clou' disputado contra a Lazio (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/o-jogo-da-tv-lazio-x-internazionale.html), a vice-líder Roma foi a Turim e ganhou do Torino por 2 x 1, gols de Totti (que ainda perdeu 1 pênalti) e do brasileiro Mancini, tendo o jovem Rosina diminuído para o Toro.
O jogo foi marcado pela polêmica em razão de penalidade máxima marcada a favor da Roma em jogada na qual Mancini estava em suposto fuorigioco (impedimento), ainda no 1º tempo. É verdade que Totti perdeu a cobrança do pênalti (defesa de Abbiati), mas o Torino atuou o resto do certame com 1 jogador a menos em razão da expulsão do defensor Franceschini.
De qualquer maneira, importantíssimos foram os 3 pontos obtidos pela squadra capitolina, bem como de gala a atuação do brasileiro Mancini, assim como merecedor de destaque o fato de Totti ter chegado aos 12 gols na temporada, o que o faz o artilheiro isolado da competição!
Já o Palermo, 3º colocado, atropelou o lanterninha Ascoli por 4 x 0 na ilha da Sicília (na foto ao lado, o defensor Vastola do Ascoli enfrenta o lateral Pisano, do Palermo - Ansa), gols do australiano Bresciano e dos italianos Corini, Tedesco e Capuano. Se é verdade que o Palermo fez uma boa apresentação, demonstrando que a derrota sofrida por 4 x 0 frente a Roma na última rodada está superada, não menos certo é também que o Ascoli vem sofrendo com uma série de infortúnios que condicionam a equipe ao último lugar da tabela.
Falando em tabela, a distância entre o Palermo e o 4º colocado (agora a Sampdoria) só faz aumentar, já estando em 11 pontos após esta rodada (enquanto o Palermo tem 34, a Sampdoria tem 23 pontos)!
Aliás, a Sampdoria entrou na zona de classificação da Champions League ao vencer o Livorno por 4 x 1, de virada. Apesar de ter saído em vantagem (gol de Vigiani), o Livorno foi inteiramente dominado pelo time de Gênova, que construiu o marcador com Franceschini (Daniele Franceschini, enquanto o atleta que atualmente defende o Torino - expulso nesta rodada - tem como prenome Ivan), Flachi (na foto acima obstaculizado pelo defensor Grandoni - Sampdoria) e duas vezes Quagliarella (que chegou a 9 tentos).
Com 23 pontos também está a Udinese, que venceu a Atalanta em Bergamo por 2 x 1, também de virada, tentos do argentino Tissone (que é do jogador da Udinese emprestado à Atalanta), do jovem De Martino e de Di Natale, já nos acréscimos.
Curioso que o centrocampista Raffaele De Martino, 20 anos e uma das grandes promessas do futebol italiano, entrou no intervalo da partida, fez seu gol após 6' em campo e foi expulso aos 26' da etapa complementar.
Ainda com 23 pontos, em 6º lugar, está o Catania, da Sicília, que tem 1 jogo a menos e nesta rodada foi superado pelo Milan, no Giuseppe Meazza, por 3 x 0. Ao contrário do esperado, Ancelotti mais uma vez mudou o esquema tático e mandou a campo Ricardo Oliveira (na foto ao lado em duelo com o zagueiro Stovini - Ansa) fazendo dupla no ataque com Gilardino, que foi o grande nome do jogo, fazendo 1 gol e dando os passes para os 2 marcados por Kaká. Aliás, il principe Kaká também foi muito bem, tendo tido oportunidade de fazer, ao menos, mais 4 gols na partida (em duas oportunidades o goleiro Pantanelli defendeu com os pés, enquanto nas outras duas os chutes foram para fora). Já Ricardo Oliveira foi generoso mas, mais uma vez, ineficaz.
O 3º time da Sicília, o Messina, apenas empatou com o Parma no San Filippo, gols anotados por Di Napoli e Paponi na 2ª metade da partida (na foto ao lado, o zagueiro Rea controla o atacante Budan - Ansa).
Já a Fiorentina foi a Cagliari e venceu o time da casa (o que não ocorria desde a temporada 1965/1966), com treinador novo (Franco Colomba), com 2 gols de Luca Toni (1 em cada tempo). Em razão de um problema gástrico que afastou Pazzini da partida, o técnico viola Cesare Prandelli foi compelido a levar 2 goleiros para o banco de reservas - Lobont e Lupatelli.
Em Verona, em uma partida movimentada, o Chievo superou a Reggina por 3 x 2 - gols de Sammarco, Cossato e Tiribocchi (a 2' do fim) para o time da casa e Amoruso e Modesto para a equipe de Reggio Calabria.
Por fim, o surpreendente Empoli venceu derby contra o Siena por 1 x 0, gol de Marianini (na foto ao lado contra Frick - Ap).
Assim está a tabela, já computadas as penalizações e salientando que Catania e Empoli ainda irão recuperar um jogo da 16ª giornata: 1º Internazionale (45 pts); 2º Roma (38); 3º Palermo (34); 4º Sampdoria (23); 5º Udinese (23); 6º Catania (23); 7º Lazio (22); 8º Empoli (22); 9º Atalanta (21); 10º Livorno (21); 11º Torino (21); 12º Siena (19); 13º Milan (17); 14º Cagliari (16); 15º Fiorentina (15); 16º Messina (15); 17º Chievo (14); 18º Parma (12); 19º Reggina (9) e 20º Ascoli (6).
Por fim, a coluna 'Memorabilia' retorna na próxima quinta-feira.

Na Última Vez ...

quarta-feira, dezembro 20, 2006

O Jogo Da TV - Lazio x Internazionale




Nesta semana, em razão da rodada da Serie A realizada nesta quarta-feira, excepcionalmente não será editada a coluna 'Especulações Da Semana', substituída pelo 'O Jogo Da TV', que abordará o jogo Lazio x Internazionale.
Para começar, ao invés do previsto, Roberto Mancini escalou Crespo ao lado de Ibrahimovic no ataque da Internazionale, deixando o uruguaio Recoba no banco, assim como o português Figo, que deu lugar ao francês Vieira, fazendo com que o time de Milão tivesse um meio de campo mais combativo, mas com maior liberdade para o sérvio Stankovic. Do outro lado, Delio Rossi começou com Manfredini no lugar de Firmani, o que fez da Lazio um time mais solto e propenso a usar as laterais.
E assim foi o início da partida, bastante movimentada e com as equipes procurando muito o jogo pelas laterais, até que a partir dos 30' a Inter conseguiu impor sua melhor qualidade, que acabou resultando no gol de Cambiasso, após bela jogada de seu conterrâneo Crespo, aos 38' (na foto ao lado - Reuters - a comemoração de Cambiasso com Ibrahimovic).
Porém, para tornar o jogo mais emocionante, no finalzinho do 1º tempo o sueco Ibrahimovic foi expulso após, infantilmente, chutar a pelota para longe após a marcação de impedimento - tudo isto já tendo levado cartão amarelo anteriormente...
Aliás, são fatos como este que prejudicam a carreira de um jogador muito habilidoso, mas cujo temperamento deixa a desejar.
Iniciada a 2ª etapa, dentro Foggia e fora Manfredini na Lazio, que buscou o empate de forma pouco incisiva e permitiu a Inter ser mais perigosa nos contra-ataques.
Aos 15' da etapa complementar, apesar de estar com vantagem no marcador, Mancini fez uma troca de brasileiros ousada - sacou o lateral Maxwell e colocou Adriano.
Em seguida, Rossi fez o suíço Behrami estrear na temporada, procurando com a sua entrada explorar ainda mais as laterais em busca do gol de empate, mas foi a Inter que novamente marcou com uma cabeçada de Materazzi (na foto acima sua comemoração - Grazia Neri), aproveitando um preciso cruzamento de Figo (que entrou no lugar de Crespo).
Daí em diante a equipe de Milão controlou a partida e, ao final, alcançou sua 10ª vitória consecutiva na Serie A, ficando a apenas uma vitória do recorde histórico da Roma e se sagrando campeã de inverno (1º turno) com duas rodadas de antecipação.
O tabellino:
Lazio: Peruzzi; Oddo, Siviglia, Cribari, Zauri; Mundingayi (76' Behrami), Ledesma, Manfredini (54' Foggia), Mauri; Pandev, Makinwa (81' Tare). All. Rossi.
Inter: Júlio César; Maicon, Burdisso, Materazzi, Maxwell (60' Adriano); Cambiasso, Vieira, Zanetti, Stankovic; Crespo (74' Figo), Ibrahimovic. All. Mancini.
Gols: 39' Cambiasso, 85' Materazzi.
Árbitro: Rocchi.
Cartões amarelos: Ibrahimovic, Oddo, Materazzi, Mudingayi, Cribari, Pandev e Maicon.
Cartão vermelho: Ibrahimovic.

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Continuazione

Pela 1ª vez a 'L'Enigma' (foto ao lado - Photosport) não teve acertadores...
Assim, após as dicas anteriores - é italiano e jogou nos 2 clubes da terra de Romeu e Julieta (Verona e Chievo) -, aí vão outras: foi contratado pela Juventus bem jovem e é, atualmente, capitão de uma equipe que está na Serie A.
Melhor que isso só Papai Noel faria!
Aguardo a resposta certa.

Na Última Vez ...

terça-feira, dezembro 19, 2006

Match Clou - 17ª Rodada 2006/2007




O 'Match Clou' da 17ª rodada é um difícil teste para a líder Internazionale (em busca da 10ª vitória consecutiva no campeonato) que terá a Lazio, 5ª colocada, pela frente no Olimpico.
Motivada pela bela campanha que vem fazendo, a Lazio do técnico Delio Rossi terá alguns desfalques importantes, como o atacante Rocchi e o centrocampista Mutarelli (que serão substituídos pelo nigeriano Makinwa e por Firmani), mas contará com sua defesa titular (a 2ª menos vazada do campeonato, juntamente com própria Inter), comandada pelo seguro arqueiro Peruzzi (foto abaixo - Ap).
De resto, o belga Mudingayi e o romano Firmani deverão fazer a contenção do meio de campo, permitindo que o argentino Ledesma e, principalmente, o Azzurro Mauri fiquem encarregados da criação para a dupla Pandev-Makinwa.
Destaque ainda para o suíço Behrami (foto ao lado - Lazio), recuperado da contusão que sofreu na Copa do Mundo de 2006 e que deverá ficar no banco.
Pela Inter, o técnico Roberto Mancini (ex-laziale) não poderá contar com os contundidos Cordoba (que foi convocado para a partida, mas não deverá entrar em campo), Coco, Cruz, Dacourt, Grosso e Samuel, além de que deverá deixar Adriano (que faltou ao treinamento realizado na segunda-feira pela manhã) fazendo companhia a Crespo no banco de reservas.
De qualquer maneira, com o elenco que tem à disposição, ainda assim a Inter pode ser considerada favorita e deverá ir a campo com a seguinte formação: Júlio César; Maicon, Burdisso, Materazzi e Maxwell; Cambiasso, Stankovic, Zanetti e Figo; Recoba e Ibrahimovic.
No banco, apenas para inveja de muitas equipes: Toldo, Andreolli, Vieira (foto ao lado - Inter), Solari, Gonzalez, além dos atacantes Crespo e Adriano.
Aliás, o goleiro da seleção uruguaia Fabian Carini, apesar de convocado para a partida, sequer deverá integrar o elenco que Mancini inscreverá na partida...
Por fim, lembrando que o jogo será transmitido pela ESPN Brasil a partir das 17h25), atenção especial para Dejan Stankovic (foto ao lado - Inter), que está em excelente forma técnica (eleito melhor jogador sérvio em 2006) e passou, antes de chegar à Inter, 6 anos na Lazio.
Imperdível!

Na Última Vez ...

Nesta quarta tem Serie A!


Excepcionalmente nesta quarta-feira haverá rodada da Serie A. E rodada completa, a 17ª! Todos os times entrarão em campo às 20h30, hora italiana, 17h30 horário do Brasil, lembrando a época romântica em que os homens da televisão ainda não determinavam os horários dos jogos, contentes apenas em transmití-los...
De qualquer maneira, melhor ainda é que a ESPN Brasil irá transmitir o 'Match Clou' da rodada, o confronto de Roma entre Lazio e a líder Internazionale.
Adriano (foto ao lado - Inter) andou aprontando mais uma e faltou ao treino matutino da segunda-feira após ser visto até tarde da noite em uma discoteca no domingo.
Porém, o técnico Roberto Mancini disse que o atacante brasileiro "era in permesso" e o convocou para o jogo.
A outra equipe de Milão, o Milan, tem tarefa mais fácil - vai receber o Catania no Giuseppe Meazza.
Novamente o técnico Ancelotti vai propor a equipe com Kaká fazendo dupla de ataque com Gilardino, com o meio de campo com Brocchi e Gattuso destruindo e Pirlo (foto abaixo - Milan) e Seedorf responsáveis pela construção de jogadas.
A vice-líder Roma vai a Turim enfrentar o Torino sem Perrotta e com a sua torcida tendo a ingrata missão de torcer a favor da rival Lazio para que a Lupa possa se aproximar da liderança.
E é bom a Roma tomar cuidado, vez que o 3º lugar Palermo recebe o Ascoli na Sicília e deve vencer o lanterna com facilidade.
Os outros jogos são os seguintes: Atalanta x Udinese; Cagliari x Fiorentina; Chievo x Reggina; Empoli x Siena; Messina x Parma e Sampdoria x Livorno.

Momento Panini - Cristiano Lucarelli


Cristiano Lucarelli é um jogador diferente da maioria dos seus colegas de profissão. Alto 1,88 m e com 83 kg de peso, tem no instinto natural de goleador sua principal (e letal) arma, como os atacantes de antigamente. Porém, não é por ser um classico centravanti di sfondamento que Lucarelli é um jogador sui generis, mas sim por sua ligação com seu atual clube, o Livorno.
Nascido em 04 de outubro de 1975 exatamente na cidade de Livorno, Lucarelli, no ápice de sua carreira, renunciou a um excelente contrato com o Torino para, finalmente, defender as cores do seu time de coração e de sua cidade natal, ainda que na Serie B.
Uma frase sua proferida à época ficou famosa: "Ci sono calciatori che con um miliardo si fanno la Ferrari, lo yacht, io mi ci sono comprato la maglietta del Livorno".
Antes de chegar ao Livorno, porém, Lucarelli, que iniciou sua carreira no Cuoiopelli (campeonato amador), passou pelo Perugia, Cosenza e Padova até chegar na Atalanta, na temporada 1997/1998 (figurinha ao lado), quando fez sua estréia na Serie A.
Seus 5 gols em 26 partidas chamaram a atenção do Valencia, da Espanha, que contratou os serviços do então jovem atacante toscano.
Não tendo tido muita chance na Península Ibérica (12 jogos e apenas 1 gol na Liga), Lucarelli retornou à Itália no ano seguinte, onde defendeu as cores do Lecce nas temporadas 1999/2000 e 2000/2001, tendo feito 15 gols na 1ª e 12 na 2ª (num total de 59 partidas pela Serie A).
Com esses belos números, Cristiano Lucarelli foi contratado pelo Torino, tendo se tornado o jogador mais caro da história do clube de Turim até então.
Porém, na aristocrática cidade Lucarelli não conseguiu o mesmo sucesso das temporadas anteriores, tendo anotado apenas 10 gols em 56 jogos.
De qualquer maneira, em 2003 o Torino continuava desejoso de usufruir dos préstimos do atacante, tendo oferecido uma bela quantia para mantê-lo na equipe, mas Lucarelli optou por realizar seu sonho e defender o Livorno, então na Serie B, ainda que para tanto tenha reduzido seus vencimentos.
E a identificação foi imediata! Logo em sua 1ª temporada com a camisa amaranto Lucarelli foi decisivo para a promoção da equipe à Serie A, fazendo 29 gols em 41 jogos e se tornando o vice-artilheiro da competição, atrás apenas de um tal Luca Toni, que fez 30.
De volta a Serie A, Lucarelli, affiancato in attacco com o veterano Igor Protti, levou o Livorno ao 8º posto e conquistou o título de capocanonniere com 24 tentos em 35 partidas.
Sem perder o hábito de goleador, Lucarelli fez 19 gols na temporada 2005/2006 (figurinha ao lado) e já somou 5 na atual, sempre com a camisa do Livorno.
Lucarelli somente cogita sair do Livorno (do qual é capitão) se receber uma proposta financeiramente vantajosa para o clube, visto que sua identificação com o time e com a torcida é imensa, tanto de utilizar o número 99 na camisa em homenagem a principal torcida organizada da equipe - a BAL (Brigate Autonome Livornesi), que foi fundada em 1999.

Na Última Vez ...

segunda-feira, dezembro 18, 2006

'B' Em Pílulas


* O jogo envolvendo a Juventus (contra o Cesena), válido pela 16ª rodada da Serie B, foi adiado em razão do trágico falecimento de 2 jovens da Berretti bianconera;
* Alessio Ferramosca (17 anos) e Riccardo Neri (16) caíram em um lago no centro de treinamento denominado Mondo Juve e, em razão do frio, não conseguiram escapar com vida no último dia 15;
* Assim, o Bologna assumiu a liderança da Serie B, com 31 pontos, ao vencer a Triestina, em Trieste, por 3 x 1;
* Bellucci (na comemoração com Filippini - ao lado - Vignoli) marcou 1 dos tentos do Bologna e disparou na artilharia com 11;
* O atacante do Bologna ainda perdeu um pênalti, enquanto os outros gols foram anotados por Della Rocca e pelo francesino Meghni;
* O supreendente Rimini (na foto abaixo o bom Adrian Ricchiuti - Tanopress) venceu o Piacenza por 2 x 0, tentos de Valiani e Moscardelli, e assumiu o 2º lugar na tábua de classificação;
* O Genoa venceu novamente por 3 x 2, sendo que desta vez o adversário foi o Frosinone;
* O Napoli ficou com os mesmos 28 pontos da Juve e do Genoa ao empatar, em casa, com o Mantova em 0 x 0;
* O Bari (3 x 1 no Lecce) e o ex-lanterna Arezzo (1 x 0 no Verona) venceram fora de casa.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Inter e Roma foram os destaques da 16ª giornata da Serie A, disputada nos dias 16 e 17 de dezembro.
Também parece que, cada vez mais, a luta pelo título vai ser uma corsa a due, exatamente envolvendo a Internazionale e a equipe da capital.
No sábado, na abertura da rodada, Mutu e Gilardino, ops, Fiorentina e Milan, ficaram no 2 x 2, com os atacantes em questão anotando ambos os gols de suas equipes.
E foi uma bela partida (na foto ao lado - Grazia Neri - Pasqual foge de Gilardino e do capitano Gattuso), com a Fiorentina ligeiramente melhor, enquanto o Milan, no dia do seu 107º aniversário, demonstrou que realmente atravessa um momento tecnicamente difícil, mas que não falta coração à equipe. Melhor em campo o romeno Adrian Mutu, cuja coppia com Toni está funcionando muito bem, enquanto no Milan merece relevo o fato de que, depois de jogar com 3 atacantes contra o Torino na semana passada, Ancelotti propôs um 4-4-2 com Gilardino e ... Kaká!
Ainda no sábado, a Udinese jogou muito bem (com 1 jogador a menos durante todo o 2º tempo) e despachou o Cagliari por 3 x 1, gols de Pinzi, Iaquinta e Obodo, tendo o jovem Cocco diminuído para os visitantes no final. Grande atuação do azzurro Di Natale (na foto acima com Pisano - Udinese), que contribuiu para a demissão do técnico sardo Giampaolo.
No domingo, além da 9ª vitória consecutiva da Internazionale targata Roberto Mancini - 2 x 0 sobre o Messina, com o 1º tento sendo um golaço do zagueiro Materazzi de bicicleta (foto ao lado - Newpress), houve Ascoli 0 x 2 Torino; Livorno 1 x 1 Lazio; Parma 2 x 2 Chievo; Reggina 0 x 1 Sampdoria; Siena 1 x 1 Atalanta e Roma 4 x 0 Palermo!
Aliás, na partida deferida da noite, Totti & Cia. arrasaram o 3º colocado Palermo com uma atuação com a qual a Roma demonstrou que a derrota no derby da semana anterior já é coisa do passado.
É verdade que no 1º tempo as equipes se equivaleram e o 1º gol só surgiu no finalzinho, quando, com um belo passe, Totti serviu o brasileiro Mancini que acertou um gran tiro de 20 metros, mas na 2ª metade da partida a Roma engatou uma 5ª marcha e atropelou a equipe da Sicília - foram mais 3 gols - 2 com Totti (o 1º de pênalti - foto acima - Tedeschi) e mais 1 de Mancini.
A rival da capital da equipe giallorossa, a Lazio, foi à Toscana e voltou com 1 empate de 1 x 1 frente ao Livorno, gols de Pandev e Lucarelli, em partida que foi marcada pela tensão, dentro e fora de campo, onde, de um lado foram entoados coros fascistas e do outro tremularam bandeiras da ex-União Soviética...
Já o Torino confirmou sua boa fase enquanto o Ascoli seu mau momento - 2 x 0 - doppietta do jovem talentoso Alessandro Rosina.
Parma e Chievo ficaram no 2 x 2, gols de Budan e Dessena para o time da casa e de Zanchetta e D'Anna para a equipe de Verona, enquanto Siena e Atalanta empataram em 1 x 1, tentos de Migliaccio para a formação de Bergamo e do atacante de Liechtestein Mario Frick para a equipe da bela Siena.
Por fim, Quagliarella anotou o gol da vitória da Samp sobre a Reggina no Oreste Granillo, enquanto Catania x Empoli foi adiada em razão das fortes chuvas que caíram no Angelo Massimino (foto ao lado - Ap). O recupero desta partida está previsto para ser disputado entre os dias 21 e 28 de janeiro próximo.
Assim ficou a classificação, lembrando que Catania e Empoli têm 1 jogo a menos e Siena (-1), Lazio (-3), Milan (-8), Reggina (-11) e Fiorentina (-15) sofreram penalizações: 1º Internazionale (42 pts); 2º Roma (35); 3º Palermo (31); 4º Catania (23); 5º Lazio (22); 6º Atalanta (21); 7º Livorno (21); 8º Torino (21); 9º Sampdoria (20); 10º Udinese (20); 11º Empoli (19); 12º Siena (19); 13º Cagliari (16); 14º Milan (14); 15º Messina (14); 16º Fiorentina (12); 17º Chievo (11); 18º Parma (11); 19º Reggina (9) e 20º Ascoli (6).

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker