Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, abril 24, 2007

Momento Panini - Zlatan Ibrahimovic


Filho de pai bósnio e mãe croata, crescido em Rosengård, subúrbio da cidade sueca de Malmö densamente povoado por imigrantes - assim começa a história de Zlatan Ibrahimovic, talentoso atacante de 1,92 m e 84 kg e um dos principais artífices do Scudetto conquistado pela Internazionale no último final de semana.
Gênio? Sim. Temperamental? Mais ainda! Aliás, o garoto que ganhou o 1º par de chuteiras quanto tinha apenas 5 anos, desde muito jovem se destacou por uma habilidade fora do comum e por um comportamento extravagante, ao ponto de ser objeto de inúmeras queixas dos vizinhos e quase ter abandonado a carreira, ainda nos primórdios, em razão de várias divergências com os treinadores.
Porém, formado no FBK Balkan, um pequeno clube que peregrina pelas divisões inferiores do futebol sueco, Ibra efetivamente se destacou no Malmö FF, agremiação 15 vezes campeã sueca e que foi seu trampolim para chegar no holandês Ajax, por 8 milhões de euros em 2001.
No mesmo ano foi convocado pela 1ª vez para integrar a seleção sueca, com a qual estreou frente ao selecionado das Ilhas Faroe e participou das Copas do Mundo de 2002 e 2006.
Depois de uma adaptação difícil, chegando a ser considerado o 'jogador mais sobrevalorizado' pela imprensa especializada holandesa, Ibrahimovic conseguiu se firmar no famoso clube de Amsterdam a ponto de se tornar um dos ídolos da torcida.
E a destacada participação na Euro 2004 (quando um gol seu, di tacco, eliminou a Itália) foi a rampa de lançamento para a ida de Ibrahimovic para o Calcio, onde foi contratado pela Juventus, logo depois da competição, por cerca de 19 milhões de euros.
Na Vecchia Signora ficou 2 anos (a figurinha acima é da temporada de estréia - 2004/2005), tendo conquistado igual número de títulos italianos (posteriormente cassados), realizado 23 gols (16 na 1ª temporada) em 70 jogos e alcançado o status de estrela mundial.
Com o rebaixamento da Juve à Serie B, Il Mago se transferiu à Internazionale, atraindo a ira dos seus antigos tifosi, principalmente por ter declarado logo em sua chegada: "Da piccolo tifavo per l'Inter"!
Jogador dotato di notevole potenza fisica e di una tecnica soprafinna, capaz de realizar grandes jogadas ainda que em espaço reduzido, principalmente por causa de seus dribles desconcertantes, Ibracadabra foi também fundamental para a conquista do Scudetto 2006/2007 pela equipe nerazzurra de Milão (a figurinha à esquerda é referente a esta temporada), quando voltou a jogar muito bem e já realizou 15 tentos em 27 partidas, estando muito perto de seu recorde pessoal na Serie A.

Na Última Vez ...

3 Comments:

At 10:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo...
Sempre me intrigou esse nome para um sueco. Então ele tem pais estrangeiros...Explicado.
Li há pouco que ele vai operar alguma coisa, músculo adutor? É isso? Não sabia que se operava músculo. Tô falando besteria?
Abçs

 
At 9:36 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
Pois é, Zlatan é filho de eslavos, daí seu nome. Quanto a operação pela qual o craque passou hoje (dia 27), foi para reforçar a parede abdominal, se é que entendi o termo médico corretamente...
Abraços,

 
At 1:43 PM, Blogger lol said...

ibra es o meu jogador favorito!!!
es o maior !!!força ibra!!!
e por favor voltaaos golos
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker