Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 29, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Como salientado pelo Edivan Damaso, o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é "o melhor zagueiro do Mundo ALESSANDRO NESTA!!!".
Parabéns também à Cyntia Santana, ao Rafael Lopes e ao JP, bem como especialmente ao Michel Costa, que foi o primeiro a elucidar este último enigma do ano.
Realmente, a foto dita enigmática retrata um giovane Alessandro Nesta ainda na primavera laziale, sendo que atualmente o forte defensor central defende a equipe do Milan (foto à direita - Afp), onde pretende encerrar a carreira.
Em 2008 a 'L'Enigma' virá com novidades - aguardem!

Marcadores:

Na Última Vez ...

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Memorabilia - Ghezzi

Recentemente, o prestigioso jornalista Adalberto Bortolotti elegeu para a não menos influente revista Guerin Sportivo os 20 maiores portieri di sempre, colocando o italiano Giorgio Ghezzi na 19ª posição.
Nascido em Cesenatico, uma importante estação balneária no Mar Adriático, aos 10 de julho de 1930, Ghezzi fez sua estréia como profissional jogando pelo Rimini, então na Serie C, a soli 18 anni.
Depois de duas temporadas militando no Modena, Ghezzi chegou à Inter no campeonato 1951/1952, quando começou a escrever sua história na Serie A (à direita defendendo a meta nerazzurra - Inter) a partir do jogo contra o Legnano em 21 de outubro (vitória da Beneamata por 3 x 1).
Depois de 18 presenças em sua 1ª temporada como interista, Ghezzi se tornou titular absoluto da Inter, não ficando de fora de um jogo sequer nas duas temporadas seguintes, quando a Internazionale venceu um histórico bicampeonato (1952/1953 e 1953/1954).
Goleiro muito arrojado e de reflexos dignos de um felino, Ghezzi não tinha qualquer receio de mergulhar nos pés dos jogadores adversários para ficar com a bola, a ponto de ser apelidado de Kamikaze depois de ter se lançado como um míssil nos pés de Nordahl em um Derby (como na foto à esquerda - Inter).
Seu sucesso com as cores preta e azul acabou levando-o à Azzurra, com a qual fez sua estréia em um amistoso contra a França em Paris, vencido pela Itália por 3 x 1.
Porém, em uma época na qual as seleções não jogavam tanto e a Itália tinha um goleiro chamado Buffon (Lorenzo, cugino del nonno do atual goleiro da Juventus), Ghezzi não teve tantas chances no selecionado italiano, terminando sua carreira com apenas 6 aparições, incluíndo 2 na Copa do Mundo de 1954.
Em 1958, depois de 186 presenças com a Inter na Serie A, Ghezzi se transferiu ao Genoa, onde ficou apenas uma temporada, indo para o Milan em 1959.
Na sponda rossonera, Ghezzi também viveu grandes momentos, sendo campeão italiano na temporada 1961/1962 (à direita o time campeão, com, partindo da fileira do alto à esquerda: Dino Sani, Trapattoni, Rivera, Salvadore, Pivatelli e Cesare Maldini; Radice, Ghezzi, Danova, Altafini e David - Panini) e conquistando a Coppa dei Campioni de 1963 contra o Benfica de Eusébio.
Em 1965, depois de 341 presenças na Serie A, Ghezzi pendurou suas chuteiras.
Ghezzi, que foi parar nos hospitais em mais de uma ocasião com contusões na testa por causa de suas saídas arrojadas, também era um estudioso dos adversários, a ponto de se esconder dietro le colonne da Arena Civica para espiar as cobranças de Liedholm durante os treinamentos do Milan.
Kamikaze faleceu em 12 de dezembro de 1990, tendo passado seus últimos anos dedicando-se ao seu albergo em sua cidade natal.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, dezembro 26, 2007

PontoCom - Internazionale


Internazionale, líder em campo e também na internet, pois o website da atual campeã e primeira colocada disparada da Serie A é também o mais completo e interessante da web!
Situado no domínio http://www.inter.it (imagem à direita), a página, que tem versões em italiano, inglês, espanhol e chinês, apresenta logo uma contagem regressiva para o centenário do clube atualizada segundo a segundo, além de links para os principais patrocinadores do clube (Pirelli, Nike e Sky).
Na rica página principal, há amplo destaque para notícias, divididas por campo de interesse (primo piano, diretta, settore giovanile, servizi stadio & biglietti, inter club, inter channel, inter campus e meteo, onde é possível visualizar a temperatura em Milão e também em Appiano Gentile, que é onde a equipe treina) e sempre atualizadas, fotos e muito mais, como completas informações sobre a última partida disputada.
A sociedade, aliás, é tão atenta ao mundo virtual que está até na Second Life, sendo possível acessá-la via o próprio website do clube.
Porém, o mais interessante do site é o acurado tratamento dado a história do clube, seja dentro da sessão società, seja na área denominada storia, onde é possível pesquisar uma partida específica ou saber tudo sobre a passagem de determinado jogador no clube, inclusive acessar sua galleria fotografica.
Sobre o acervo fotográfico - um dos pontos fortes do site -, merecem destaque a qualidade e a diversidade das fotos disponibilizadas pela Inter, com a inserção de material inédito todo dia.
Obviamente, sobre o plantel atual as informações também são vastas e completas, sendo possível, por exemplo, além do corriqueiro, ouvir entrevistas armazenadas em MP3 ou visualizar o autógrafo dos jogadores, como o do goleiro Júlio César (imagem à esquerda).
Também merecem uma visita a área destinada aos vídeos, o especial dedicado a Giacinto Facchetti e a loja de produtos do clube, onde são disponibilizados uma gama incrível de objetos, incluíndo até roupa íntima com o escudo da squadra nerazzurra.

Marcadores:

Na Última Vez ...

L'Enigma


Os cabelos não são mais os mesmos, mas quem é o fuoriclasse à esquerda (Guerin Sportivo)?
Atenção: no ano de 2008 a 'L'Enigma' vai dar prêmio para quem se sair como o maior expert amigo do Calcio Serie A.
Maiores detalhes em janeiro!
E no próximo sábado a identidade do jogador em questão e dos últimos elucidadores de 2007.

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, dezembro 25, 2007

Momento Panini - Julio Ricardo Cruz


Julio Ricardo Cruz não é daqueles jogadores acostumados a aparecer na primeira página dos tablóides e dificilmente está entre os escolhidos de cara no Football Manager, mas é certamente o atacante mais em forma neste final de 2007 no Calcio, o que é facilmente comprovável pelos seus números recentes: 10 gols em 13 partidas na atual temporada da Serie A, tendo marcado nas últimas 5 rodadas e nas derradeiras 7 vezes que entrou em campo com a maglia nerazzurra, incluíndo aí 2 compromissos pela Uefa Champions League.
Nascido no dia 10 de outubro de 1974 em Santiago del Estero, capital da província homônima e cidade mais antiga da Argentina (fundada em 1553), Julio Ricardo Cruz começou sua carreira no Témperly (um pequeno clube de Buenos Aires), mas ainda muito jovem passou às categorias de base do Banfield, onde efetivamete começou sua carreira profissional ao lado de um também bastante jovem Javier Zanetti, tendo conseguido destaque suficiente para ser contratado pelo poderoso River Plate em 1996, clube com o qual conquistou o Torneo Apertura no mesmo ano e o Clausura no seguinte, tendo sido o principal artilheiro da equipe na temporada com 17 gols.
Daí, El Jardinero (ao contrário do que muitos pensam, Julio Cruz nunca foi realmente jardineiro, mas apenas, quando ainda era amador, substituiu em uma ocasião o responsável pela manutenção do gramado do campo de treinamento do Banfield, usando um trattorino, e por isso recebeu o apelido de um jornalista que acompanhava a equipe) seguiu o destino dos principais jogadores portenhos e foi parar na Europa, mais precisamente em Rotterdam, onde foi defender o Feyenoord.
Na Eredivisie foram 3 temporadas e 44 gols em 86 partidas, conquistando um título holandês.
Em 2000, Julio Cruz foi contratado pelo Bologna com a difícil missão de substituir o sueco Kennet Andersson, que fizera largo sucesso em Reggio Emilia.
Porém, sofrendo a concorrência de Giuseppe Signori e, principalmente, do belga Lulù Oliveira em sua 1ª temporada (a figurinha ao lado é exatamente referente a stagione 2000/2001) no ataque da equipe rossoblù, Cruz teve alguma dificuldade para se adaptar ao Calcio, mas graças a persistência do técnico Guidolin, conseguiu se afirmar como importante peça na equipe, ainda que sua média de gols não tenha sido nada extraordinária (foram 7 gols na primeira e 10 nas duas temporadas subseqüentes).
De qualquer maneira, seus dotes no jogo aéreo (tem 1,90 m) e a sua considerável técnica com a bola no gramado, aliados a um chute forte e colocado, chamaram a atenção dos dirigentes da Internazionale, que visualizaram no argentino um válido substituto para o italiano Christian Vieri e acabaram por contratá-lo para a temporada 2003/2004.
Depois de um bom começo, favorecido que foi pela contusão sofrida por Vieri, Cruz acabou sua primeira temporada interista um pouco no ostracismo, principalmente pela explosão de Adriano.
Porém, trabalhador incansável, Poncharello (apelido dado pelo diretor do Inter Channel Roberto Scarpini) continuou batalhando por seu espaço no plantel estrelar da Internazionale e conseguiu cavar seu lugar com seu futebol não muito vistoso, mas extremamente eficaz, colocando astros mais midiáticos como seu connazionale Crespo e Il Imperatore Adriano em segundo plano.
Assim, na temporada 2005/2006 foram 15 gols em 31 partidas na Serie A, enquanto na última (figurinha à esquerda) foram outros 7 em apenas 15 jogos, quase todos decisivos.
Ademais, para delírio dos tifosi nerazzurri, El Jardinero tem uma motivação toda especial quando enfrenta a Juventus, clube que encontrou pela primeira vez quando ainda defendia o River Plate na final da Copa Intercontinental de 1996, tendo sido aquela partida uma das poucas nas quais Cruz não marcou contra os bianconeri, vez que o argentino já anotou 7 tentos na Juventus desde então, incluíndo uma magistrale doppietta na histórica vitória de 3 x 1 no Delle Alpi em 2003!
Apesar de nunca ter sido um protagonista na Selección, Cruz participou de competições importantes como as Olímpiadas de Atlanta em 1996 (quando conquistou a medalha de prata) e a Copa do Mundo de 2006, quando atuou em 2 jogos.
Resta saber se 2008 vai começar tão bom quanto 2007 terminou para o camisa 9 da Internazionale.

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, dezembro 24, 2007

'B' Em Pílulas


* O Bologna, não obstante a derrota de 2 x 1 para o Messina na 19ª e última giornata de 2007, termina o ano na liderança da Serie B com 39 pontos;
* Isso porque o Albinoleffe, seu então maior perseguidor, não passou de um 0 x 0 com o Ascoli pela mesma 19ª rodada;
* Agora, a 2ª colocação, com 38 pontos, é dividida entre o Lecce e o surpreendente Pisa;
* O time giallorosso foi quem fez mais bonito na última rodada do ano - bateu o Bari, fora de casa, por 4 x 0, tentos de Abbruscato (2), Tiribocchi e Tulli (à direita a comemoração do time do sul da Itália - Turi);
* Já o Pisa venceu o Pisa por 1 x 0, gol do defensor Zoppetti;
* Junto do Albinoleffe, com 37 pontos, está o Chievo, que venceu o Vicenza por 3 x 1 no Romeo Menti, doppietta de Pellissier e tento de Obinna para os visitantes, enquanto o ex-cagliaritano Capone marcou para os mandantes;
* A zona play-off seria hoje completada pelo Mantova, que venceu o Spezia por 3 x 1 com uma tripletta de Godeas, que chegou aos 15 gols na temporada e é o novo capocannoniere da Serie B;
* O Brescia, com uma partida a menos, voltou a vencer e derrotou o Rimini do brasileiro Jeda por 2 x 0, tentos de Possanzini e Tacchinardi;
* O Cesena largou a lanterna ao vencer o Treviso por 4 x 1, com o gol della bandiera do time da região do Vêneto sendo marcado pelo brasileiro Piá.

Marcadores:

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada marcada pela vitória da líder Internazionale no Derby della Madonnina (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/o-jogo-da-tv-parte-iii-internazionale-x_23.html) e que registrou também o sucesso da 2ª colocada Roma (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/o-jogo-da-tv-parte-ii-roma-x-sampdoria.html), a Fiorentina mostrou que não está fora da disputa por uma das vagas para a próxima Champions League e voltou a vencer depois de 5 rodadas goleando o lanterna Cagliari por 5 x 1, tento de Montolivo e doppiette do romeno Mutu e do argentino Santana, destaques da partida.
O pobre time sardo, depois de uma semana conturbada, na qual seu treinador Nedo Sonetti pediu demissão, mas acabou convencido a permanecer no comando da equipe (na verdade, sua demissão não foi aceita após o técnico Giampaolo, por sua vez esonerato em novembro último, ter recusado o convite para reassumir o time), até que endureceu a partida no 1º tempo, quando chegou a empatar o placar com o centrocampista Fini, mas foi totalmente envolto na 2ª etapa pelo show viola (acima, a cobrança de pênalti de Mutu que resultou no temporário 3 x 1 - Omega).
Quem também venceu foi a 3ª colocada Juventus, que superou facilmente um brioso Siena por 2 x 0 em Turim, gols de Salihamidzic (um dos melhores em campo, marcando o seu tento à esquerda - Ansa) e de Trezeguet, cada vez mais artilheiro da Serie A com 13 gols (3 a mais que o argentino Cruz, que o segue na tábua de artilheiros).
Apesar da vitória ter sido construída naturalmente, o Siena, equipe bianconera da Toscana, fez uma bela apresentação e deu bastante trabalho para a defesa juventina comandada por um ótimo Legrottaglie, uma das surpresas positivas deste campeonato.
Importante vitória conquistou a Reggina, que superou o Catania por 3 x 1, com uma tripletta do habilidoso Vigiani, enquanto o peruano Vargas descontou para o time da Sicília, que não esteve mai in partita e sofreu muito com as ausências dos atacantes Mascara e Spinesi.
A última vitória da rodada (na verdade, a primeira, vez que a partida foi o anticipo de sábado) foi conquistada pelo Genoa em cima do Parma (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/o-jogo-da-tv-parte-i-genoa-x-parma.html).
Afora esses jogos, 4 empates na rodada, a começar pelo do Armando Picchi, onde Livorno x Atalanta terminou 1 x 1 debaixo de muita chuva, gols do zagueiro Grandoni e do argentino Tissone, cobrando explendidamente uma punizione nel sette.
Com um uniforme bastante inusitado (nas cores laranja e preto, vide o zagueiro Natali disputando a bola com o uruguaio Zalayeta à direita - Ansa), o Torino foi até Nápoles e empatou com o time da cada no San Paolo também por 1 x 1, em partida que foi marcada pelos erros do árbitro Trefoloni, que anotou 2 pênaltis inexistentes - 1 para cada lado - mas apenas Rosina converteu, com o partenopeo Domizzi desperdiçando a sua cobrança.
Jogando com um homem a mais por todo o 2º tempo, em decorrência da expulsão do australiano Grella, o Napoli conseguiu empatar a partida em seu finalzinho, com um belo tento do talento slovacco Hamsik, su assist del Pampa Sosa.
Em partida bastante emocionante, a Lazio foi buscar, de forma heróica, o empate contra o Palermo em pleno Renzo Barbera, vez que os sicilianos chegaram a fazer 2 x 0 com os brasileiros Fábio Simplício e Amauri e ainda desperdiçaram um pênalti cobrado pelo mesmo Amauri. Depois de diminuírem com Firmani, os Aquilotti conseguiram o empate com o albanês Tare, mesmo após a expulsão do zagueiro Siviglia - a Lazio terminaria a partida com apenas 9 homens, já que o lateral De Silvestri também foi para o chuveiro mais cedo!
Por fim, a Udinese também desperdiçou uma boa chance de vencer ao permitir o empate do Empoli no Friuli, pelos mesmos 2 x 2 e também jogando com um homem a mais por quase toda a 2ª etapa, gols de Dossena (U - ao lado - Ansa), Raggi (E), Di Natale (U) e Marzoratti (E), aos 93'.
Encerrado o ano de 2007 para o Calcio, eis a classificação da Serie A, lembrando que Milan, Atalanta, Livorno e Reggina têm partidas a recuperar: 1º Internazionale (43 pts); 2º Roma (36); 3º Juventus (35); 4º Udinese (29); 5º Fiorentina (28); 6º Palermo (25); 7º Napoli (23); 8º Atalanta (22); 9º Sampdoria (21); 10º Catania (21); 11º Genoa (19); 12º Milan (18); 13º Parma (18); 14º Lazio (18); 15º Torino (17); 16º Livorno (15); 17º Empoli (15); 18º Siena (14); 19º Reggina (13) e 20º Cagliari (10).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

Feliz Natal!


Que os nossos amigos leitores e seus familiares tenham um excepcional Natal, com muita saúde e repleto de alegria - são os votos do Calcio Serie A!

domingo, dezembro 23, 2007

O Jogo Da TV (Parte III) - Internazionale x Milan



Um Giuseppe Meazza tutto esaurito assistiu a um disputado Derby della Madonnina que começou com os jogadores da Inter perfilados aplaudindo a entrada dos jogadores do Milan e terminou com toda a Itália parabenizando os nerazzurri campioni d'inverno com 2 turnos de antecedência.
Com Maldini na lateral esquerda (à direita disputando a bola com Cambiasso, enquanto Zanetti observa - Reuters), completando 605 partidas pela Serie A e incríveis 40 derbies, Ancelotti mandou a campo sua formação ideal, distribuída no seu predileto 4-3-2-1, com Inzaghi suportado por Kaká e Seedorf, enquanto Mancini mais uma vez não pode contar com os vários Dacourt, Figo, Stankovic e Vieira, formando o centrocampo com uma linha composta (da direita para a esquerda) por Zanetti, Cambiasso e Chivu, com o chileno Jimenez mais avançado, tendo Cruz e Ibrahimovic no ataque.
E foi o atacanta sueco que protagonizou a primeira grande chance, completando de voleio um cruzamento do brasileiro Maicon oltre la traversa logo aos 4'.
Os primeiros minutos foram caracterizados por um pressing molto alto da Inter, com o Milan procurando fazer a bola girar, mas também sem se descuidar da marcação, as vezes exagerada e que resultou em amarelos para Pirlo e Cordoba.
E foi exatamente de bola parada que saiu o primeiro gol da partida: falta do colombiano Cordoba em Inzaghi e cobrança magistralmente perfeita de Pirlo (à esquerda - Reuters), que entrou na forquilha da meta defendida por Júlio César, que nada pôde fazer.
Mas os comandados de Mancini não se abalaram e partiram para cima do adversário, com o chileno Jimenez carimbando a trave de Dida logo em seguida, aos 20'.
Aos 31' um lance digno de registro: em uma verticalização ao seu melhor estilo, Kaká partiu da linha divisória do gramado e avançou para cima do zagueiro argentino Samuel, deixando o portenho no chão depois de um drible desconcertante (coitado, o interista acabou sofrendo uma grave contusão no joelho e não deve voltar aos gramados mais neste campeonato), mas acabou sendo desarmado, de forma não muito gentil, por Cambiasso, tendo o Milan reclamado muito de um pênalti que poderia ter mudado completamente a história da partida.
História que passou a ser escrita em tons preto e azul quando Ibrahimovic puxou 3 defensores rossoneri para fora da área e tocou para Cambiasso que, por sua vez, serviu para seu o conterrâneo Julio Cruz (à direita marcado pelo georgiano Kaladze - Inter) concluir entre os vários Seedorf, Ambrosini e Kaladze no canto supostamente guarnecido por Dida e empatar a partida aos 36' do 1º tempo.
Terminada a 1ª etapa (com a distribuição de 6 cartões amarelos!) com o Milan tendo 51,9% da posse de bola, mas apenas 45,41% de vantagem territorial, Ancelotti voltou com Emerson no lugar de Gattuso e Gilardino no de Inzaghi, enquanto Mancini apostou nos mesmos 11 (lembrando que Materazzi entrou no lugar de Samuel ainda no decorrer do 1º tempo) que vinham conseguindo deixar o Milan acuado.
E as alterações surtiram efeito nos primeiros 10' da etapa complementar - quando o Milan foi melhor que a Inter -, até que o holandês Seedorf, importantíssima peça no meio de campo rossonero, sentiu dores nas costas e teve que sair para a entrada de Serginho.
Daí em diante o personagem da partida foi o argentino Cambiasso (acima, à esquerda, exatamente contra Seedorf - Ansa), que aproveitou uma falha de Serginho e disparou um tiro fortíssimo, mas central, que contou com larga colaboração de Dida (mais uma papera!) para estufar as redes e colocar a Inter em vantagem no marcador aos 17' da etapa complementar.
O Milan foi bravo e valente atéo final do jogo, criando várias boas oportunidades, a mais clara com Ambrosini, aos 43', que por muito pouco não conseguiu alcançar um cruzamento de Serginho que celebraria novamente o empate no Derby.
Mas, sentindo ainda a stanchezza e postumi da fuso orario, o atual campeão mundial de clubes não conseguiu impedir a vitória do virtual tricampeão italiano (estampada no placar ao lado - Inter).
O tabellino:
Inter: Júlio César; Maicon, Cordoba, Samuel (38' Materazzi), Maxwell; Cambiasso, Zanetti, Chivu, Jimenez (79' Pelé); Cruz (85' Suazo), Ibrahimovic. All. Mancini
Milan: Dida; Oddo, Nesta, Kaladze, Maldini; Gattuso (46' Emerson), Ambrosini, Pirlo, Seedorf (57' Serginho), Kaká; Inzaghi (46' Gilardino). All. Ancelotti.
Gols: 18' Pirlo, 36' Cruz, 62' Cambiasso.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Pirlo, Cordoba, Gattuso, Jimenez, Materazzi, Ambrosini e Cruz.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o zagueiro Giulio Falcone, atualmente no Parma e com passagens por Torino, Fiorentina, Bologna e Sampdoria (abaixo - Guerin Sportivo) é o jogador em atividade mais vezes expulso na Serie A, tendo recebido um total de 11 cartões vermelhos em sua carreira?
* Que em seguida vem o lateral David Balleri, atualmente no Livorno e com histórico no Padova, Parma, Sampdoria e Lecce, com 10 expulsões em 13 temporadas?
* Que com 9 cartões vermelhos recebidos na carreira aparecem Giampiero Pinzi (Udinese), o português Fernando Couto (Parma) e o attaccante Francesco Totti (Roma)?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker