Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

domingo, setembro 09, 2007

Você Sabia ...


* Que a Itália participou das finais de apenas 8 das 12 edições do Campeonato Europeu de Seleções?
* Que, apesar de campeã mundial em 1982, a Squadra Azzurra não conseguiu se classificar para a fase final do torneio em 1984, disputado na França?
* Que a última vez que a Itália ficou de fora da fase final da competição foi em 1992 na Suécia (na ocasião, o capitão da Azzurra era Franco Baresi - foto à direita - Herringshaw - e a eliminação foi conseqüência de um empate e uma derrota no confronto direto com a Noruega pelo Grupo 3 das eliminatórias, que teve a União Soviética como classificada)?

Marcadores:

Na Última Vez ...

12 Comments:

At 5:43 PM, Anonymous Rodolfo de Moura (outro, não o dono do blog) said...

Fica a minha convicção pessoal: a Itália é time fraco, não consegue nem classificar-se para uma fase final de Eurocopa. Só ganhou uma em 1968 e em casa ainda.

 
At 6:10 PM, Blogger Lady Cyntia said...

Ai, bate na madeira para que isso não aconteça dessa vez!

 
At 9:24 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Prezados,
É verdade que a Itália não está indo bem nessas eliminatórias, principalmente, na minha opinião, por um trabalho não louvável do Donadoni.
Agora, não concordo de maneira alguma com o meu xará de que a Itália seja uma nação que não monte boas seleções, seja pelos 4 títulos mundiais que ostenta, como pelo fato das eliminatórias da Eurocopa serem bastante difíceis, tanto que Espanha, França e Inglaterra também participaram apenas de 8 edições da Eurocopa.
Abraços,

 
At 11:38 PM, Blogger JP said...

É de realçar que as primeiras edições do Euro de selecções apenas tiveram 4 equipas presentes na fase final (1960 a 1976) passando para 8 (1980 a 1992) e só em 1996 é que passaria para as actuais 16... portanto o 'score' de presenças dos 'azzurri' tem que se considerar bastante aceitável... senão que diria eu de Portugal que apenas participou nas últimas 3 edições e em 1984...

Donadoni tem que pelo menos empatar em Kiev, senão arrisca-se a ficar de fora da fase final e mesmo o empate pode não ser lá muito bom resultado, depende muito do que a Escócia consiga fazer no Saint Denis...

Abraços

 
At 7:31 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Nada como uma opinião abalizada para elucidar melhor os fatos!
Abraços,

 
At 12:20 PM, Anonymous gílson said...

Não critico tanto assim o trabalho do Donadoni. Ele vem mostrando altos e baixos, mas a safra não ajuda muito.

 
At 5:51 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Gílson,
Se me permite, vou discordar de você, pois acredito que a atual geração italiana é muito boa, com válidas alternativas para todas as posições, além de poder contar com jovens muito promissores. O que está acontecendo, na minha opinião, é o somatório de convocações equivocadas, mal posicionamento tático e falta de tato para engajar jogadores como Nesta e Totti à 'Azzurra'. Ou seja, culpa do Donadoni que, assim como seu 'mentor' Sacchi, dá mostras de não ter condições de guiar uma seleção, mas apenas clubes.
Abraços,

 
At 1:30 PM, Anonymous gílson said...

O blog é seu, logo pode discordar o quanto quiser... :-) Mas em algumas posições acho a atual safra muito, mas muito fraca. A principal carência é na função de ponta-de-lança. Talvez esteja esquecendo alguém, mas fora o Rosina, não vejo outro nome que tenha capacidade fazer a diferença no futuro. Dessena talvez, mas não creio que ele seja um autêntico ponta-de-lança - é um 8,5. Na minha modestíssima opinião, desde o Baggio não apareceu ninguém com competência para segurar o rojão. On the other hand, em algumas posições a coisa é um "pouco" diferente. A de registra, por exemplo, tem sobra (Aquilani, Cigarini - talento que julgo excepcional). Outro problema é a falta de experiência de alguns jogadores que já deveriam ter vaga cativa na Azzurra, como Quagliarella. Ele tem potencial e já não é tão jovem mas mesmo assim falta bagagem internacional para enfrentar esses jogos do or die como o de sábado. A situação da Azzurra não é tão simples na minha opinião...

 
At 6:28 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Gílson,
Que isso? Esse blog não é meu! Sou apenas, digamos, a pessoa que deixa os outros também escreverem um pouquinho... (rs). Brincadeiras à parte, acredito que material humano a Itália tem, precisando, efetivamente, de um técnico que saiba explorar este potencial. Aí é que vislumbro o problema do Donadoni e, na minha opinião, o de Sacchi, que se mostrou um técnico revolucionário no Milan, mas não conseguiu reeditar o sucesso na 'Azzurra'. E porquê? Porque era um típico treinador de clube, que escolhe os jogadores (solicitando a contratação) a partir de um esquema tático pré-determinado, enquanto em uma seleção se deve proceder de forma inversa, escolhendo o esquema tático de forma a aproveitar o máximo do potencial humano à disposição.
Bem, mas o bom da democracia é exatamente a divergência de opiniões...
Abraços,

 
At 7:35 PM, Blogger JP said...

Também concordo contigo Rodolfo, acho que o Donadoni não tem sabido aproveitar os excelentes jogadores que têm despontado em Itália, basta ver a qualidade da selecção de esperanças (Chiellini, Montolivo, Aquilani, Pazzini, Rosina,... só mesmo para referir os mais sonantes) e aliar à base da equipa que se sagrou campeã do mundo para formar uma mescla juventude-experiência... espero que o seu ciclo termine em breve e gostava de ver Carlo Ancelotti no lugar depois do Euro 2008...

Abraços

 
At 9:35 AM, Blogger Lady Cyntia said...

Olha, eu acho que o Donadoni com os jogadores que têm poderia fazer muito.

Mas além disso, a deserção de Totti e Nesta da Nazionale é algo que ainda não digeri. Tudo bem, o cara pode não querer mais jogar na seleção, mas o treinador aceitar isso assim... E o pior, quando indagado, ele mostra sinais de irritação e insegurança que não são lá de acordo com a posição que ele ocupa. Ele é o treinador da Campeã do Mundo!

Acabou-se a Copa e uma sleleção já 'velha' como a Itália precisa de renovação. Então que venham os mais novos mesclados com experiência. Aos poucos essa transição será feita. A única coisa que não lamento é ele ter chamado o Inzaghi.

De resto, não torço para seu fracasso, mas acho que nesses meses, a sua escolha se mostrou equivocada.

Saluti,

 
At 10:18 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Também estou longe de torcer pelo fracasso do Donadoni, mas acho que o trabalho dele não pode ser considerado, ao menos, um estrondoso sucesso... Afinal, uma seleção com Buffon; Oddo (Zambrotta), Cannavaro, Nesta (Materazzi) e Zambrotta (Grosso); Gattuso, Pirlo, De Rossi (Aquilani) e Camoranesi (Totti); Totti (Del Piero) e Toni (Gilardino/Inzaghi), com a opção de diversos jogadores mais jovens (Chiellini, Criscito, Pazzini, Rosina, Rossi, ...), não pode sofrer para vencer as Ilhas Faroé...
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker