Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 10, 2009

O Jogo Da TV (Parte II) - Internazionale x Cagliari



Depois de 8 vitórias consecutivas, inclusive contra adversários do porte de Juventus, Napoli e Lazio (vitória netta de 3 x 0 no Olimpico!), a Inter não passou de um empate em 1 x 1 contra o Cagliari em pleno San Siro neste sábado.
Pior, se teve algum time que merecia sair vitorioso, esse foi o Cagliari, que teve ao menos tre palle gol para vencer.
Sem Adriano e Balotelli, mas com Cruz e Ibrahimovic e Figo como rifinitore, a Inter apresentou um futebol muito previsível na 1ª etapa, só levando perigo efetivamente em duas ocasiões com o capitano Zanetti.
O Cagliari, armado por Allegri no 4-3-1-2, teve o mérito de anular completamente la manovra do centrocampo nerazzurro, onde Muntari, Cambiasso e o improvisado Chivu não formaram, por assim dizer, um poço de criatividade.
Para o 2º tempo, Mourinho inseriu o português Quaresma (ao lado contra Agostini - Afp) no lugar do zagueiro Cordoba, recuando o romeno Chivu para sua posição original e alargando Figo à esquerda, possibilitando ainda maior movimentação de Ibrahimovic - enfim, uma nova Inter que passou a controlar mais as ações do jogo e ter ampla vantagem na posse de bola.
Aí, quanfo a Inter dominava a partida e o Cagliari atravessava o período no qual encontrou mais dificuldades (apesar da zaga sarda formada por Canini e Astori - scuola Milan - ter sido impecável em quase toda a partida), eis que Fini avançou pela intermediária e lançou Acquafresca (logo abaixo marcado pelo argentino Cruz - Grazia Neri), com o jovem atacante (emprestado pela própria Inter ao time rossoblù!) não tendo muito trabalho para vencer o arqueiro Júlio César.
Mourinho, então, esqueceu a tática e tirou Samuel (que escorregou no lance do gol cagliaritano) e Figo para colocar Crespo e Mancini, passando a Inter para o 3-4-3 com a defesa composta por Zanetti, Chivu e Maxwell.
Mas quem quase marcou de imediato foi o Cagliari, com Biondini (servido pelo brasileiro Jeda) e depois novamente com Acquafresca.
Só que a audácia de Mourinho acabou recompensada aos 31', quando Crespo fez bela jogada individual pela esquerda e encontrou Ibrahimovic sozinho dentro da pequena área, no lado oposto, com o sueco (abaixo contra Canini - só tendo o trabalho de fazer tap-in.
Cagliari recuado? Que nada, Allegri determinou aos seus homens que continuassem pressionando (e colocou o ofensivo Lazzari no posto do mediano Fini) e Cossu perdeu uma grande oportunidade aos 35', chutando em cima de Júlio César.
Aos 38', foi a vez de Acquafresca cometer um pazzesco errore na cara de Júlio César...
Depois, quase que a Inter conseguiu uma daquelas suas vitórias pragmáticas, com Muntari acertando a trave e Mancini completando para as redes em lance que Pierpaoli corretamente parou antes.
Diante de tudo isso, o pareggio acabou de bom grado para ambas as equipes.
O tabellino:
Inter: Júlio César; Zanetti, Cordoba (46' Quaresma), Samuel (68' Crespo), Maxwell; Muntari, Cambiasso, Chivu, Figo (68' Mancini); Cruz, Ibrahimovic. All. Mourinho.
Cagliari: Marchetti; Pisano, Astori, Canini, Agostini; Fini (80' Lazzari), Conti, Biondini (93' Parola), Cossu; Jeda, Acquafresca (83' Matri). All. Allegri.
Gols: 65' Acquafresca, 76' Ibrahimovic.
Árbitro: Pierpaoli.
Cartões amarelos: Muntari e Cossu.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

O Jogo Da TV (Parte I) - Genoa x Torino



No duelo entre dois dos mais tradicionais e vitoriosos clubes italianos, o resultado final refletiu a disparidade existente entre eles atualmente.
Enquanto o Genoa navega tranquilamente em plena zona U.E.F.A., quase beliscando uma das posições que dão direito à Champions League, o Torino viaja lá embaixo, torcendo apenas para permanecer na Serie A.
Assim, o 3 x 0, construído todos com gols de cabeça, apenas enalteceu a melhor condição técnica do time rossoblù.
Na inauguração do novo gramado do Marassi, o Genoa allenato da Gasperini se apresentou distribuído no tradicional 3-4-3 apesar dos desfalques dos atacantes Milito e Palladino, que obrigou aos avanços de Olivera (acima contra o granata Barone - Grazia Neri) e Jankovic, naturalmente mais afetos ao meio de campo, que formaram o tridente ofensivo ao lado do rápido Sculli.
Já o Toro começou com Bianchi prima punta suportado por Amoruso e com Rosina e Abate alti sulle fasce - uma opção corajosa de Novellino!
E, efetivamente, embora o Genoa tenha começado com maior posse de bola, a primeira grande chance de gol teve o timbre gratana, com Rubinho protagonizando grande defesa em tiro de Dzemaili, que Bianchi depois cabeceou para fora quando Rosina, aproveitando o rebote, cruzou na segunda trave.
Aí, o Genoa não titubeou mais: depois de grande jogada de Jankovic colocada para escanteio, Biava subiu mais que Ogbonna (ao lado - La Presse) e imperiosamente fez 1 x 0 - aos 18'!
Com Rosinaldo apagado o Torino não conseguia reagir e a partida acabou entrando em uma fase de alguns exageros agonísticos, com Dzemaili, Pisano, Thiago Motta, Di Loreto e Bocchetti indo para os vestiários ammoniti.
Mal a bola rolou para a 2ª etapa e o Genoa ampliou, com Jankovic, totalmente desmarcado, se antecipando a Sereni para conferir cruzamento de Sculli aos 3'.
Partita finita - salvo um breve período no qual o famoso Cuore Toro pulsou e o time granata esboçou uma reação, só deu Genoa, que chegou merecidamente ao 3 x 0 com o brasileiro Thiago Motta (abaixo, à direita, contra Bianchi - Liverani), que fez mais um gol de cabeça em cobrança de corner.
O único senão foi a contusão sofrida pelo brasileiro no lance do gol, já que o zagueiro Di Loreto, involuntariamente, acabou cabeceando o queixo do meia, que teve que ser substituído por Milanetto.
Daí em diante, com o Torino nocauteado, o Genoa ainda teve várias chances de ampliar o marcador, especialmente com Sculli que, pela sua atuação, merecia o gol particular (no vídeo abaixo, além do tradicional highlights, entrevista com o próprio atacante rossoblù).
O tabellino:
Genoa: Rubinho; Biava, Ferrari, Bocchetti; Mesto, Thiago Motta (87' Milanetto), Juric, Criscito; Sculli, Olivera (60' Vanden Borre), Jankovic (81' Rossi). All. Gasperini.
Torino: Sereni; Di Loreto, Natali, Pisano, Ogbonna (62' Colombo); Abate, Dzemaili, Barone, Rosina; Bianchi (69' Stellone), Amoruso (46' Diana). All. Novellino.
Gols: 18' Biava, 48' Jankovic, 85' Thiago Motta.
Árbitro: Damato.
Cartões amarelos: Dzemaili, Pisano, Thiago Motta, Di Loreto e Bocchetti.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

Match Clou - 18ª Rodada 2008/2009



Quase uma década depois de Lee Sharpe ter encerrado sua meteórica passagem pela Sampdoria, a Serie A começa 2009 voltando a contar com um english football player em seus gramados!
E, o melhor é que desta vez o reforço brittanico é verdadeiramente um astro (em todos os sentidos!) e tem sido notícia em todos os cantos do mundo.
Mas, a aguardadíssima estréia de David Beckham (ao lado contra o Hamburg em Dubai - Persie) é apenas um dos atrativos do 'Match Clou' Roma x Milan, cotejo que vai encerrar a 18ª rodada da Serie A 2008/2009 no domingo à tarde, para os brasileiros - à noite, para os italianos.
Aliás, é bem provável que o Spice Boy sequer comece jogando, já que Ancelotti está inclinado a compor o centrocampo com Flamini, Pirlo, Ambrosini, Kaká e Ronaldinho, alle spalle del solito Pato.
De verificar ainda as condições de Seedorf, que pode ingressar no undici titolare caso melhore até domingo.
Na defesa, a frente de Abbiati, devem aparecer Zambrotta, Kaladze, Maldini e Jankuloviski.
Na Roma, Spalletti não poderá contar com um único titular, mas que responde logo pelo nome de Francesco Totti, ainda sentindo a lesão sofrida na última rodada de 2008.
Assim, a braçadeira de capitão deve passar a De Rossi (à esquerda - Insidefoto), que deve formar o meio de campo por Pizarro, Brighi, Perrotta e Júlio Baptista, com Vucinic (mais abaixo - McDonald) como unica punta.
No setor defensivo, tudo certo, devem aparecer o goleiro Doni e os defensores Cassetti, Mexes, Juan e Riise.
Partida das mais tradicionais, Roma x Milan já aconteceu 73 vezes pela Serie A na capital italiana, com 22 vitórias dos mandantes, 25 empates e 26 vitórias dos visitantes, que levam pequena vantagem também no quesito gols: 81 a 79.
Mas, apesar dessa vantagem histórica, o Milan não vence a Roma, jogando no Olimpico, desde a temporada 2004/2005, quando, em 20 de março de 2005, fez 2 x 0, gols de Crespo e Pirlo com Panucci e Totti sendo expulsos.
De lá para cá, duas vitórias giallorossi e um empate, este ocorrido em 31 de março de 2007, 1 x 1, gols de Mexes e Gilardino em dia que Ancelotti experimentou o tridente Kaká-Ricardo Oliveira-Ronaldo.
Na temporada passada, vitória romanista por 2 x 1, de virada (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/03/o-jogo-da-tv-parte-ii-roma-x-milan.html).
Se está em desvantagem no 'placar histórico', ao menos a maior goleada do cotejo tem a marca da Roma, que fez incríveis 5 x 0 no dia 03 de maio de 1998, gols de Candela, Di Biagio (2), Paulo Sérgio e Delvecchio em dia que o Milan, treinado por Capello, alinhou com: Rossi; Daino, Costacurta, André Cruz e Maldini; Desailly (68' Nilsen), Ba (33' Cardone), Donadoni e Ziege (46' Leonardo); Maniero e Weah.
Como de costume envolvendo jogos do Milan, o capitano rossonero Paolo Maldini, com 19 aparições desde 1995 (vitória da Roma por 2 x 1, gols de Conti, Cerezo e Virdis), é o recordista do cotejo.
Totti, com 13 presenças, é o romanista que mais enfrentou o Milan, mas vem atrás de outros rossoneri como Gianni Rivera (16) e Franco Baresi (14).
Já Virdis, que anotou outros 5 tentos além daquele de 1995, é o maior artilheiro do embate, contribuíndo para 4 vitórias rossoneri (1 x 0 em 1985, 2 x 1 em 1986, 2 x 0 em 1988 e 3 x 1 em 1989).

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma - Le Scommesse


Com a proximidade da bola rolar, vamos aos palpites para Roma x Milan, jogo escolhido para inaugurar essa nova fase da 'L'Enigma': 0 x 0 - Brahma; 1 x 0 - Michel Costa; 0 x 1 - Alcindo; 1 x 1 - Cyntia (e também o mephisto365 que, porém, chegou depois de nossa Lady Veronese); 2 x 1 - Lucas; 1 x 2 - Daniel Schneider; 2 x 2 - Leonardo e 3 x 1 - JP (em todos os placares, primeiro a mandante Roma).
Portanto, no possível esordio de Beckham na Serie A, ninguém confia que a Lupa vá repetir o feito do dia 03 de maio de 1998, quando a Roma de Zeman fez 5 x 0 no Milan de Capello (na foto mais acima, Di Biagio cobra pênalti para fazer 2 x 0 aos 20').
Não custa relembrar - a cada semana, o primeiro amigo do Calcio Serie A que palpitar o placar certeiro somará 1 (um) ponto e, alcançada a marca de 10 (dez) pontos, levará como prêmio um exclusivo certificado deste blog e uma flâmula oficial da Internazionale, novinha em folha, no tamanho de 28 x 20 cm (conforme imagem acima).
Boa sorte a todos, embora eu não vá torcer nem um pouco pelo Brahma, pois 0 x 0 ninguém merece ...

Marcadores:

Na Última Vez ...

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Serie A retorna neste final de semana


Depois de 3 semanas de sosta, o campeonato italiano da Serie A retorna neste final de semana, quando será disputada a 18ª rodada, a penúltima do girone d'andata.
E será uma giornata especialíssima, que terá como fecho o imperdível 'Match Clou' Roma x Milan, com transmissão de ESPN, RAI e TV Esporte Interativo a partir das 17h30 de domingo e que, muito provavelmente, marcará a estréia do Spice Boy David Beckham com a maglia rossonera.
Mas não é só! Já no sábado, com início marcado para às 15h00 (sempre horário de Brasília), a bola volta a rolar com Genoa x Torino, um interessante (e histórico) confronto, apesar da ausência de um dos artilheiros do certame, o argentino Diego Milito, lesionado.
Com Gasbarroni e Palladino também indisponibili, o técnico Gasperini deve lançar o uruguaio Olivera e o sérvio Jankovic (à direita - Grazia Neri) formando o tridente rossoblù ao lado de Sculli.
No Torino, Novellino deve postar Rosina como trequartista logo atrás da perigosa dupla Amoruso-Bianchi.
Ainda no sábado, a partir das 17h30 (com transmissão da ESPN, SporTV2, RAI e TV Esporte Interativo), é a vez da líder Internazionale, sem Adriano (não convocado) e Maicon (suspenso), entrar em campo contra o Cagliari, que não poderá contar com sua dupla de zaga titular, já que Bianco e Lopez estão squalificati.
No domingo, sempre às 12h00, acontecem 7 pelejas, inclusive Juventus x Siena (com transmissão de ESPN Brasil e TV Esporte Interativo) e Napoli x Catania (ESPN, SporTV e RAI).
No jogo de Turim, o goleiro Buffon deve aparecer no banco, mas o ex Legrottaglie (à esquerda - Insidefoto) está confirmado para compor a zaga ao lado de Chiellini, com Amauri e Del Piero no ataque.
Já no San Paolo, Lavezzi e Denis devem formar o ataque partenopeo, com Baiocco, Izco, Carboni, Ledesma e Tedesco compondo um forte centrocampo etneo.
Novidades poderão ser vistas no Fiorentina x Lecce, onde o atacante grego Papadopoulos poderá estrear, bem como em Reggina x Lazio, já que o transfer do eslovaco Krajcik também chegou.
Completam a rodada Bologna x Chievo, Palermo x Atalanta e Udinese x Sampdoria.
Um ótimo final de semana a todos!

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Especulações Da Semana


Dia 7 de janeiro! A partir de hoje - e até às 19 horas do próximo dia 02 de fevereiro - o calciomercato está oficialmente aberto!
Apesar de ser uma época de dinheiro escasso, fazendo com que as trocas sejam le operazioni più diffuse, o tema continua sendo fértil para especulações.
A Juventus, por exemplo, estaria interessada em vários brasileiros, do meia Diego do Werder Bremen a revelação Felipe Mattioni, lateral direito do Grêmio.
Mas, com Nilmar ligado à Roma, a grande notícia envolvendo jogador brasileiro seria o possível interesse da Sampdoria em contar com Adriano para formar uma sensacional dupla ofensiva com Cassano.
Embora a notícia tenha um forte odor de fantacalciomercato, a verdade é que foi confirmada pelo dirigente blucerchiato Beppe Marotta, que ao microfone do programa Serie A News da Mediaset Premium declarou: "Io Adriano lo prenderei di corsa, si tratta di un campione vero. L'Inter ne ha tanti, quindi ha una gestione di gruppo molto difficile, la nostra è una realtà diversa. Con il brasiliano, se fosse possibile, ripeterei un'operazione simile a quella di Cassano".
Porém, mais factível é Cassano jogar ao lado do centravanti Pazzini (ao lado - Empics), desejoso de deixar Florença e também na lista de, pelo menos, uma dezena de outros clubes, da poderosa Roma ao nem tanto Bologna, passando por stranieri como o Everton.
Mas, certo mesmo na Sampdoria parece estar o lateral Raggi, atualmente no Palermo e que viria para reforçar um setor que deve perder o zagueiro Bottinelli, contratado no início da temporada mas que deve ficar na sua Argentina natal ao menos até o final de julho próximo em razão de problemas particulares.
Para um lateral que chega, outro deve sair da Piazza Borgo Pila: Stankevicius, com pouco espaço desde a explosão de Padalino na ala direita, deve ser envolvido em uma troca com o zagueiro Pratali, do Torino.
Encerrando com a Samp, são cada vez mais insistentes as vozes que colocam Balotelli em Gênova em troca de Cassano, que iria reforçar a squadra nerazzurra.
Bastante ativa na seara de especulações está a Lazio, que estaria interessada em quase todo jogador de futebol nascido na Argentina, com destaque para o fantasioso retorno de La Brujita Verón - outros nomes de argentinos que vieram acostados à equipe romana nos últimos dias: Battaglia, Bertolo, Crespo, Dubarbier, Escudero, Fernandez e até o veterano central Ayala, ex Milan e Napoli.
Já a Roma parece mesmo atrás de um atacante, com o nome de Podolski (à esquerda - Guerin Sportivo) tendo ganho força, embora a concorrência com o Köln se mostre bastante aguerrida.
Da Espanha, vem a notícia de que os laterais Marcelo (Real Madrid) e Miguel (Valencia) também estariam no caderninho dos dirigentes giallorossi.
Mas, apesar de tantas especulações, os affari até aqui concluidos são poucos, conforme lista abaixo: Paolo Acerbis (goleiro, italiano, do Livorno ao Catania), Mirko Antenucci (meia, italiano, do Catania ao Pisa), David Beckham (meia, inglês, dos Los Angeles Galaxy para o Milan), Massimo Bonanni (meia, italiano, da Sampdoria ao Grosseto), Davide Brivio (defensor, italiano, do Genoa ao Vicenza), Matej Krajcik (defensor, eslovaco, do Slavia Praha à Reggina), Davide Lanzafame (atacante, italiano, do Palermo ao Bari), Matteo Legittimo (defensor, italiano, da Pistoiese ao Lecce), Michele Marconi (atacante, italiano, da Atalanta para o Grosseto), Sakira Mattila (meia, finlandês, do HJK para a Udinese), Massimo Mutarelli (meia, italiano, da Lazio ao Bologna), Dimitros Papadopoulos (atacante, grego, do Panathinaikos ao Lecce), Federico Peluso (defensor, italiano, do Albinoleffe à Atalanta), Ciro Polito (goleiro, italiano, do Catania para o Grosseto), Thiago Silva (defensor, brasileiro, do Fluminense ao Milan, mas tesserabile só para julho) e Niki Zimling (meia, dinamarquês, do Esbjerg à Udinese).

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

L'Enigma


Depois das festas de final de ano, com a volta da Serie A retorna também a 'L'Enigma', que entra em 2009 com novidades!
Agora, além de expertise, os amigos do Calcio Serie A terão que contar também com ... algum dom de adivinhação!
Isso mesmo, em sua nova fase, a 'L'Enigma' apresentará, às quartas-feiras, um jogo da rodada da Serie A do final de semana e, aos sábados, registrará os lances na ordem em que ofertados.
Assim, aquele que, a cada semana, primeiro arriscar o placar certeiro somará 1 (um) ponto e, alcançada a marca de 10 (dez) pontos, levará como prêmio um certificado do Calcio Serie A e uma flâmula oficial da Internazionale, novinha em folha, no tamanho de 28 x 20 cm (conforme imagem ao lado).
E, para começar, o jogo a ser palpitado é Roma x Milan (na foto mais acima, duelo de capitães na partida de 15 de março último - Borgia), grande posticipo da 18ª rodada!
Boa sorte a todos!

Marcadores:

Na Última Vez ...

domingo, janeiro 04, 2009

Quem Vem Lá (Parte II) - Niki Zimling


Acostumado a vasculhar o globo, indo até regiões bastante inusitadas atrás de novos talentos, Pietro Leonardi, Direttore Generale da Udinese, desta vez não precisou ir muito longe, trazendo da fria Dinamarca um reforço de nome, esse sim, exótico: Niki Dige Zimling.
Embora uma pessoa menos atenta possa imaginar tratar-se de uma nova promessa chinesa, Zimling é um legítimo danishman, tendo nascido aos 19 de abril de 1985 em Tärnby, pertinho da capital Copenhagem.
Figurinha carimbada em todas as seleções inferiores da Dinamarca desde a U-16, Zimling fez sua estréia como profissional em 2003 defendendo o tradicional Brøndby.
Em 2006, já pelo Esbjerg, também da SAS Ligaen, Zimling foi eleito o melhor talento dinamarquês sub 21, quando também foi convocado pela primeira vez para o selecionado principal comandado por Morten Olsen.
Centrocampista di buon fisico, canhoto, Zimling (à direita defendendo a Dinamarca - Dbu), na opinião do antigo atacante Andrea Carnevale, "assomiglia un pò a D'Agostino", um dos principais destaques da Udinese na temporada.
Recém agregado ao grupo treinado por Pasquale Marino, Zimling chegou demonstrando conhecimento de causa: "Sono emozionato e felice di essere arrivato qui, un club prestigioso dove hanno giocato i miei connazionali Helveg, Jorgensen e Koldrup".

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - David Beckham


Entre aplausos de alguns e a perplexidade de muitos, David Beckham foi anunciado como reforço rossonero em 30 de outubro último.
Certamente uma contratação midiática, Becks vem, a princípio, para ficar apenas até o final de março, quando retornaria ao Los Angeles Galaxy, clube que defendeu nas últimas duas temporadas da MLS.
Nascido aos 02 de maio de 1975, Beckham é hoje uma personalidade mundialmente conhecida e considerado o jogador de futebol mais bem pago do planeta, mas obteve destaque esportivo como um dos Red Devils de Sir Alex Ferguson na década de 1990, especialmente com a conquista do Treble em 1999.
Tendo defendido também o Real Madrid, clube para o qual se transferiu pela bagatela de € 35 milhões em 2003, Beckham é um meia dotado de bom passe, ótimo lançamento e exímio cobrador de faltas e escanteios.
Um dos recordistas em presenças no English Team (acima contra Andorra em setembro último - Livesey), o Spice Boy David Beckham chega à Itália, porém, com a difícil missão de provar que, mais do que um popstar, é ainda um jogador de futebol diferenciado.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker