Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, abril 12, 2007

Memorabilia - Krol

A fabulosa Holanda da década de 70, que revolucionou o futebol mundial com um esquema tático no qual os jogadores não tinham posição fixa e que ficou conhecida como 'Carrossel Holandês' ou 'Laranja Mecânica' - em razão da cor de seu uniforme, tinha 3 pilares principais: o genial Johan Cruijff na frente, o maestro Johan Neeskens no meio e o lateral Ruud Krol (foto abaixo - Terra) atrás.
Krol, nascido Rudolf Jozef Krol em Amsterdam no dia 24 de março de 1949, transcorreu quase toda sua carreira de jogador no fabuloso Ajax, onde permaneceu de 1964 a 1980, participando da época mais áurea do clube, quando os lancieri conquistaram 7 vezes o campeonato holandês e o tricampeonato da Copa dos Campeões da Europa (de 1971 a 1973).
Depois de uma breve experiência no Vancouver Whitecaps, com a abertura do futebol italiano para jogadores estrangeiros, firmou com o Napoli para a temporada 1980/1981.
Apesar de ter chegado ao Napoli já com 31 anos e atuando como zagueiro, Krol logo conquistou a exigente torcida napoletana, tanto que foi eleito o melhor jogador do campeonato italiano na sua temporada de estréia pela importante revista Guerin Sportivo, quando levou o tradicional clube de Nápoles a um importante 3º posto.
Jogador muito habilidoso, Krol permaneceu mais 3 temporadas no Napoli (foto à esquerda - Guerin Sportivo), onde chegou a atuar até no meio de campo, posição que privilegiava seus dotes de exímio lançador.
Atormentado por constantes problemas físicos, deixou o Napoli em 1984 para encerrar a carreira no Cannes, da França.
Na seleção holandesa, Ruud Krol jogou de 1969 a 1983 e foi vice-campeão nas Copas de 1974 e 1978, colecionando, ao todo, 83 participações, sendo durante muito tempo o jogador com maior número de presenças com a nazionale orange.
Até hoje admirado em Nápoles, é muito lembrado o fato de que, em ocasião de um referendo realizado em 1981 versando sobre a legalização do aborto, circulou na cidade um manifesto que asseverava: "Tifoso que voti per l'aborto, pensaci... e se la madre di Krol avesse abortito?"

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker