Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, abril 26, 2007

Memorabilia - Dirceu

Dirceu José Guimarães, o Dirceuzinho, nasceu em 15 de junho de 1952 em Curitiba, onde iniciou sua longa carreira no quase homônimo Coritiba.
Jogador moderno, aliando grande senso de posicionamento tático e fina habilidade, bem como um excelente preparo físico, o que o permitiu jogar futebol por 25 anos e 16 equipes diferentes, distribuídas por 5 países.
Contratado pelo Botafogo em 1973, passou por Fluminense, Vasco da Gama, América (México) e Atlético Madrid (Espanha) antes de chegar ao Verona na temporada 1982/1983 e encantar os italianos com sua simpatia e, principalmente, com seus tocchi mirabili, lanci lunghissimi e superbi tiri da lontano.
Um gol seu na 7ª giornata daquele campeonato colocou o Verona na liderança do torneio e, enquanto o time do norte da Itália prosseguia em uma campanha brilhante, as ótimas atuações do ponta-de-lança brasileiro chamaram a atenção de outros clubes italianos, tanto que Dirceu se transferiu ao Napoli na stagione seguinte.
Com o time napolitano (foto à direita - Capozzi) foi mais uma bela temporada (30 jogos e 5 gols) mas, em decorrência de alguns problemas contratuais, acabou cedido ao Ascoli, onde ficou apenas uma temporada também, tendo ido defender o Como no campeonato 1985/1986 (foto abaixo - Borsari).
A última experiência de Dirceu na Serie A foi na temporada 1986/1987 com a camisa do Avellino, quando fez 6 gols em 23 partidas e levou a modesta equipe bianco-verde a um honroso 8º lugar.
Dirceuzinho ainda prosseguiu sua carreira atuando mais uma vez no Vasco da Gama, no futebol dos Estados Unidos (Miami Sharks) e do México (Yucatán), além de ter defendido Empoli, Bologna e Ancara nas divisões inferiores do futebol peninsular.
Dirceu carrega o mérito de nunca ter sido expulso em toda a sua carreira, bem como de ter sido o 1º jogador brasileiro a participar de uma Copa do Mundo atuando por uma equipe estrangeira (fato inusitado para a época e que se efetivou apenas por insistência do treinador Telê Santana).
Mundiais, aliás, que Dirceu disputou 3 - os de 1974, 1978 e 1982, totalizando 44 partidas com a amarelinha (na foto à direita - em preto e branco - Gazeta Press) e 7 gols.
O jornalista italiano Roberto Puliero, acerca de Dirceu, escreveu: "È stato sicuramente un grande campione, ma sopratutto un grande uomo". Uomo este que, infelizmente, deixou o mundo mais triste ao falecer em 15 de setembro de 1995, em um acidente automobilístico na Avenida das Américas, no Rio de Janeiro, causado por um motorista que disputava um racha e avançou um sinal vermelho...

Na Última Vez ...

3 Comments:

At 1:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo
Muito boa a homenagem ao Dirceu. Quando vc vai lembrar os pioneiros Vinicius e Altafini?
Carlos Roberto

 
At 1:10 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Pai,
Obrigado pela visita. Vinicio (como o ex-atacante do Botafogo ficou conhecido na Itália) e Altafini estão dentre os futuros craques da coluna 'Memorabilia'. É só aguardar!
Bjs,

 
At 11:02 PM, Blogger Daniel Rui said...

Obrigado pela matéria!!! Meu nome é Daniel Rui Dalprá e sou primo irmão do Dirceu. Ele nos deu grandes alegrias!!! Hoje relembro meu saudoso primo, vendo meu filho que tem 14 anos jogando nas categorias de base do Coritiba e que possui características semelhantes!!!

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker