Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, junho 30, 2007

L'Enigma


Chega de enigmas fáceis!
O desta semana, de nível médio, é o jogador de amarelo, na foto à esquerda (Guerin Sportivo).
Dica um: não é português!
Dica dois: provavelmente trocará de clube neste calciomercato.
Melhor que isto, só se ninguém acertar até quarta-feira!
Agora, se alguém tiver muita certeza sobre a identidade do enigma, é bom apresentar nome, sobrenome e de qual clube é o uniforme em questão...

Na Última Vez ...

quinta-feira, junho 28, 2007

Memorabilia - Paulo Sousa

O meia Tiago, recentemente contratado junto ao hexacampeão francês Lyon, será o 4º internacional português a vestir a famosa maglia bianconera da Juventus, sendo que, até aqui, o lusitano que fez mais sucesso em Turim foi o também meia Paulo Sousa (foto à direita - Guerin Sportivo).
Nascido em Viseu aos 30 de agosto de 1970, Paulo Manuel Carvalho Sousa cresceu nas categorias de base do Benfica, clube com o qual fez sua estréia como profissional e alcançou a seleção principal em 1991.
O talentoso meia, antes de emigrar para a Itália na temporada 1994/1995, ainda protagonizou uma conturbada transferência para o rivalíssimo dos Encarnados - o Sporting, em 1993.
De qualquer maneira, na Bota, logo em sua 1ª temporada na Juventus, formando a meia cancha com Conte, Di Livio e Marocchi (que cedeu o posto de titular para Deschamps no final do campeonato) e sob a batuta de Marcello Lippi, Paulo Sousa foi campeão da Serie A e ainda faturou o prêmio Guerin d'Oro como melhor jogador da temporada concedido pela prestigiosa revista Guerin Sportivo.
Certamente Paulo Sousa não tinha a habilidade de Figo ou a genialidade de Rui Costa, mas, apesar do estilo discreto, foi um grande organizador de jogo - verdadeiro geômetra do meio de campo - a ponto da Gazzetta dello Sport ter registrado: "O meio-campo da Juve tem, finalmente, um regista. Sousa não é Platini mas é igualmente decisivo".
Na temporada seguinte Paulo Sousa sofreu muito com contusões e viu o Milan ser campeão italiano, mas à Juve coube a Champions League batendo o Ajax na final, com o português em campo.
Porém, de maneira um pouco inusitada, a Juventus cedeu aquele centrocampista tattico di grande personalità ao Borussia Dortmund na estate de 1997, talvez por considerá-lo decadente fisicamente.
Ocorre que, em uma final com grande sabor de revanche, o Borussia Dortmund dos ex-bianconeri Kohler, Möller, Reuter e, lógico, Paulo Sousa, venceu exatamente a Juventus na final da Champions League de 1997 por 3 x 1, com direito a doppietta de Riedle, outro com passagem pela Itália (pela Lazio).
Assim, depois de se tornar o 1º português campeão da Serie A, Paulo Sousa se tornou também o 1º lusitano a vencer duas Champions League com equipes diferentes.
Mas a relação de Paulo Sousa com o Calcio não estava finita e, eis que, em janeiro de 1998, Massimo Moratti foi buscá-lo em Dortmund para reforçar a Inter (na foto à esquerda o português com a camisa nerazzurra - Inter) que, com o português como regista, só perdeu o scudetto depois de um polêmico embate com a Juventus.
A temporada 1998/1999 foi uma stagione fallimentare para a Internazionale, que colecionou 4 treinadores - Simoni, Lucescu, Castellini e Hodgson - e terminou o campeonato em uma medíocre 8ª colocação, tendo Paulo Sousa participado de apenas 10 partidas na Serie A.
Efetivamente, o físico não era mais a fortaleza inexpugnável de antes e Paulo Sousa transcorreu a stagione seguinte, sua última no futebol italiano, entre Internazionale e Parma, para onde o clube de Milão o emprestou no último dia do calciomercato de janeiro de 2000, tendo colecionado apenas 10 presenças com a camisa nerazzurra e 8 com a crociata.
Em seguida, Paulo Sousa ainda passou por gramados gregos (jogou uma temporada no Panathinaikos) e espanhóis (atuou pelo Espanyol) antes de encerrar a carreira em 2002.
Com a seleção portuguesa Paulo Sousa realizou 51 partidas entre 1991 e 2002, tendo participado das Eurocopas de 1996 e 2000, além de ter figurado entre os 23 convocados para a Copa do Mundo de 2002, quando, porém, não entrou em campo.
Atualmente, Paulo Sousa é o treinador da seleção portuguesa sub-16.

Na Última Vez ...

quarta-feira, junho 27, 2007

Gli Azzurri


A Itália Under 21 decepcionou, foi logo eliminada do Europeu da categoria, mas, ao menos, obteve a qualificação para as Olímpiadas de Pechino.
E, que qualificação! Afinal, disputavam a última vaga européia os selecionados italiano e português, este último dos vários Djaló, Moutinho e da super estrela Nani (na foto à direita - Ap - contra Montolivo), recentemente cedido pelo Sporting Lisboa ao Manchester United pela bagatela de € 25,5 milhões!
Porém, apesar dos ótimos valores em campo (do lado italiano, o c.t. Casiraghi começou com Viviano; Motta, Andreolli, Chiellini e Criscito; Nocerino, Aquilani e Montolivo; Rossi e Rosina - na foto abaixo perseguido por Manuel Fernandes - Ap; Pazzini), a partida não foi excepcional em termos técnicos, com as equipes aparentando muito nervosismo com a responsabilidade de decidir uma vaga nas Olímpiadas vindouras.
Assim, no 1º tempo, a Itália só teve, efetivamente, uma palla gol, desperdiçada por sua ponta de diamante Pazzini (apesar de Rossi ter também protagonizado uma jogada genial no último minuto antes do intervalo), enquanto a seleção lusitana foi apenas um pouco melhor, tendo sua melhor chance nos pés de Silvestre Varela.
Na etapa complementar o ritmo da partida não mudou muito, com ambas as equipes demonstrando boa disposição, mas com as defesas superando os ataques, até que aos 30' Giuseppe Rossi recebeu, por reclamação, o secondo giallo e foi expulso (foto abaixo à direita - Ap), deixando a Itália com 10.
Daí em diante Portugal desperdiçou várias oportunidades, seja com Nani, Miguel Veloso, João Moutinho ou com Yannick Djaló, que chutou por cima da meta defendida por Viviano uma bola incrível já na prorrogação.
A Itália, em desvantagem numérica dentro de campo (chegou a ficar com apenas 9 jogadores quando o capitão Chiellini teve que ser atendido fora de campo), apostou tudo na decisão por pênaltis, quando acabou vitoriosa (na foto abaixo a comemoração Azzurra - Ap), vez que o portiere italiano defendeu a cobrança de Manuel Fernandes e Antunes chutou para fora, enquanto todos os cobradores azzurrini converteram suas oportunidades.
Portanto, se a aventura dos italianinhos na Holanda não foi um sucesso, ao menos não foi um fallimento totale e o emprego de Casiraghi parece preservado.
Para completar, eis a seleção do torneio (que teve a Holanda campeã) eleita pela U.E.F.A.: Damir Kahriman (Sérvia); Gianni Zuiverloon (Holanda), Branislav Ivanovic (Sérvia), Giorgio Chiellini (Itália) e Aleksandar Kolarov (Sérvia, recém contratado pela Lazio); Royston Drenthe (Holanda), Hedwiges Maduro (Holanda), Alberto Aquilani (Itália) e Bosko Jankovic (Sérvia, mais nova contratação do Palermo); Maceo Rigters (Holanda) e Leroy Lita (Inglaterra).
Olho neles!

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Soluzione


Congratulações ao JP (com ressalvas), ao Leo Mafra (com ênfase) e ao Michel Costa, que já se tornou um habitué desta coluna.
Ora ora, pois pois, afinal nosso ilustre leitor JP é da Boa Terra e, portanto, ficou muito fácil elucidar que o craque ao lado (Guerin Sportivo) é o português Tiago (abaixo, também Guerin Sportivo).
Tiago, cuja carreira foi muito bem esmiuçada pelo Leo Mafra, que só não entende mais de futebol porque é flamenguista...
Nosso expert leitor só esqueceu que, além de Sporting Braga, Benfica, Chelsea e Lyon, o médio Tiago Cardoso Mendes jogou também no Vianense, onde começou sua carreira.
Agora, o internacional português irá defender a Juventus, que pagou 15 milhões de euros por seus serviços.
Ah..., temos uma nova enquete ao final do blog - vamos participar!

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Foi uma semana onde restaram definidas várias transações relevantes, a começar pela confirmação de que Suazo irá efetivamente vestir a camisa da Internazionale na próxima temporada (foto à direita - Inter).
Reforçado o ataque, a Beneamata continua atrás do romeno da Roma Cristian Chivu que, porém, também interessa ao Barcelona e ao Real Madrid, razão pela qual é possível que a Inter volte suas atenções para, por exemplo, Barzagli.
Se os cugini nerazzurri conseguiram um bom reforço para um ataque que já era estrelar, o time do magnata Silvio Berlusconi continua em busca de um avante que possa fazer companhia a Ronaldo, Inzaghi e Gilardino, vez que Ricardo Oliveira só continuará no clube se não receber qualquer proposta interessante.
Nos últimos dias tem aparecido com insistência o nome do fuoriclasse ivoriano Didier Drogba como possível reforço milanista, principalmente depois da ida de Thierry Henry para o Barcelona. Mas, qual a ligação entre o francês ex Arsenal e o atacante dos Blues de Londres? É que, com a chegada de Titi Henry, o camaronês Eto'o iria ser comandado por Mourinho e Drogba, então, se mudaria para a Itália ... ah, bom!
Mas a equipe mais ativa no calciomercato nesta semana foi, sem dúvida, a Juventus - chegaram os meias Almiron (do Empoli) e Tiago (do Lyon, na foto abaixo - Juventus), além de terem sido acertadas as permanências de Camoranesi e Trezeguet, restando dúvida apenas quanto ao futuro de Nedved que, ao final, deve também continuar.
Portanto, aos poucos, a Juventus está montando um time com condições de brigar pelo scudetto já na próxima temporada, principalmente se chegar o difensore centrale prometido pelo presidente Cobolli Gigli, que cada vez mais parece que será o capitano da Azzurra Fabio Cannavaro, já que com o Zaragoza parece não ter sido possível chegar a um denominador comum pelo argentino Milito. Outras hipóteses: os brasileiros Luisão (Benfica) e Pepe (Porto), o argentino Garay (Racing Santander) e o italiano Barzagli (Palermo).
Se Perrotta e, principalmente, Totti conseguirem repetir as excelentes atuações da temporada passada, também a Roma tem que estar inserida entre as favoritas ao título e, para tanto, acertou com o zagueiro titular da seleção brasileira Juan (que estava no Bayer Leverkusen) e parece estar muito próxima de anunciar o bom atacante Esposito, do Cagliari, que viria para ser uma válida alternativa aos brasileiros Mancini e Taddei.
De qualquer maneira, o time da capital, para concorrer com Inter e Milan, ainda sente a ausência de um atacante de peso, cuja solução pode estar em Trigoria mesmo: Vucinic ou Montella.
Quem também teve uma semana agitada foi a Sampdoria, que viu seu principal jogador - o atacante Quagliarella - se transferir à Udinese, que levou a melhor na abertura das buste (€ 7,3 milhões contra os € 6,5 oferecidos pela sociedade de Gênova).
Assim, o presidente Riccardo Garrone e o administrador delegado Giuseppe Marotta se viram obrigados a aplacar a desilusão dos torcedores blucerchiati e acertaram, imediatamente, com o meia Sammarco (Chievo) e com o atacante Caracciolo (Palermo), lembrando que o vice-artilheiro da última Serie B, Claudio Bellucci (à direita - Sampdoria), já havia sido contratado junto ao Bologna.
Aliás, atenção à Udinese, vez que, com as contratações de Quagliarella e Floro Flores, o bom técnico Marino terá várias alternativas para montar o ataque friulano, lembrando que o clube conta também com os serviços de Di Natale, Barreto, Asamoah e Pepe, este último de retorno após o término do empréstimo ao Cagliari.
Outras transações importantes que ocorreram na semana: Albano Bizzarri (goleiro, argentino, do Nàstic para o Catania), Marco Borriello (atacante, italiano, do Milan para o Genoa), Daniele Gastaldello (defensor, do Siena à Sampdoria), Cristian Llama (meia, argentino, do Arsenal Sarandi para o Catania), Tim Matavz (atacante, esloveno, do NK Gorica para a Fiorentina), Antonio Mirante (goleiro, italiano, da Juventus para a Sampdoria), Zlatan Muslimovic (atacante, bósnio, do Parma para a Atalanta), Pablo Osvaldo (atacante, argentino, do Lecce à Atalanta), Fausto Rossini (atacante, italiano, do Catania para o Livorno) e Matteo Sereni (goleiro, italiano, da Lazio ao Torino).

Na Última Vez ...

terça-feira, junho 26, 2007

Momento Panini - Marco Di Vaio


Para completar a homenagem do Calcio Serie A aos promovidos à máxima divisão do futebol italiano para a próxima temporada, esta semana a 'Momento Panini' aborda a carreira de Marco Di Vaio, atacante atualmente in forza ao Genoa, mais antiga società calcistica da Itália - 9 vezes campeã nacional - e que está de volta à Serie A depois de 12 anos.
O romano Di Vaio nasceu em 15 de julho de 1976 e é um atacante que concilia habilidade com rapidez e foi contratado pelo time de Enrico Preziosi em janeiro último, demonstrando com bastante clareza as intenções ambiciosas do clube.
O hoje afirmado atacante surgiu na Primavera Laziale juntamente com o zagueiro Alessandro Nesta e estreou na Serie A com a mesma maglia biancoceleste em 20 de novembro de 1994 na vitória sobre o Padova por 5 x 1, entrando no lugar do hoje c.t. dos Azurrini Casiraghi e marcando seu 1º gol antes de completar seus primeiros 10' em campo.
Ao final da temporada 1994/1995, com a Lazio terminando em 2º lugar e com o melhor ataque da competição, Marco Di Vaio já colecionava 8 presenças e 3 gols na Serie A.
Porém, como a poderosa Lazio contava com os atacantes Boksic, Casiraghi, Rambaudi e Signori no elenco, o jovem Di Vaio acabou emprestado ao Verona, então na Serie B, em novembro de 1995.
Mas também no clube da cidade de Romeu e Julieta o giovane Di Vaio não teve muito espaço e acabou, no início da stagione 1996/1997, envolvido pela Lazio na negociação que tirou o artilheiro Igor Protti do Bari.
Se Protti não conseguiu reeditar suas boas atuações em Roma, Di Vaio também não foi bem em Bari, tendo feito apenas 3 gols em 27 partidas na Serie B.
Assim, Di Vaio se mudou para Salerno na temporada seguinte e, em uma annata extraordinária, finalmente seu futebol explodiu, a Salernitana conquistou o título da Serie B e Di Vaio foi o artilheiro da competição com 21 gols.
De volta à Serie A (figurinha acima), Di Vaio fez 12 gols na temporada 1998/1999, mas, apesar da companhia dos vários Bernardini, Di Michele, Fresi, Gattuso, Tedesco e Vannucchi, não conseguiu evitar o rebaixamento da Salernitana ao final do campeonato.
Porém, suas boas atuações valeram uma transferência para o Parma, então entre os principais favoritos ao título italiano (o clube cedeu nada menos que 5 jogadores - Buffon, Cannavaro, Dino Baggio, Fuser e Vanoli - para a Azzurra na temporada 1999/2000, além de ter os vários Amoroso, Crespo, Ortega e Thuram no elenco).
Apesar da concorrência aguerrida, Di Vaio fez 6 gols em 23 partidas no seu primeiro campeonato com os crociati, das quais só jogou os 90' em 6.
No campeonato seguinte, com a partida do argentino Crespo para a Lazio, Di Vaio teve mais espaço e acabou como artilheiro da equipe ducale com 15 gols.
Melhor ainda foram seus números na stagione 2001/2002 (apesar da modesta 10ª colocação do Parma), quando fez 20 gols em 33 partidas e chegou à seleção italiana, onde fez sua estréia contra Marrocos em 05 de setembro de 2001 (ao todo, Di Vaio tem 14 presenças e 2 gols com a Azzurra, tendo participado da Euro 2004).
Daí, o atacante romano foi contratado pela Juventus, clube com o qual disputou a temporada 2002/2003 (26 jogos e 7 gols) e 2003/2004 (29 e 11).
Em seqüência, Di Vaio foi tentar a aventura no exterior, primeiro na Liga com o Valencia e depois na Ligue com o Monaco.
Surpreendentemente, o último capítulo das mudanças de Di Vaio (até aqui) foi a troca dos palcos da Champions League pelos da Serie B, com o Genoa (figurinha no alto à esquerda).
Porém, como era de se esperar, o retorno de Di Vaio à Serie B teve duração bastante breve e uma dupla sua com o argentino Lucho Figueroa é muito aguardada na Serie A, o palco do Genoa!

Na Última Vez ...

segunda-feira, junho 25, 2007

'B' Em Pílulas


* La Spezia fa festa (foto à direita - Spezia)! Do outro lado, depois de 64 anos, o Hellas Verona retorna à Serie C;
* Este o último verdetto da Serie B, decorrência do empate em 0 x 0 na perna de volta do playout disputado entre o Spezia e o Verona;
* Méritos (ou culpa) do portiere Nicola Santoni, que realizou defesas extraordinárias e negou o gol que valeria a permanência na Serie B para a equipe de Verona;
* Assim, apesar do descenso do Chievo à Serie B, o derby dell'Arena não será realizado também no próximo ano.

Na Última Vez ...

domingo, junho 24, 2007

Você Sabia ...


* Que com o sucesso do Milan em Atenas (foto à direita - Milan), a Itália se igualou a Espanha como principal vencedora da Uefa Champions League, anteriormente conhecida como Coppa dei Campioni, cada uma com 11 títulos?
* Que a Itália leva ampla vantagem se forem computadas apenas participações nas finais - 25 contra 20 de equipes espanholas e apenas 14 dos ingleses?
* Que a cidade de Milão é a única no continente a ter 2 clubes diferentes que já venceram a competição - Internazionale e Milan?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker