Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, setembro 15, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Lazio x Empoli



Se o embate entre Lazio e Empoli da temporada passada foi bastante divertente (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/o-jogo-da-tv-parte-ii-lazio-x-empoli.html), o deste campeonato foi pra lá de monótono!
Também, pudera, foi apenas reflexo da tabela de classificação: enquanto no campeonato 2006/2007 Lazio e Empoli brigaram pelas primeiras colocações (o time de Roma terminou em 3º e o da Toscana em 7º, obtendo uma inédita classificação para a Copa U.E.F.A.), neste estão perambulando pela rabeira da competição.
Menos mal para os comandados de Luigi Cagni, que somaram o 1º ponto após duas derrotas nas rodadas iniciais. Pior para a Lazio, que ainda não perdeu no torneio, mas também não venceu!
Como assim? Fácil, o Empoli é um clube com aspirações modestas e está enfrentando um início de campeonato muito difícil - foi visitar a Fiorentina na 1ª rodada (um clássico local de muita rivalidade) e recebeu a Internazionale em seguida; enquanto a Lazio tem maiores ambições no torneio, mas os empates com Torino e Empoli em Roma não são um bom presságio.
Ademais, os Azzurri (que jogaram de bordô - na foto do alto o ala Tosto persegue o laziale Behrami - Tarantino) atuaram melhor e saíram de campo reclamando de um pênalti não marcado de Cribari em Saudati.
Pela equipe romana, muita decepção pelo péssimo futebol apresentado, inclusive por parte da dupla Rocchi-Pandev (à esquerda o macedônio contra o defensor Vanigli - Tarantino) - lentos, sem criatividade, "prevedibile, impalpabile non solo in fase conclusiva ma anche di impostazione del gioco" (Gazzetta dello Sport).
A boa notícia para a banda de Delio Rossi é que o trequartista Mauri deve voltar na próxima rodada e, com ele, há esperança de que o futebol volte a fluir para os Aquilotti.
De resto, o jovem goleiro uruguaio Nestor Muslera (21 anos) fez uma boa estréia e confirmou ser uma boa alternativa para a equipe, ainda que seja muito cedo para considerá-lo erede de um grande como Peruzzi.
Sem mais, eis o tabellino:
Lazio: Muslera; Behrami, Stendardo, Cribari, Zauri; Mudingayi, Mutarelli, Ledesma, Del Nero (46' Meghni); Pandev (70' Makinwa), Rocchi (78' Tare). All. Rossi.
Empoli: Balli; Raggi, Vanigli, Marzoratti; Tosto, Moro, Marchisio, Giacomazzi, Buscè, Vannucchi (78' Giovinco); Saudati (84' Volpato). All. Cagni.
Árbitro: De Marco.
Cartões amarelos: Ledesma e Balli.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Siena x Milan



Com vários desfalques e, aparentemente, com as atenções voltadas para a partida contra o Benfica pela Uefa Champions League na próxima terça-feira, o Milan apenas empatou com o limitado Siena. jogando no Artemio Franchi. neste sábado.
Sem Kaká e Pirlo, com Gilardino mais uma vez isolado (e inoperante) no ataque, Cafu e Favalli pelas laterais nos lugares de Oddo e Jankulovski, além de Emerson entre Gattuso e Brocchi no centrocampo, a equipe rossonera não fez uma boa apresentação e, ainda que tenha tido duas boas oportunidades logo no início da partida, foi o Siena que saiu na frente e virou o 1º tempo em vantagem.
Vantagem, aliás, obtida em clamorosa falha da defesa milanista: chute não irresístivel e da entrada da área de Bucchi - que pegou de sem-pulo um cruzamento de Galloppa, defesa pífia de Dida (na verdade, uma grande batida de roupa), furada ainda mais ridícula de Kaladze no rebote e, fácil fácil, conclusão de Maccarone para o fundo das redes (foto acima - Lazzeroni).
Com o gol, a equipe bianconera passou a dominar a partida, forte nas boas apresentações do habilidoso De Ceglie e dos incansáveis Galloppa (na foto abaixo contra o capitano Gattuso - Milan), Jarolim e Vergassola, enquanto no Milan os laterais Cafu e Favalli demonstraram sentir o peso da idade (37 o primeiro, 35 o segundo) e o francesino Gourcuff continuou procurando o que foi fazer na Itália.
Na volta do intervalo, Ancelotti resolveu colocar Inzaghi, tirando, surpreendentemente, Gattuso, e o Milan ampliou sua vantagem territorial e de posse de bola (terminou a partida com 65,7% contra apenas 34,3% do Siena), mas continuou demonstrando falta de criatividade e competência para chegar ao gol defendido pelo grego Eleftheropoulos.
Porém, quando tudo indicava que o placar terminaria apontando a vitória do time da casa, eis que uma blitz do Milan à área adversária em pleno recupero deu resultado e o zagueiro Nesta, autor de apenas 3 gols até então em 323 partidas na Serie A, anotou o tento de empate do Milan (foto abaixo - Liverani).
E ainda houve tempo (foram 5' de acréscimo) para a expulsão de Frick e uma cobrança de falta de Seedorf no travessão!
Mas, aí, seria um castigo muito grande para Eleftheropoulos & Cia...
O tabellino:
Siena: Eleftheropoulos; Rossettini (estreante na Serie A), Portanova, Loria, Grimi; Vergassola, Jarolim (88' Codrea), Galloppa; Maccarone (74' Corvia), Bucchi (55' Frick), De Ceglie. All. Mandorlini.
Milan: Dida; Cafu, Nesta, Kaladze, Favalli (61' Jankulovski); Gattuso (46' Inzaghi), Emerson (65' Ambrosini), Brocchi, Seedorf, Gourcuff; Gilardino. All. Ancelotti.
Gols: 24' Maccarone, 91' Nesta.
Árbitro: Banti.
Cartões amarelos: Galloppa, Jankulovski, Vergassola e Grimi.
Cartão vermelho: Frick.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 3ª Giornata 2007/2008



O 'Match Clou' desta 3ª giornata da Serie A 2007/2008 é um confronto tutto bianconero: Juventus x Udinese! E, como será o jogo? Tudo depende de qual Udinese vai entrar em campo: a que empatou com a Inter na 1ª rodada em Milão ou a que foi goleada pelo Napoli em Udine por 5 x 0 na seguinte?
Na Juventus, o treinador Claudio Ranieri não poderá contar com o bósnio Salihamidzic e com o tcheco Grygera, bem como com o francês Boumsong e com o italiano Marchionni, todos entregues ao departamento médico, além de Zebina, suspenso.
Portanto, não são muitos os defensores à disposição, devendo a linha de 4 ser composta por, da direita para a esquerda: Birindelli, Andrade, Criscito e Chiellini.
No meio, confirmados Almiron e Zanetti no centro e Nedved na esquerda, a dúvida reside no ballottaggio Camoranesi-Nocerino, com o 1º favorito (à direita o ítalo-argentino com a bola - Perosa).
Na frente, Ranieri deve manter a dupla Del Piero-Trezeguet, que vem funcionando bem, em especial no último jogo (na foto abaixo, o capitano Del Piero - LaPresse).
Na Udinese, a ordem é esquecer a humilhante sconfitta sofrida perante o Napoli e aproveitar o bom momento de Di Natale, autor dos 2 gols italianos na vitória sobre a Ucrânia em Kiev, na última quarta-feira.
Mantido o esquema 3-4-3, o técnico Pasquale Marino ainda não poderá contar com o zagueiro brasileiro Felipe e com os meias Boudianski, Obodo e Pinzi, o que causa bastante preocupação, vez que o meio de campo foi o setor mais frágil na partida de Udine, totalmente envolto pela equipe partenopea.
Assim, a Udinese deve ir a campo com: Chimenti; Coda, Zapata e Zapotocny; Mesto, D'Agostini, Inler e Dossena; Quagliarella (abaixo - Udinese), Asamoah e Di Natale.
O retrospecto em Turim, como não poderia ser diferente, é amplamente favorável à Juventus: 25 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com 81 gols pró e 33 contra.
Na última vez (temporada 2005/2006) que as equipes se encontraram, vitória da Juve por 1 x 0, tento de Del Piero e Iaquinta na Udinese. Eis os 11 que começaram jogando aquela partida, sendo que Pinturicchio entrou no 2º tempo: Buffon; Zambrotta, Thuram, Cannavaro e Balzaretti; Camoranesi, Emerson e Nedved; Mutu, Trezeguet e Ibrahimovic!
Já a última vitória da Udinese foi na temporada 2000/2001 por 2 x 1, com uma doppietta do agora napoletano Sosa e tento de Del Piero, cobrando pênalti, para os donos da casa.
Agora, o último empate ente Juventus e Udinese em Turim remonta à temporada 1989/1990, quando as equipes empataram em 1 x 1, gols do soviético Aleksandr Zavarov (à esquerda o momento de sua conclusão, sendo possível notar ainda os defensores Oddi e Sensini e o meia Marocchi - Giglio) e do atualmente dirigente da Internazionale Marco Branca.
Para os saudosistas, a Juventus entrou em campo, em 18 de março de 1990, treinada por Zoff, com o seguinte time: Tacconi; Galia, Bruno, Bonetti e De Agostini; Marocchi, Alejnikov, Rui Barros e Zavarov; Casiraghi e Schillaci. Por sua vez, comandada por Marchesi (ex-treinador da Juve), a Udinese alinhou com: Garella; Paganin, Galparoli, Lucci e Sensini; Oddi, Vanoli, Orlando e Gallego, Branca e Balbo.
Apesar dos vários gols marcados nas últimas partidas, Del Piero não é o maior artilheiro do embate, feito que pertence ao dinamarquês John Hansen, que fez 6 tentos entre 1951 e 1952 com a camisa da Juventus (em apenas 3 oportunidades), logo seguido de Omar Sivori, com 5.
Já Valerio Bertotto é o atleta que mais participou do confronto - 9 vezes, todas envergando a camisa da Udinese, enquanto Giampiero Boniperti, Antonio Cabrini e Alessandro Del Piero jogaram em Turim contra a equipe de Udine 8 vezes cada.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma



Quem é o camisa 10 na foto à esquerda (Guerin Sportivo)?
Apesar de evidente, aí vai uma dica: a foto é de 1991...
Na próxima quarta-feira os acertadores!

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, setembro 14, 2007

Serie A retorna neste fim de semana


Depois da pausa para que a Azzurra honrasse seus compromissos pelas Eliminatórias para a Euro 2008, a Serie A está de volta neste final de semana.
E, logo no sábado, o Milan vai à Siena e a Lazio recebe o Empoli. ambos com transmissão ao vivo para o Brasil!
Assim, às 13h00, ESPN Internacional e RAI transmitem Siena x Milan, quando o brasileiro Emerson (à direita - Milan) deve fazer seu 1º jogo como titular da maglia rossonera, ocupando o posto normalmente de Pirlo, que deverá ser poupado, jutamente com Kaká e Oddo, para o jogo válido pela Uefa Champions League na próxima terça-feira contra o Benfica.
De resto, contra um Siena que costuma jogar no 4-3-3, Ancelotti está prometendo mandar o time a campo em um 4-3-1-2, com Gilardino e Inzaghi na frente.
Um pouquinho mais tarde, a partir das 15h30, ESPN Brasil e RAI devem veicular a partida do Olimpico envolvento Lazio x Empoli, quando poderá ser conferida a muito provável estréia do uruguaio Muslera no gol laziale e os diversos jovens valores do time da Toscana, que deve jogar em um cauteloso 4-4-1-1 depois das derrotas nas duas primeiras rodadas.
No domingo, com vários jogos ocorrendo às 10h00 de Brasília, o difícil vai ser escolher: a ESPN Brasil deve transmitir Juventus x Udinese (com o artilheiro Trezeguet - foto da esquerda - LaPresse - formando a dupla de ataque com Del Piero); a ESPN Internacional (e também a TV Esporte Interativo) ficará com Internazionale x Catania e a RAI com Reggina x Roma.
Parma x Cagliari é o jogo da noite na Itália, mas terá transmissão apenas da RAI a partir das 15h30 de Brasília.
Completam a rodada o interessante Fiorentina x Atalanta; Genoa x Livorno; Napoli x Sampdoria e Palermo x Torino.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Memorabilia - Sosa

Sempre que o nome de Alvaro Recoba aparece neste blog, é polêmica na certa: de um lado, ardorosos defensores do Chino, apontado até como o melhor do mundo; de outro, dentre os quais o editor do Calcio Serie A, aqueles que consideram o uruguaio um jogador sopravalutato.
Agora, é inegável a similitude do estilo de El Chino com o de outro uruguaiano que fez fama e fortuna na Itália - Rubén Ardáiz Sosa, El Principito!
Porém, é melhor registrar desde logo, em sua passagem pelo Calcio Rubén Sosa deixou números muito mais consistentes que os apresentados por Recoba na Serie A: foram 84 gols anotados pelo 1º em 200 jogos distribuídos por 7 temporadas (média de 0,42 por partida), contra 63 tentos marcados pelo 2º em 195 partidas distribuídas por, até aqui, 11 stagioni (média de 0,32 por jogo).
Além do mais, na época de Sosa (na foto do alto com a camisa da Lazio - Guerin Sportivo) não havia esse negócio de passaporte comunitário...
Nascido em Montevideo aos 25 de abril de 1966, baixinho (1,72 m) e canhoto, Rubén Sosa surgiu no Danubio, tendo sido um dos mais jovens jogadores a atuar no campeonato uruguaio (fez sua estréia como profissional aos 15 anos) e, como é de praxe dentre os principais talentos daquele pequeno país incrustado entre Argentina e Brasil, logo se transferiu à Europa, chegando ao Zaragoza da Espanha aos 19 anos.
Jogador potente e rápido, dono de uma canhotinha explosiva e um drible fácil, Rubén Sosa fez sucesso no futebol espanhol, tendo realizado, jogando ao lado de Frank Rijkaard, 18 gols em sua 3ª e derradeira temporada nas fileiras do clube de La Romareda.
Aí, em 1988, por 192 millones de pesetas, El Poeta del Gol desembarcou em Roma, onde passou a defender a Lazio (à esquerda com o 2º uniforme do time da capital italiana - Capozzi), recém promovida da Serie B. Logo se tornou o principal astro da equipe romana, que à época não disputava as principais colocações da Serie A, realizando 8 gols em cada uma de suas duas primeiras temporadas na Bota.
Caseiro, muito ligado à família e sempre com um sorriso estampado no rosto, Sosa permaneceu, ao todo, 4 temporadas em Roma, chegando a marca de 13 gols no campeonato 1991/1992, mesmo número anotado por seu então companheiro de ataque, o alemão Karl-Heinz Riedle.
Assim, depois de 4 campeonatos sendo o artilheiro laziale na Serie A, Rubén Sosa passou à Internazionale, cedendo a camisa 11 do time romano a um jovem promissor e também sinistro chamado Giuseppe Signori...
Em Milão (foto à direita - Inter), embora contratado para fazer sombra a dupla Bergkamp-Pancev (na época, apenas 3 estrangeiros podiam ir a campo concomitantemente, e a Internazionale ainda contava com o também holandês Jonk e com o russo Shalimov!), Sosa, Il Piccolo Grande Uomo, logo desbancou os gringos e terminou a temporada 1992/1993 com 20 gols, ficando atrás apenas de Signori (com 26), Baggio e Balbo (estes com 21 cada) na tabela de artilheiros.
No campeonato seguinte, apesar da pífia campanha da Internazionale (terminou na 13ª colocação!), Sosa foi novamente o artilheiro da equipe com 16 tentos, mais uma vez fazendo menos gols apenas que Signori (23), Zola (18), Baggio e Silenzi (17 cada).
A temporada 1994/1995 foi a última de Sosa na Itália, que se despediu sendo mais uma vez o artilheiro nerazzurro na Serie A.
Antes de encerrar sua carreira no Uruguai (onde foi campeão várias vezes com o tradicional Nacional), El Principito andou pela Alemanha (Borussia Dortmund), novamente Espanha (Logroñés) e até China (Shangai Shenhua).
Com a Celeste Olímpica (foto à esquerda - Guerin Sportivo), o grande cobrador de faltas Sosa conquistou as Copas Américas de 1987 e 1995, tendo ainda participado da Copa do Mundo de 1990.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, setembro 12, 2007

Gli Azzurri


Foi uma semana paradoxal: no sábado, um empate melancólico contra a França por 0 x 0 em pleno San Siro; nesta quarta, um sucesso importante em Kiev contra a Ucrânia por 2 x 1.
Agora, futebol que é bom, este foi fraquinho, fraquinho...
Pior foi contra a França, em dia pouco inspirado de Del Piero (à direita contra Anelka - Afp) e de Inzaghi, apesar da grande expectativa criada em torno da partida e da própria dupla de ataque, que, na ausência de Toni, prometia reeditar os tempos de Del Pippo na Juventus.
Mas não foi isso que se viu, mas sim uma partida muito dura, deixando de ser viril para ser violenta em determinados momentos, como na cotovelada proferida por Makelele em Gattuso logo aos 4'.
Destaque mesmo, só para a atuação segura de Cannavaro na defesa da Azzurra (na foto da esquerda contra o mesmo Anelka - Ap).
Com o empate casalingo contra a França, o confronto contra a Ucrânia em Kiev se tornara fundamental para as ambições italianas nas eliminatórias para a Euro 2008 (que será disputada na Áustria e na Suíça) e para o próprio futuro do c.t. Donadoni, há algum tempo em bilico.
Se em Milão Donadoni tinha proposto a Itália no 4-1-4-1 com De Rossi como volante mais retraído, Gattuso e Pirlo como centrais e os bianconeri Camoranesi e Del Piero abertos no suporte de Inzaghi, contra a Ucrânia o allenatore de Cisano Bergamasco retornou ao 4-2-3-1 e compôs o meio com Ambrosini (no lugar do suspenso Gattuso) e Pirlo centrais, Camoranesi, Perrotta e Di Natale mais avançados, deixando o aríete Iaquinta isolado, além de ter promovido a entrada de Panucci (que não defendia a seleção italiana desde 2004) no lugar de Oddo.
Porém, com a bola rolando, as alterações não promoveram qualquer melhora na qualidade do futebol apresentado pela Itália, tendo a seleção comandada por Oleg Blokhin sido padrona del campo por quase todo o 1º tempo, com o ex-milanista Shevchenko (na foto à direita comemorando o gol de pareggio - Reuters) como grande perigo dentro de campo, infernizando a defesa comandada por Buffon.
No final, a vitória italiana veio pela maior classe dos seus jogadores e pela individualidade de Di Natale (à esquerda com seu antigo companheiro Iaquinta - Ap), que anotou os 2 gols italianos (o momentâneo empate da seleção ucraniana foi marcado por Sheva) e foi o destaque individual da partida.
Mas, após os confrontos contra dois dos adversários que enfrentou há pouco mais de um ano em terras alemães, a nítida impressão que fica é que a Azzurra regrediu - e muito - no seu jogo nesse período.
Agora, pior fez a França, até então líder do Grupo (o 'B'), que após o bom empate (para ela) contra a Itália, conseguiu perder para a Escócia por 1 x 0 em pleno Parc des Princes e permitiu aos súditos (ainda que não gostem muito de sê-lo) da Rainha Elizabeth II assumir a posição que lhes era cara, embolando de vez a classificação para a Euro 2008 (a Escócia está com 21 pontos, a Itália 20 e a França 19, todos com 9 partidas disputadas).
Quem também é líder (mas também jogando bem abaixo do esperado) é a Under 21 de Casiraghi, que nestes últimos dias venceu as Ilhas Faroé por 2 x 1 e a não muito mais forte Albânia por 1 x 0, apenas o suficiente para permanecer na ponta da tabela do Grupo 1 da Uefa Under21 Championship, que terá sua fase final realizada na Suécia em 2009.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

PontoCom - Atalanta


Nesta semana faz sua estréia no Calcio Serie A a coluna 'PontoCom', onde serão apresentados, um de cada vez, os websites dos clubes da Serie A, com foco especial nos pontos que merecem (ou não) uma visita.
Para começar, a agora centenária Atalanta Bergamasca Calcio tem seu sito ufficiale no endereço http://www.atalanta.it/ (imagem à direita).
De fácil navegação, layout simples e com notícias atualizadas diariamente, o site é bastante interessante, trazendo informações detalhadas sobre o elenco (na imagem abaixo a página dedicada ao centrocampista Doni) e comissão técnica, merecendo destaque ainda a área destinada a história da agremiação e a zona multimidea, com uma ampla gama de fotos e o hino idealizado por Roby Facchinetti para o centenario della società.
Ainda é possível, visitando o endereço em questão, conhecer o estádio Atleti Azzurri D'Italia (anteriormente denominado Mario Brumana, martire fascista, como explicado no próprio site) e até adquirir bilhetes para as partidas da Atalanta.
Espaço para entrevistas e um link para uma e-shop que comercializa a indimenticabile maglia com a qual o time de Bergamo conquistou a Copa Itália 1962/1963 também estão presentes.
Se a configuração atual do site já faz por merecer uma visita, seus mantenedores demonstram vontade de melhorá-lo ainda mais, vez que uma seção denominada fan zone está in fase di allestimento.

Marcadores:

L'Enigma - La Soluzione


Foi bastante fácil, mas, mesmo assim, congratulações à Cyntia Santana e ao Michel Costa, que elucidaram que o jogador na foto à esquerda (ANVB) é o atual terzino destro do Milan e da Azzurra Massimo Oddo (foto à direita - Yahoo!), quando este atuava anonimamente no Napoli, mais precisamente durante a temporada 1999/2000, na serie cadetta.
Posteriormente, Oddo fez sua estréia na Serie A com o Verona e alcançou fama internacional na Lazio, onde permaneceu de 2002 a janeiro de 2007, quando se transferiu ao Milan, clube que já tinha defendido nas categorias giovanili.

Marcadores:

Na Última Vez ...

terça-feira, setembro 11, 2007

Momento Panini - Gianluigi Buffon


Se é verdade que um bom time começa por um bom goleiro, os torcedores da Juventus e da Azzurra podem ficar tranquilos, pois têm como camisa 1 o melhor do mundo. Alguns o consideram até o melhor goleiro de todos os tempos, mas o certo é que Gianluigi Buffon, ao menos, é um goleiro de qualidades indiscutíveis, a ponto de ganhar o Oscar del Calcio (prêmio concedido pela Associazione Italiana Calciatori - A.I.A.) como melhor goleiro nos anos de 1999, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 e o World's best goalkepper da I.F.F.H.S. em 2003, 2004 e 2006, dentre diversos outros prêmios.
E olha que Buffon ainda não completou sequer 30 anos!
Nascido em Carrara (noroeste da Itália, famosa por seu mármore) aos 28 de janeiro de 1978 em uma família de desportistas (sua mãe foi dezessete vezes campeã italiana de lançamento de disco, além de outras três vezes na modalidade arremesso de peso, enquanto seu pai chegou a disputar um Europeu Juniores desta última modalidade e suas duas irmães integraram a seleção feminina italiana de vôlei), Gigi, tifoso sin da bambino del Genoa, começou na scuola calcio Canaletto jogando como atacante, posição na qual continou atuando até chegar às divisões de base do Parma, aos 13 anos.
No ano seguinte, com 14 anos, trocou o ataque pela defesa por um acaso: os 2 goleiros do time se machucaram e Buffon foi improvisado na posição, passando a ser titular da equipe apenas duas semanas depois!
Daí, com 17 anos já estava no time principal do clube gialloblu, tendo estreado na Serie A em 19 de novembro de 1995 (a figurinha da direita é exatamente da temporada 1995/1996) contra o Milan (o jogo terminou 0 x 0 e o ataque do time rossonero era composto, simplesmente, por Baggio e Weah!).
Na temporada seguinte já era titular do ambicioso Parma (que foi 2º lugar na Serie A 1996/1997), relegando o bom Luca Bucci (atualmente titular da equipe ducale) à reserva.
Com a equipe da família Tanzi, Supergigi fez 168 partidas em 6 temporadas na Serie A e conquistou uma Coppa Italia, uma Supercoppa Italiana e uma Copa U.E.F.A..
Em 2001, dono absoluto da camisa nº 1 da seleção italiana (com a qual estreou em 1997, aos 19 anos, no crucial jogo contra a Rússia válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998) e apontado como um dos melhores arqueiros do mundo, Buffon se transferiu à Juventus pela cifra recorde de 105 miliardi di lire (quase € 53 milhões), o que o faz o 4º atleta mais caro em toda a história do futebol mundial.
Depois de um começo difícil com a Vecchia Signora (papere contro Chievo e Roma nas primeiras rodadas do campeonato), Buffon demonstrou suas qualidades ímpares - ótimo reflexo, excepcional colocação e esplosività sem igual, oferecendo um rendimento de altíssimo nível e correspondendo ao investimento realizado.
Defendendo a meta bianconera, aliás, Supergigi fez outros 155 jogos na Serie A (totaliza 323 presenças na máxima divisão do Calcio até a presente data), venceu 4 títulos italianos (2 restaram cassados, é verdade), duas Supercopas Italianas e um Campionato Italiano Serie B, exatamente na última temporada (figurinha à esquerda), quando deu uma mostra de sua enorme ligação com a Juventus ao defender a equipe mesmo na Serie B.
E foi, paradoxalmente, também em 2006 que Buffon viveu o apogeu de sua carreira até aqui, ao se sagrar campeão na Copa do Mundo disputada na Alemanha sofrendo apenas 2 gols nas 7 partidas disputadas pelo selecionado italiano - um autogol marcado pelo seu companheiro Zaccardo e outro pelo francês Zidane cobrando penalidade máxima na final! -, o que valeu ao portiere italiano o prêmio Yashin de melhor na posição.
Nada mal para quem ainda tem vários anos pela frente...

Marcadores:

Na Última Vez ...

segunda-feira, setembro 10, 2007

'B' Em Pílulas


* Após 3 rodadas, a Serie B tem 6 líderes, todos com 7 pontos: Albinoleffe, Bologna, Chievo, Lecce, Mantova e Modena;
* Porém, o Brescia tem um jogo a menos (que será realizado no próximo dia 18 contra o Piacenza) e vem logo atrás com 100% de aproveitamento e 6 pontos;
* Vários brasileiros marcaram na rodada: Toledo fez o gol do Ravenna, mas Adailton (de novo) anotou o gol da vitória do Bologna sobre a equipe giallorossa por 2 x 1, enquanto Do Prado fez um no empate de 2 x 2 do seu Spezia contra o Modena, fora de casa;
* Quem venceu bem no domínio adversário foi o Chievo, que bateu o Treviso dos brasileiros Barreto e Piá por 1 x 0, tento de Marcolini (acim a comemoração - Chievo);
* Com gols de Rajcic e Galasso o Bari venceu o Vicenza por 2 x 0 e marcou seus primeiros 3 pontos na competição, deixando a lanterna para Avellino, Grossetto e Piacenza, todos ainda sem qualquer ponto somado na tabela.

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, setembro 09, 2007

Você Sabia ...


* Que a Itália participou das finais de apenas 8 das 12 edições do Campeonato Europeu de Seleções?
* Que, apesar de campeã mundial em 1982, a Squadra Azzurra não conseguiu se classificar para a fase final do torneio em 1984, disputado na França?
* Que a última vez que a Itália ficou de fora da fase final da competição foi em 1992 na Suécia (na ocasião, o capitão da Azzurra era Franco Baresi - foto à direita - Herringshaw - e a eliminação foi conseqüência de um empate e uma derrota no confronto direto com a Noruega pelo Grupo 3 das eliminatórias, que teve a União Soviética como classificada)?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker