Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 19, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Milan x Udinese



Milan x Udinese, partida que abriu a 37ª giornata da Serie A 2006/2007 e que foi transmitida pela Bandeirantes na tarde de hoje ficará nos anais como o jogo da despedida de Alessandro Costacurta, o jogador de linha più vecchio a disputar uma partida da Serie A - 41 anos e 25 dias (più anziani somente os goleiros Ballotta, com 43 anos e 1 mês, e Zoff, com 41 anos e 2 meses).
De resto, foi uma partida festiva, com o Milan pouco interessado no resultado e muito na final da Uefa Champions League que será disputada em Atenas na próxima quarta-feira, contra os ingleses do Liverpool - tanto que o mister Ancelotti não relacionou nenhum dos prováveis titulares da importantíssima final para o embate válido pela Serie A, ainda que todos presentes ao estádio nas tribunas.
Aliás, dos 11 rossoneri que começaram jogando, 5 sequer somaram 10 partidas na Serie A nesta temporada e o meia Brocchi (na foto à direita com Gourcuff e Asamoah - Richiardi), com 28 presenças, era o mais 'rodado'.
Na Udinese (que também não tem maiores pretensões na temporada), o técnico Malesani teve que renunciar a 5 titulares, inclusive ao atacante Iaquinta, machucado, mas, ainda assim, conseguiu mandar a campo um grupo mais motivado, do qual se destacou logo o atacante ganês Asamoah (o Gyan que enfrentou o Brasil na último mundial), muito ativo e que abriu o marcador aos 10', sfruttando le indecisioni di Storari.
Lamentavelmente, mais uma vez o brasileiro Ricardo Oliveira não soube aproveitar a oportunidade e figurou, como de costume, dentre os piores em campo, sendo fortíssimo candidato a pior contratação do ano no Calcio.
Mas foi de uma jogada sua que nasceu o gol de empate da equipe de Milão, anotado pelo francesino Gourcuff.
No 2º tempo, a partida continuou bastante movimentada (talvez em face da menor rigidez tática aplicada às equipes) e o veloz Di Natale colocou os visitantes mais uma vez em vantagem logo aos 8' (foto no alto - Ap), em outra falha de Storari, que não segurou um chute de Muntari e rebateu a bola no pé do atacante da equipe de Udine.
Em seguida, o Milan voltou a empatar a partida com um gol inusitado: Alessandro Costacurta cobrando uma penalidade máxima (foto à esquerda - Ap) sofrida por Gourcuff!
Foi apenas o 3º gol de Billy Costacurta em toda sua duradoura carreira na Serie A (458 partidas distribuídas por 20 temporadas, sempre com a mítica maglia do Milan), sendo que o último havia sido anotado há mais de 15 anos!
Com o feito, importante lembrar, Costacurta também se torna o 'artilheiro' mais velho da Serie A!
Foi uma belíssima homenagem, completada aos 14', quando o veterano defensor foi substituído pelo jovem Davide Di Gennaro (atacante de 18 anos), esordiente na principal divisão do Calcio, assim como os outros 2 substitutos que entraram (Matteo Darmian e Alex Guerci), recebendo os aplausos de mais de 51.000 espectadores, todos de pé.
Apenas para tirar um pouco o brilho das festividades, o brasileiro Barreto, que não tinha nada a ver com as comemorações, fez o gol da vitória da Udinese aos 16' (aproveitando uma falha incrível do inguardabile argentino Grimi), enquanto outro daqueles brasiliani que nunca atuaram no país, Siqueira, ainda fez mais um para o time de Friuli, que acabou anulado pelo árbitro Gervasoni.
No final, mais festa para Costacurta (na foto ao lado o elenco do Milan, todo vestido com as camisas do Billy, jogam o ex-atleta e futuro treinador para o alto - Ap)!
O tabellino:
Milan: Storari; Bonera, Simic, Favalli (67' Darmian), Grimi (76' Guerci); Brocchi, Costacurta (59' Di Gennaro), Serginho, Gourcuff; Borriello, Ricardo Oliveira. All. Ancelotti.
Udinese: De Sanctis; Coda, Natali, Zapata, Dossena; Motta (51' Siqueira), Muntari, D'Agostino; Barreto (68' Sivok), Asamoah, Di Natale (81' De Martino). All. Malesani.
Gols: 10' Asamoah, 36' Gourcuff, 53' Di Natale, 57' Costacurta (pênalti), 61' Barreto.
Árbitro: Gervasoni.
Cartões amarelos: Gourcuff, Barreto e Ricardo Oliveira.

Na Última Vez ...

Match Clou - 37ª Rodada 2006/2007



Na Serie A desde a temporada 1988/1989, a Lazio, dentre 1990 e 2000, ganhou 1 scudetto, chegou duas vezes em 2º, uma em 3º e outra em 4º, além de ter conquistado duas Copas Itália e uma Coppa delle Coppe na década em questão.
Promovido à máxima divisão do Calcio em 1990, o Parma, no mesmo período, chegou uma vez em 2º, duas vezes em 3º e uma vez em 4º lugar na Serie A, tendo vencido também duas Copas Itália no período, bem como duas Copas U.E.F.A. e uma Copa das Copas.
Assim, o 'Match Clou' desta 37ª rodada é o embate entre 2 clubes que viveram uma década estupenda, mas que, após os cracks da Cirio e da Parmalat, conglomerados alimentícios que controlavam, respectivamente, o time da capital italiana e o da Emilia-Romagna, estão buscando reencontrar o caminho do Olimpo sob novas batutas.
A tabela evidencia que o clube presidido por Claudio Lotito (no mais alto cargo laziale desde julho de 2004) está a frente do adversário em seu objetivo, ocupando, já nesta temporada, um digno 3º lugar que assegura a participação da equipe na próxima Champions League, enquanto o time de Tommaso Ghirardi ainda busca garantir sua permanência na vindoura Serie A.
Mas é importante destacar que o jovem Ghirardi (apenas 31 anos) somente adquiriu o Parma em 2007, pegando o clube em 19º lugar e com apenas 12 pontos conquistados.
Para o jogo deste domingo, o treinador biancoceleste Delio Rossi terá alguns problemas, vez que não poderá contar com o lateral e capitano Zauri, o zagueiro Siviglia e os meias Mudingayi e Mauri.
Mas é no gol laziale que estará a maior novidade - Tommaso Berni. O goleiro, classe 1983, surgido como grande esperança na Internazionale, fará sua estréia na Serie A e deverá dar lugar, nos últimos minutos, ao veterano Angelo Peruzzi (foto acima - Max Rossi), que encerrará sua gloriosa carreira e receberá uma justíssima homenagem na partida.
No Parma, o técnico Claudio Ranieri está feliz com a recuperação de seu gioiellino Giuseppe Rossi (foto à esquerda - Grazia Neri) e pretende repetir a formação que derrotou o Messina na última rodada.
O retrospecto do confronto reitera o favoritismo da equipe melhor colocada na tabela, já que a Lazio venceu 8 vezes e perdeu apenas 2 jogos em Roma, onde ocorreram ainda 6 empates, tendo feito 23 gols a favor e sofrido 14.
A última partida foi na derradeira rodada da temporada passada e foi vencida pelos mandantes - 1 x 0, tento de Rocchi.
Já a partida com maior número de gols ocorreu na temporada 1992/1993 - 5 x 2 para a Lazio, com Taffarel defendendo (?) a meta do Parma. O artilheiro Beppe Signori marcou 3 vezes, tendo o meia Diego Fuser (que depois jogou no Parma) realizado os outros 2 gols laziali, enquanto Marco Osio (que posteriormente jogou no Palmeiras) fez os tentos crociati.
Aliás, Giuseppe Signori é o artilheiro do confronto com 5 gols marcados entre 1992 e 1994, enquanto o agora milanista Giuseppe Favalli é o recordman de presenças - 10 entre as temporadas 1992/1993 e 2003/2004.

Na Última Vez ...

L'Enigma



Pensei em postar um desafio bem difícil, mas não vou ser tão maldoso...
Assim, o 'L'Enigma' desta semana é o jogador ao lado (Guerin Sportivo), ou melhor, o técnico à esquerda, um dos mais valorizados no futebol italiano atualmente.
Alguém arrisca?

Na Última Vez ...

sexta-feira, maio 18, 2007

Penúltima rodada vai ocorrer no final de semana


A temporada 2006/2007 da Serie A está chegando ao final - neste fim de semana será disputada a 37ª e penúltima rodada.
Apenas uma partida será realizada no sábado, a envolvendo o Milan, que receberá a Udinese no Giuseppe Meazza. O jogo será diferido em razão da final da Uefa Champions League, que o time rossonero disputará na próxima quarta-feira, dia 23, em Atenas contra o Liverpool. Aliás, em decorrência deste importantíssimo compromisso, o técnico Ancelotti não convocou nenhum dos seus titulares para enfrentar a equipe de Udine, inclusive os brasileiros Dida, Cafu e Kaká, tendo, ademais, chamado 8 Primavera para completar o elenco.
O jogo (que será transmitido pela Bandeirantes, RAI, Bandsports e TV Esporte Interativo a partir das 13h00) ainda marcará a despedida de Alessandro Costacurta do estádio onde joga desde 1987, vez que o veterano zagueiro (41 anos) encerrará a carreira ao final da temporada. Curiosamente, Costacurta deve começar jogando no meio de campo, ao lado de Brocchi (foto à direita - Empics).
No domingo, os demais 9 embates serão realizados às 10h00, com destaque para aqueles que envolvem equipes que ainda brigam para permanecer na Serie A na próxima temporada, afinal, apenas 3 pontos separam 8 times!
Mas qual missão será mais difícil: a do Cagliari, que recebe a 2ª colocada Roma (com transmissão da ESPN), ou a do Chievo, que pega o lanterna e já rebaixado Ascoli?
Com certeza a de Livorno e Torino, que se enfrentam no Olimpico de Turim e com 39 pontos cada, não podem se dar ao luxo de perder pontos nesta reta final.
Complicados também os compromissos de Catania, Parma, Reggina e Siena, todos ainda necessitando de pontos e visitantes na rodada.
Destas, a menos difícil, provavelmente, é a missão do Catania, que vai à Gênova enfrentar uma Sampdoria sem maiores pretensões, a não ser comemorar la giornata dell'orgoglio sampdoriano.
O Parma, por sua vez, viaja à Roma para enfrentar a Lazio, no 'Match Clou' da rodada (ESPN Brasil).
Já a Reggina joga no Carlo Castellani contra um Empoli (atrás do inédito sonho europeu) contando com a pontaria de sua ótima dupla de ataque formada pelos ágeis Amoruso (14 gols) e Bianchi (18 - acima - Photo Lancia).
Por fim, o Siena, sem o fantasista Cozza, irá enfrentar o Palermo de Guidolin (!!!) no Renzo Barbera em jogo no qual o resultado é uma verdadeira incógnita, ante a fase dos mandantes, que podem perder até a vaga para a U.E.F.A.
Outro jogo bastante interessante será Atalanta x Internazionale (Bandsports e TV Esporte Interativo), que marcará o confronto Vieri contra Crespo (à direita - Ap), artilheiros que atravessam grande fase (o argentino marcou 7 gols nos últimos 4 jogos!) e são promessas de gols.
Completando a rodada, o rebaixado Messina enfrenta a Fiorentina, com um pé na próxima Copa U.E.F.A. mas sem seu artilheiro Luca Toni, que sofrerá uma operação no próximo sábado e, portanto, deu adeus à Serie A (até a próxima temporada?)

quinta-feira, maio 17, 2007

E Na Copa ...


Um jogaço! A Internazionale venceu a partida, mas foi a Roma que comemorou o título da Copa Itália. Enfim, tudo como previsto!
A empreitada nerazzurra era mesmo muito complicada - reverter o 6 x 2 imposto pela Roma no jogo de ida, a ponto do técnico Roberto Mancini ter confessado antes do início da partida: "La Coppa è della Roma al 70%. Ci crediamo, c'è una partita da giocare e, quindi, ci sono delle possibilità. Non è una cosa così semplice, però ci proviamo".
Em campo, a Inter começou demonstrando acreditar na rimonta, com Figo e Gonzalez bem abertos nas alas e o sérvio Stankovic in mezzo levando constantemente perigo à meta defendida por Doni.
Tanto que logo aos 4' um pallonetto di Stankovic acertou o travessão romanista, enquanto aos 18' Cambiasso foi antecipado no último momento e aos 20' o romeno Chivu interceptou um chute frontal de Gonzalez que tinha endereço certo.
Até uma contusão sofrida por Vieira (na foto à direita contra Taddei - Ap) acabou sendo proveitosa, vez que o francês foi substituído pelo argentino Cruz, tornando a equipe de Milão mais ofensiva.
Ao final do 1º tempo, apesar de mais uma bola no travessão do arqueiro brasiliano Doni e um gol do El Jardinero Cruz anulado, 0 x 0 no placar e grande nervosismo dentro das 4 linhas.
Iniciada a 2ª etapa, Valdanito Crespo finalmente inaugurou o marcador aos 5', com uma cabeçada aproveitando un cross di Maicon.
Em seguida, Recoba entrou no lugar de Gonzalez e Figo lançou o argentino Cruz que, na saída de Doni, fez 2 x 0 para a Inter! San Siro si scuote, c'e aria da impresa!
Daí, a Inter continou martelando e o goleiro Doni, talvez emocionado com a inédita convocação para a seleção brasileira, ainda errou uma tentativa de drible e quase permitiu que o uruguaio Chino Recoba fizesse 3 x 0.
Porém, a Roma pareceu ter aprendido a lição aplicada pelo Manchester United na UCL e soube segurar o ímpeto interista.
Para facilitar, o colombiano Cordoba fez uma falta em uma disputa de bola com o brasileiro Mancini (foto acima à esquerda - Ap) e recebeu o 2º cartão amarelo, tendo ido para o vestiário mais cedo.
E aos 38' veio o golpe de misericórdia nas chances da Inter de conquistar o inédito tricampeonato da Copa Itália - Totti chutou cruzado da entrada da área e o meia Perrotta, muito oportunista, completou para o fundo das redes logo depois da marca do pênalti!
Os últimos minutos foram de total controle da equipe visitante que, apesar da derrota por 2 x 1, levantou a taça de campeã (foto à direita - Ap)!
Foi o 1º título relevante conquistado pelo bom treinador Luciano Spalletti e l'ottava Coppa Italia della storia giallorossa.
E viva a festa romanista!

Na Última Vez ...

Memorabilia - Vignola

A 'Memorabilia' desta semana aborda il Beniamino della Signora, o mezzala di punta Vignola (na foto abaixo à direita em um jogo contra a Udinese - Guerin Sportivo).
Jogador talentoso, Vignola teve seu grande momento agonístico durante a final da Coppa delle Coppe de 1984, quando fez o 1º gol da Juve sobre o Porto (eleito um dos 100 gols mais bonitos della storia del calcio por um júri do jornal La Repubblica) - recebeu a bola de Platini logo depois do meio de campo e com um scatto sensacional chegou até a entrada da área adversária, de onde fez partir um tiro indefensável com a canhota.
Depois do empate anotado por Sousa, foi novamente o baixinho (1,72 m) Vignola que confeccionou a jogada concluída por Boniek e que acabou resultando no título continental à Vecchia Signora.
Mas Beniamino Vignola nasceu em 12 de junho de 1959 em Verona, tendo começado sua carreira no clube de sua cidade natal, com o qual fez sua estréia na Serie A face ao Perugia na temporada 1978/1979, deixando desde logo stupefatti spettatori e avversari per il piede fatato e l'aspetto fanciullesco.
Comparado ao genial Rivera ("forse c'entravano il fisico minuto e la pettinatura", asseverou, uma vez, o jogador), il golden boy del calcio veronese disputou ainda um bom campeonato na Serie B com o Verona antes de se transferir ao Avellino, com o qual disputou 3 temporadas na A totalizando 88 partidas e 16 gols.
Convocado para a Under 21 italiana (6 jogos e 3 gols), chegou a Juventus na stagione 1983/1984 para ocupar o ruolo de vice-Platini.
Apesar do ambiente totalmente novo, Vignola se inseriu muito bem no Mondo Juve, tendo participado de 25 partidas (o campeonato, à época, tinha apenas 30 rodadas) e realizado 5 gols em sua 1ª temporada com o famoso clube bianconero na Serie A, além da já mencionada atuação de gala na final da Copa das Copas disputada na Suíça (na foto à esquerda com a camisa nº 2 da Juve - Guerin Sportivo).
No ano seguinte foram 27 partidas e apenas 1 gol e uma contribuição importante na conquista da Coppa dei Campioni.
Nell'estate de 1985 retornou à Verona como colpo di mercato para acontentar os torcedores frustrados com as saídas de Fanna (Inter), Garella (Napoli) e Marangon (Inter), mas acabou decepcionando.
O retorno à Juve marcou também o início de seu declínio como futebolista, tanto que na temporada 1988/1989 passou à Serie B (com o Empoli) e daí à C1 para encerrar a carreira na C2 com o Mantova, precocemente, em 1992.
Atualmente, o primo tra i secondi está afastado do futebol, trabalhando no setor de peças automotivas.

Na Última Vez ...

quarta-feira, maio 16, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Simplesmente sensacional!!! Tamanha perspicácia eu não imaginava - mesmo!!! Se a solução do enigma valesse prêmios (é uma boa idéia), estes seriam mais do que devidos!!!
Merecedora de muito mais exclamações que as acima é a nossa querida Lady Veronese, desde já, com a devida vênia dos marmanjos, denominada nossa 'Leitora nº 1'!!!
Acertar que o jogador retratado de frente na foto à esquerda (Guerin Sportivo) é o atual treinador da Internazionale, Roberto Mancini (foto à direita, do arquivo pessoal do ex-craque), já era um feito possível apenas para grandes conhecedores do Calcio (parabéns Michel!).
Agora, ir além e indentificar o camisa 10, de costas, como o atual treinador da seleção brasileira, o Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga (foto abaixo - Empics), antigo centrocampista e capitano da Fiorentina, só pode ser fruto da famosa intuição feminina!
Portanto, parabéns Cyntia, a resposta do enigma era, efetivamente, 'Dunga e Mancini'.
Realmente, o raçudo líder da seleção brasileira campeã do mundo em 1994 não era um habitual portador da mítica camisa 10 viola, mas em várias partidas da temporada 1991/1992, principalmente na ausência do trequartista Maiellaro, foi brindado com a honraria, tamanha sua reputação em Florença.
Congratulações também para o Daniel, cuja tentativa foi muito boa, mas não tão certeira...

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


O destaque do Calciomercato nesta semana vai para a Fiorentina e, em especial, para seu direttore sportivo Pantaleo Corvino, pois, segundo indiscrições, a equipe viola acertou as contratações do meia Jan Hoble e do defensor Anthony Vanden Borre. Mas, quem são eles afinal? Hoble é o capitão da seleção da República Tcheca U19 e uno dei maggiori prospetti del calcio europeo, sendo paragonato, no estilo de jogo, ao romanista De Rossi. Já Vanden Borre (foto da direita - Empics) é lateral direito de origem, mas pode atuar também no miolo da zaga com a mesma desenvoltura e é um dos mais prometentes jogadores belgas, tendo atuado mais de 15 vezes pela seleção principal de seu país não obstante ainda não ter completado 20 anos.
Ademais, não é possível esquecer que o time de Florença já acertou com outro jovem de grande futuro para a próxima temporada - o atacante U21 italiano Arturo Lupoli.
Para completar o noticiário de Firenze, o treinador Cesare Prandelli, que vem realizando um excelente trabalho, renovou por mais 4 anos e Corvino está prestes a fechar com o zagueiro tcheco Ondrej Mazuch, também da seleção sub-19 de seu país.
O zagueiro e vice-capitão do Crvena Zvezda Dusan Basta teve seu nome cogitado para reforçar a Lazio a partir de julho, assim como o meia francês Fabien Camus, que joga no clube belga Charleroi.
Outros nomes cogitados para defender a equipe laziale na próxima temporada foram o do goleiro Cudicini (reserva de Cech no Chelsea) e do atacante Nuno Gomes, ex-Fiorentina e atualmente no Benfica, assim como foi ventilado um possível retorno do meia Verón.
Porém, o presidente Lotito deve é se preocupar em manter seus gioiellini Ledesma, Mudingayi e Pandev, cortejados por várias grandes equipes européias...
Quem também pode ir para a Lazio é o goleiro Amelia, do Livorno, que também estaria na mira do Palermo, assim como o atacante Cristiano Lucarelli.
Aliás, o Livorno já acertou com o atacante Fabio Bazzani, 3 presenças na Azzurra, mas que vem de temporadas muito ruins com a Sampdoria (apenas 2 gols em 2 anos).
Sampdoria que também não terá o treinador Novellino na próxima temporada, consoante palavras de seu agente Dario Canovi, para quem o allenatore de Montemarano pode ir "in un'altra città di mare".
Para completar o desmanche, a revelação Quagliarella deve deixar o time de Gênova, podendo ser substituído pelo búlgaro Bojinov, atualmente relegado à reserva na Juventus.
Para reforçar a Roma foram cogitados os nomes do brasileiro Thiago Motta e do inglês Joey Barton, que já tem a preferência dos torcedores por ter sido recentemente preso por agredir um companheiro de time - o francês Osmane Dabo, ex-laziale!
Apesar de não ser nada inédito, necessário registrar as vozes que não calam acerca do interesse do Milan em fazer shopping em Barcelona: Ronaldinho (foto à esquerda - Empics) e Zambrotta seriam os alvos...
De concreto mesmo, o fato do eterno Paolo Maldini ter renovado por mais 1 ano com o time de Silvio Berlusconi!
E a Internazionale? Nesta semana estariam vindo Suazo, Tevez e até o barrado Alexandre Pato para o lugar do Imperatore Adriano!
Já o Barcelona, onde "manca grinta e agressività", estaria interessado em tirar o controvertido Materazzi de Milão.
A próxima Serie A promete ser uma das melhores de todos os tempos, especialmente com o cada vez mais provável retorno de Juventus, Genoa e Napoli. Então, apenas para adoçar a boca, a Juventus estaria tratando os meias Sissoko e Xabi Alonso do Liverpool, o Napoli Christian Vieri e a revelação Paolucci seria o primeiro reforço do Genoa para o ano que vem!

Na Última Vez ...

terça-feira, maio 15, 2007

Momento Panini - Hernan Jorge Crespo


Um atacante micidiale! Assim é Hernan Jorge Crespo, um autêntico 9 que, se não prima por uma técnica refinada, alia uma imponente força física a um senso de oportunismo incrível, resultando em um dos avantes mais eficazes do mundo.
Nascido na cidade de Florida, na Gran Buenos Aires, em 05 de julho de 1975, começou sua carreira no tradicional River Plate, de onde saiu para o Parma em agosto de 1996 depois de conquistar a Taça Libertadores da América (foram seus os 2 gols da vitória sobre o América de Cali na final) e conquistar a medalha de prata nas Olímpiadas de Atlanta.
Logo em sua 1ª temporada na Serie A (figurinha ao lado), fazendo dupla com Enrico Chiesa (atualmente no Siena), depois de um difícil período de adaptação (célebre a frase pronunciada por Ancelotti, então treinador do Parma: "più fischiano Crespo e io più lo mando in campo"), fez 12 gols, marca respeitável que repetiu na stagione seguinte.
Convocado para a Copa do Mundo de 1998, disputada na França, acabou entrando apenas no jogo contra a Inglaterra, válido pelas 8ªs de final, ocasião na qual a Argentina acabou eliminada nos pênaltis.
De volta à Serie A, levou o Parma à Champions League e conquistou as copas U.E.F.A. e Itália na temporada 1998/1999, tendo feito 16 gols ao lado dos hermanos Balbo, Sensini e Veron na principal divisão do Calcio.
Em sua 4ª e última temporada na equipe ducale fez 22 dos 52 gols do clube na Serie A, que apenas não foi à Champions League por ter perdido o spareggio disputado contra a Internazionale.
Contratado pela Lazio por cerca de US$ 55 milhões para a temporada 2000/2001, foi o artilheiro da Serie A com 26 gols, suficientes apenas para levar a equipe da capital italiana ao 3º lugar.
No ano seguinte a Lazio tirou o scudetto da Internazionale na última rodada (que também marcou a despedida de Ronaldo do time de Moratti), mas terminou a Serie A apenas na 6ª colocação, tendo seu artilheiro feito 'tão somente' 13 tentos.
Mais uma vez integrante do grupo argentino que foi a Copa do Mundo, Crespo naufragou como toda a Selección no Mundial da Ásia, onde outra vez não foi titular, mas entrou nos 3 jogos da Argentina em substituição a Batistuta e ainda fez o gol contra a Suécia.
Daí, Valdanito, como Crespo é conhecido por sua similitude com o antigo atacante do Real Madrid, foi exatamente substituir Ronaldo com a camisa 9 nerazzurra, mas, em um elenco que tinha, além de Batistuta, Kallon, Martins, Recoba e um Vieri em fase excepcional, acabou fazendo apenas 18 partidas e 7 gols na Serie A (e 9 na Champions League).
Como o magnata russo Abramovich costuma contratar quem ele deseja, o atacante argentino defendeu o Chelsea na temporada 2003/2004, mas nunca escondeu seu desejo de retornar à Itália.
Assim, foi acontentado sendo emprestado ao Milan de seu antigo treinador Ancelotti, quando fez mais uma excelente temporada e realizou 10 gols, apesar de só ter disputado 9 partidas inteiras.
Tanto sucesso o fez voltar ao Chelsea, clube com o qual disputou a Premier League na temporada 2005/2006.
Enfim titular da Argentina em uma Copa do Mundo, marcou 3 gols em 4 partidas na Alemanha (no total, já fez 60 partidas e 32 gols com a Selección).
De novo quis voltar ao futebol italiano e acabou retornando à Internazionale (figurinha do alto à esquerda), com a qual está fazendo mais uma bela temporada (14 gols em 27 partidas até aqui).
Agora, mais uma vez seu futuro é incerto, vez que seus direitos federativos continuam presos ao Chelsea, enquanto sua preferência é por permanecer na Itália.
De qualquer maneira, Crespo, que fez seu 100º gol na Serie A contra a Fiorentina em junho de 2001, já é atualmente o 30º maior artilheiro de todos os tempos do Calcio, com 133 gols (12 deles feitos contra a Udinese, sua vítima predileta), incluíndo 22 doppiette e 8 triplette, como a realizada contra a Lazio no último final de semana.

Na Última Vez ...

segunda-feira, maio 14, 2007

'B' Em Pílulas


* Ainda faltam 4 rodadas, mas se a Serie B terminasse hoje, estariam promovidos para a Serie A Juventus, Genoa e Napoli;
* Recapitulando: os 2 primeiros são automaticamente promovidos à Serie A, enquanto o 3º deve disputar um play-off contra 4º, 5º e 6º lugares, a não ser que a sua vantagem para o 4º colocado seja superior a 9 pontos;
* E o Napoli, com a vitória sobre o Brescia por 1 x 0, tento do brasileiro Piá, abriu 10 pontos de frente sobre o Mantova, atual 4º lugar;
* A partida foi disputada no Mario Rigamonti e o êxito, suado, a ponto do treinador napoletano Reja ter afirmado "Le partite sono fatte dai risultati: noi abbiamo fatto un tiro e un gol, il Brescia ha creato di più ma non ha segnato";
* Já o Genoa confirmou sua ótima fase e venceu sua 10ª partida consecutiva no Marassi, sendo a vítima da vez a Triestina por 3 x 2, gols de Milanetto, Gasparetto e Di Vaio para a equipe rossoblu;
* Para completar, a Juventus superou o Bologna por 3 x 1, tentos de Bellucci (B), doppietta de Del Piero (artilheiro isolado da Serie B com 18 gols) e Trezeguet;
* Fez sua estréia na Juventus o giovane e baixinho atacante Sebastian Giovinco (na foto do alto contra o lateral Daino - LaPresse), com direito a demonstração de muita habilidade e passe milimétrico para o 3º gol;
* Porém, nem tudo foi alegria - o jogo seguia empatado em decorrência de ótimas defesas do arqueiro Antonioli (com passagens por Milan, Roma e Sampdoria, dentre outros) quando, aos 86', o árbitro Nicola Ayroldi marcou um pênalti escandaloso (por não ter ocorrido) em favor da Juve, posteriormente convertido por Del Piero;
* Foi um absurdo e traz à tona o calciocaos;
* Para piorar, não é possível ignorar que, no 1º turno, em Bologna, a Juventus só venceu porque o árbitro da ocasião, Domenico Messina, assinalou um gol inexistente de Zalayeta e não marcou um pênalti em Marazzina (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/b-em-plulas_21.html), que ainda foi expulso no jogo desta 38ª rodada juntamente com o zagueiro Terzi.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em um jogo sensacional, a Internazionale derrotou a Lazio por 4 x 3 no Giuseppe Meazza, com direito a gol do zagueiro Materazzi, de cabeça, no finalzinho. Com o resultado, o time de Milão chegou aos 93 pontos na temporada e, conseqüentemente, superou a marca de 91 conquistados pela Juventus na stagione passada (posteriormente o time de Turim foi declarado último colocado pelo Giudizio Sportivo), estabelecendo novo recorde na Serie A!
Apesar do resultado ter evidenciado um incrível poder de reação dos comandados de Roberto Mancini (atenção Roma!), a Lazio dominou a partida por quase 70' e não mereceu a derrota, principalmente porque ficou grande parte do tempo em vantagem no marcador - chegou a fazer 2 x 0 antes de transcorridos 5' (gols de Pandev - acima contra Burdisso -Ap e Mutarelli).
Mas o ex di turno Hernan Crespo não teve a mínima cerimônia e realizou uma tripletta personale, primeiro igualando o placar em 2 x 2 e, depois do tento do compatriota Ledesma (cobrando falta), mais uma vez usou de todo seu oportunismo para deixar 3 x 3 no marcador.
No fim, a Lazio, penalizzata in maniera troppo pesante dall'espulsione di Siviglia (na foto à esquerda contra Recoba, ajudado por Ledesma - Inter), não conseguiu conter o ataque interista e viu a Inter conquistar mais 3 pontos.
Outra partida em que houve uma surpreendente virada foi em Ascoli Piceno, onde a equipe da casa, já rebaixada, bateu o (pobre) Palermo por 3 x 2, tentos de Fábio Simplício (P), Boudianski (A), Matusiak (P), Paolucci (A) e novamente Boudianski (na foto ao lado o mais a direita, ao lado de Pesce e Bonnani - Ansa).
Com o resultado, o Palermo foi ultrapassado pela Fiorentina e agora corre sério risco de perder até mesmo a 7ª colocação para a Atalanta.
Aliás, a rodada foi excelente para o time de Florença que, além dos sicilianos, também ultrapassou os vizinhos toscanos do Empoli ao derrotar o Cagliari por 1 x 0, tento do jovem Pazzini, que vem substituindo o grandalhão Luca Toni com muita eficiência.
Também terminou 1 x 0 o jogo do Armando Picchi, com o mediano Filippini tendo marcado o único gol para os donos da casa. Com a derrota, a Sampdoria de Walter Novellino (que, com 184 panchine, se tornou o 2º técnico que mais comandou a equipe de Gênova) praticamente deu adeus a qualquer chance de disputar a próxima Copa U.E.F.A.
Quem, da mesma forma, conseguiu um resultado importantíssimo na fuga do rebaixamento foi o Parma, vencedor do confronto contra o já relegado à Serie B Messina por 4 x 1, sendo que todos os gols da equipe crociata foram anotados no curto espaço de 11' (entre os 23' e os 34' por Rossi, Muslimovic, novamente Rossi e Gasbarroni), enquanto o lutador Riganò diminuiu nos derradeiros minutos.
Botta e risposta no calor de mais de 30 graus em Reggio Calabria no empate de 1 x 1 entre Reggina x Chievo, tentos de Brighi e da revelação Bianchi (18 gols na temporada), deixando as duas equipes ainda com a corda no pescoço, mas não enforcadas...
Surpresa no Olimpico de Roma, onde o Torino superou a Roma com gol do veterano (e ex romanista) Roberto Muzzi (na foto do alto à esquerda perseguindo o romeno Chivu - Torino) e deu um grande passo para sua permanência na Serie A. De registrar que não foi apenas o Cuore Toro que valeu os 3 pontos, mas principalmente uma Roma sonolenta e sem sorte que ainda acertou duas bolas no travessão e uma na trave.
Em outro confronto envolvendo uma equipe que tenta fugir da Serie B e outra muito melhor classificada, novamente vantagem para a em posição pericolante, tendo o Siena vencido o Empoli por 2 x 0, tentos de Portanova no começo e Maccarone no final da partida.
Muita emoção, 3ª derrota consecutiva e fim do sonho europeu para a Udinese, derrotada por 3 x 2 em pleno Friuli pela Atalanta de Colantuono e... Vieri, autor de mais 1 gol (os outros foram de Zampagna e de Tissone, tendo o ganês Asamoah anotado os 2 gols da equipe de Udine.
Curioso que o argentino Fernando Damian Tissone (na foto à direita saltando o colombiano Zapata - Photo Lancia), proveniente do Lanús, tem seus direitos federativos divididos exatamente entre a Atalanta e a Udinese!
Por fim, Catania x Milan foi 'O Jogo Da TV' e terminou 1 x 1 (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/05/o-jogo-da-tv-catania-x-milan.html).
Assim está a classificação, faltando apenas duas rodadas para o final da Serie A 2006/2007: 1º Internazionale (93 pts); 2º Roma (72); 3º Lazio (61); 4º Milan (61); 5º Fiorentina (54); 6º Empoli (53); 7º Palermo (52); 8º Atalanta (49); 9º Sampdoria (46); 10º Udinese (43); 11º Livorno (39); 12º Torino (39); 13º Parma (38); 14º Catania (38); 15º Siena (37); 16º Cagliari (37); 17º Reggina (36); 18º Chievo (36); 19º Messina (25) e 20º Ascoli (24).

Na Última Vez ...

domingo, maio 13, 2007

O Jogo Da TV - Catania x Milan



Atenas, 23 de maio! É lá que estão as atenções do Milan, que foi a belíssima Bologna enfrentar o Catania e não passou de um empate em 1 x 1.
Também, pudera, com a classificação praticamente certa para a próxima Champions League (assegurada após o término da rodada) e a impossibilidade matemática de alcançar a Roma na 2ª colocação, as últimas giornate da Serie A serão meros treinos para os comandados de Ancelotti.
Já para o Catania, constrangido a pular de cidade em cidade para mandar seus jogos desde os lamentáveis incidentes ocorridos no clássico siciliano contra o Palermo em fevereiro último, cada jogo é decisivo para sua permanência na Serie A (ainda viável apenas em razão da belíssima campanha realizada pela equipe no 1º turno, quando terminou em 4º lugar com 29 pontos - agora soma apenas 38, tendo acumulado 1 único sucesso, 6 empates e 12 derrotas no girone di ritorno).
Porém, na 1ª etapa foi o Milan que jogou e, inclusive, largou na frente do marcador com mais um gol do holandês Clarence Seedorf (foto acima - Newpress), em extraordinária fase.
Com Kaká (na foto ao lado - Milan - com o autor do gol milanista) atuando da mesma forma muito bem, a equipe rossonera manteve alto o ritmo da partida e apenas não terminou com uma vantagem mais confortável no placar por causa das ótimas intervenções do goleiro Pantanelli, in stato di grazia.
No 2º tempo, o Catania, até então restrito as iniciativas de Baiocco, Caserta e Sardo, passou a buscar com maior ímpeto o empate.
Mas o Milan continuou sendo mais perigoso e Pippo Inzaghi chegou a fazer 2 gols, devidamente anulados por fuorigioco - no que foram seguidos por suas costumeiras reclamações, que resultaram apenas em um cartão amarelo para o atacante rossonero.
Quem não estava impedido era o atacante Spinesi, aos 16' da etapa complementar quando, com um arremate de primeira, colocou a bola no canto oposto ao que se encontrava o arqueiro Dida para empatar a partida e dar contornos finais ao placar.
Ancelotti ainda trocou Inzaghi por Gilardino e Gattuso por Gourcuff, "ma il pari fa comodo: porta il Milan alla certezza matematica del quarto posto, e il Catania a fare un altro passetto verso la salvezza" (Gazzetta dello Sport).
O tabellino:
Catania: Pantanelli; Sardo, César, Stovini, Vargas; Edusei, Baiocco, Izco, Caserta (na foto da direita, no alto, perseguindo Brocchi sob os olhares do argentino Izco - Milan); Spinesi (82' Rossini), Mascara (85' Silvestri). All. Marino.
Milan: Dida; Oddo, Nesta, Maldini (65' Kaladze), Jankulovski; Gattuso (80' Gourcuff), Brocchi, Pirlo, Seedorf, Kaká; Inzaghi (65' Gilardino). All. Ancelotti.
Gols: 6' Seedorf, 61' Spinesi.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Inzaghi, Baiocco, Gattuso, Vargas e Brocchi.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que o treinador da Internazionale, Roberto Mancini, ganhou mais vezes a Copa Itália que qualquer clube?
* Que Mancini venceu 10 vezes a competição, sendo 6 vezes como jogador (Sampdoria 1984/1985, 1986/1987, 1988/1989 e 1993/1994; Lazio 1997/1998 e 1999/2000) e 4 como treinador (Fiorentina 2000/2001 - foto à direita - Fiorentina; Lazio 2003/2004; Internazionale 2004/2005 e 2005/2006)?
* Que a Juventus é a agremiação que mais vezes conquistou a Copa Itália - em 9 oportunidades, sendo a última na temporada 1994/1995?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker