Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, março 03, 2007

Match Clou - 27ª Rodada 2006/2007



Lazio e Sampdoria têm tudo para fazer um grande jogo e por isso a partida é o 'Match Clou' da rodada.
É o embate entre um embalado 4º lugar (a Lazio) e uma cômoda 7ª colocação (a Sampdoria) em nova versão de um clássico que já encantou muitas platéias pelo jogo ofensivo que estas equipes praticavam, especialmente, na década de 90 do século passado.
Aliás, a história recente das duas equipes se misturam quando são lembrados jogadores como Roberto Mancini (foto ao lado - Lazio), Attilio Lombardo, Vladimir Jugovic, Sinisa Mihajlovic e Juan Sebastián Veron, que tiveram passagens marcantes em ambos os clubes, sem esquecer o técnico sueco Sven-Göran Eriksson.
Os tempos são outros (especialmente para a Samp) e os destaques agoram atendem pelos nomes de Tommaso Rocchi e Fabio Quagliarella (foto à esquerda - Pegaso).
No total, são 41 jogos envolvendo os biancocelesti e a equipe blucerchiata em Roma, com ampla vantagem do time de Roma: 22 vitórias, 11 empates e apenas 8 derrotas, com 66 gols a favor e 39 contra.
Na 31ª rodada da temporada passada, vitória da Lazio por 2 x 0, doppietta do ex-capitano Massimo Oddo, agora no Milan.
Mas o último sucesso da equipe de Gênova ocorreu exatamente na temporada anterior (2004/2005), por 2 x 1, tentos de Kutuzov, Flachi e Rocchi, sendo que Di Canio perdeu 1 pênalti.
Merece ser recordada, isto sim, a vitória laziale por 5 x 2 em 13 de dezembro de 1998 em jogo arbitrado por Pierluigi Collina na qual a equipe de Roma assim entrou em campo: Marchegiani; Negro, Nesta, Mihajlovic e Pancaro; Sérgio Conceição, Almeyda, De La Peña e Stankovic; Salas e Mancini. Os gols? Foram marcados por Mihajlovic (3), Stankovic e Salas, sendo que Palmieri fez os 2 do time então treinado por Luciano Spalletti.

Na Última Vez ...

L'Enigma - La Continuazione


Foi uma boa tentativa, mas o jogador ao lado, proposto como enigma desta semana (Guerin Sportivo), não é o líbero Ubaldo Righetti, que defendeu a Roma da temporada 1981/1982 a 1987/1988.
Aliás, nosso enigma não é um defensor, mas um meia...
Para facilitar, eis mais uma dica: jogou 2 Copas do Mundo com a Azzurra.
Vamos ver quem será o sabichão!

Na Última Vez ...

sexta-feira, março 02, 2007

Sábado e domingo será repleto de Calcio!


A 27ª rodada da stagione 2006/2007 da Serie A vai ser realizada nos próximos sábado e domingo, sendo que naquele serão disputados os jogos envolvendo as equipes que terão compromissos pela Champions League durante a próxima semana e neste as partidas com as demais equipes.
Logo, às 15h00 do sábado (horário italiano) serão disputados os jogos Ascoli x Roma e Livorno x Inter (com transmissão pela RAI a partir das 11h00 de Brasília).
Apesar de tanto a líder quanto a vice-líder jogarem fora, a tarefa da Roma - que não contará com Doni e Taddei, enquanto Mancini (foto à esquerda - Empics) deverá partir do banco - é mais fácil, vez que enfrentará um lanterna Ascoli dizimado pelas ausências dos vários Pagliuca, Di Biagio e Bjelanovic.
Já a Inter vai até o Armando Picchi enfrentar o bom Livorno (que, porém, atravessa um péssimo momento) e seu técnico Roberto Mancini deverá propor um grande turn over com vistas ao decisivo jogo contra o Valencia na próxima terça-feira. Assim, a Inter deve ir a campo com: Júlio César; Burdisso, Cordoba, Samuel e Maxwell; Dacourt, Solari, Grosso e Stankovic; Gonzalez e Cruz. Na equipe amaranto o retorno do talentoso Fiore é dado como certo, enquanto o brasileiro César ainda disputa uma vaga com Balleri, escolha que decidirá em qual posição atuará Filippini (foto acima à direita - Palermo) - na direita se jogar o brasileiro, na esquerda se jogar o italiano.
Por fim, o Milan recebe o Chievo no San Siro (com transmissão da Bandsports e da TV Esporte Interativo a partir das 16h30) e Ancelotti deve iniciar com Ronaldo e Gilardino no ataque, com Inzaghi e Ricardo Oliveira como opções. Se o técnico rossonero tem problema de abundância na frente, na defesa terá que superar as prováveis ausências de Cafu, Costacurta, Kaladze, Maldini, Nesta e Serginho.
No domingo, é a vez do Cagliari tentar a recuperação contra a Atalanta (com transmissão da ESPN Brasil às 11h00), enquanto o agora nômade Catania, ainda sem seu artilheiro Spinesi, recebe o Siena em Rimini.
Com transmissão da Band (a partir das 12h00), a Fiorentina enfrenta o Torino. Já a ESPN transmitirá o embate da Lazio contra a Sampdoria às 11h00. Vale a pena assistir, vez que a equipe celeste é, provavelmente, a equipe mais em forma do momento, tendo no atacante Rocchi (foto à direita - Calcio 2000) seu grande expoente.
No San Filippo o Messina enfrenta o Palermo com transmissão da RAI, enquanto Parma e Reggina jogam no Ennio Tardini e Udinese x Empoli completam a rodada, lembrando que todos os jogos do domingo começarão às 11h00 de Brasília.

Campione Azzurro - Dino Zoff

Dino Zoff (foto abaixo - Guerin Sportivo) foi um verdadeiro colecionador de recordes! É até hoje o jogador mais velho a ser campeão de uma Copa do Mundo e detém a mais longa invencibilidade em jogos internacionais - 1.143 minutos entre 1972 e 1974.
Suas 112 presenças com a Azzurra também constituíam uma marca inigualável até Paolo Maldini superá-lo recentemente, assim como suas 570 partidas na Serie A (Maldini tem agora 598).
Nascido em 28 de fevereiro de 1942 em Mariano del Friuli, Superdino começou nel calcio professionistico aos 19 anos na Udinese, equipe com a qual fez sua estréia na Serie A em 24 de setembro de 1961 (Fiorentina 5 x 2 Udinese).
Posteriormente, jogou no Mantova, no Napoli e na Juventus, tendo participado de 332 rodadas consecutivas da Serie A entre as temporadas 1971/1972 e 1982/1983, conquistando 6 Scudettos, dentre outros diversos títulos.
Na seleção italiana, Zoff estreou em 20 de abril de 1968 contra a Bulgária, no San Paolo de Nápoles (na época era goleiro do próprio Napoli), na vitória de 2 x 0 válida pelas quartas-de-final da Euro 68, torneio que conquistaria alguns meses depois contra a Iugoslávia na final disputada em Roma.
Daí, começou uma longa história, tendo Zoff participados dos mundias de 1970 (como reserva de Albertosi), 1974, 1978 e 1982 (totalizando 17 jogos em Copas do Mundo).
Sem dúvida, o mundial da Espanha foi o fecho de ouro da carreira deste extraordinário goleiro que aliava uma frieza intransponível com uma grande técnica (sua 100ª partida pela Azzurra foi exatamente a da estréia italiana na Copa do Mundo de 1982, face à Polônia).
Apesar de um começo decepcionante (acima, o gol marcado por M'Bida na partida Itália 1 x 1 Cameroun pela 1ª fase do mundial - Guerin Sportivo), o selecionado italiano comandado por Enzo Bearzot se recuperou e, após superar Argentina e Brasil na 2ª fase, se classificou para disputar uma vaga na final contra a Polônia, já adversária da 1ª fase, mas desta vez superada por 2 x 0 - ambos do carrasco Paolo Rossi!
Grande dia foi a domenica 11 de julho de 1982, quando Itália e Alemanha Ocidental se enfrentaram no Santiago Bernabeu de Madrid (à direira o 11 inicial italiano - Guerin Sportivo), com o jogo tendo terminado com a vitória italiana por 3 x 1!
Com o resultado, Zoff, que foi capitão da Azzurra em 59 oportunidades, se tornou o 2º goleiro a levantar a taça de campeão mundial (o 1º foi outro italiano, Giampietro Combi, em 1934).
Superdino ainda disputou outros 6 jogos pela Itália, até 29 de maio de 1983, quando se despediu da honrosa camisa.
Posteriormente, Zoff foi treinador do selecionado italiano, que sob a sua batuta foi vice-campeão europeu em 2000.

Na Última Vez ...

quinta-feira, março 01, 2007

Panorama Da Rodada


Parou nos 17! A incrível série de vitórias consecutivas da Internazionale na Serie A foi finalmente interrompida nesta 26ª rodada, quando o time de Milão ficou no empate de 1 x 1 com a Udinese (na foto abaixo - Inter - o lateral Grosso contra o defensor Coda).
Acabou sendo até um resultado surpreendente, vez que a virtual campeã italiana jogou em casa e, como sua série vitoriosa inclui 9 sucessos in transferta, era provável mais um êxito em seus próprios domínios.
Mas foi a Udinese que largou na frente, após um 1º tempo no qual os nerazzurri buscaram o gol e a equipe bianconera explorou os contra-ataques, aos 2' da 2ª etapa com Di Natale.
O tento de empate do time treinado por Roberto Mancini foi anotado pelo argentino Crespo, que havia entrado no lugar de Adriano (por problemas físicos ainda no 1º tempo), aproveitando um bellissimo cross di Maxwell dalla sinistra.
A vantagem de 14 pontos que a Inter tinha antes da rodada sobre a vice-líder Roma, porém, permaneceu inalterada, vez que a equipe capitolina, apesar de uma bela reação capitaneada por Totti (que com 2 gols particulares chegou a 16 na temporada), também não passou de um empate com o Chievo em 2 x 2 (na foto acima Brighi contra Cassetti - Chievo).
O 3º colocado, o Palermo, também empatou, mas com o Milan em 0 x 0 no Renzo Barbera.
O jogo marcou a estréia do atacante polaco Radoslaw Matusiak nas fileiras sicilianas e foi inteiramente dominado, na 1ª etapa, pelo Milan, onde Carlo Ancelotti teve que recuar Brocchi para à lateral direita, com Simic, Bonera e Favalli em linha compondo o restante da defesa. No meio, Gattuso, Pirlo e Ambroni giocano alle spalle di Seedorf e Kaká, com Gilardino l'unica punta. Aliás, Kaká esteve em um dia inspirado, exibindo todo um repertório de genialidades: scatto, dribbling, tunnel, ..., mas errando o mais fácil - um pênalti (muito bem defendido por Fontana, diga-se de passagem) (foto acima - LaPresse)!
No 2º tempo, apesar da entrada de Ronaldo no lugar de Gilardino, o Palermo adiantou seu baricentro e impôs uma pressione a centrocampo que acabou por resultar no domínio da equipe rossonera (na foto à esquerda, Dida antecipa o atacante Caracciolo - Ansa) - assim, tudo somado, o resultado do jogo foi justo.
Já Lazio e Empoli - respectivamente 4º e 5º colocados - venceram e estão cada vez mais ameaçadores sobre a 3ª posição do Palermo.
Enquanto a Lazio derrotou o Catania (vide a coluna 'O Jogo Da TV'), o Empoli superou o Messina por 3 x 1, com uma doppietta do atacante Luca Saudati (scuola Milan) e o 1º gol na Serie A do jovem defensor Lino Marzoratti, também produto do vivaio rossonero e de grande futuro. No final, o hondurenho Alvarez diminuiu para o time comandado por Cavasin.
A Fiorentina, que corre por fora por uma das vagas italianas em competições européias, não conseguiu prosseguir na sua seqüência de vitórias (vinha de 4 consecutivas) e acabou empatando com a boa Reggina por 1 x 1 no Oreste Granillo, o que não deixou de ser um resultado aceitável. Ao gol de Foggia, respondeu o romeno Mutu, cobrando pênalti (foto no alto à direita - Ap).
Em Gênova, a Atalanta, merecidamente, largou na frente da Sampdoria com Ventola e sofreu o revés no 2º tempo, com gols de Bazzani e Volpi, cobrando um pênalti inexistente marcado pelo mediador Orsato.
No Olimpico de Turim, o técnico De Biasi venceu o duelo dos allenatori reintegrados contra Giampaolo do Cagliari, com um gol do zagueiro esordiente Bovo (à esquerda - Accarini), interrompendo a série negativa de 6 derrotas consecutivas do Torino.
Já no Artemio Franchi de Siena o time da casa foi bloccato dalla sfortuna (uma traversa e um pallo) e empatou em 0 x 0 com o Livorno.
Por fim, no jogo dos desesperados, Ascoli e Parma também ficaram no 0 x 0 - prenúncio de Serie B?
Decorridas 26 rodadas, eis a classificação da Serie A, lembrando que da 22ª apenas o jogo Catania x Palermo foi realizado: 1º Internazionale (67 pts); 2º Roma (53); 3º Palermo (45); 4º Lazio (40); 5º Empoli (38); 6º Milan (37); 7º Sampdoria (33); 8º Fiorentina (32); 9º Udinese (32); 10º Atalanta (31); 11º Catania (31); 12º Livorno (28); 13º Siena (26); 14º Torino (25); 15º Chievo (23); 16º Cagliari (23); 17º Reggina (21); 18º Messina (20); 19º Parma (17) e 20º Ascoli (15).

Na Última Vez ...

Especiais Do Mês


Em um mês no qual o futebol italiano vivenciou fatos lamentáveis (em especial a morte do inspetor de polícia Filippo Raciti), o blog Calcio Serie A não deixou a peteca cair e procurou retratar o que aconteceu de melhor no futebol da Bota!
A coluna 'Momento Panini', por exemplo, trouxe, sempre às terças-feiras, especiais com o polêmico tetracampeão mundial Marco Materazzi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/momento-panini-marco-materazzi.html), com o ala rossonero Marek Jankulovski (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/momento-panini-marek-jankulovski.html) e com o bom meia do surpreendente Empoli Ighli Vannucchi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/momento-panini-ighli-vannucchi.html).
A 'Memorabilia', onde é abordada a carreira, com ênfase na Serie A, de um jogador ainda não esquecido pelos torcedores, apresentou o craque polonês Boniek (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/memorabilia-boniek.html), Il Mister Sfortuna Boffi (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/memorabilia-boffi.html), o eterno Cerezo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/memorabilia-cerezo.html) e o controvertido Gascoigne (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/memorabilia-gascoigne.html).
Outra coluna muito especial, a 'Campione Azzurro', que trata, às sextas-feiras, da carreira de um jogador na Azzurra, abordou as trajetórias do fugaz Roberto Di Matteo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/campione-azzurro-roberto-di-matteo.html) e do lendário Silvio Piola (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/02/campione-azzurro-silvio-piola.html).
Além dessas colunas, a 'Match Clou', normalmente aos sábados, sempre traz uma prévia do principal jogo da rodada que será realizada, enquanto a 'O Jogo da TV' aborda as partidas transmitidas pela televisão para o Brasil e a 'Panorama Da Rodada' analisa os demais jogos às segundas-feiras.
A Serie B teve seus principais fatos expostos na ''B' Em Pílulas', enquanto os jogos da Copa Itália na coluna 'E Na Copa ...' e a participação italiana na Europa na 'A Itália Na Europa'.
Por fim, a 'L'Enigma' propôs, semanalmente, a foto de um jogador e indagou qual sua identidade, enquanto a 'Você Sabia ...' trouxe curiosidades sobre o Calcio, sempre aos domingos

Na Última Vez ...

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O Jogo Da TV - Lazio x Catania



Uma "rimonta da Champions"! Assim o site da Gazzetta dello Sport anunciou a vitória da Lazio sobre o Catania no jogo transmitido pela ESPN nesta quarta-feira, válido pela 26ª giornata da Serie A.
Porém, quem começou melhor foi o Catania, cuja última vitória se deu em 23 de dezembro do ano passado (4 x 2 sobre a Sampdoria - http://calcioseriea.blogspot.com/2006/12/o-jogo-da-tv-catania-x-sampdoria.html), parecendo que a trupe treinada por Marino recuperara o brilho do início da temporada, quando foi a surpresa positiva da Serie A (é verdade que a queda no rendimento se deu após os lamentáveis incidentes ocorridos contra o Palermo em 2 de fevereiro último e que estão obrigando o time a jogar sempre longe de sua torcida desde então).
Apesar de não poder contar com seu melhor atacante, Gionatha Spinesi, suspenso, o técnico Pasquale Marino insistiu no seu preferido 4-3-3, com o tanque Corona no meio dos habilidosos Colucci e Mascara.
E a proposta começou dando resultado, tendo terminado o time da Sicília em merecida vantagem após os primeiros 45', graças ao gol de Colucci aos 17'.
Tudo porque o Catania conseguiu manter o ritmo da partida alto, sfruttando il movimento degli esterni del tridente d'attacco, deixando a defesa biancazzurra em dificuldade por várias vezes, como quando Ballotta fez uma importante defesa em um tiro ravvicinato de Edusei (um dos melhores em campo - na foto do alto contra o chileno Jimenez - Liverani), ou quando Mascara pecou por preciosismo e acabou desperdiçando uma chance com o gol já vazio.
O treinador laziale Delio Rossi, corajoso, ainda na 1ª etapa tentou consertar o posicionamento de sua equipe em campo - sacou o lateral Belleri e inseriu o meia belga Mudingayi. A alteração deu resultado e a Lazio, nos últimos minutos do 1º tempo, melhorou seu jogo e criou sua 1ª chance concreta, com o atacante Rocchi.
No início do 2º tempo o Catania teve mais uma chance para ampliar a vantagem com o lateral Lucenti, mas, quem não marca... e a Lazio acabou por empatar aos 60' em jogada individual de Pandev.
Quando tudo indicava que a partida terminaria empatada (que seria um resultado justo, como bem destacou o comentarista Silvio Lancellotti durante a transmissão), o zagueiro Siviglia aproveitou um calcio piazzato e colocou o time da capital na frente.
Atordoado, o Catania ainda viu Lucenti errar um recuo de bola e permitir que o biancoceleste Tommaso Rocchi (que não fez uma boa partida) fizesse seu 11º tento na temporada, decretando o resultado final em 3 x 1!
Com o resultado, o time capitolino alcançou seu 8º resultado útil consecutivo e demonstrou, mais uma vez, que será um árduo adversário de Milan e Palermo pelo 3º lugar na temporada da Serie A e, conseqüentemente, pela 3ª vaga italiana para a Champions League.
Tabellino:
Lazio: Ballotta; Belleri (39' Mudingayi), Siviglia, Cribari, Zauri; Mutarelli, Ledesma, Behrami, Mauri (54' Jimenez); Pandev (74' Tare), T. Rocchi. All. Rossi.
Catania: Pantanelli; Lucenti, Sottil, Stovini, Vargas; Baiocco, Edusei (90' Morimoto), Caserta; Colucci, Corona (81' Rossini), Mascara (77' Izco). All. Marino.
Gols: 17' Colucci, 60' Pandev, 88' Siviglia, 95' T. Rocchi.
Árbitro: G. Rocchi (que não teve uma boa atuação, principalmente ao não conter a violência de alguns jogadores da Lazio).
Cartões amarelos: Lucenti, Caserta, Sottil, Mudingayi e Pantanelli.
Cartão vermelho: Marino.

Na Última Vez ...

L'Enigma



O último enigma (vide link abaixo), postado às 12h05, foi desvendado às 12h19!
Portanto, o desta semana (foto à esquerda - Guerin Sportivo), apesar de ser fácil, não vai ter dica não!
Aguardo os experts.

Na Última Vez ...

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Match Clou - 26ª Rodada 2006/2007


Palermo e Milan farão o principal jogo desta rodada de meio de semana e o retrospecto indica o favoritismo da equipe de Milão: são 19 jogos até aqui disputados na Serie A com o mando de campo do time da Sicília, que só venceu 5, empatou 6 e perdeu 8. Foram 11 gols marcados pelos donos da casa contra 19 dos visitantes. Quem mais participou deste encontro foi o sueco Nils Liedholm (posteriormente técnico de muito sucesso no Milan, na Roma e no Verona, dentre outras equipes), que esteve presente em 7 ocasiões, enquanto o seu conterrâneo Gunnar Nordahl é o maior artilheiro do embate, tendo estufado as redes sicilianas 5 vezes entre 1948 e 1956.
Aliás, o Palermo, jogando em casa, não marca gol no Milan desde a temporada 1962/1963, quando foi derrotado por 3 x 1, sendo que sua última vitória remonta a 1960, ocasião na qual, treinado por Cestmir Vycpalek (ex-jogador proveniente da antiga Tchecoslováquia e tio de Zdenek Zeman), venceu por 1 x 0, tento de Vernazza.
Desde que voltou à Serie A em 2005, o Palermo só conseguiu 1 empate (0 x 0 em 2005), tendo perdido o outro jogo (0 x 2 em 2006, tentos de Inzaghi e Shevchenko).
Para quebrar este incômodo tabu, o treinador Guidolin terá, nesta quarta-feira, o Palermo al completo, com exceção, obviamente, do atacante brasiliano Amauri, para quem a temporada já acabou.
Até o zagueiro tetracampeão mundial Barzagli (foto à direita - Ansa) e o meia brasileiro Fábio Simplício, que eram dúvidas, devem ir para o jogo. Assim, o time da Sicília pode iniciar com seu meio de campo titular, incluíndo os 3 pelati - Guana (foto do alto à esquerda - Palermo), Corini e Bresciano.
No Milan, o momento é de emergenza, principalmente no setor defensivo, vez que Cafu, Costacurta, Jankulovski, Kaladze, Maldini, Nesta e Serginho estão com problemas físicos e Oddo está squalificato. Assim, Ancelotti está cogitando até deslocar Brocchi para a lateral direita e Ambrosini (foto à esquerda - Empics) para a zaga.
Mas também no ataque o coach Ancelotti tem seus problemas, já que Borriello está suspenso e Inzaghi contundido...
Façam suas apostas! O polêmico presidente do Palermo, Maurizio Zamparini, por exemplo, acha que o empate é um bom resultado.
Por fim, em razão da rodada de amanhã, as colunas 'Momento Panini' e 'Memorabilia' voltam na semana que vem!

Na Última Vez ...

Futebol na Itália tem quarta movimentada


De forma excepcional, a 26ª giornata da Serie A vai ser disputada nesta quarta-feira, reservando, desde já, muitas emoções para os admiradores do Calcio.
Às 15h00, horário italiano (11h00 de Brasília), ocorrerão 9 partidas, dentre elas o confronto dos 2 piores times do campeonato até aqui - Ascoli x Parma.
A vice-líder Roma, sem o brasileiro Mancini, vai à Verona enfrentar o Chievo do meia Marcolini (foto à direita - Chievo), que substituirá o centrocampista Italiano, suspenso. Os brasileiros do time de Verona, César Prates e Luciano, contundidos, também não participarão da partida.
O Empoli, por sua vez, recebe o Messina no Carlo Castellani, enquanto a Lazio, ainda sem Peruzzi, pegará o Catania no Olimpico de Roma, com transmissão ao vivo da ESPN a partir das 10h55.
O agora 5º colocado Milan vai ao Renzo Barbera fazer o 'Match Clou' da rodada contra o Palermo, que terá transmissão da RAI e da TV Esporte Interativo.
Reggina e Fiorentina fazem um jogo muito interessante no duelo dos atacantes Bianchi e Toni, ambos no encalço do artilheiro da Serie A Francesco Totti.
Por sua vez, Siena e Livorno se encontram no Artemio Franchi de Siena e o Torino tem uma grande chance de interromper sua série de 6 derrotas consecutivas ao enfrentar o Caglari, em um jogo onde ambas as equipes farão a estréia de seus novos (velhos) técnicos.
Por fim, às 20h30 da Itália a líder Internazionale recebe a Udinese no Giuseppe Meazza.
Com Cambiasso e Vieira contundidos e Stankovic suspenso, o meia francês Dacourt (foto acima - Empics) deverá iniciar jogando a partida com os argentinos Solari e Zanetti nas alas e o português Figo mais avançado, com a dupla Crespo-Ibrahimovic no ataque e Adriano como opção no banco.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

'B' Em Pílulas


* Nenhuma das 8 equipes piores classificadas na Serie B perdeu na 25ª giornata;
* Também as 3 primeiras não perderam, ao invés, ganharam seus jogos;
* A liderança da Serie B continua com a Juventus, 2 pontos a frente do Napoli que, por sua vez, tem 3 de vantagem sobre o Piacenza, 3º lugar;
* A Juve derrotou o Modena, fora de casa, por 1 x 0, autogol do zagueiro Centurioni aos 88' (!);
* Já o Napoli, também nos domínios do adversário, superou a Triestina por 3 x 1, de virada, tentos napolitanos de Cannavaro, Bucchi e De Zerbi;
* O Piacenza passou pelo Genoa (5º lugar) no Leonardo Garilli por 3 x 1, tendo Di Vaio anotado o gol do time gênoves;
* A 4ª colocação é do Mantova, que perdeu para o Crotone com gols de Cariello e Baù (a comemoração de ambos na foto acima - Pipita), tendo Spinale diminuído a distância para os lombardi;
* Com o empate casalingo em 0 x 0 com o Verona, o Brescia demitiu o técnico Mario Somma. Durante o jogo, o brasileiro Lima (ex-Roma) foi expulso.

Na Última Vez ...

Panorama Da Rodada


Em uma rodada de 27 gols (média de 2,7 por partida), as vitórias da líder Internazionale (5 x 2 sobre o Catania) e da vice-líder Roma (3 x 0 na Reggina) foram os destaques.
Se a Inter alcançou sua 17ª vitória consecutiva e os 66 pontos, a Roma chegou aos 52 graças aos gols de Tavano (foto à esquerda - Reuters), Mexes e Panucci, todos no 2º tempo.
Foi um jogo de contradições, vez que, apesar do placar largo, não foi uma vitória fácil da equipe capitolina e, ainda que todos os tentos tenham surgido na 2ª etapa, a Roma foi melhor na 1ª metade...
Totti ainda perdeu um pênalti aos 85' e ficou furioso com o goleiro Campagnolo, seu ex-colega de clube, que defendeu a cobrança. Foi a 6ª penalidade máxima desperdiçada pelo capitano romanista na temporada (em 10 oportunidades), todas defendidas pelos arqueiros adversários.
No sábado, o Torino chegou a sua 6ª derrota consecutiva ao perder por categóricos 3 x 0 para o Chievo, em Verona, com uma doppietta do atacante albanês Erjon Bogdani e 1 tento do meia Brighi (na foto à direita Semioli e Balestri - Ap).
No outro jogo antecipado para sábado, Atalanta e Palermo ficaram no 1 x 1 no Atleti Azzurri D'Italia em um embate muito movimentado e emocionante, onde a equipe da casa dominou o 1º tempo (e fez 1 x 0 com Zampagna) e os visitantes o 2º (quando empataram com Diana).
No domingo, a cada vez melhor Lazio (eleita squadra della settimana pela Gazzetta dello Sport e apenas 1 gol sofrido em 2007) venceu o Cagliari, na Sardenha, por 2 x 0, sendo o 1º tento marcado pelo brasileiro Cribari (foto à esquerda - Ap) e o outro por Rocchi (gol capolavoro).
Livorno e Ascoli ficaram no 0 x 0, enquanto o Messina venceu o Siena por 1 x 0, tento marcado pelo hondurenho Alvarez, que tinha acabado de entrar, aos 95'.
A Fiorentina, que vem se recuperando muito bem na competição, ganhou o derby toscano por 2 x 0, com show da dupla Mutu (abaixo, à esquerda, o gol do romeno - Richiardi) - Toni (que chegou ao seu 13º gol na temporada) e agora já está na zona U.E.F.A.
Gol ed emozione no Friuli, onde Udinese e Parma empataram em 3 x 3, permitindo que o Parma targato Ranieri conquistasse seu 1º e importantíssimo ponto! O croata Budan abriu o marcador aos 8', a Udinese virou a partida com Di Natale aos 42' e aos 68', houve novo empate do Parma com o meia Parravicini, tendo o nigeriano Obodo e o ítalo-americano Rossi (ambos na foto acima à direita - Ap) anotados os derradeiros gols.
Por fim, na partida disputada na noite italiana, o Milan derrotou a Sampdoria com um gol de Ambrosini (foto abaixo - De Ponti) no finalzinho. Foi um jogo sofrido, tendo o Milan começado com o trio Kaká-Ronaldo-Ricardo Oliveira, além de contar com a volta de Dida ao gol rossonero, mas, logo aos 11', o lateral Oddo foi expulso e obrigou Ancelotti a sacar Ricardo Oliveira para inserir Cafu. Daí, a Sampdoria teve chances para abrir o marcador e até uma bola no travessão, mas, perdeu a vantagem numérica ainda no 1º tempo, quando o uruguaio Olivera foi expulso aos 38' per doppia ammonizione.
Na 2ª etapa, il Milan ci crede e acciuffa la vittoria que parecia impossível.
Eis a classificação transcorrida mais uma rodada: 1º Internazionale (66 pts); 2º Roma (52); 3º Palermo (44); 4º Lazio (37); 5º Milan (36); 6º Empoli (35); 7º Fiorentina (31); 8º Atalanta (31); 9º Catania (31); 10º Udinese (31); 11º Sampdoria (30); 12º Livorno (27); 13º Siena (25); 14º Cagliari (23); 15º Chievo (22); 16º Torino (22); 17º Reggina (20); 18º Messina (20); 19º Parma (16) e 20º Ascoli (14).

Na Última Vez ...

domingo, fevereiro 25, 2007

O Jogo Da TV - Catania x Internazionale



No campo neutro de Cesena, a Inter atropelou o Catania e alcançou sua (inacreditável) 17ª vitória consecutiva na Serie A - a 9ª in transferta!
O estádio vazio e o placar dilatado - 5 x 2 - deram a impressão de que o jogo foi apenas um treino para os comandados de Roberto Mancini.
Porém, a máquina nerazzurra só começou a funcionar no final da 1ª etapa, já que até o gol do argentino Samuel (foto abaixo - Infophoto), aos 45', a partida estava morna e a líder do campeonato appannata e impacciata nel costruire la manovra.
Porém, no 2º tempo foi tudo diferente. Com Maicon apoiando eficientemente pela direita e Grosso investindo pela esquerda, além do argentino Solari all'estremo alto del rombo, subito dietro alle punte Cruz e Ibrahimovic, a Inter superou as ausências de Cambiasso, Dacourt e Vieira e logo aos 4' chegou ao seu 2º gol, con un sinistro angolato de Solari (abaixo sua comemoração - Ap) que entrou no canto de Pantanelli, que nada pode fazer.
E mais 1' e o também argentino Julio Cruz acertou o travessão do Catania, quase ampliando para 3 x 0, resultado que seria alcançado aos 12' com um tiro-cross de Grosso que entrou no canto oposto onde se encontrava Pantanelli (tudo leva a crer que o italiano tentou cruzar e não chutar, mas...).
Daí a Inter diminuiu um pouco o ritmo e o Catania passou a tentar impor seu jogo, tendo conseguido diminuir a diferença aos 20', através de seu cannoniere Spinesi, que superou o colombiano Cordoba e o portiere Júlio César antes de concluir para o fundo das redes.
O técnico Marino, então, sacou Colucci (um meia ofensivo que joga aberto) e inseriu o centroavante Corona (um típico atacante de área) com o objetivo de prosseguir na reação.
Mas não adiantou, 2' depois o argentino Solari encontrou o sueco Ibrahimovic (na foto acima à esquerda com o zagueiro Samuel - Ap) dentro da área, em suspeita posição de impedimento, que realizou o 4º gol da equipe de Milão.
E aí chegou a hora de Adriano, que estava de 'castigo' no banco, substituíndo o atacante sueco. E, logo em sua 1ª jogada, L'Imperatore deu uma assisência de calcanhar para conclusão (por cima do gol) do argentino Cruz.
Só que foi o Catania que marcou novamente: Corona, ou melhor, Re Giorgio, aproveitou uma distração de Cordoba e infligiu o 2º tento à Internazionale.
Para terminar, Cruz recebeu um cruzamento do brasileiro Maicon e, de esquerda, fez o 5º gol da Internazionale no Dino Manuzzi (foto acima à direita - Inter).
Antes do árbitro Bertini encerrar a partida, o atacante Spinesi (12 gols - 2 a menos que o artilheiro Totti) foi expulso.
Eis o tabellino da gara:
Catania: Pantanelli; Lucenti, Sottil, Stovini, Vargas; Baiocco, Edusei, Caserta (84' Izco); Colucci (66' Corona), Spinesi, Mascara (79' Morimoto). All. Marino.
Inter: Júlio César; Maicon, Cordoba, Samuel, Maxwell; Zanetti, Stankovic (76' Burdisso), Maxwell (74' Gonzalez), Solari; Ibrahimovic (68' Adriano), Cruz. All. Mancini.
Gols: 45' Samuel, 49' Solari, 57' Grosso, 65' Spinesi, 67' Ibrahimovic, 74' Corona, 77' Cruz.
Árbitro: Bertini.
Cartões amarelos: Stankovic, Baiocco e Spinesi.
Cartão vermelho: Spinesi.

Na Última Vez ...

Você Sabia ...


* Que a partida Palermo x Catania, válida pela 3ª rodada e terminada 5 x 3 (na foto ao lado - Grazia Neri - Bresciano é derrubado por Stovini) foi o jogo com maior número de gols, até aqui, nesta temporada da Serie A?
* Que a maior goleada deste campeonato foi aplicada pela Roma sobre o mesmo Catania - 7 x 0 na 12ª rodada?
* Que em Palermo x Reggina (1ª giornata) e Catania x Messina (4ª) houve a distribuição de 12 cartões pelos árbitros - recorde da temporada?

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker