Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 28, 2007

O Jogo Da TV (Parte I) - Torino x Milan



Para o gasto! Foi assim que o Milan jogou contra o Torino na partida que abriu a 34ª rodada da Serie A 2006/2007 disputada no Olimpico de Turim e transmitida pela ESPN.
Com Kaká no banco (poupado em razão do compromisso contra o Manchester United pela Champions League na próxima quarta), mas com Seedorf piazzato alle spalle di Gilardino e Ronaldo (na foto ao lado contra Franceschini - Ap) em campo, o Milan até que deu a entender que iria partir para cima no início, mas tão logo percebeu a fragilidade do adversário, passou apenas a administrar o embate, confiante que sua maior categoria seria suficiente para alcançar a vitória.
E assim foi... com um Seedorf inspiradíssimo ("in stato di grazia", segundo a Gazzetta dello Sport) e um Pirlo atento na cobertura, a equipe de Milão alugou o centrocampo e ditou o ritmo do jogo, vez que o Torino, disposto no 4-4-1-1 com Lazetic e Coco abertos nas alas, Rosina na ligação e Stellone isolado na frente, não conseguiu assustar o portiere Dida.
Com Ronaldo parecendo disperso e Gilardino inconsistente lá na frente, coube ao orange Seedorf (na foto da esquerda com Ardito - Milan) arriscar de fora da área aos 26', contando com a conivência de Abbiati para fazer o gol que decidiu a gara em favor dos rossoneri.
Quem também jogou muito bem foi o highlander Cafu que, aliás, vem repetindo ótimas atuações nas últimas rodadas.
No 2º tempo, o treinador De Biasi ainda tentou dar maior ímpeto ao seu time, tirando o ala Coco para inserir o veterano atacante Muzzi, que correu muito mas pouco chutou a gol, até porque o habilidoso Rosina jogou apenas para si, pegando a bola e só se separando dela quando desarmado.
Aliás, o jovem fantasista de Belvedere Marittimo, criado no Parma e dotado de uma habilidade fora de série, precisa ser chamado à realidade para aprender que o futebol é um esporte coletivo, sob pena de ser mais uma dessas promessas fulgurantes que vêm e vão logo embora.
Outro que precisa de um tempo para refletir é Alberto Gilardino (na foto da direita uma chance sua - Ansa), aparentemente ansioso e sempre più inconcludente.
No final da partida, o veterano zagueiro granata Brevi foi expulso e De Biasi fez alterações, no mínimo, controversas para quem estava perdendo, tirando o meia ofensivo Lazetic para colocar o difensore italiano de origem africana Ogbonna e o cerebral Rosina para inserir o veterano volante Gallo.
Por óbvio, não adiantou e o Torino perdeu sua 9ª partida em casa na temporada, enquanto o Milan chegou a sua 4ª vitória consecutiva e tem ampla possibilidade de terminar a rodada em 3º, vez que a Lazio tem a difícil missão de enfrentar sua arqui-rival, a Roma.
O tabellino:
Torino: Abbiati; Comotto, Brevi, Franceschini, Balestri; Ardito, De Ascentis, Lazetic (80' Ogbonna), Coco (46' Muzzi), Rosina (84' Gallo); Stellone. All. De Biasi.
Milan: Dida; Cafu, Nesta, Bonera, Favalli; Brocchi (84' Simic), Ambrosini (46' Gourcuff); Pirlo, Seedorf (65' Jankulovski); Ronaldo, Gilardino. All. Ancelotti.
Gol: 26' Seedorf.
Árbitro: Messina.
Cartões amarelos: Gilardino, Brevi e Ronaldo.
Cartão vermelho: Brevi.

Na Última Vez ...

Match Clou - 34ª Rodada 2006/2007



O Derby della Capitale foi disputado pela 1ª vez em 08 de dezembro de 1929 - 2 anos depois da fundação da Roma - e é o confronto que carrega a maior rivalidade da Itália e, com certeza, uma das maiores do mundo, até porque os torcedores destas equipes preferem, muitas vezes, vencer o adversário do que conquistar o scudetto.
Assim, outro não poderia ser o 'Match Clou' da 34ª giornata da Serie A 2006/2007 senão o derby capitolino Roma x Lazio.
O jogo, que será realizado no domingo e terá transmissão ao vivo da Bandeirantes a partir das 10h00 (e também da RAI e da TV Esporte Interativo), é aguardado com grande expectativa, não só na Cidade Eterna, vez que ambas as equipes estão fazendo um campeonato muito bom e devem obter classificação para a próxima Uefa Champions League.
Do lado da Roma, a ansiedade é grande com a dúvida quanto a presença do capitano Francesco Totti (foto do alto - Empics), pois o craque vem sofrendo com fortes dores nas costas e não treinou durante quase toda a semana.
Porém, como bom romanista que é, Totti sabe da importância de jogar o derby e muito provavelmente, ainda que em condições precárias, deverá ir para a partida.
De qualquer maneira, o treinador Luciano Spalletti deve começar jogando no 4-2-3-1, tendo Mancini, Perrotta (na foto à esquerda - Empics) e Taddei logo atrás de Totti (ou Vucinic, no caso do improvável forfait do camisa 10), com o chileno Pizarro e De Rossi completando o meio de campo. Na defesa, Panucci e Tonetto devem ser os laterais, enquanto Chivu e Mexes devem compor a zaga protegendo o goleiro brasileiro Doni.
No time biancoceleste o grande desfalque é o meia Mauri que, com um problema muscular, sequer foi convocado para a partida e fará muita falta à equipe.
Aliás, a Lazio, que tem o 3º melhor ataque da competição, não marcou gols nas últimas duas partidas (ambas no Olimpico), nas quais Mauri não jogou, o que evidencia que o azzurro vem fazendo muita falta no esquema de Delio Rossi.
Para substituí-lo, mais uma vez o escolhido deve ser El Mago Jimenez (foto da direita - LaPresse), jogador habilidoso mas mais propenso a ocupar as laterais do campo do que a municiar a dupla Pandev-Rocchi.
Por sua vez, o zagueiro brasileiro Cribari está recuperado e poderá voltar a compor a zaga ao lado do ex Siviglia - excelente notícia, até porque Stendardo sente um problema físico e não poderá participar do derby.
Assim, a Lazio deve jogar com Peruzzi; Behrami, Cribari, Siviglia e Zauri; Belleri, Ledesma, Mutarelli e Manfredini; Pandev e Rocchi.
Até aqui foram 62 encontros entre as equipes na Serie A com mando de campo do time giallorosso, com 21 vitórias da Roma, 12 da Lazio e 29 empates.
Totti, se entrar em campo, se tornará o jogador que mais participou do jogo em absoluto, já que, atualmente, com 10 presenças, figura junto com os também giallorossi Fulvio Bernardini e Guido Masetti, assim como o laziale Giuseppe Wilson.
Já o maior artilheiro do embate é Marco Delvecchio, atualmente no Ascoli, que fez 7 gols entre 1997 e 2001.
Nas últimas duas temporadas aconteceram empates - 1 x 1 em 2005/2006 (tentos de Totti e Rocchi) e 0 x 0 em 2004/2005.
A última vitória romanista foi toda brasiliana - Mancini e Emérson construíram o marcador no derby disputado em 09 de novembro de 2003, do qual participou ainda o meia Lima, hoje no Brescia.
Já o derradeiro êxito biancoceleste foi na stagione 1997/1998, quando venceu por 3 x 1, tentos de Mancini, Casiraghi, Nedved e Delvecchio.
Portanto, que o desta temporada também seja espetacular!

Na Última Vez ...

L'Enigma



A foto ao lado (Guerin Sportivo) é de 1981, mas quem é o jogador com a camisa do Milan?
Às vezes, o que parece difícil, fica fácil...
Na quarta, os acertadores.

Na Última Vez ...

sexta-feira, abril 27, 2007

Serie A continua neste final de semana


A Internazionale já é a campeã italiana da temporada 2006/2007, mas a Serie A prossegue neste final de semana com importantes confrontos que envolvem times que almejam classificação às copas européias e outros que buscam fugir do purgatório da Serie B.
O destaque é, sem qualquer dúvida, o clássico da capital Roma x Lazio, que será disputado no domingo, a partir das 10h00, com transmissão da RAI e da TV Esporte Interativo.
Porém, logo no sábado, a ESPN transmite (às 13h00) o confronto de opostos Torino x Milan, já que a equipe do Piemonte busca somar pontos para permanecer na Serie A, enquanto o Milan enxerga cada vez mais perto sua vaga na próxima Champions League.
Ainda no sábado, a Fiorentina recebe o Chievo a partir das 15h30, com transmissão da RAI e da TV Esporte Interativo.
No domingo, a Internazionale fecha a rodada às 15h30 contra o Empoli no jogo da entregas das faixas no Giuseppe Meazza, com cobertura da RAI.
Sem Adriano (suspenso), Crespo e Ibrahimovic (contundidos), o ataque da Beneamata vai ser composto pelo argentino Cruz (foto do alto - Inter) e o uruguaio Chino Recoba.
Antes, às 10h00 (15h00 na Itália), além do 'Match Clou' do Olimpico de Roma, o praticamente rebaixado Ascoli recebe a Reggina - desesperada por somar pontos para fugir do descenso - dos atacantes Amoruso e Bianchi, enquanto Livorno e Palermo fazem o jogo dos times que vêm mais decepcionando no final do torneio, já que ambos estão aquém das expectativas geradas pelos elencos que possuem.
No mesmo horário, a Atalanta do recuperado Vieri (foto à esquerda - Cerescioli) vai ao San Filippo enfrentar o Messina, novamente de treinador novo (Bruno Bolchi, de volta à Serie A depois de 19 anos!) e com várias alterações na formação titular.
Completam a rodada Siena x Sampdoria, Udinese x Catania e a partida do Ennio Tardini Parma x Cagliari. O ex-time da família Tanzi (que controlava também a Parmalat) conquistou 10 pontos nas últimas 4 partidas e está começando a enxergar luz no final do túnel - se vencer, supera inclusive o adversário da rodada.
Assim, o mister Claudio Ranieri deve mandar a campo a equipe no 4-3-3, com Bucci; Coly, Paci, Contini e Castellini (foto da direita - Grazia Neri); Parravicini, Cigarini e Dessena; Rossi, Budan e Gasbarroni.
Já o Cagliari de Marco Giampaolo deve ir mesmo no 4-4-2, com Chimenti; Ferri, Lopez, Bianco e Del Grosso; Biondini, Conti, Budel e D'Agostino; Suazo e Capone.

quinta-feira, abril 26, 2007

A Itália Na Europa


Foi uma pena, mas o Milan acabou derrotado pelo Manchester United na partida de ida das semi-finais da Uefa Champions League, disputada na última terça-feira.
Porém, não foi jogo para lamentos, tanto que o novo presidente da U.E.F.A., o astro francês Michel Platini, afirmou quando encerrado o confronto que: "La partita, sotto tutti gli aspetti, è stata uno spot per il calcio europeo e per la Champions League. Voglio fare pervenire il mio apprezzamento a tutte le persone coinvolte in questo successo dai giocatori ai tecnici, ai tifosi. Grazie a loro l'evento si è tramutato in uno spettacolo entusiasmante per gli spettatori di tutto il mondo".
Com razão, foi um jogaço! Com as atenções voltadas para os astros Kaká e Cristiano Ronaldo (na foto à direita - Ap), a partida começou com o Milan jogando no seu já tradicional 4-3-2-1, com Seedorf e o meia brasileiro dando suporte ao isolado Gilardino, enquanto Sir Alex Ferguson surpreendeu e lançou os Red Devils no 4-2-3-1, com o trio Cristiano Ronaldo-Scholes-Giggs alle spalle de Rooney.
E o Milan demorou a entrar na partida, tendo o Manchester United dominado amplamente os primeiros minutos, ao ponto de abrir o marcador com seu astro português (em gol no qual Dida não saiu inocente) e concluir perigosamente à meta defendida pelo arqueiro brasileiro em pelo menos duas outras oportunidades.
Porém, logo depois da 1ª meia hora de jogo, Il Principe Kaká recebeu um belo passe de Seedorf e concluiu de maneira impecável para o fundo das redes, não dando chance ao ex-juventino Van der Sar.
Daí, quem sentiu o golpe foram os ingleses, permettendo al Milan di avanzare di parecchi metri e addormentare il gioco.
Como conseqüência, aos 37', nova opera d'arte de Kaká que, com 2 toques de cabeça e uma certa dose de complacência dos defensores Heinze e Evra (que terminaram se chocando), ficou frente a frente com o arqueiro holandês do Man U para, com um rasoterra vincente, colocar a equipe de Milão na frente do marcador.
Com a vantagem, o Milan administrou impecavelmente a gara até o término do 1º tempo.
Com Bonera no lugar do infortunato capitano Maldini, as equipes voltaram para a 2ª etapa e os ingleses logo começaram a pressionar.
Após também perderem Ringhio Gattuso por contusão, os rossoneri tiveram a chance de matar a partida, mas Kaká não conseguiu transformar em gol as boas oportunidades criadas por Pirlo e Seedorf.
Daí, com um Giggs em evidência (na foto acima à esquerda contra Jankulovski - Empics), o Manchester alcançou o empate, quando a partida parecia sob o controle italiano - passe genial de Scholes para Rooney que superou Dida.
O goleiro brasileiro, daí em diante, passou a ser exigido em conclusões de Fletcher e Cristiano Ronaldo, mas não conseguiu evitar que o chute de Rooney, já nos acréscimos (foto à direita - Ap), entrasse junto ao primo palo.
Delírio no Old Trafford, apesar da sensação que a classificação vair ser realmente defenida no San Siro...

Na Última Vez ...

Memorabilia - Dirceu

Dirceu José Guimarães, o Dirceuzinho, nasceu em 15 de junho de 1952 em Curitiba, onde iniciou sua longa carreira no quase homônimo Coritiba.
Jogador moderno, aliando grande senso de posicionamento tático e fina habilidade, bem como um excelente preparo físico, o que o permitiu jogar futebol por 25 anos e 16 equipes diferentes, distribuídas por 5 países.
Contratado pelo Botafogo em 1973, passou por Fluminense, Vasco da Gama, América (México) e Atlético Madrid (Espanha) antes de chegar ao Verona na temporada 1982/1983 e encantar os italianos com sua simpatia e, principalmente, com seus tocchi mirabili, lanci lunghissimi e superbi tiri da lontano.
Um gol seu na 7ª giornata daquele campeonato colocou o Verona na liderança do torneio e, enquanto o time do norte da Itália prosseguia em uma campanha brilhante, as ótimas atuações do ponta-de-lança brasileiro chamaram a atenção de outros clubes italianos, tanto que Dirceu se transferiu ao Napoli na stagione seguinte.
Com o time napolitano (foto à direita - Capozzi) foi mais uma bela temporada (30 jogos e 5 gols) mas, em decorrência de alguns problemas contratuais, acabou cedido ao Ascoli, onde ficou apenas uma temporada também, tendo ido defender o Como no campeonato 1985/1986 (foto abaixo - Borsari).
A última experiência de Dirceu na Serie A foi na temporada 1986/1987 com a camisa do Avellino, quando fez 6 gols em 23 partidas e levou a modesta equipe bianco-verde a um honroso 8º lugar.
Dirceuzinho ainda prosseguiu sua carreira atuando mais uma vez no Vasco da Gama, no futebol dos Estados Unidos (Miami Sharks) e do México (Yucatán), além de ter defendido Empoli, Bologna e Ancara nas divisões inferiores do futebol peninsular.
Dirceu carrega o mérito de nunca ter sido expulso em toda a sua carreira, bem como de ter sido o 1º jogador brasileiro a participar de uma Copa do Mundo atuando por uma equipe estrangeira (fato inusitado para a época e que se efetivou apenas por insistência do treinador Telê Santana).
Mundiais, aliás, que Dirceu disputou 3 - os de 1974, 1978 e 1982, totalizando 44 partidas com a amarelinha (na foto à direita - em preto e branco - Gazeta Press) e 7 gols.
O jornalista italiano Roberto Puliero, acerca de Dirceu, escreveu: "È stato sicuramente un grande campione, ma sopratutto un grande uomo". Uomo este que, infelizmente, deixou o mundo mais triste ao falecer em 15 de setembro de 1995, em um acidente automobilístico na Avenida das Américas, no Rio de Janeiro, causado por um motorista que disputava um racha e avançou um sinal vermelho...

Na Última Vez ...

quarta-feira, abril 25, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Ah... como foi difícil, mas, depois de muito chororô, Lady Veronese e Daniel Schneider acertaram que o craque da foto à esquerda (Calcio 2000) é o australiano Mark Bresciano, atualmente no Palermo (foto da direita abaixo - Guerin Sportivo).
É, mas as congratulações, desta vez, vão ser bem murchinhas, pois as dicas tornaram a desvendamento do enigma coisa de criancinha.
Aliás, apenas para constar, o meia da seleção australiana começou no Carlton, mas ainda em 1999 (aos 19 anos) foi contratado pelo Empoli, então na Serie B, onde ficou até 2002, quando se transferiu ao Parma.
Depois de 4 temporadas na Emilia-Romagna, foi contratado pelo ambicioso time de Zamparini, onde é um dos destaques.
Enquanto é preparado mais um enigma para o próximo sábado, há uma nova enquete no final do blog! Participem!!!

Na Última Vez ...

terça-feira, abril 24, 2007

Momento Panini - Zlatan Ibrahimovic


Filho de pai bósnio e mãe croata, crescido em Rosengård, subúrbio da cidade sueca de Malmö densamente povoado por imigrantes - assim começa a história de Zlatan Ibrahimovic, talentoso atacante de 1,92 m e 84 kg e um dos principais artífices do Scudetto conquistado pela Internazionale no último final de semana.
Gênio? Sim. Temperamental? Mais ainda! Aliás, o garoto que ganhou o 1º par de chuteiras quanto tinha apenas 5 anos, desde muito jovem se destacou por uma habilidade fora do comum e por um comportamento extravagante, ao ponto de ser objeto de inúmeras queixas dos vizinhos e quase ter abandonado a carreira, ainda nos primórdios, em razão de várias divergências com os treinadores.
Porém, formado no FBK Balkan, um pequeno clube que peregrina pelas divisões inferiores do futebol sueco, Ibra efetivamente se destacou no Malmö FF, agremiação 15 vezes campeã sueca e que foi seu trampolim para chegar no holandês Ajax, por 8 milhões de euros em 2001.
No mesmo ano foi convocado pela 1ª vez para integrar a seleção sueca, com a qual estreou frente ao selecionado das Ilhas Faroe e participou das Copas do Mundo de 2002 e 2006.
Depois de uma adaptação difícil, chegando a ser considerado o 'jogador mais sobrevalorizado' pela imprensa especializada holandesa, Ibrahimovic conseguiu se firmar no famoso clube de Amsterdam a ponto de se tornar um dos ídolos da torcida.
E a destacada participação na Euro 2004 (quando um gol seu, di tacco, eliminou a Itália) foi a rampa de lançamento para a ida de Ibrahimovic para o Calcio, onde foi contratado pela Juventus, logo depois da competição, por cerca de 19 milhões de euros.
Na Vecchia Signora ficou 2 anos (a figurinha acima é da temporada de estréia - 2004/2005), tendo conquistado igual número de títulos italianos (posteriormente cassados), realizado 23 gols (16 na 1ª temporada) em 70 jogos e alcançado o status de estrela mundial.
Com o rebaixamento da Juve à Serie B, Il Mago se transferiu à Internazionale, atraindo a ira dos seus antigos tifosi, principalmente por ter declarado logo em sua chegada: "Da piccolo tifavo per l'Inter"!
Jogador dotato di notevole potenza fisica e di una tecnica soprafinna, capaz de realizar grandes jogadas ainda que em espaço reduzido, principalmente por causa de seus dribles desconcertantes, Ibracadabra foi também fundamental para a conquista do Scudetto 2006/2007 pela equipe nerazzurra de Milão (a figurinha à esquerda é referente a esta temporada), quando voltou a jogar muito bem e já realizou 15 tentos em 27 partidas, estando muito perto de seu recorde pessoal na Serie A.

Na Última Vez ...

segunda-feira, abril 23, 2007

'B' Em Pílulas


* Em jogo digno da Serie A, a Juventus derrotou o Genoa por 3 x 1 (na foto à direita, Del Piero e Trezeguet - LaPresse), tentos de Nedved, Chiellini e Trezeguet, enquanto Di Vaio descontou para os visitantes;
* A vitória da Juve foi merecida, com um grande Del Piero em campo, mas o árbitro Morganti deixou de dar un gol regolare di Gasparetto quando a partida (transmitida pela ESPN Brasil) estava no começo;
* Com a derrota e a vitória do Napoli, o Genoa caiu para a 3ª colocação, com 61 pontos, 8 a menos que a líder e 5 a mais que o 4º colocado;
* O Napoli assumiu a vice-liderança (com 62 pontos) ao derrotar o Frosinone por 2 x 1, de virada e fora de casa, gols de Castillo, Sosa e Trotta;
* Ivano Trotta, centrocampista de 29 anos, surgiu muito bem na Juventus, tendo estreado na Serie A na temporada 1996/1997, mas depois passou 10 anos peregrinando entre as Series C1 e C2, só tendo aparecido na B na passada, quando defendeu o Rimini;
* Encostado no Mantova (4º lugar), está o Bologna, que venceu o Verona por 2 x 0;
* O Arezzo bateu o Pescara por 2 x 1, no Adriatico, e passou o bastão da lanterna para o adversário.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada

Interisti, podem gritar: i campioni d'italia siamo noi!!! Sim, a combinação de resultados ocorreu (vitória da equipe de milão, derrota da Roma) e a Internazionale se sagrou campeã da temporada 2006/2007 com 5 rodadas de antecedência, igualando os feitos do grande Torino de 1947/1948 e da Fiorentina de 1955/1956 (a diferença é que no título da Fiorentina, comandada pelo grande Julinho, o campeonato tinha apenas 18 squadre, enquanto no do Toro eram 21 os competidores).
O 15º título da Beneamata veio com a vitória de 2 x 1 (placar à esquerda - Inter) sobre o Siena, conquistada no Artemio Franchi da belíssima cidade toscana, em tarde inspiradíssima do zagueiro Materazzi (foto à direita no alto cobrando o pênalti que definiu o placar final - Ap), que marcou os 2 gols nerazzurri.
Quando o confirmado o scudetto aguardadíssimo, a festança tomou as ruas de Milão, para onde os jogadores e dirigentes da Inter se dirigiram para compartilhar da alegria dos torcedores, que lotaram a Piazza Dumo (na foto à direita - Ap - a festa em frente a catedral) e arredores.
Até o presidente do rivalíssimo Milan, Silvio Berlusconi, se rendeu ao êxito interista, tendo proferido: "Viva l'Inter, complimenti a Moratti e alla sua passione. Meritava, dopo tanti anni di sacrifici e di impegni divincere uno scudetto".
Mas a comemoração neste final de semana só foi possível por causa da vitória de uma outra equipe nerazzurra da Lombardia - a Atalanta, que superou uma orgulhosa, mas desfalcada, Roma por 2 x 1, tentos de Doni (que será operado durante a semana e fez sua última partida na temporada) e Zampagna (na foto abaixo contra Ferrari e Chivu - Richiardi) no 1º tempo, tendo Perrotta diminuído na etapa complementar.
Com estes resultados, a diferença da líder Internazionale para a Roma, 2ª colocada, voltou para a casa dos 16 pontos que, a esta altura, é impossível de ser suprimida.
Portanto, a Itália é nerazzurra!
Agora, as atenções se voltam para a briga pelas demais vagas nas copas européias (a Inter já está lá, assim como a Roma), bem como para a fuga do rebaixamento.
E com a derrota casalinga da Lazio (vide a coluna 'O Jogo Da TV'), a disputa pelo 3º lugar esquentou - e muito, vez que o Milan alcançou seu 4º sucesso consecutivo e está demonstrando atravessar um ótima forma, tanto que superou o Cagliari por 3 x 1, com facilidade, apesar de Kaká e vários outros titulares terem sido poupados para o jogo contra o Manchester United válido pela Uefa Champions League e que ocorrerá na próxima terça-feira.
Os destaques deste último êxito milanista foram os brasileiros Cafu e Ronaldo, já que os 2 primeiros gols surgiram de jogadas do lateral concluídas pelo atacante, sendo o 2º um belíssimo tento anotado de peito (foto à direita - Newpress). Completaram o marcador o hondurenho Suazo (cobrando pênalti) e o meia Pirlo, batendo falta com perfeição.
Enquanto Empoli e Torino ficaram em um 0 x 0 con poche emozioni (o time treinado por Cagni está demonstrando não atravessar um bom momento), o Chievo alcançou 3 pontos importantíssimos ao derrotar o Livorno por 2 x 1, de virada, tentos de Cristiano Lucarelli (seu 18º na stagione), Pellissier e Bogdani. Destaque ainda para o brasileiro Luciano, que jogou como lateral direito e, sozinho, colocou em dificuldades o também brasileiro César e o ex-interista Pasquale, além do goleiro clivense Squizzi, autor de importantes parate.
Partita bellissima per intensità agonistica foi o empate de 1 x 1 entre Reggina e Udinese (na foto ao lado o brasileiro Barreto protege a bola do capitano Alessandro Lucarelli - Photo Lancia). Marcaram os gols no Granillo o africano Muntari e o italiano Amoruso, seu 12º stagionale e 86º na Serie A com as camisas da Sampdoria, Juventus, Perugia, Napoli, Como, Modena e Messina, além da Reggina, é claro.
À noite, em jogo espetacular, Ranieri deu um nó tático em Guidolin e o Parma saiu do Renzo Barbera derrotando o Palermo por 4 x 3 - Budan fez 1 x 0 para os visitantes; o australiano Bresciano, aproveitando um acrobatico assist di Cavani, empatou (na foto abaixo - Grazia Neri, o uruguaio tenta superar o senegalês Coly); Di Michele colocou o Palermo na frente cobrando pênalti; o zagueirão Fernando Couto empatou em 2 x 2 logo no início da ripresa; Gasbarroni e Rossi (ambos em assistências do fantasista Morfeo) anotaram mais 2 para o Parma e o zagueiro Zaccardo deu números finais à partida.
Por fim, no sábado, a Sampdoria superou o pobre Messina por 3 x 1, gols de Ziegler, Franceschini, Delvecchio e Riganò, este último para os visitantes.
Já Catania e Ascoli, por decisão do TAR, fecharão a rodada na próxima quarta-feira no campo neutro de Modena.
A classificação, lembrando que Ascoli e Catania têm uma partida a menos e Siena (-1), Lazio (-3), Milan (-8), Reggina (-11) e Fiorentina (-15) sofreram penalizações antes do campeonato começar, está assim: 1º Internazionale (84 pts); 2º Roma (68); 3º Lazio (57); 4º Milan (56); 5º Empoli (50); 6º Palermo (49); 7º Fiorentina (47); 8º Udinese (43); 9º Atalanta (42); 10º Sampdoria (42); 11º Livorno (36); 12º Siena (34); 13º Cagliari (34); 14º Torino (33); 15º Catania (33); 16º Chievo (32); 17º Parma (32); 18º Reggina (31); 19º Messina (24) e 20º Ascoli (20).

Na Última Vez ...

domingo, abril 22, 2007

O Jogo da TV - Lazio x Fiorentina



Os 2 empates das rodadas anteriores - contra o lanterna Ascoli e face ao fraco Chievo em casa - apenas confirmavam o fato de que a Lazio não vinha mais praticando o vistoso futebol dos últimos meses.
Assim, contra a Fiorentina, em pleno Olimpico, encerrou-se a séria de 15 resultados úteis consecutivos dei biancocelesti, que agora possuem o Milan no encalço, com apenas 1 ponto a menos na briga direta pela 3ª posição da Serie A.
Porém, apesar dos diversos desfalques (Behrami, Cribari, Mauri, Mudingayi, Stendardo e, ufa, Zauri), a Lazio não começou a partida dando impressão de que perderia o embate, vez que o ala Manfredini logo se destacou na criação de jogadas, dando muito trabalho ao lateral Potenza, enquanto, lá na frente, Rocchi (na foto abaixo na área viola - Ap) estava irrefrenabile, tendo concluído 6 arremates só na 1ª etapa.
Menzione d'onore também para o defensor Mobido Diakite, substituto do reserva Stendardo (o titular Cribari está afastado já há algumas semanas), que não concedeu espaços ao atacante Luca Toni.
No 2º tempo, o treinador Delio Rossi demorou a mexer na equipe, principalmente para tirar o nigeriano Makinwa, que muito pouco fazia para auxiliar o avante Rocchi e, com isso, o ritmo da Lazio diminuiu e a Fiorentina, com o ingresso do jovem Pazzini no lugar do aríete Toni, passou a dominar a partida.
E, aos 26', veio o lance que decidiu a gara: o dinamarquês Jorgensen (na foto abaixo contra Ledesma - Infophoto) foi lançado pela extrema esquerda e, quando o veterano Peruzzi saiu (precipitadamente), cruzou na cabeça de Mutu.
Rossi ainda sacou o meia Jimenez para inserir o atacante Pandev, bem como tirou o lateral Belleri e lançou o jovem De Silvestri que, em seu esordio na Serie A, ainda concluiu perigosamente para excelente defesa do arqueiro viola Frey, um dos destaques da partida.
Mas e o Makinwa? Só deixou o campo aos 83', para dar lugar ao albanês Igli Tare (adorado pelo Silvio Lancellotti!).
Assim, vitória merecida de Prandelli sobre Rossi, mas nem tanto da Fiorentina sobre a Lazio.
Tabellino:
Lazio: Peruzzi; Belleri (78' De Silvestri), Diakite, Siviglia (em sua 200ª partida na Serie A), Bonetto; Mutarelli, Ledesma, Manfredini, Jimenez (74' Pandev); Makinwa (83' Tare), Rocchi. All. Rossi.
Fiorentina: Frey; Potenza, Gamberini, Dainelli, Pasqual; Pazienza, Liverani (76' Blasi), Montolivo; Jorgensen, Toni (63' Pazzini), Mutu (80' Reginaldo). All. Prandelli.
Gol: 71' Mutu.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Montolivo, Toni, Mutarelli, Rocchi, Pazzini e Reginaldo.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que a Internazionale, sagrada campeã italiana no dia de hoje, utilizou 24 jogadores diferentes nas primeiras 33 rodadas da temporada?
* Que desses 24 atletas, 15 marcaram ao menos 1 gol na Serie A 2006/2007?
* Que, excluíndo o controvertido título da temporada passada, apenas o zagueiro Samuel (Roma 2000/2001) e os meias Stankovic (foto ao lado - Guerin Sportivo - Lazio 1999/2000) e Vieira (Milan 1995/1996) já tinham sido campeões da Serie A anteriormente?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker