Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Campione Azzurro - Roberto Donadoni

Os mais novos, principalmente aqueles da década de 90, talvez não saibam, mas o atual treinador da Azzurra, Roberto Donadoni, foi um excelente jogador de futebol antes de enveredar pela carreira de allenatore.
Nascido na província de Bergamo, no norte da Itália, mais precisamente em Cisano Bergamasco, em 09 de setembro de 1963, Donadoni foi, como os italianos gostam de dizer, um habilidoso centrocampista di fascia destra dalla forte vocazione offensiva, excelente no duelo homem-a-homem, graças a um drible fácil e uma velocidade impressionante, além de ser um grande cobrador de infrações.
Formado nas divisões de base da Atalanta, acompanhou as sucessivas promoções da equipe da Serie C1 (3ª divisão) à Serie A, onde fez sua estréia na temporada 1984/1985.
Já integrante das seleções inferiores da Itália (foto acima - Goiorani), foi a 1ª contratação tratada pessoalmente por Silvio Berlusconi para o seu Milan, onde ficou de 1986 a 1996, tendo conquistado 5 Scudetti e 3 Copas dos Campeões, dentre outros títulos.
Após uma breve passagem pelo Metrostars de Nova Iorque, voltou ao Milan para mais 2 temporadas e encerrou sua carreira, em 2000, no Al Ittihad da Arábia Saudita, onde conquistou seu último título de campeão nacional.
Na seleção principal, Donadoni estreou em amistoso disputado contra a Grécia em Bologna, em 08 de outubro de 1986, no 1º jogo sob o comando do treinador Azeglio Vicini, logo após a Copa do Mundo disputada no México.
Neste jogo, vencido pelos italianos po 2 x 0 (ambos os gols anotados pelo lateral Bergomi), também fez sua estréia o goleiro Walter Zenga.
Como Bruno Conti havia encerrado sua carreira internacional com a eliminação da Itália frente a França na Copa de 86, Donadoni (assim como Zenga) passou a ser titular da Azzurra (na foto acima contra a Argélia em 11 de novembro de 1989), tendo disputado a Copa do Mundo de 90, realizada na própria Itália.
Apesar de jogar quase como um ponta, Donadoni não fez muitos gols pela Itália (um total de 5), tendo os 2 primeiros acontecido apenas em 1º de maio de 1991, contra a Hungria.
Donadoni prosseguiu em sua carreira internacional até junho de 1996, quando fez sua última partida contra a Alemanha (a 63ª da carreira), pela Eurocopa disputada na Inglaterra.
Antes, disputou a Copa do Mundo de 1994 (foto acima - Herringshaw), quando foi vice-campeão ao perder, nos pênaltis, para o Brasil.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker