Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 18, 2010

Última rodada do ano ocorre no final de semana


Com a proximidade das festividades de final de ano, o próximo fim de semana reserva a última rodada da Serie A neste ano de 2010.
Mas, nada de desânimo, pois a 17ª giornata vem para fechar o ano com chave de ouro!
Vale ainda lembrar que, como em janeiro é aberta a janela do mercato na Europa, alguns jogadores podem estar se despedindo, enquanto outros podem trocar de camisa.
Assim, logo após o anticipo Cesena x Cagliari, que ocorrerá às 15h00 de sábado, horário de Brasília, com transmissão da RAI, será a vez do 'Match Clou' Milan x Roma, que terá seu início às 17h45 e transmissão, ao vivo, da ESPN, ESPN HD, RAI e RedeTV!.
Nesse cotejo, inclusive, devem aparecer 2 brasileiros que têm atraído muitas atenções quando o tema é calciomercato: Ronaldinho e Adriano, ambos possíveis partenti e que deverão começar no banco.
Mas, falando em jogadores que devem deixar a Itália, o goleiro Cavalieri, sem qualquer espaço no time romagnolo, sequer foi relacionado para a partida, que tem o rápido e habilidoso Giaccherini (acima - Getty Images) confirmado.
Passando ao domingo, vai valer a pena acordar cedo para assistir a Lazio x Udinese a partir das 09h30 (sempre horário de Brasília) e que terá cobertura da ESPN Brasil, ESPN HD, SporTV2 e RAI.
Um pouco mais tarde, no tradicional horário das 12h00, será a vez de escolher entre Chievo x Juventus (ESPN, ESPN HD e RAI) e Napoli x Lecce (ESPN Brasil).
Uma atração especial no jogo do San Paolo é a possibilidade de que todos os zagueiros que começarão jogando tenham nascido no Brasil: Cribari e Santacroce pelo Napoli e Fabiano e Gustavo pelo Lecce!
Para terminar, o ótimo Derby della Lanterna vai fechar a rodada às 17h45 de domingo, com cobertura de ESPN Brasil, SporTV2 e RAI.
Sem Cassano (futuro milanista?), os torcedores blucerchiati ainda podem assistir a última partida de Pazzini (acima - Getty Images) pela Samp, vez que o avante vem sendo cogitado pela Juventus.
A rodada ainda terá Bari (que deverá ter o retorno dos avantes Barreto e Kutuzov) x Palermo; Catania x Brescia e Parma x Bologna, lembrando que Fiorentina x Inter foi adiada em razão da participação interista no F.I.F.A. Club World Cup UAE 2010, cuja final será também neste sábado às 15h00, com cobertura da ESPN, ESPN HD, SporTV, SporTVHD, BandSports e TV Esporte Interativo!

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Memorabilia - Anastasi

Apelidado de Il Pelé Bianco - embora não fosse um primor tecnicamente, o atacante Pietro Anastasi deixou de enfrentar o verdadeiro Rei na Copa do Mundo de 1970 por uma história ... que seria inverossímel se não fosse o próprio Anastasi a relatar o acontecido na Guerin Sportivo nº 820: "Si era all'immediata paterza per i Mondiali del Messico, io era il classico ragazzo con addosso tanta voglia di ridere e divertirsi. Mentre stavo prendendo in giro uno dei massaggiatori della squadra, lui nel tentativo di allontanarmi, mi colpì accidentalmente al basso ventre. Sul momento la cosa sembrò senza inportanza, invece durante la notte si formò un pericoloso ematoma per l'asportazione del quale venni operato l'indomani mattina" (em uma tradução livre, o ocorrido pode ser resumido ao fato de que, pouco antes de seguir para o Mundial do México, Anastasi, ao participar de uma brincadeira com um massagista da Azzurra, acabou sofrendo um golpe involuntário ai genitali que exigiu imediata intervenção cirúrgica).
Assim, substituído por Boninsegna no grupo italiano que perdeu a final no Azteca, aquele menino pobre nascido em Catania aos 7 de abril de 1948 deixou de ir à Copa do Mundo de 1970 e, quem sabe se, com ele em campo, o destino não teria sido diferente?
Afinal, aos 22 anos, Anastasi era um dos principais artífices da Juventus que dominaria a primeira metade da década de 1970 na Itália, tendo marcado 29 gols nos 2 campeonatos que antecederam ao mundial mexicano.
De qualquer forma, Pietruzzo foi descoberto para o futebol alguns anos antes, tendo chamado a atenção de Alfredo Casati jogando na discreta Massiminiana em 1966.
Aliás, também aqui a carreira de Anastasi tem algo de pitoresco: Casati, então secretário geral da Varese, clube localizado no extremo norte da Itália, acabou cedendo seu lugar em um vôo para Milão para uma senhora que suplicava devido a urgência de viajar e postergou sua estada na Sicília por mais algumas horas, indo assistir a uma partida tra squadre ragazzi no Cibali da qual participava um imberbe Anastasi.
E assim iniciou a carreira profissional do Pelé Bianco, por muito tempo representativo do sonho de tantos jovens do sul da Itália que desejavam obter afirmação e riscatto sociale jogando nos clubes do norte.
Já em sua primeira temporada na Serie A, Anastasi (na foto mais ao alto, o time biancorosso no campeonato 1967/1968, sendo que Anastasi é o que, sentado, segura a bola - Storie di Calcio) ficou conhecido por toda a Itália ao fazer uma tripletta na supreendente vitória da Varese por 5 x 0 sobre a Juventus em 04 de fevereiro de 1968.
Ao final do campeonato, destaque com 11 gols (o artilheiro do campeonato foi o rossonero Prati com 15) da ótima Varese, 8ª colocada, Anastasi foi acirradamente disputado por Inter e Juventus, que acabou pagando um preço recorde pelo jovem atacante: 660 milioni mais o fornecimento de motores para o frigorífico do presidente biancorosso Borghi!
Petru ainda desembarcou em Turim como um astro da Azzurra, com a qual estreou no dia 08 de junho de 1968 na final da Euro daquele ano contra a Iugoslávia, terminada 1 x 1, tendo marcado um dos gols (com uma belíssima mezza rovesciata, como pode ser conferido no vídeo ao final do post) do spareggio disputado 2 dias depois contra a mesma Jugoslavia e que valeu o título continental para a Itália (na foto acima, à esquerda, o time italiano daquele 10 de junho em Roma, sendo Anastasi o primeiro sentado, da esquerda para a direita - Sky Sports).
Porém, o impacto com a nova realidade não foi dos mais fáceis, tanto que no dia de sua apresentação na Juventus Anastasi foi barrado logo na entrada, já que não estava trajado com gravata e ostentava cabelos compridos ...
Mas, devidamente ambientado, com a Vecchia Signora (à direita - Fotosports), Anastasi transcorreu 8 temporadas, conquistou 3 títulos italianos e foi o artilheiro da equipe, na Serie A, em nada menos do que 5 torneios, totalizando 78 gols em 205 partidas.
No campo internacional, Anastasi esteve em campo com a Juve na fatídica derrota para o fantástico Ajax de Cruijff em 30 de maio de 1973, que adiou o sonho da primeira Coppa dei Campioni para a Juventus, assim como também foi finalista da então Coppa delle Fiere da temporada 1970/1971, quando o título foi para o Leeds United após 2 empates contra a Madama.
Dotado de grande velocidade, ótima acelação e excelente impulsão, Anastasi, apesar dos muitos gols marcados durante sua carreira, não era um típico homem de área, preferindo cair pela esquerda, de onde tinha enorme facilidade para cruzar a favore del compagno di reparto.
Tendo participado da decepcionante campanha da Azzurra na Copa do Mundo de 1974, Anastasi encerrou sua passagem pelo selecionado principal da Itália em outubro de 1975, totalizando 25 presenças e 8 gols.
Já no dia 9 de julho de 1976, i tifosi bianconeri ainda lembram das sensacionais notícias estampadas nos jornais da data: após um desentendimento com o treinador Carlo Parola, Pietruzzo fora cedido pela Juventus à Internazionale, enquanto o avante Boninsegna - aquele mesmo que o substituíra no mundial mexicano - fazia o percurso inverso.
Apesar de ter chegado à Beneamata com apenas 28 anos, Anastasi (acima, à esquerda, envergando a maglia nerazzurra - Inter) não conseguiu ser incisivo como anteriormente, evidenciando um precoce envelhecimento, totalizando apenas 7 gols em 46 jogos distribuídos por duas temporadas da Serie A, merecendo destaque apenas a conquista da Copa Itália da stagione 1977/1978, quando fez 4 gols em 9 partidas.
Portanto, não foi sem surpresa que Anastasi, aos 30 anos, pintasse no modesto Ascoli, onde, entretanto, talvez por causa das mesmas cores de sua amada Juventus, voltou a ter momentos de fulgore e di gloria.
Um desses últimos lampejos ocorreu no dia 30 de dezembro de 1979, quando Anastasi retornou ao Comunale e, aos 8', con una elevazione feline, testou com força e depositou a bola alle spalle de Zoff, anotando seu 100º gol na Serie A e ajudando na até hoje única vitória do Ascoli em Turim.
Após inscrever seu nome na galeria dos grandi cannonieri di sempre, Anastasi encerrou sua carreira no suíço Lugano, com o qual disputou o campeonato 1981/1982.
Posteriormente, o Pelé Bianco fez os cursos di allenatore di terza e di seconda categoria de Coverciano e continua morando em Varese, onde treinou as categorias de base de sua antiga equipe e hoje participa das transmissões esportivas do canal Telelombardia.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

domingo, dezembro 12, 2010

Você Sabia ...


* Que, na atual temporada desfilam pelos gramados da Serie A 8 jogadores que já ultrapassaram a marca dos 100 gols marcados na máxima divisão do futebol italiano?
* Que Francesco Totti - que é o 6º maior artilheiro da Serie A de todos os tempos - lidera essa graduatória com 194 tentos marcados, com uma média de 0,43 gol por jogo?
* Que o argentino Hernán Crespo (ao lado - Getty Images), que aparece atrás de Alessandro Del Piero (180 gols em 436 partidas - média de 0,41) e Filippo Inzaghi (155 tentos em 362 jogos - média de 0,43) no número de gols, tem a melhor média dos centenários (0,47), com 151 gols em 322 partidas?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker