Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 31, 2007

Match Clou - 30ª Rodada 2006/2007



A Serie A está de volta depois de uma paradinha na qual a seleção italiana cumpriu seu compromisso válido pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2008 com competência e brilho.
E, de cara, a 30ª rodada da temporada 2006/2007 reserva um grande jogo - Roma x Milan!
Se o título do campeonato já é (praticamente) da Inter, Milan e Roma são os 2 representantes da Itália que prosseguem na Champions League, razão pela qual o confronto entre ambos será realizado neste sábado, já que os jogos de ida válidos pelas 4ªs de final da UCL serão disputados nas próximas terça e quarta-feiras.
É até possível que os treinadores poupem alguns de seus jogadores por causa dos confrontos do meio-de-semana, mas o jogo de hoje tem grande importância, principalmente para o Milan, que ainda está longe de garantir sua presença na próxima Champions League, verdadeiro objetivo da equipe nesta stagione.
Do lado da Roma, é certo que Spalletti não poderá contar com o lateral Tonetto, neoazzurro, que deverá ser substituído por Cassetti, enquanto o meia Perrotta poderá ser poupado.
Bom para os brasileiros, que poderão voltar a ver Mancini e Taddei novamente juntos (na foto à direita, Mancini observa uma plástica jogada de Taddei contra o Cagliari - Grazia Neri) assessorando o avante Totti no esquema 4-5-1.
A boa nova em Milanello é a recuperação do zagueiro Nesta (foto abaixo - Guerin Sportivo) que, depois de 3 meses, poderá retornar ao time já nesta rodada.
O brasileiro Serginho, afastado há 6 meses por causa de uma hérnia de disco, também está pronto para voltar à equipe, apenas não tendo sido convocado para a sfida contra a Roma por opção do treinador Ancelotti, que deverá começar com a dupla Ricardo Oliveira-Ronaldo (que não pode atuar na Uefa Champions League pela equipe italiana) no ataque.
Roma e Milan protagonizam um duelo recheado de tradição, onde os donos da casa venceram 21 vezes, empataram 24 e perderam 26, tendo feito 76 gols e sofridos 79.
Na temporada passada, vitória da Roma por 1 x 0, tento de Mancini.
Já a última vitória do Milan foi na 29ª rodada da stagione 2004/2005, 2 x 0, gols de Crespo e Pirlo e expulsões de Panucci e Totti.
Mas a maior goleada do confronto foi o sucesso romanista de 5 x 0 em 03 de maio de 1998, tentos de Di Biagio (2), Candela, Paulo Sérgio e Delvecchio. Naquele dia, a Roma, treinada por Zdenek Zeman, foi a campo com Chimenti; Aldair, Zago (o nosso Antônio Carlos, atualmente no Santos) e Petruzzi; Candela, Tommasi, Di Biaggio e Di Francesco; Totti, Delvecchio e Paulo Sérgio. No Milan, comandado por Capello, jogaram os brasileiros André Cruz e Leonardo, além dos vários Desailly, Donadoni (atual treinador da seleção italiana) e Weah, além dos eternos Costacurta e Maldini.
Paolo Maldini, aliás, é o jogador que mais atuou no confronto - 18 vezes, seguido de Gianni Rivera (16) e Franco Baresi (14), todos do Milan. Na Roma, Francesco Totti já enfrentou a equipe rossonera de Milão 12 vezes jogando na capital italiana (mesmo número de vezes de Sergio Santarini), enquanto Aldair em 11 oportunidades defendeu a Lupa Capitolina contra o Milan no Olimpico.
O maior artilheiro do confronto também é milanista, já que Pietro Paolo Virdis (foto acima - Guerin Sportivo) estufou as redes da Roma 6 vezes (Altafini, com 4 gols, e Amarildo, com 3, vêm em seguida pelo Milan).
Portanto, o único porém é que a Band não irá transmitir a partida...

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Continuazione


Nem Dino Baggio, nem Aldo Serena (Cyntia, me desculpe, mas il capocannoniere dell'"Inter dei record nunca jogou em clube da capital italiana), muito menos Pier Luigi Casiraghi...
É, o craque desta semena (foto ao lado - Borsari) continua... enigmático!
Para facilitar: está em atividade (na Serie A) e joga em uma posição mais recuada que todos os 'chutes'.
Na próxima quarta os acertadores ou vou ter que tornar o enigma facinho, facinho?

Na Última Vez ...

sexta-feira, março 30, 2007

Serie A volta depois de vitória da Azzurra


Depois da pausa para a excelente atuação da Azzurra contra a Escócia, a Serie A volta a movimentar a Itália com jogos no próximo final de semana.
No sábado, o embate Reggina x Siena abre a rodada com transmissão da RAI a partir das 13h00 de Brasília. Destaque para a possível presença de Francesco Cozza, maior ídolo do Oreste Granillo e jogador com maior número de jogos e gols com a camisa da Reggina na Serie A, agora defendendo o adversário da rodada.
Mais tarde, às 15h30 (RAI, Bandsports e TV Esporte Interativo), o sensacional clássico Roma x Milan, 'Match Clou' da rodada.
No domingo, a Atalanta recebe a Fiorentina em Bergamo, ainda sem saber se seu melhor jogador, Cristiano Doni, poderá atuar, bem como o Cagliari pega o Messina do lateral Candela (foto à direita - Terruso) no Sant'Elia e com transmissão da ESPN Brasil a partir das 10h00, sempre horário de Brasília.
No Marc'Antonio Bentegodi o Chievo recebe a Sampdoria, enquanto Empoli x Ascoli acontecerá no Carlo Castellani.
A líder Internazionale enfrenta o Parma em Milão com transmissão, ao vivo, pela RAI e pela TV Esporte Interativo, e em VT, a partir das 12h00, pela Bandeirantes.
No Olimpico de Turim o Torino (do meia Barone, à esquerda - Torino) recebe o Palermo, há 7 jogos sem vencer. Esta interessante peleja terá cobertura da ESPN a partir das 10h00.
Por fim, o Livorno recebe o Catania e a surpreendente Lazio faz o jogo da noite na Itália contra a Udinese, em Udine e com transmissão da RAI a partir das 15h30.
Para completar o final de semana de Calcio, a ESPN Brasil transmitirá o jogo da Juventus pela Serie B (contra o Pescara no sábado, a partir das 15h00) e a RAI transmitirá diversas partidas da 2ª divisão.

quinta-feira, março 29, 2007

Memorabilia - Amadei

A história de Amedeo Amadei começa em Frascati, uma cidadezinha próxima a Roma onde é produzido um célebre vinho e onde sua família tinha un forno (panificadora), em 26 de julho de 1921, data de seu nascimento.
Da ragazzo, faceva il cascherino e entregava pães perto do estabelecimento da família, reservando as horas livres para jogar bola, sua verdadeira paixão.
Um dia, por um jornal ficou sabendo que a Roma selecionaria alguns garotos e foi, secretamente e de bicicleta, all'appuntamento, retornando em seguida, mas atrasado para o trabalho.
Dias depois, convidado para integrar o vivaio romanista, teve que superar a oposição de Armando Lugari, responsabile della sezione ciclismo di Frascati, que afirmou ao jovem Amadei: "Tu sei bravo al calcio, ma sei più forte in biclicletta".
Papà Amadei foi outro que também não gostou da idéia do filho ser futebolista, alegando que o garoto tinha que trabalhar no forno!
Mas, per fortuna del calcio, Amedeo Amadei não esmoreceu e foi tentar a vida como jogador da Roma (foto ao lado - Guerin Sportivo), tendo estreado na Serie A non ancora sedicenne, contra a Fiorentina em 02 de maio de 1937, se tornando o jogador mais jovem da máxima divisão do futebol italiano (recorde que persiste até os dias atuais).
Duas temporadas de gavetta e Amadei foi emprestado à Atalanta, na Serie B, onde ganhou experiência antes de retornar à Roma nella stagione 1939/1940, quando se tornou titular indiscutível da equipe capitolina, onde permaneceu até 1948.
Nesse período, depois de um começo como ala destra, Amadei se firmou como homem de área e foi o principal artífice do título italiano de 1942 - o primeiro da história da Roma -, tendo realizado 100 gols (85 se não computados os realizados no campeonato 1945/1946) com a equipe na Serie A e se tornado o beniamino dei tifosi.
Jogador veloz, com excelente técnica e especialista sui calci di punizione, foi intitulado Ottavo Re di Roma pelo jornalista Bruno Roghi sul Calcio Illustrato.
Não obstante sua total identificação com o clube romano, Amadei foi obrigado, em razão de problemas financeiros acometidos à Lupa, a se transferir à Internazionale em 1948 (mas deixou claro que nunca jogaria contra a Roma, ainda que fosse uma partida decisiva), tendo permanecido em Milão por duas temporadas, quando realizou 42 gols no total.
Na temporada 1950/1951 foi para o Napoli (na foto ao alto à esquerda de camisa branca, vez que o jogo é contra a Lazio - Guerin Sportivo), onde concluiu sua bela carreira em 1956 jogando como trequartista, depois de 6 belas temporadas com a maglia que anos mais tarde seria de Maradona.
Il Fornaretto fez, ao total, 174 gols na Serie A, o que o torna o 10º maior artilheiro de todos os tempos.
Apesar da eficácia dentro da área, Amadei não brilhou na seleção italiana, só tendo tido alguma chance quando deixou a equipe da capital e depois da tragédia de Superga que dissimou o Grande Torino e a base da seleção italiana. Ao total, apenas 13 partidas e 7 gols (entre 1949 e 1953), incluíndo uma partida pela Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil (na última foto seu gol, de pênalti, contra a Suécia em novembro de 1951 - Guerin Sportivo). Fora de campo, Amedeo Amadei foi conhecido como um homem gentil e de excelente caráter, tendo sempre ajudado sua família, que passou por graves dificuldades financeiras (seu nono perdeu a panificadora que sustentava a todos em uma mesa de jogos e a família teve que recomprá-la por uma quantia muito superior apenas alguns dias depois, originando uma dívida de difícil quitação).
Antes de se afastar do Calcio, Amedeo Amadei ainda foi treinador de sucesso do Napoli.

Na Última Vez ...

quarta-feira, março 28, 2007

Gli Azzurri


Foi, sem dúvida, a melhor apresentação da Itália desde quando acrescentou a conquista da última Copa do Mundo ao seu currículo. Jogando bem, com muita personalidade, a Azzurra (na foto abaixo os 11 que iniciaram - Ansa) conseguiu impor seu melhor futebol e derrotou a seleção escocesa por 2 x 0, em Bari nesta quarta-feira, em jogo válido pelo Grupo B das Eliminatórias para a Euro 2008.
A situação da seleção tetracampeã mundial na luta por uma das vagas para a próxima Eurocopa continua não sendo cômoda, mas a vitória foi fundamental para as pretensões do time comandado por Roberto Donadoni, que agora está apenas 2 pontos atrás do trio França-Ucrânia-Escócia, sendo que esta última tem 1 jogo a mais que as demais concorrentes.
Donadoni, cônscio de que a Azzurra está in ritardo di preparazione, optou por mandar a campo uma equipe mais pegadora no meio de campo (formado por De Rossi, Gattuso, Camoranesi e Perrotta - na foto abaixo contra Hartley - Reuters), deixando o regista Pirlo no banco.
E a tática deu resultado, vez que logo aos 12' o atacante Toni aproveitou um cross calibrato de Oddo e, di testa, abriu o marcador para os italianos.
Aliás, a Itália foi superior aos escoceses, que jogaram muito mais in orizzontale che in verticale, durante todo o jogo, com Luca Toni sendo um constante perigo à meta defendida pelo goleiro Gordon.
No 2º tempo, então, a Azzurra voltou incisiva e più propositiva, tendo Di Natale desperdiçado duas grandes oportunidades, na frente do arqueiro escocês, aos 3' e aos 6'.
Mas, aos 25', novo cruzamento da direita (desta vez de Camoranesi) e outra testada de Toni (foto à direita - Reuters) para ampliar o marcador para os italianos.
No final, espaço para Del Piero (na foto abaixo contra Ferguson - Ap), Pirlo e Quagliarella, sendo que os atacantes recém-ingressados ainda deram trabalho para a defesa da Scotland.
Já no último dia 24 os Azzurrini de Casiraghi jogaram contra a Inglaterra (também Under 21) na inauguração do novo Wembley, em Londres.
E o 1º gol do nuovo Wembley (foto mais abaixo - Ap) tem nome e cognome italiano: Giampaolo Pazzini!
Isso mesmo, quando transcorridos apenas 30'' de jogo, o atacante da Fiorentina recebeu a bola dentro da área e acertou um belo chute (ligeiramente desviado pelo inglês Ferdinand) para fazer Itália 1 x 0.
Depois, em uma partida sensacional, os ingleses viraram com Bentley e Routledge, mas Pazzini colocou novamente a Itália em vantagem (marcando mais 2 tentos) e Derbyshire deu números finais a partida presenciada por cerca de 60.000 torcedores.

Na Última Vez ...

L'Enigma



Quarta-feira é dia de enigma. E o desta semana é o jogador da foto ao lado (Borsari).
A dica: jogou em clubes das cidades de Roma e Milão.
Sábado o nome dos acertadores!

Na Última Vez ...

terça-feira, março 27, 2007

Momento Panini - Javier Adelmar Zanetti


A 'Momento Panini' está de volta e com uma grande novidade: a partir desta semana ilustrada com figurinhas do álbum Calciatori desta temporada 2006/2007!
E para estrear esta nova fase, nada melhor que uma homenagem ao capitão da Internazionale dos recordes - Javier Adelmar Zanetti.
Nascido em 10 de agosto de 1973 em Buenos Aires, capital da Argentina, Zanetti está na Internazionale desde 1995 (a figurinha ao lado é exatamente referente a stagione 1995/1996), quando foi contratado, sem maior estardalhaço, junto ao Banfield, até então seu único clube como profissional (por indicação dalla vecchia gloria nerazzurra Angelillo).
Sua estréia na Serie A se deu em 27 de agosto do mesmo ano, na vitória sobre o Vicenza por 1 x 0, gol de Roberto Carlos.
Naquele dia, a Inter, comandada por Ottavio Bianchi, foi a campo assim: Pagliuca; Zanetti, Festa, Paganin e Roberto Carlos; Fresi, Berti, Ince e Dell'Anno; Ganz e Delvecchio. Certamente não era um squadrone e terminou o campionato apenas na 7ª colocação...
Desde então são 12 temporadas envergando a camisa nerazzurra, totalizando 378 partidas e 11 gols na Serie A (já é o 5º jogador con il maggior numero di presenze in nerazzurro em absoluto).
Porém, Zanetti, certamente, recolheu menos que plantou, vez que o scudetto reluzente em sua camisa nesta temporada (figurinha abaixo) é apenas o 1º de sua carreira (e todos sabem como foi parar lá...).
Também o começo para Pupi na Itália não foi nada fácil, vez que teve que suar muito para driblar o ceticismo dos torcedores da Internazionale com aquele rapaz que, de tão franzino quando pequeno, era obrigado a comer lentilhas para crescer.
Mas, graças a uma extraordinária resistência física e uma habilidade acima da média, Zanetti que, com palla al piede, si dimostra un giocatore imbattibile e que sabe proteger muito bem a esfera, conquistou a confiança e, posteriormente, a admiração da torcida interista a ponto de receber a braçadeira de capitão com a aposentadoria de Giuseppe Bergomi em 1999.
Com a seleção argentina, onde estreou em novembro de 1994, Zanetti disputou as Copas do Mundo de 1998 e 2002, ficando ausente da última por decisão (surpreendente) do ct José Pekerman, mas voltou a ser convocado por Alfio Basile em 2007. Até aqui, Pupi tem 103 presenças e 6 gols com a selección, com a qual ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta.
Portanto, apesar de não ter gritado campeão muitas vezes em sua carreira até aqui, Zanetti, capitano insostituibile de uma Internazionale que vem arrasando recordes na Itália, com tanta perseverança, tem tudo para levantar, merecidamente, daqui há algumas rodadas, o troféu mais importante de sua carriera!

Na Última Vez ...

segunda-feira, março 26, 2007

'B' Em Pílulas


* Com a 30ª rodada adiada para o dia 1º de maio próximo, a 31ª foi disputada nos dias de ontem e hoje, com exceção dos jogos Brescia x Triestina, Juventus x Napoli e Treviso x Pescara, que serão disputados no próximo dia 10, em razão da realização de partidas envolvendo as seleções italianas principal e Under 21;
* O destaque da rodada, até aqui, foi a goleada do Piacenza (no alto o capitão Riccio - Datasport) sobre o Modena por 5 x 1;
* Com o resultado, o time treinado por Giuseppe Iachini (ex-companheiro de Dunga na Fiorentina) assumiu, provisoriamente, a 2ª colocação na tabela com 50 pontos, 5 a menos que a líder Juventus e 1 a mais que o 3º colocado, o Napoli;
* Quem também tem 49 pontos é o Genoa, que venceu, com autoridade, o Crotone fora de casa por 3 x 0, doppietta de Marco Di Vaio e gol do hondurenho Leon;
* Outra equipe que alcançou os 49 pontos e conseqüentemente a 5ª colocação foi o Bologna, que derrotou o Frosinone por 1 x 0, tento de Bellucci;
* Boa também foi a vitória do Bari, jogando em La Spezia, por 2 x 1.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker