Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 21, 2007

Match Clou - 33ª Rodada 2006/2007



O jogo do Olimpico de Roma, Lazio x Fiorentina (com transmissão da ESPN a partir das 09h55 de domingo), é o 'Match Clou' da 33ª giornata da Serie A.
Confronto de duas equipes que sofreram severas punições antes do início da temporada mas que, graças a, principalmente, o trabalho de 2 treinadores adeptos de um futebol ofensivo e bem jogado, vêm se recuperando e já ocupam posições de destaque na tabela - a Lazio é 3ª colocada e a equipe gigliata atualmente a 7ª.
Para o jogo desta rodada, Delio Rossi tem vários problemas para armar a equipe laziale, vez que Behrami e Zauri estão suspensos, enquanto Cribari, Mauri e Mudingayi estão lesionados e não poderão participar da partida.
Menos pior que Siviglia e Stendardo, que também estavam com problemas físicos, estão recuperados e poderão participar do embate.
Assim, a equipe do presidente Lotito deve iniciar com: Peruzzi; Belleri, Stendardo, Siviglia e Bonetto; Mutarelli, Ledesma, Manfredini e Jimenez; Pandev (foto à direita - Cerescioli) e Rocchi.
Ademais, o técnico Delio Rossi está bastante confiante, chegando a afirmar que "nelle situazioni difficili la mia squadra ha saputo rispondere sempre al meglio. Sono convinto che farà lo stesso anche contro la Fiorentina".
Na Fiorentina, Cesare Prandelli tem dúvidas nas laterais, já que o tcheco Ujfalusi e Pasqual não estão em sua plenitude física, o que deve adiar a definição da equipe para momentos antes da partida.
Certa é a presença do ótimo portiere Frey (foto à esquerda - Fiorentina) embaixo da meta viola, protegido pela dupla Dainelli-Gamberini na zaga.
Do meio para frente devem jogar Pazienza, Liverani e Montolivo; Jorgensen, Toni e Mutu, ficando o brasileiro Reginaldo como opção para o decorrer da partida.
Duelo interessante ocorrerá entre as eficazes duplas de atacantes - de um lado, Toni (foto abaixo - Fiorentina) e Mutu, 16 gols o 1º, 14 o 2º; do outro, Pandev e Rocchi, respectivamente 10 e 15 tentos.
Os precedentes entre as equipes, em Roma, são 57, com 28 vitórias da Lazio, 19 empates e 10 vitórias da Fiorentina, que fez 54 gols e sofreu 102.
Na temporada passada, vitória da Lazio por 1 x 0, tento do atual capitão Zauri, que estará suspenso no confronto de amanhã.
Já a última vitória da Fiorentina foi na temporada 1997/1998, por contundentes 4 x 1, gols de Oliveira, Edmundo, Batistuta e Rui Costa, enquanto Serena (contra) fez o da honra laziale.
O argentino Batistuta, aliás, é o maior artilheiro viola no confronto com 4 gols, enquanto o lendário Silvio Piola é o maior marcador geral com 8 tentos marcados entre as temporadas 1934/1935 e 1942/1943.
Casiraghi, expulso no jogo da stagione 1997/1998, vem logo em seguida com 5 gols anotados, sendo 4 apenas na vitória de 8 x 2 ocorrida em 05 de março de 1995 e que é a maior goleada do embate.
O terzino Sergio Cervato, com 11 presenças pela Fiorentina nas décadas de 1940 e 1950, é o jogador que mais atuou no confronto, enquanto o zagueiro Giuseppe Wilson defendeu a Lazio em 9 ocasiões.
Portanto, todos os ingredientes para um grande espetáculo estão aí - vamos acompanhar!

Na Última Vez ...

L'Enigma - L'Ultima Continuazione



Tudo bem! A foto é escura, não abriu, ..., mas ninguém acertar quem é o jogador ao lado? Que decepção...
Assim, vou ter que apelar: na última Copa do Mundo, além do Materazzi, apenas mais 1 jogador que vestiu a maglia 23 de sua seleção joga na Itália - e é o próprio jogador ao lado.
Será que, pela 1ª vez, não teremos acertadores?
Empenho, pessoal!!!

Na Última Vez ...

sexta-feira, abril 20, 2007

Inter pode ser campeã no domingo


Apenas 2 pontos nas últimas 3 partidas e a conclusão de que armata nerazzurra está passando por um momento de calo é inevitável, mas, ainda assim, forte nos 13 pontos que a separam da 2ª colocada, a Internazionale pode se sagrar campeã italiana no próximo domingo, quando enfrenta o Siena na Toscana.
Para que a festa ocorra já neste final de semana, além de ter que vencer seu compromisso, a Inter terá que torcer para que a Roma, 2ª colocada, não derrote a Atalanta em Bergamo.
Portanto, nada impossível de acontecer! Mas, se ocorrer, Adriano (foto à direita - Inter) não poderá participar dos festejos, já que foi suspenso per due giornate pela simulação no jogo contra a Roma da última quarta-feira (o brasileiro cavou o pênalti convertido por Materazzi e que, momentaneamente, deixou empatada a partida).
Sem também poder contar com o argentino Crespo, Roberto Mancini deverá lançar Cruz ao lado de Ibrahimovic contra o Siena, com transmissão da RAI e da Bandsports a partir das 10h00.
Mas a rodada começa no sábado com Sampdoria x Messina (RAI às 13h00) e Milan x Cagliari (RAI e Bandsports a partir das 15h30, sempre horário de Brasília). Para este confronto, Ancelotti deverá poupar alguns de seus titulares, dentre eles Gattuso e Kaká, dando nova oportunidade para Ricardo Oliveira no ataque.
Voltando ao domingo, para quem não tiver o privilégio de assistir ao jogo da Inter, a ESPN promete veicular, sempre às 10h00, o interessante confronto Lazio x Fiorentina.
No mesmo horário jogam ainda Catania x Ascoli, Chievo x Livorno (do atacante Lucarelli - foto ao lado - Livorno), Empoli x Torino e Reggina x Udinese, além de Atalanta x Roma no Atleti Azzurri D'Italia.
Por fim, à noite na Itália, o posticipo Parma x Palermo fecha a 33ª giornata da Serie A.
A partida, que terá transmissão ao vivo da RAI (15h30) e em VT da Bandsports (19h00) se mostra muito interessante, principalmente ante a recuperação do Parma sob o comando do técnico Ranieri e, dentro das 4 linhas, do jovem Giuseppe Rossi, autor dos 2 gols da vitória sobre o Torino na última partida e uma das maiores revelações do torneio.
No Palermo, a boa notícia é a volta do regista e capitano Corini (foto ao lado - Ansa), verdadeiro cérebro do time da Sicília, que formará o centrocampo palermitano ao lado de Guana e dos ex de turno Bresciano e Fábio Simplício, que já disse que no caso de marcar um gol, não comemorará.

quinta-feira, abril 19, 2007

'B' Em Pílulas


* Tudo caminha para que seja uma corsa a tre;
* Juventus, Genoa e Napoli, os 3 favoritos da Serie B, vêm se distanciando dos demais concorrentes no alto da tabela de classificação;
* No complemento da 22ª giornata, adiada de fevereiro em razão dos incidentes ocorridos em Catania e fechada agora, nesta última terça-feira, destaque para a ótima vitória do Napoli em Treviso por 3 x 0;
* O brasileiro Piá (de vermelho na foto, contra o uruguaio Guigou e o difensore Camorani - Treviso) abriu o marcador, depois ampliado com Calaiò e Montervino;
* O goleiro napoletano Iezzo foi também decisivo ao defender um pênalti cobrado por Beghetto;
* Agora, o Napoli tem 59 pontos, apenas 2 a menos que o Genoa, 2º colocado, que venceu o Vicenza no Luigi Ferraris por 2 x 0;
* Por sua vez, o Genoa está 5 pontos atrás da líder Juve, que tem 66 e apenas empatou em 0 x 0 com o Rimini, 4º lugar com 54 pontos;
* Em Turim, o destaque foi a excelente atuação do goleiro esloveno Handanovic, que parou o ataque da Vecchia Signora;
* Decepcionante o rendimento do Piacenza, que perdeu em casa para o Brescia por 2 x 1 e vem se afastando da disputa à Serie A;
* Já o Bologna se recuperou e bateu o Pescara por 2 x 1, tentos de Brioschi e Marazzina.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Tudo estava pronto em Milão para a celebração do 15º scudetto interista, culminando com glória uma temporada fantástica na Serie A (25 vitórias e 6 empates, melhor ataque e 2ª defesa menos vazada do campeonato), apesar de ainda faltarem 6 rodadas para o término da stagione.
Melhor também não poderia ser o coadjuvante: a Roma, vice-líder do campeonato e dona, da mesma forma, de uma campanha sensacional, apenas eclipsada pelo extraordinário desempenho dos nerazzurri de Milano.
Porém, o futebol...
Assim, ao final de 90' de um excelente embate, os comandados por Roberto Mancini tiveram que adiar os festejos, graças a mais uma fantástica atuação de Totti (na foto acima contra Cambiasso - Ap) & Cia., que demonstraram, mais uma vez, que o desastre de Manchester foi culpa apenas de 1 dia (muito) ruim.
Foi realmente uma partida belíssima (pena que a Bandeirantes a ignorou), com chances e bolas nos travessões de ambos os lados, tendo a Roma jogado melhor a 1ª etapa e a Inter o 2º tempo.
E foi o time da capital italiana, atuando no seu melhor estilo (passes curtos e de primeira, girando a bola de um lado ao outro do campo), que saiu na frente: lançamento de De Rossi para o zagueiro romeno Chivu que, fazendo às vezes de lateral, foi a linha de fundo e cruzou entre as pernas de Cambiasso para Perrotta, livre e oportunista, apenas concluir para o fundo das redes.
Na etapa complementar, a Inter partiu forte e logo no começo Ibrahimovic achou Adriano (na foto à esquerda com De Rossi - Ansa) dentro da área que, após um contato muito tênue com o goleiro também brasileiro Doni, desabou - pênalti concedido por Trefoloni e convertido por Materazzi - 1 x 1!
Com o empate, l'Inter si transforma, possente. La Roma soffre, nervosa. E o time de Milão passa a comandar as ações e o centrocampo sob o comando de Stankovic.
Quando parecia que a virada (e o título) era apenas questão de tempo, Totti cobrou uma punizione com força que, no caminho, foi desviada por Figo (na barreira) e tirou completamente as possibilidades de defesa de Júlio César, entrando mansamente no canto oposto.
A Inter ainda correu atrás do prejuízo, mas foi Cassetti que fez o 3 x 1 definitivo...
Festa fez a torcida rossonera de Milão, não só pela derrota da Inter, mas também pela belíssima atuação do Milan em Ascoli, que consolidou o 4º posto na tabela com os 5 x 2 impostos sobre o time da casa. Gilardino e Kaká (os 2 na foto à esquerda - Ansa) marcaram duas vezes cada, tendo Seedorf, Di Biagio e Guberti feito os demais tentos do encontro. Ronaldo não marcou, mas encantou - irresistibile em suas arrancadas, serviu Gilardino no 1º gol milanista, sofreu o pênalti convertido por Kaká no 2 x 0 e ainda fez o seu pessoal, que foi anulado pelo árbitro Ayroldi.
No Carlo Castellani, o Empoli continou atrás do seu sonho europeu (está agora empatado com o Palermo nos 49 pontos) ao vencer uma frágil Atalanta por 2 x 0, tentos do ex Saudati (com uma semi-rovesciata - foto à direita - Ansa) e do argentino Almiron, que ainda perdeu 1 pênalti. O time de Bergamo, que vinha de 2 sucessos externos, foi prejudicada com a expulsão de seu capitano Bellini ainda no 1º tempo, mas teve a boa notícia do retorno aos campos de Bobo Vieri, dopo 389 giorni!
Já o Livorno superou o Cagliari por 2 x 1, gols dos invariáveis Lucarelli (aos 5') e Suazo (de rigore, aos 60'), além do zagueiro croata Dario Knezevic, que definiu o placar.
Em um derby recheado de nervosismo (5 cartões amarelos 2 vermelhos distribuiu o árbitro Rizzoli para os jogadores do Messina), a Reggina superou a equipe da Sicília por 3 x 1, tentos da dupla Bianchi-Amoruso (2 este último) e do matador Riganò. Foi a 1ª vitória do time calabrês em seus domínios em 2007, enquanto o Messina continua caminhando para à Serie B.
Uma Sampdoria pouco incisiva no ataque foi derrotada pela Udinese no Friuli por 1 x 0, tento do tetracampeão mundial Iaquinta, cobrando pênalti.
Mais tarde, à noite na Itália, um Parma muito guerreiro superou uma sfortunata Fiorentina por 2 x 0, doppietta da revelação Rossi (na foto do alto contra Blasi - Grazia Neri). Destaque para o fair play do zagueiro Contini, do Parma, que convenceu o árbitro Giannoccaro a voltar atrás no cartão vermelho que havia mostrado para o atacante Pazzini, da Fiorentina.
Por fim, no Artemio Franchi de Siena os bianconeri derrotaram o Torino por 1 x 0 na estréia do lateral Coco na temporada, tento do giovane Antonini.
Completaram a rodada o 'Jogo Da TV' Lazio x Chievo e o trágico Catania x Palermo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/o-jogo-da-tv-parte-i-catania-x-palermo.html)
Em razão desta rodada de meio de semana, as colunas 'Momento Panini' e 'Memorabilia' não serão postadas nesta semana.
Agora, todas as equipes têm o mesmo número de jogos - 32: 1º Internazionale (81 pts); 2º Roma (68); 3º Lazio (57); 4º Milan (53); 5º Palermo (49); 6º Empoli (49); 7º Fiorentina (44); 8º Udinese (42); 9º Atalanta (39); 10º Sampdoria (39); 11º Livorno (36); 12º Siena (34); 13º Cagliari (34); 14º Catania (33); 15º Torino (32); 16º Reggina (30); 17º Chievo (29); 18º Parma (29); 19º Messina (24) e 20º Ascoli (20).

Na Última Vez ...

quarta-feira, abril 18, 2007

O Jogo Da TV (Parte II) - Lazio x Chievo



"Lazio-Chievo a secco d'emozioni. Finisce 0-0 all'Olimpico al termine di una partita praticamente senza palle gol. Biancocelesti più intraprendenti, ma senza finalizzare. Espulsi Behrami, Zauri e Sammarco". Assim a Gazzetta dello Sport sintetizou, com muita propriedade, o fraco embate disputado entre Lazio e Chievo e transmitido pela ESPN no dia de hoje.
Uma pena e uma grande decepção - em especial pela Lazio, vez que o clube de Verona vem fazendo feio desde o início da temporada, quando, após ganhar de bandeja uma vaga na tão almejada Uefa Champions League, foi logo eliminado no terzo turno preliminare pelos modestos búlgaros do Levski Sofia que, posteriormente, não conseguiram fazer um mísero ponto na fase de grupos (marcaram 1 único gol e levaram 17!).
Mas a Lazio, que vinha apresentando o melhor futebol da Bota (tanto que venceu 8 partidas consecutivas até a 31ª rodada), agora já soma 2 empates medíocres (contra o lanterninha Ascoli e contra este péssimo Chievo no Olimpico de Roma) e terá que rever seu intuito de ultrapassar a rivalíssima Roma na tabela de classificação, até porque a Lupa Capitolina, depois da vexatória eliminação na UCL, recuperou seus brios e é quem, no momento, pratica o mais vistoso futebol na Itália (vide a goleada de 4 x 0 sobre a Samp e a extraordinária vitória de 3 x 1 sobre a Inter no Meazza).
Voltando ao Olimpico, os Aquilotti se apresentaram sem alguns jogadores importantes, como o zagueiro brasileiro Cribari e, principalmente, o Azzurro Mauri, mas nada que justifique a apatia do time.
Tanto que a única chance efetiva de gol se deu aos 7', quando Rocchi tocou para Pandev quase acertar l'incrocio dei pali.
De resto, as emoções se limitaram as expulsões de Behrami e Sammarco aos 44' (foto acima à esquerda - LaPresse - ainda que o jogador do time vêneto não merecesse ser expelido do jogo) e do capitão laziale Zauri (no alto à direita contra Pellissier - Ansa) no final da partida.
Tabellino:
Lazio: Peruzzi; Behrami, Siviglia, Zauri, Bonetto; Mudingayi, Ledesma, Manfredini (86' Tare), Jimenez (48' Belleri); Pandev (64' Makinwa), Rocchi. All. Rossi.
Chievo: Squizzi; Malagò, Mandelli, Mantovani, Marchese (86' Rickler); Luciano (na foto à direita contra o albanês Tare - Ap), Sammarco, Italiano, Semioli (62' Bogdani); Pellissier, Obinna (48' Troiano). All. Del Neri.
Árbitro: Bergonzi.
Cartões amarelos: Zauri, Obinna, Behrami, Marchese, Luciano e Squizzi.
Cartões vermelhos: Behrami, Sammarco e Zauri.

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Continuazione


Ora, ora, e eu pensando que o enigma não ia durar nem umas poucas horas...
Embora as tentativas mais do que qualificadas de Daniel Schneider e de Michel Costa, o jogador à esquerda (Calcio 2000) vai continuar intrigando nossos leitores por mais alguns dias.
Repito a dica: atenção ao número estampado no calção!
Agora, para ficar bem fácil mesmo, informo que o jogador em questão disputou a última Copa do Mundo.
Moleza!!!

Na Última Vez ...

terça-feira, abril 17, 2007

Match Clou - 22ª Rodada 2006/2007



Se teve um único fato que não foi trágico no fatídico Catania x Palermo disputado em 02 de fevereiro último foi o adiamento dos demais jogos válidos pela 22ª rodada da Serie A, pois, assim, o grande embate entre a líder e a vice-líder do campenato se transformou em sfida scudetto.
Ou melhor, no 1º match point sudetto, já que a Internazionale terá, além deste, outros 6 jogos para confirmar o título italiano da temporada.
Apesar da partida ser em uma quarta-feira, lo stadio Meazza sarà esaurito e todos querem participar do jogo que, muito provavelmente, resultará no 15º tricolore nerazzurro e no fim de uma angústia que vem desde a temporada 1988/1989, quando a Internazionale venceu seu último título italiano dentro de campo, em uma época na qual os titulares ainda usavam as camisas de 1 a 11, só eram permitidas duas alterações e os italianos eram no mínimo 8 de cada lado.
O mundo mudou, o futebol idem e a Inter que deve começar jogando contra a Roma contará, muito provavelmente, apenas com os italianos Materazzi (foto do alto à direita - Inter) e Grosso dentre os titulares, cabendo ao português Figo (em extraordinária fase) fazer o elo de ligação do meio com o atacantes Adriano e Ibrahimovic.
Lá atrás, o brasileiro Júlio César deve ser o portiere, com Maicon e Cordoba completando a defesa a 4.
No meio, em linha, o técnico Roberto Mancini deve escalar Zanetti (foto à esquerda - Inter), Cambiasso e Stankovic.
Na 'coadjuvante' Roma, Taddei é o desfalque para o jogo (já que Aquilani e Martinez estão fora de ação há tempo) e Spalletti deve manter o esquema 4-2-3-1, com o goleiro Doni orientando a defesa formada pelo ex Panucci (foto abaixo à direita - Empics), Mexes, Chivu e Tonetto.
No centrocampo, De Rossi e o chileno Pizarro devem ser os volantes de contenção, enquanto o trio Mancini-Perrotta-Wilhelmsson deve ter maior liberdade para criar e encostar em Totti, em tese o único atacante.
Se contar apenas o retrospecto, a Inter já pode se considerar campeã, vez que jogando em Milão foram 41 sucessos nerazzurri, 21 empates e apenas 11 vitórias romanas, que fizeram 67 gols e sofreram mais do que o dobro - 139!
Porém, na temporada passada foi a equipe de Spalletti que levou a melhor, chegando a fazer 3 x 0 com gols do aeroplanino Montella e doppietta de Totti (o jogo terminou 3 x 2, tendo Adriano feito ambos os tentos da equipe de Milão no 2º tempo).
A última vez que o confronto terminou empatado foi em outubro de 2003 (stagione 2003/2004), quando o placar restou imaculado, enquanto a derradeira vitória da Inter ocorreu na temporada 2004/2005, quando ganhou com 2 gols de Mihajlovic, hoje auxiliar de Roberto Mancini.
Lo zio Giuseppe Bergomi (foto à direita - Inter) é o atleta que mais atuou no embate, com um total de 16 presenças entre as temporadas 1981/1982 e 1998/1999, seguido do saudoso Giacinto Facchetti com 14 aparições.
Pelo lado da Roma, Francesco Totti já jogou 12 vezes contra a Inter em Milão, o mesmo número de vezes que seu ídolo Giuseppe Giannini e do difensore Giacomo Losi.
Bola na rede? É só chamar Alessandro Altobelli, que marcou 7 vezes contra a Roma no Giuseppe Meazza. Já os torcedores da Lupa guardam boas recordações de Roberto Pruzzo, autor de 5 gols contra a Inter em Milão.
Para terminar, mas sem querer que seja um presságio, o capitano Totti já foi expulso duas vezes no confronto e é o dono desse infeliz recorde...

Na Última Vez ...

Rodada adiada vai ser recuperada nesta quarta


Nesta quarta-feira a Itália verá em campo 18 das 20 squadre da Serie A, pois serão disputados os jogos da 22ª rodada não realizados no início de fevereiro e que foram adiados em razão dos lamentáveis incidentes ocorridos na partida envolvendo Catania e Palermo, exatamente os únicos 2 clubes que não jogarão amanhã.Destaque, evidentemente, para o confronto Internazionale x Roma, 1º e 2º colocados, que se enfrentarão no Giuseppe Meazza a partir das 12h30, horário de Brasília, com transmissão ao vivo da RAI (para deleite de Lady Veronese) e da TV Esporte Interativo, com possibilidade de daí já sair o campeão italiano da temporada.
Mas isto é história para a 'Match Clou'...
No mesmo horário, o Milan vai a Ascoli Piceno enfrentar o lanterninha da Serie A (a TV Esporte Interativo deverá transmitir a partida em VT, a partir das 14h15), sem Brocchi, Cafu, Dida, Inzaghi, Maldini e Serginho, todos poupados por Ancelotti. É possível que Ronaldo também não comece jogando, vez que o atacante ainda sente dores resultantes do jogo contra o Messina no último domingo.
De qualquer maneira, o técnico milanista deve escalar a equipe no 4-3-1-2, com Gilardino e Ricardo Oliveira no ataque.
No Carlo Castellani o Empoli recebe a embalada Atalanta, na qual o técnico Colantuono irá promover um turn-over em relação ao time que jogou e venceu o Torino no último domingo. Espaço para o meia Bernardini (foto ao lado - Cerescioli) e para o atacante Ventola - mas a maior novidade é a convocação de Christian Vieri para a partida (1ª vez na temporada).
No Olimpico de Roma jogam Lazio x Chievo com transmissão da ESPN, sempre a partir das 12h30. O técnico Delio Rossi tem problemas para montar a zaga laziale, vez que o brasileiro Cribari continua contundido e Stendardo está suspenso. Por sua vez, Del Neri também tem vários problemas, já que os meias Brighi e Marcolini, assim como os laterais Lanna e Moro, não poderão atuar.
Com todos os jogadores disponíveis, o Livorno recebe o Cagliari, enquanto a Reggina (de Modesto, foto à esquerda - Laganà) faz o derby contra o Messina, em crise e sem De Vezze e Di Napoli.
Confronto interessante envolve Udinese e Sampdoria, que jogarão no Stadio Friuli, sempre às 12h30 de Brasília. No time treinado por Malesani, a infernal dupla Di Natale-Iaquinta está confirmada, enquanto Quagliarella e Bazzani devem formar o ataque blucerchiato.
Já às 20h30 italiana (15h30 de Brasília), Parma e Fiorentina jogam no Ennio Tardini, em partida na qual os 2 times devem jogar no 4-3-3: Rossi-Budan-Muslimovic devem formar o trio dos mandantes e Mutu-Toni-Jorgensen (à direita - Fiorentina) o viola.
Por fim, no mesmo horário, Siena x Torino jogam no Artemio Franchi de Siena, com os veteranos Chiesa e Muzzi partindo titulares, respectivamente, do time da casa e do Torino.

segunda-feira, abril 16, 2007

'B' Em Pílulas


* Com gols de Leon (foto à direita - LaPresse), Di Vaio e Gasparetto, todos no 1º tempo, o Genoa bateu o Bologna por 3 x 0 no principal embate válido pela 34ª rodada da Serie B, disputada entre os dias 13 e 14 últimos;
* Todos os 3 jogadores em questão foram contratados no mercado de janeiro e, agora, parece que o 1º campeão italiano da história está embalando rumo à Serie A - onde é o seu lugar;
* Com a vitória, o time do técnico Gasperini e dos brasileiros Rubinho, Fabiano e Adailton ocupa a 2ª colocação, 7 pontos atrás da Juventus e 2 na frente do Napoli;
* Juventus que, depois do tropeço da última rodada (1 x 1 com o Albinoleffe), voltou a vencer e derrotou o Lecce, fora de casa, por 3 x 1, tentos de Marchionni, Zalayeta e Camoranesi, o melhor em campo;
* Del Piero não jogou e, ainda assim, Trezeguet só entrou faltando 6' para o final do tempo regulamentar, o que evidencia problemas entre o jogador e o técnico bianconero, seu ex-companheiro Didier Deschamps;
* Também o Napoli ganhou - 1 x 0 sobre o Pescara, gol do meia uruguaio Bogliacino;
* Ocupa o 4º lugar o Rimini, 3 pontos atrás do Napoli, que também venceu por 1 x 0 o Cesena, tento do giovane Matri (ex-Milan).

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A Inter não venceu nesta 32ª rodada mas, ainda assim, pode ser campeã já na próxima quarta-feira, quando enfrenta a Roma no recupero da 22ª giornata.
Em verdade, o time comandado por Roberto Mancini, neste final de semana, escapou foi de perder pela 1ª vez na temporada na Serie A (até porque o campeonato está mais do que assegurado), já que esteve sotto due volte contra o Palermo em pleno San Siro.
Aliás, o 'Match Clou' foi uma partida vibrante e cheia de alternativas, com um tempo para cada equipe.
Na 1ª etapa, o Palermo surpreendeu a líder do campeonato e com a dupla Mark Bresciano e Fábio Simplício inspirada, fez 2 x 0, tentos do atacante Caracciolo e do difensore tetracampeão mundial Zaccardo.
Porém, no 2º tempo foi a vez de uma devastante reazione dell'Inter, que conteve o time rosanero por mais de 20' em seu próprio campo, principalmente graças a um estupendo Figo (na foto mais ao alto saltando o atacante Cavani - Ansa), em muito auxiliado pelo lateral e ex de turno Fabio Grosso.
Assim, o argentino Cruz diminuiu aos 21' e o brasileiro Adriano, sempre de cabeça e aproveitando cruzamento do meia português, empatou aos 29'.
No final, o sueco Ibrahimovic, que havia entrado no lugar de Dacourt (a Inter chegou a estar em campo com Stankovic, Figo, Adriano, Cruz e Ibrahimovic - todos juntos!), ainda perdeu a chance de virar o jogo e completar a festa interista.
Mas este foi apenas o último jogo da giornata, que começou no sábado com o feio empate envolvendo Cagliari e Empoli (vide o 'Jogo Da TV - Parte I') e a boa vitória, de virada, da Udinese sobre o Chievo por 2 x 1, gols de Pellissier e dos incansáveis Iaquinta e Di Natale (na foto à direita o capitano Pinzi tenta superar Marcolini - Photo Lancia).
No domingo, o Ascoli interrompeu a série de 8 vitórias consecutivas da Lazio e arrancou um empate de 2 x 2 no Cino e Lillo del Duca (abaixo, Manfredini e Guberti - Ap) - resultado este que se mostrou pouco útil, tanto para a salvezza almejada pelo time de Sonetti, quanto para as pretensões de ultrapassar a Roma de Delio Rossi & Cia.
Gols, de qualquer forma, só no 2º tempo - o marchigiano Soncin abriu o marcador aos 26'; Rocchi, aproveitando, al volo, um rebote proporcionado pelo goleiro grego Eleftheropoulos em chute de Pandev, empatou aos 28'; o ex-laziale Di Biagio, cobrando pênalti aos 33', colocou o Ascoli novamente em vantagem; enquanto o chileno Jimenez deu números finais ao embate aos 41'.
Já a Fiorentina também sofreu bastante mas venceu o Siena no clássico toscano da rodada - 1 x 0, gol do romeno Mutu.
Com o resultado, o time de Florença completou 11 rodadas sem conhecer derrota e ficou a apenas 2 pontos do Empoli - que hoje estaria classificado para a Copa U.E.F.A. -, mas bem que a equipe de Siena, contando com o ex-viola Chiesa (na foto abaixo contra o capitão da Fiorentina Dainelli - Fiorentina) no comando do ataque, merecia melhor sorte, já que dominou toda a 1ª etapa, apesar do ímpeto ter caído no 2º tempo, quando ambos os times pareceram sentir o peso do final da temporada que se aproxima.
No Armando Picchi, Livorno e Reggina empataram em 1 x 1 - o que normalmente acontece "quando la paura di perdere è più intensa della voglia di vincere" (Gazzetta dello Sport). Apenas para variar um pouco, os gols do jogo foram anotados por Cristiano Lucarelli para os donos da casa e Rolando Bianchi para os visitantes, tendo ambos alcançado a marca dos 16 gols na temporada, o mesmo número de tentos que tem Luca Toni na perseguição a Totti, na ponta da tabela dos artilheiros com 20.
Totti, aliás, que fez 2 na goleada da Roma sobre a Sampdoria por 4 x 0 (os demais tentos foram marcados pelos defensores Ferrari e Panucci). Foi uma vitória importantíssima para a vice-líder, que via a rival Lazio nas últimas rodadas obstinadíssima em alcançá-la e tinha que se recuperar da vexatória eliminação na Champions League.
Da mesma forma, foi uma vitória particularmente importante para o capitano Francesco Totti (ao lado - Omega - contra 3 adversários), que teve uma atuação soberba (além dos gols anotados, deu a assistência para o 3º tento romanista, marcado pelo zagueiro Ferrari) e demonstrou já ter assimilado as críticas que desabaram sobre sua cabeça na última semana.
Além de Messina 1 x 3 Milan (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/o-jogo-da-tv-parte-iii-messina-x-milan.html) e Torino 1 x 2 Atalanta (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/o-jogo-da-tv-parte-ii-torino-x-atalanta.html), completou a rodada o empate de 1 x 1 entre Parma e Catania no Ennio Tardini (na foto abaixo, o atacante Muslimovic tenta superar o zagueiro Stovini - Grazia Neri).
Foi um jogo no qual as equipes se apresentarem cheias de desfalques (6 pelo Parma, 7 no time siciliano) e onde os gols foram marcados pelo garoto Luca Cigarini (20 anos, 1º gol na Serie A) e pelo atacante Spinesi (o 13º na temporada), que não marcava desde a 25ª rodada, quando o Catania perdeu de 5 x 2 para a Internazionale.
Tabu pior, só o que permaneceu: o Catania não vence desde 23 de dezembro do ano passado...
A classificação agora está assim: 1º Internazionale (81 pts); 2º Roma (65); 3º Lazio (56); 4º Milan (50); 5º Palermo (49); 6º Empoli (46); 7º Fiorentina (44); 8º Atalanta (39); 9º Sampdoria (39); 10º Udinese (39); 11º Cagliari (34); 12º Livorno (33); 13º Catania (33); 14º Torino (32); 15º Siena (31); 16º Chievo (28); 17º Reggina (27); 18º Parma (26); 19º Messina (24) e 20º Ascoli (20).

Na Última Vez ...

domingo, abril 15, 2007

O Jogo Da TV (Parte III) - Messina x Milan



Incrível! Mas é só o Ancelotti escalar o Milan com 2 atacantes e 2 meias criativos que o time rossonero dá espetáculo!
E que atuação maravilhosa - em especial a do 1º tempo, quando o Milan, após conter o ímpeto inicial do Messina, desejoso de somar pontos para escapar da degola à Serie B, impôs seu melhor toque de bola e com um Kaká irresistibile construiu a vantagem no marcador.
Assim, logo quando cessou, senza fortuna, a escalada siciliana, Kaká (na foto à direita contra Giallombardo - Afp) disparou un destro potente da fuori area e venceu o goleiro Paoletti, com uma ajudazinha do zagueiro georgiano Kaladze, que tentou, sem sucesso, cabeçear a pelota e acabou fazendo um ótimo corta-luz que confundiu o portiere messinese.
Com o revés inesperado, os jogadores do Messina foram totalmente dominados por um Milan muito incisivo, que deu pouco espaço para os adversários até o final do jogo.
A partir daí a equipe rossonera perdeu um sem número de gols, em especial pela ótima atuação do arqueiro Gabriele Paoletti - o melhor em campo ao final dos 90'.
Il principe Kaká, por exemplo, teve outras duas boas oportunidades de gol, mas o ottimo Paoletti, in entrambe le circostanze, impediu o êxito.
Porém, o habilidoso Gourcuff (jogando no lugar de Seedorf) achou o lateral Favalli que, aos 30', ampliou a vantagem milanista com um belo sinistro.
Merece registro o fato de que Favalli, 416 partidas na Serie A, marcou apenas seu 7º gol no mais importante campeonato italiano, principalmente por já ter marcado no jogo passado!
Antes do intervalo, nova chuva de oportunidades desperdiçadas por Cafu, Gilardino e Kaká - sempre com um atuante Paoletti.
No 2º tempo, o Milan continuou a fare la partita e Kaká e Gilardino, troppo impreciso sottoporta, permaneceram perdendo boas oportunidades.
Mas, quase no final da partida, aos 86', Kaká tocou para Ronaldo (na foto acima - Ap) que, após girar em direção a meta, chutou de longa distância para fazer 3 x 0 - golaço do Fenomeno!
Nos acréscimos, o meia Salvatore Masiello (ao lado contra Cafu - Ap) ainda descontou inutilmente para o time da casa, que terminou muito vaiado pelos próprios torcedores.
O tabellino da sensacional vitória do Milan:
Messina: Paoletti; Lavecchia, Zanchi, Iuliano, Giallombardo; Pestrin (73' Cordova), De Vezze (57' Floccari), Alvarez, D'Aversa, Masiello; Riganò. All. Giordano.
Milan: Dida; Cafu, Bonera, Kaladze, Favalli (90' Jankulovski); Gattuso, Pirlo (87' Ambrosini), Gourcuff, Kaká; Ronaldo, Gilardino (77' Serginho). All. Ancelotti.
Gols: 14' Kaká, 30' Favalli, 86' Ronaldo, 93' Masiello.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Gourcuff, De Vezze, Zanchi, Riganò, Alvarez, Lavecchia, Pirlo e Serginho.

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte II) - Torino x Atalanta



O jogo mal começou e a Atalanta largou na frente - 1 x 0, tento do capitão e bergamasco doc Gianpaolo Bellini que, aproveitando uma bola má afastada pela defesa piemontesa, acertou um belo chute de fora da área que ainda foi desviado por um defensor do Torino (Comotto) antes de morrer no fundo das redes.
Só aí é que deu para perceber que o técnico De Biasi havia proposto um Toro até bem ofensivo, com o trio Lazetic-Barone-Rosina no suporte do avante Stellone, já que Muzzi cumpria suspensão.
Colantuono, por sua vez, escalou a equipe de Bergamo no seu tradicional 4-4-1-1, com o habilidoso Doni assessorando o pouco móvel Zampagna.
Mas foi o próprio tanque Riccardo Zampagna (1,83 m e 80 kg) que ampliou a vantagem bergamasca, ainda aos 8' de jogo, aproveitando uma falha do também lento Cioffi (zagueirão do Torino de 89 kg distribuídos em 1,96 m), que se atrapalhou no domínio da pelota e acabou apenas ajeitando a mesma para a finalização do atacante - 2 x 0 Atalanta (na foto abaixo a comemoração de Zampagna - Ansa).
Daí, se reverter 2 gols de desvantagem já é difícil para qualquer time, para uma equipe com as limitações ofensivas que o Torino vem enfrentando nesta temporada, é mais do que um suplício.
Ainda mais quando Lazetic desperdiça a chance que teve aos 31', quando, já com o gol vazio, chutou para fora o rebote concedido por Calderoni.
E olha que o árbitro Gava ainda deu uma mãozinha ao expulsar o zagueiro brasileiro Adriano, da Atalanta, aos 39' do 1º tempo, per doppia ammonizione (foi a 2ª expulsão do ex-gremista na temporada).
Porém, o Torino dominou, dominou, ..., mas só conseguiu diminuir a vantagem dos visitantes aos 70', com uma bela cabeçada do atacante Abbruscato (que entrou no lugar do zagueiro vacilão Cioffi).
Também, pudera, o time do Toro é bastante limitado tecnicamente, seja na zaga (Cioffi e Brevi não podem compor uma zaga de Serie A), no meio (Gallo e Ardito são apenas esforçados) ou no ataque (Abbruscato, Muzzi e Stellone podem fazer a diferença na Serie B, mas não na principal divisão do futebol italiano - o japonês Oguro, então, nem merece comentário), sobrando apenas o habilidoso Rosina como fonte inspiradora (mas este também parece que cola um imã no pé e não solta a bola de maneira alguma).
Assim, como o Torino deve permanecer na Serie A (ainda que arduamente) na próxima temporada, é importante que sua direção promova uma reformulação do elenco, até porque vários de seus atletas não são nem um pouco jovens: Brevi fará 40 anos em dezembro; Taibi tem e Gallo e Martinelli farão 37 ainda este ano; Muzzi e Pancaro já possuem 36; ... .
Em suma, podem ser aproveitados (em uma equipe competitiva) apenas o goleiro Abbiati, os defensores Bovo, Comotto e Franceschini, os meias Barone (na foto à esquerda contra Donati - Ap) e Rosina, além de um dos atacantes atualmente no elenco, desde que não como titular absoluto.
E pensando que o Torino sempre um vivaio tão exuberante...
Placar final: 2 x 1 para a Atalanta!
Tabellino:
Torino: Abbiati; Comotto (84' Martinelli), Brevi, Cioffi (43' Abbruscato), Balestri; Gallo, Ardito, Barone, Lazetic (57' Oguro), Rosina; Stellone. All. De Biasi.
Atalanta: Calderoni; Adriano, Talamonti, Carrozzieri, Bellini; Migliaccio, Donati, Ferreira Pinto (82' Defendi), Tissone, Doni (43' Rivalta); Zampagna (62' Ventola). All. Colantuono (que foi expulso pelo árbitro).
Gols: 1' Bellini, 8' Zampagna, 70' Abbruscato.
Árbitro: Gava.
Cartões amarelos: Lazetic, Comotto, Adriano, Doni, Gallo e Donati.
Cartão vermelho: Adriano.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker