Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 30, 2006

L'Enigma


Atenção! O enigma proposto nesta semana é bem mais fácil que o anterior.
Portanto, merece apenas uma dica: o jogador ao lado (Guerin Sportivo) foi campeão mundial!
Na quarta serão divulgados os acertadores.

Na Última Vez ...

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Campione Azzurro - Roberto Donadoni

Os mais novos, principalmente aqueles da década de 90, talvez não saibam, mas o atual treinador da Azzurra, Roberto Donadoni, foi um excelente jogador de futebol antes de enveredar pela carreira de allenatore.
Nascido na província de Bergamo, no norte da Itália, mais precisamente em Cisano Bergamasco, em 09 de setembro de 1963, Donadoni foi, como os italianos gostam de dizer, um habilidoso centrocampista di fascia destra dalla forte vocazione offensiva, excelente no duelo homem-a-homem, graças a um drible fácil e uma velocidade impressionante, além de ser um grande cobrador de infrações.
Formado nas divisões de base da Atalanta, acompanhou as sucessivas promoções da equipe da Serie C1 (3ª divisão) à Serie A, onde fez sua estréia na temporada 1984/1985.
Já integrante das seleções inferiores da Itália (foto acima - Goiorani), foi a 1ª contratação tratada pessoalmente por Silvio Berlusconi para o seu Milan, onde ficou de 1986 a 1996, tendo conquistado 5 Scudetti e 3 Copas dos Campeões, dentre outros títulos.
Após uma breve passagem pelo Metrostars de Nova Iorque, voltou ao Milan para mais 2 temporadas e encerrou sua carreira, em 2000, no Al Ittihad da Arábia Saudita, onde conquistou seu último título de campeão nacional.
Na seleção principal, Donadoni estreou em amistoso disputado contra a Grécia em Bologna, em 08 de outubro de 1986, no 1º jogo sob o comando do treinador Azeglio Vicini, logo após a Copa do Mundo disputada no México.
Neste jogo, vencido pelos italianos po 2 x 0 (ambos os gols anotados pelo lateral Bergomi), também fez sua estréia o goleiro Walter Zenga.
Como Bruno Conti havia encerrado sua carreira internacional com a eliminação da Itália frente a França na Copa de 86, Donadoni (assim como Zenga) passou a ser titular da Azzurra (na foto acima contra a Argélia em 11 de novembro de 1989), tendo disputado a Copa do Mundo de 90, realizada na própria Itália.
Apesar de jogar quase como um ponta, Donadoni não fez muitos gols pela Itália (um total de 5), tendo os 2 primeiros acontecido apenas em 1º de maio de 1991, contra a Hungria.
Donadoni prosseguiu em sua carreira internacional até junho de 1996, quando fez sua última partida contra a Alemanha (a 63ª da carreira), pela Eurocopa disputada na Inglaterra.
Antes, disputou a Copa do Mundo de 1994 (foto acima - Herringshaw), quando foi vice-campeão ao perder, nos pênaltis, para o Brasil.

Na Última Vez ...

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Memorabilia - Geovani

Em 1988, um Bologna recém-promovido da Serie B, mas audacioso, resolveu apostar em 2 chilenos (os atacantes Rubio e um imberbe Zamorano) e 1 finlandês (Aaltonen), preenchendo, desta forma, as vagas de estrangeiros com escolhas um tanto exóticas para a Serie A da época (pelo bem da verdade, Zamorano acabou emprestado ao St. Gallen da Suíça e para seu lugar foi contratado o zagueiro internacional belga Demol).
Foi um fracasso, tendo a equipe terminado na 14ª colocação (a última antes da zona do rebaixamento), com os atacantes Rubio e Aaltonen não tendo feito 1 único gol sequer (o finlandês ainda só participou de míseros 3 jogos).
Assim, para a temporada seguinte foi feita uma verdadeira revolução no elenco, com a dispensa dos 3 estrangeiros e contratados tantos outros - o zagueiro búlgaro Iliev, o atacante alemão Waas e o meia Geovani.
Dessas, a contratação de maior impacto foi a de Geovani (foto ao lado - Bellini), então titular da seleção brasileira comandada por Sebastião Lazaroni e eleito o melhor jogador brasileiro de 1988 (e o 3º melhor do continente).
Tamanha foi a repercussão que a cidade de Bologna viveu, como destacou a revista Guerin Sportivo, uma Geomania...
Porém, o meia nascido em 06 de abril de 1964 e crescido na Desportiva Ferroviária antes de chegar ao Vasco (aos 16 anos) não conseguiu demonstrar seu vistoso futebol na Itália, talvez por ser um centrocampista atipico, alto 1 metro e 69 per 68 chili, talvez por sua tendência em engordar, fato que acompanhou o atleta por toda a sua carreira. O certo é que Geovani foi considerado muito lento para o calcio e acabou tendo poucas chances de mostrar seu trabalho.
Tanto que Geovani (foto ao lado - Borsari) somente estreou na 3ª rodada da temporada 1989/1990, entrando no curso da partida disputada em Udine contra a Udinese, e somente obteve um posto de titular na 8ª rodada.
Ao final, foram 27 partidas, onde foi substituído em 11 e começou no banco em outras 9, tendo marcado apenas 2 gols, sendo 1 de pênalti.
A 8ª colocação obtida pela Bologna foi muito melhor que a da temporada anterior (assegurou ao time a participação na Copa U.E.F.A.), mas não garantiu a permanência do craque na Itália, que seguiu carreira na Alemanha, antes de retornar ao Brasil.
Assim, Geovani deixou nos torcedores do Bologna a impressão de ser "una specie de Mozart del calcio moderno" que não soube reger na velocidade esperada.

Na Última Vez ...

quarta-feira, dezembro 27, 2006

L'Enigma - La Soluzione


Mais uma vez quem acertou o enigma proposto (foto ao lado - Photosprint) foi meu grande incentivador Daniel Schneider!
Porém, nesta semana não haverá parabéns - até o Papai Noel teve que contribuir com dicas...
E ainda tive que ler que "esse tal de Corini é muito inexpressivo"... tudo bem, o regista nascido em Brescia em 30 de julho de 1970 nunca explodiu como esperado, mas tem feito uma carreira muito mais que digna, estando na sua 12ª temporada na Serie A, já tendo defendido Juventus, Sampdoria, Napoli, Brescia, Piacenza, Verona, Chievo e agora o Palermo (foto acima - Palermo), onde está desde 2003 e é o capitão.
Bem, até o próximo sábado com um novo desafio!

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


A proximidade do mês de janeiro faz com que o mercado de especulações sobre transferências de futebolistas entre em ebulição.
Nesta época, os jornais e sites especializados ficam ainda mais repletos de notícias acerca de tratativas, muitas vezes apenas fruto de devaneios de jornalistas ou de desejos de empresários.
Certo é que todas as equipes da Serie A estão aproveitando um merecido descanso e voltam a trabalhar somente entre os dias 31 (Cagliari e Empoli) e 3 (a Roma será a última a retornar das comemorações de final de ano).
Mas também é verdade que os homens responsáveis pelo mercado não estão de férias e já dão como concluídas a ida de Francesco Tavano para a Roma e do veterano Luigi Di Biagio para o Ascoli.
De resto, por enquanto, só especulações!
Assim, efetivada a contratação de Tavano, a Roma cederia Montella para o Fulham, da Inglaterra, com o Milan permitindo.
Isso porque o Milan estaria em busca de um atacante - que poderia ser Montella, Bojinov ou... Cassano, como sempre insatisfeito no Real Madrid e considerado em partenza, apesar de seu procurador insistir em desmentir tal constatação - para resolver parte de seus problemas.
E o Milan seria a equipe mais ativa no jogo do calciomercato, estando de olho em Oddo (que surpreendentemente não atuou na última partida da Lazio), no tcheco Ujfalusi da Fiorentina e no argentino Heinze do Manchester United, por quem já teria oferecido algo entre 6 e 12 milhões de euros.
Aliás, Milan e Manchester United estariam interessados no norueguês Ciljan Skjelbred, centrocampista de 19 anos do Rosenborg.
Já a Fiorentina, aparentemente, só irá contratar se antes vender um de seus atletas. Assim, viria o holandês Heitinga para suprir uma eventual saída de Ujfalusi (Sevilla?).
O diretor esportivo do Palermo, Rino Foschi, afirmou que o clube está atrás de um esterno, mas com a contusão sofrida pelo atacante Amauri (de 3 a 4 meses no box), é possível que também acabe contratando um atacante, já sendo especulados os nomes de Bogdani (Siena), Cacia (Piacenza), Miccoli (Benfica), Pazzini (Fiorentina) e Stellone (Torino).
A Reggina, por sua vez, iria se reforçar com os retornos de Vigiani (Livorno) e Cozza (Siena), ou ainda com o talentoso Brienza (foto ao lado - Palermo).
O agente do meia dinamarquês Niki Zimling teria recebido uma proposta oficial da Udinese.
Clamoroso seria o interesse do Messina no atacante Obina - do Flamengo!
Os toscanos do Livorno gostariam de reforçar o meio de campo com o ex-milanista Dhorasso, com Stefano Fiore (Torino) e Massimo Gobbi (Fiorentina), restanto como alternativa Emanuele Filippini (Bologna).
Por sua vez, deixariam Livorno o brasileiro César Prates e os defensores Pavan e Giallombardo.
O Torino estaria desejoso de repatriar um atacante italiano - poderia ser Maccarone (atualmente no Middlesbrough da Inglaterra) ou Di Vaio (do Monaco).
Último colocado na tabela, o Ascoli estaria planejando uma revolução em seu elenco - além da chegada de Di Biagio, poderiam aparecer outros veteranos como Muzzi e Pancaro, além dos vários Abeijon, Baronio, D'Agostino, Bucchi e Abbruscato.
Preparando seu retorno à Serie A, a Juventus gostaria de contar com o argentino (ex-Corinthians) Javier Mascherano.
Por fim, como não poderia deixar de figurar em qualquer seção sobre transferências, a Inter desejaria o meia argentino Almiron do Empoli, por quem emprestaria o brasileiro Lucas (que contrataria junto ao Grêmio) até o final do ano.
Já o português Figo (foto acima - Inter) não voltaria para Portugal, mas iria para a Arábia, mais precisamente para o Al Ittihad.
Mas a melhor notícia em Via Durini seria que Adriano decidiu passar as festas de final de ano na Itália, abrindo mão de uns passeios de moto pela cidade do Rio de Janeiro...
Para terminar, o Corriere dello Sport noticiou que Massimo Moratti estaria preparando as contratações de, atenção: Buffon, Messi, Henry e Beckham... sonho ou fantasia?

Na Última Vez ...

terça-feira, dezembro 26, 2006

Momento Panini - Adriano


Com o gol marcado no sábado passado, além de ter iniciado a virada de seu time, a Internazionale, sobre a Atalanta, Adriano encerrou um incômodo jejum que já durava quase 9 meses, vez que seu último gol com a maglia neroazzurra datava de 29 de março!
Foi certamente um gol importante para a equipe e, principalmente, para o jogador, que poderá passar as festas de final de ano carregando um fardo menos pesado. Porém, será fundamental que Adriano não exagere nas festividades, pois, logo no início de 2007, deverá demonstrar que L'Imperatore está de volta.
Atacante ágil, apesar de seu físico impressionante (87 kg distribuídos em 1,89 m de altura), dotado de boa técnica (ao menos no pé esquerdo), capaz de proferir chutes potentíssimos e certeiros, Adriano tem mostrado, nos últimos meses, que seu temperamento pode ser um fator prejudicial à sua carreira.
Nascido de família muito pobre em 17 de fevereiro de 1982 na cidade do Rio de Janeiro, Adriano Leite Ribeiro logo se destacou jogando futebol, tendo sido campeão do mundo com a seleção brasileira sub 17 em 1999.
Promovido meteoricamente ao time principal do Flamengo em 2000, Adriano alternou grandes atuações (como na sua 2ª partida como profissional, disputada contra o São Paulo pelo Torneio Rio-São Paulo, quando fez seu 1º gol e deu passe para outros 3 em poucos minutos) com fiascos que renderam muitas vaias ao jovem atacante.
Assim, quando apareceu a proposta para repatriar o meia Vampeta (cujos direitos federativos eram divididos entre a Internazionale e o Paris Saint-Germain), a diretoria do Fla não pensou duas vezes em incluir na transação o atacante Reinaldo (para o time francês) e o próprio Adriano, cuja destinação foi a equipe de Milão.
Então, aos 19 anos, Adriano iniciou sua carreira na Europa de modo brilhante - em amistoso disputado no Santiago Bernabeu contra o poderoso Real Madrid, o à época apenas prometente atacante carioca entrou em campo aos 82' e, no finalzinho da partida, fez o gol da vitória do time italiano (2 x 1) cobrando uma falta com a violência e a precisão que seriam suas marcas registradas.
Porém, na temporada 2001/2002 a Internazionale contava com os atacantes Ronaldo e Vieri em seu elenco, além das válidas alternativas Recoba, Ventola e Kallon, razão pela qual Adriano foi emprestado à Fiorentina durante o mercado de inverno, após ter feito 8 jogos e 1 gol pela Inter na Serie A.
No restante da temporada, em uma Fiorentina que não ia nada bem, seja dentro das 4 linhas (terminou rebaixada) ou fora delas (teve sua falência decretada ao final da mesma), Adriano (figurinha acima) ainda fez 6 gols em 15 partidas.
Na temporada seguinte Adriano defendeu o Parma, clube que adquiriu da Inter 50% de seus direitos federativos por US$ 8 milhões.
No clube então comandado pela Parmalat, Adriano fez uma dupla mortífera com o romeno Adrian Mutu (deixando Gilardino no banco), tendo feito 15 gols na stagione 2002/2003 e 8 nas primeiras 9 partidas da subseqüente, quando foi chamado de volta à Inter (onde fez mais 9 gols até o final da Serie A), que pagou US$ 19 milhões pela metade dos direitos federativos anteriormente cedidos ao Parma.
Em 2004/2005, municiado por Veron (com quem posteriormente teve desentendimentos) e Stankovic e fazendo dupla com Vieri, foram 16 gols na Serie A e 10 pela Champions League (em apenas 9 partidas), enquanto outros 13 gols foram marcados no último campeonato italiano (figurinha ao lado).
Porém, os 13 gols da última temporada já foram um prenúncio da decepção que tem sido a presente, vez que o atacante começou muito bem (anotou 3 tentos já na 1ª rodada) e terminou muito longe do artilheiro Toni, da Fiorentina, que fez 31 (o trequartista Kaká, por exemplo, fez 14).
Assim, caso queira de volta a alcunha de L'Imperatore é bom que Adriano não se deixe levar pelas tentações de final de ano...

Na Última Vez ...

segunda-feira, dezembro 25, 2006

'B' Em Pílulas


* O ano de 2006 termina com o surpreendente Rimini como líder da Serie B, com 33 pontos, após a vitória de 2 x 1 obtida sobre o Spezia na última rodada;
* O 1º gol do Rimini foi anotado pelo brasileiro Jeda (que está na Itália desde 2000), cobrando pênalti;
* Foi o 8º gol de Jeda na temporada, que já é o 3º colocado na tabela de artilheiros;
* O capocannoniere do torneio cadetto é o italiano Bellucci, do Bologna, que empatou em 1 x 1 com o Brescia, terminando o ano na 6ª colocação, com apenas 1 ponto a menos que o líder;
* O Piacenza tem os mesmos 33 pontos do Rimini e na última rodada derrotou o Cesena por 4 x 0, gols de Riccio (na foto ao lado a comemoração de seu gol - Piacenza), do jovem Cacia (2) e do zagueiro argentino Campagnaro;
* O 3º colocado é a Juventus que, após estar ganhando de 2 x 0 do Arezzo em Turim (gols de Trezeguet e Palladino), permitiu o empate da equipe do brasileiro Bondi;
* Napoli e Genoa têm os mesmos 32 pontos de Juventus e Bologna e ambos empataram na última rodada em 0 x 0 - o Napoli em Modena e o Genoa contra o Bari;
* A derrota de 2 x 1 para o Vicenza no Via Del Mare custou o cargo do técnico Zdenek Zeman no Lecce;
* O primeiro adversário da Juve em 2007, o Mantova, derrotou um sofrível Verona por 3 x 0 no Marc'Antonio Bentegodi;
* A humilhação também derrubou o técnico Ficcadenti, que será substituído por Giampiero Ventura.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


A 18ª foi uma rodada repleta de gols e com vários destaques brasileiros. Integralmente disputada no sábado, em razão das comemorações de Natal, foram marcados 34 gols nas 10 partidas realizadas, sendo 6 por brasiliani.
A líder Inter venceu e chegou ao 11º sucesso consecutivo, igualando o recorde estabelecido pela Roma na temporada passada.
Porém, quem abriu o marcador em Milão foi a Atalanta, com Cristiano Doni que, com o gol, passou a ser, de forma isolada, o maior artilheiro da equipe de Bergamo em campeonatos profissionais. Mas a tarde era de tabus e Adriano (na foto ao lado com Donati - Inter), que entrou aos 9' em lugar do uruguaio Recoba, desencantou depois de mais de 8 meses sem anotar um único tento pela Internazionale, empatando a partida aos 20' do 2º tempo.
A virada da Inter veio 9' depois (aos 76'), em mais um belo cruzamento do português Figo (que também entrou no decorrer da partida), interceptado erroneamente pelo zagueiro Loria, que fez contra...
Apesar da grinta dos jogadores da Atalanta (na foto acima Bellini e Loria cercam Stankovic - Inter) nos minutos finais, a equipe de Milão não deixou a vitória escapar e o jogo terminou 2 x 1.
Na outra ponta da tabela, o lanterna Ascoli obteve sua 1ª vitória no certame, metendo 3 x 0 no Chievo, gols de Paolucci e doppietta de Bjelanovic, tudo no 1º tempo. O goleiro Pagliuca, que está defendendo a meta do time de Ascoli Piceno, completou sua 586ª partida pela Serie A e continua na busca do recorde de Paolo Maldini, atualmente com 594 jogos.
Se o Catania fez 4 gols na Sampdoria (http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/o-jogo-da-tv-catania-x-sampdoria.html) e Spinesi chegou aos 11 gols na tabela dos artilheiros, o romeno Mutu também fez o seu na goleada de 4 x 0 da Fiorentina sobre o Messina, chegando a 10 tentos na temporada. Os demais gols da equipe de Florença foram anotados pelos italianos Toni (foto abaixo - Fiorentina), Potenza e Liverani.
Com a vitória, a Fiorentina chegou à 14ª colocação (seria 4ª sem a penalização sofrida).
Livorno e Torino ficaram no 1 x 1 no Armando Picchi, tentos do zagueiro Cioffi para o Toro e do ex-Lucarelli para o time amaranto em partida que o tetracampeão Barone foi expulso no finalzinho.
No Ennio Tardini a Lazio superou o Parma, de virada, por 3 x 1. Foi um inusitado sucesso para a banda de Delio Rossi, vez que aos 17' o zagueiro laziale Siviglia (ex-Parma) foi expulso e aos 19' o croata Budan fez 1 x 0 para o Parma. Porém, apesar de atuar fora de casa, a Lazio reagiu e ainda no 1º tempo sacramentou o placar de 3 x 1 - gols do zagueiro Stendardo e da dupla de ataque Pandev e Rocchi (na foto ao lado com Paci - Grazia Neri).
A Reggina derrotou um irreconhecível Empoli por 4 x 1, tendo feito 4 x 0 ainda na 1ª metada da partida, graças aos gols do hondurenho Leon e dos atacatantes Amoruso (2) e Bianchi. No 2º tempo Saudati descontou para o time comandado por Luigi Cagni.
A Roma, vice-líder, prossegue na sua (ingrata) perseguição a Inter, tendo vencido o Cagliari, no Olimpico, por 2 x 0, gols brasileiros de Taddei (una mirabolante acrobazia su cross di Panucci) e Mancini.
Na belíssima Siena, o time da casa empatou em 1 x 1 com o Palermo, 3º colocado, em jogo que teve como fato negativo as contusões sofridas pelo atacante Amauri e pelo goleiro Fontana, que poderão ser problemas para o time da Sicília no início de 2007.
Fábio Simplício anotou o gol do Palermo (foto acima - Palermo) e afirmou ao final do encontro: "Sono soddisfatto di aver fatto di nuovo gol, peccato che non sia servito per vincere, visto che è arrivato subito il gol del pareggio".
O gol de empate foi marcado pelo bom lateral Molinaro, pretendido por grandes equipes da Bota.
Por fim, o Milan confirmou ter superado a má fase e alcançou a 2ª vitória consecutiva ao vencer a Udinese, em Udine, por sonoros 3 x 0, tentos da Kaká (cobrando pênalti), Gilardino e ... Ricardo Oliveira (na foto acima contra o colombiano Zapata - Milan)!
Com o resultado, o Milan já não perde há 7 rodadas (a última derrota foi para a Roma, em 11 de novembro) e, apesar de terminar o ano no modesto 12º lugar, está apenas a 6 pontos da 4ª colocação, que vale uma vaga para a Champions League.
Também é importante a constatação da recuperação de seus atacantes (Gilardino marcou seu 6º gol, já sendo o mais prolífico dos rossoneri), inclusive de Ricardo Oliveira, que poderá passar a virada do ano mais aliviado.
Eis a classificação final de 2006: 1º Internazionale (48 pts); 2º Roma (41); 3º Palermo (35); 4º Catania (26); 5º Lazio (25); 6º Sampdoria (23); 7º Udinese (23); 8º Empoli (22); 9º Livorno (22); 10º Torino (22); 11º Atalanta (21); 12º Milan (20); 13º Siena (20); 14º Fiorentina (18); 15º Cagliari (16); 16º Messina (15); 17º Chievo (14); 18º Reggina (12); 19º Parma (12) e 20º Ascoli (9).

Na Última Vez ...

domingo, dezembro 24, 2006

Feliz Natal!


A todos os nossos leitores e amigos um excelente Natal, com muita saúde e repleto de alegria!

Você Sabia ...


* Que 4 brasileiros já foram artilheiros da Serie A: Dino da Costa (Roma) em 1956/1957 com 22 gols; Altafini (Milan) em 1961/1962 com os mesmos 22 gols; Vinicio (Vicenza) em 1965/1966 com 25 tentos e Amoroso (Udinese - foto ao lado - Guerin Sportivo) em 1998/1999 também com 22 reti?
* Que o italiano Silvio Piola, que jogou da temporada 1929/1930 até a de 1953/1954, é o recordista de gols na Serie A, tendo feito 290 gols com as camisas da Pro Vercelli, Lazio, Juventus e Novara?
* Que José Altafini é o brasileiro que mais marcou gols - 216?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker