Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 28, 2007

Match Clou - 34ª Rodada 2006/2007



O Derby della Capitale foi disputado pela 1ª vez em 08 de dezembro de 1929 - 2 anos depois da fundação da Roma - e é o confronto que carrega a maior rivalidade da Itália e, com certeza, uma das maiores do mundo, até porque os torcedores destas equipes preferem, muitas vezes, vencer o adversário do que conquistar o scudetto.
Assim, outro não poderia ser o 'Match Clou' da 34ª giornata da Serie A 2006/2007 senão o derby capitolino Roma x Lazio.
O jogo, que será realizado no domingo e terá transmissão ao vivo da Bandeirantes a partir das 10h00 (e também da RAI e da TV Esporte Interativo), é aguardado com grande expectativa, não só na Cidade Eterna, vez que ambas as equipes estão fazendo um campeonato muito bom e devem obter classificação para a próxima Uefa Champions League.
Do lado da Roma, a ansiedade é grande com a dúvida quanto a presença do capitano Francesco Totti (foto do alto - Empics), pois o craque vem sofrendo com fortes dores nas costas e não treinou durante quase toda a semana.
Porém, como bom romanista que é, Totti sabe da importância de jogar o derby e muito provavelmente, ainda que em condições precárias, deverá ir para a partida.
De qualquer maneira, o treinador Luciano Spalletti deve começar jogando no 4-2-3-1, tendo Mancini, Perrotta (na foto à esquerda - Empics) e Taddei logo atrás de Totti (ou Vucinic, no caso do improvável forfait do camisa 10), com o chileno Pizarro e De Rossi completando o meio de campo. Na defesa, Panucci e Tonetto devem ser os laterais, enquanto Chivu e Mexes devem compor a zaga protegendo o goleiro brasileiro Doni.
No time biancoceleste o grande desfalque é o meia Mauri que, com um problema muscular, sequer foi convocado para a partida e fará muita falta à equipe.
Aliás, a Lazio, que tem o 3º melhor ataque da competição, não marcou gols nas últimas duas partidas (ambas no Olimpico), nas quais Mauri não jogou, o que evidencia que o azzurro vem fazendo muita falta no esquema de Delio Rossi.
Para substituí-lo, mais uma vez o escolhido deve ser El Mago Jimenez (foto da direita - LaPresse), jogador habilidoso mas mais propenso a ocupar as laterais do campo do que a municiar a dupla Pandev-Rocchi.
Por sua vez, o zagueiro brasileiro Cribari está recuperado e poderá voltar a compor a zaga ao lado do ex Siviglia - excelente notícia, até porque Stendardo sente um problema físico e não poderá participar do derby.
Assim, a Lazio deve jogar com Peruzzi; Behrami, Cribari, Siviglia e Zauri; Belleri, Ledesma, Mutarelli e Manfredini; Pandev e Rocchi.
Até aqui foram 62 encontros entre as equipes na Serie A com mando de campo do time giallorosso, com 21 vitórias da Roma, 12 da Lazio e 29 empates.
Totti, se entrar em campo, se tornará o jogador que mais participou do jogo em absoluto, já que, atualmente, com 10 presenças, figura junto com os também giallorossi Fulvio Bernardini e Guido Masetti, assim como o laziale Giuseppe Wilson.
Já o maior artilheiro do embate é Marco Delvecchio, atualmente no Ascoli, que fez 7 gols entre 1997 e 2001.
Nas últimas duas temporadas aconteceram empates - 1 x 1 em 2005/2006 (tentos de Totti e Rocchi) e 0 x 0 em 2004/2005.
A última vitória romanista foi toda brasiliana - Mancini e Emérson construíram o marcador no derby disputado em 09 de novembro de 2003, do qual participou ainda o meia Lima, hoje no Brescia.
Já o derradeiro êxito biancoceleste foi na stagione 1997/1998, quando venceu por 3 x 1, tentos de Mancini, Casiraghi, Nedved e Delvecchio.
Portanto, que o desta temporada também seja espetacular!

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker