Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, julho 23, 2009

Memorabilia - Bedin

O Mago Helenio Herrera, precisando de um substituto para o vitorioso Carlo Tagnin na Grande Inter dos anos 1960, chegou a testar Domenghini e Peirò na posição, mas acabou optando por um ragazzino das categorias de base do clube dotado de grande velocidade.
E, assim, Gianfranco Bedin trocou a área adversária para se tornar um dos maiores intérpretes del numero 4 na Itália pós-guerra.
Nascido aos 24 de julho de 1945 em San Donà di Piave, na província de Veneza, Bedin cresceu na própria Inter e de lá só saiu em 1974 após disputar mais de 300 partidas com a camisa nerazzurra (ao lado - Inter), conquistando 3 títulos italianos, uma Coppa dei Campioni e outra Intercontinentale.
Jogador de grande dinamismo, o próprio Bedin definiu seu lavoraccio em uma entrevista ao site Storie di Calcio: "Per forza, quarantanni fa il mediano era il marcatore della mezz'ala avversaria, il giocatore più forte, con il compito di annullarlo".
Efetivamente, Bedin não teve vida fácil, carregando o cômputo de marcar durante sua carreira jogadores do calibre de Eusébio, Di Stefano, Sivori, Pelé, Neeskens e ... Rivera, para ele um duelo especial.
Apesar da difícil missão, Bedin foi um jogador extremamente leal, não tendo recebido, em sua longa carreira, nenhum cartão vermelho per gioco duro.
Muito forte fisicamente, Bedin (ao lado defendendo a Beneamata - Inter) tinha como características principais um apurado senso de antecipação e um fôlego invejável, que o permitia grudar quase como um carrapato no principal jogador adversário, anulando-o como instruído por Herrera.
Bom arrematador, Bedin ainda realizou cerca de 30 gols em sua carreira, 5 apenas no campionato 1965/1966.
Em 1974, aos 29 anos, Bedin se transferiu à Sampdoria, clube que defendeu por 4 temporadas, sendo 3 na Serie A (abaixo, na temporada 1976/1977, Bedin é o 2º agachado da esquerda para à direita - Lippi é o último em pé - Panini).
Antes de encerrar sua carreira em 1981 no Rondinella, Bedin ainda defendeu Varese e Livorno.
Na Azzurra, esse mediano fez sua estréia em 18 de junho de 1966 na vitória sobre a Áustria por 1 x 0, mas só voltou a defender a Nazionale novamente 5 anos depois, em nova partida contra a Áustria em 1971.
Ao todo, Bedin defendeu a seleção italiana em 6 ocasiões, sendo a última em amistoso contra a Bulgária em 21 de junho de 1972.
Atualmente, Bedin continua ligado à Internazionale, exercendo as funções de observador e talent scout, sempre atento a alguns valores do ruolo di mediano: "Il rispetto, la correttezza, l'educazione, la lealtà, l'amicizia, il gruppo".

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...

quarta-feira, julho 22, 2009

Especulações Da Semana


Depois de Kaká, nesta semana foi a vez de Ibrahimovic deixar a Itália rumo à Espanha, sponda Barcelona.
Embora a negociação ainda não tenha sido oficializada, os termos gerais da mesma já são conhecidos e, para o bem do Calcio, são bem diferentes daqueles que levaram Kaká a virar um galáctico.
Para começar, fator preponderante na tratativa foi a vontade declarada do atacante sueco em mudar de ares, ao contrário do brasileiro, que até o último instante fez juras de amor ao clube rossonero, esse sim louco para capitalizar com a venda de seu grande astro.
Depois, enquanto o Real Madrid mandou apenas uma mala de dinheiro para Milão, o Barcelona enviará outra (um pouco menor, é verdade) e mais o goleador Eto'o (ao lado - Getty Images) e, provavelmente, o meia Hleb, que deverão ser muito úteis a Mourinho.
Bem, se a negociação envolvendo Eto'o caminha para um final feliz, outro avante africano, cujo destino era considerado certo até alguns dias atrás, sofreu grande reviravolta nas últimas horas, vez que o Napoli desistiu de contar com o nigeriano Obinna (mais abaixo - Ap), agora na mira dos franceses Marseille, Monaco e Paris SG.
Ainda quanto ao clube partenopeo, se o patrón De Laurentiis confirmou o argentino Denis para a próxima temporada, o mesmo ele não fez com o também portenho Lavezzi, ídolo da tifoseria mas que vem tendo comportamento de prima donna desde o final do último campeonato, ameaçando até abandonar o futebol se não atendido em suas exigências...
De qualquer maneira, o Napoli continua atrás de um atacante, cujo nome em maior evidência atualmente é o do interista Cruz, e de um lateral esquerdo, sendo Dossena o nome mais cotado.
Outro africano que pode desembarcar na Itália é o defensor Gaxa, terzino dos Bafana Bafana de Joel Santana e que interessa muito ao Siena.
Pista exótica está seguindo também o Livorno, interessado nos norte-americanos Donovan e Clark, ambos participantes da última Confederations Cup.
Já as atenções em Bologna estão voltadas para a Albânia, não para alguma revelação daquele país, mas porque a família Menarini parece muito próxima de ceder o clube ao petroliere Rezart Taçi.
Para não perder o hábito, eis as principais transferências registradas na Lega-Calcio do dia 16 ao corrente: Nicolas Bertolo (meia, argentino, do Banfield ao Palermo), José Castillo (atacante, argentino, do Lecce à Fiorentina), Hernan Crespo (atacante, argentino, da Internazionale ao Genoa), Guillermo Cuadrado (defensor, colombiano, do Independiente Medellín à Udinese), Felipe Melo (meia, brasileiro, da Fiorentina à Juventus), Pablo Fontanello (defensor, argentino, do Tigre ao Parma), Lúcio (defensor, brasileiro, do Bayern München para a Internazionale), Marco Marchionni (meia, italiano, da Juventus à Fiorentina), Lino Marzoratti (defensor, italiano, do Empoli ao Cagliari), Antonio Mirante (goleiro, italiano, da Sampdoria ao Parma), Marco Rossi (defensor, italiano, do Parma à Sampdoria) e Fernando Tissone (meia, argentino, da Udinese à Sampdoria).

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

domingo, julho 19, 2009

Quem Vem Lá (Parte II) - Rodrigo Palacio


Depois do sucesso do Principe Milito na última temporada, o Genoa resolveu continuar apostando em avantes argentinos e, após contratar o esperto Crespo, acertou também com o ágil Rodrigo Palacio, uma das estrelas do tradicional Boca Juniors.
Com 27 anos, La Joya, La Perla ou simplesmente Piolin já tem um palmares excepcional, onde a cereja do bolo é a Copa Libertadores de 2007, assim como é figura habitual nas convocações da Albiceleste, com a qual disputou a Copa do Mundo de 2006.
Porém, ao contrário da maioria de seus connazionali talentosos, Palacio alcançou a maturidade física e técnica sem nunca defender um clube europeu, tendo passado, até aqui, apenas pelos poucos expressivos Bella Vista e Huracán de Tres Arroyos, além dos mais famosos Banfield e Boca Juniors, este último desde 2005 (acima em uma de suas primeiras aparições com os Xeneizes - Alfieri).
Mas, os torcedores do Grifone não devem nem ficar preocupados com um eventual problema de adaptação de Palacio, que custou cerca de € 4,5 milhões aos cofres do clube, pois xeneizes quer dizer, exatamente, genovesi.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Lúcio


Capitão da seleção brasileira e autor do gol decisivo na virada sobre os Estados Unidos na final da última Copa das Confederações, não foi sem surpresa que o zagueiro Lúcio, 31 anos recém completados (nasceu em Brasília aos 08 de maio de 1978), ficou sabendo que não estava mais nos planos do Bayern München, clube que defendia desde 2004 e com o qual conquistou 3 campeonatos alemães e outras 3 copas nacionais.
Zagueiro de forte personalidade e de físico granito (1,88 m e 80 kg), Lúcio, nascido Lucimar Ferreira da Silva, foi descoberto pelos dirigentes do Internacional em uma partida válida pela Copa do Brasil de 1997 na qual o Colorado venceu o Guará do jovem defensor por ... 7 x 0!
Convocado para as Olímpiadas de Sydney em 2000, mesmo ano em que estreou na seleção principal, Lúcio defendeu ainda o Bayer Leverkusen por 4 temporadas, chegando a uma final de Champions League, antes de se transferir à Baviera (acima com a camisa do Bayern - Insidefoto).
Perigoso no jogo aéreo, tendo colecionado mais de 20 gols só na Bundesliga, Lúcio não ficou muito tempo sem clube, tendo sido logo procurado pelos dirigentes da Internazionale para emprestar à zaga nerazzurra sua experiência de campeão do mundo em 2002.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker