Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, julho 21, 2007

L'Enigma



Um novo desafio! Quem é o jogador à esquerda (Onze Mondial)?
Dica: foi um dos maiores jogadores nascidos na Europa Oriental, apesar de ter fracassado na Serie A.
Na quarta-feira os acertadores!

Na Última Vez ...

quinta-feira, julho 19, 2007

Memorabilia - Oriali

Neste período de calciomercato, quase diariamente aparece o nome de Gabriele Oriali na imprensa, afinal, o italiano de 54 anos é o consulente mercato de um dos clubes mais poderosos do mundo, o Football Club Internazionale Milano.
Os mais jovens talvez não saibam, mas Oriali não é um novato no mundo do futebol e muito menos na Internazionale.
Nascido na belíssima Como aos 25 de novembro de 1952, Gabriele Lelè Oriali começou sua carreira de futebolista na própria Inter, onde estreou na Serie A na temporada 1970/1971, mais precisamente em 07 de fevereiro de 1971 contra a Roma, logo se sagrando campeão italiano.
Apesar de não primar por uma técnica portentosa, Oriali soube construir uma importante carreira, inicialmente como terzino e majoritariamente como mediano incontrista, tanto que permaneceu por 13 temporadas no clube nerazzurro de Milão, totalizando 392 presenças (277 na Serie A) e 43 gols (33 só no campeonato italiano) com a Inter (na foto à direita, no alto, com a maglia interista - Inter).
Assim, com 2 títulos italianos na bagagem (Oriali também participou da campanha vitoriosa na temporada 1979/1980), Lelè deixou a Inter depois da stagione 1982/1983 (na foto à esquerda contra a Roma de Falcão - Inter) para disputar mais 4 temporadas com a Fiorentina até abandonar o futebol jogado em 1987, após 107 presenças e 7 gols com o clube viola na Serie A.
Também na seleção italiana Oriali teve uma passagem marcante, totalizando 28 partidas e 1 gol, coroada com o título mundial de 1982 (na foto abaixo com Paolo Rossi contra a Alemanha Ocidental - Folha), conquistado em terras espanholas.
Sua estréia com a Azzurra ocorreu no amistoso disputado contra a Espanha em Roma aos 21 de dezembro de 1978, decidido por um gol de... Paolo Rossi.
Aliás, já na oportunidade começava a se delinear o grupo que derrotaria o Brasil e seria tri-campeão mundial quase 4 anos depois, vez que naquele distante dia atuaram, além de Oriali e Rossi, Zoff, Gentile, Cabrini, Scirea, Causio, Tardelli e Graziani, todos presentes na Espanha.
Depois de abandonar a carreira agonística, que valeu a Oriali a homenagem realizada por Luciano Ligabue com a música Una vita da mediano, Lelè abraçou a profissão de Direttore Sportivo, primeiramente do Bologna e depois do Parma, antes de voltar à Internazionale.
A única mancha em seu currículo resta a condenação no famoso caso Passaportopoli envolvendo o uruguaio Alvaro Recoba.

Na Última Vez ...

quarta-feira, julho 18, 2007

L'Enigma - La Soluzione


Apesar de tudo, congratulações ao Daniel Schneider! Isso porque, ainda que ajudado pela dica misericordiosa, foi o único a solucionar que o jogador à esquerda (Guerin Sportivo) é o artilheiro
da Catania, Gionatha Spinesi (foto à direita - Guerin Sportivo), autor de 17 gols na última temporada.
Spinesi, efetivamente, nunca teve qualquer chance na Internazionale, onde permaneceu de novembro de 1995 a janeiro de 1997, antes de peregrinar por Castel di Sangro, Bari, Arezzo e, finalmente, Catania, com o qual irá para sua 3ª temporada.

Na Última Vez ...

Especulações Da Semana


Depois de várias semanas pra lá de mornas, parece que o calciomercato entrou em efervescência.
Afinal, várias contratações interessantes foram fechadas nos últimos dias e até mesmo hoje!
Destaque para a Roma, que depois dos reforços de Juan para a defesa e de Esposito para o ataque, acertou com o bom meia francês Ludovic Giuly, que estava há 3 temporadas no Barcelona.
Agora, o time capitolino poderá cuidar de encontrar destinações para alguns atletas que estão em esubero, tais como o zagueiro Kuffour e os meias Alvarez e Brighi, ou descontentes, como o romeno Chivu, que ainda interessaria à Inter.
Ainda sobre a Beneamata, foram oficializados o meia Jimenez, chileno que disputou a última temporada com a Lazio, e o defensor colombiano Rivas, que veio do River Plate da Argentina (na foto à direita - Inter - o Consulente Mercato Gabriele Oriali entre os dois novos reforços).
É bem possível que os mais novos sul-americanos da Inter não tenham muitas chances de serem aproveitados no estrelar elenco interista, parecendo mais apostas para o futuro, vez que ambos são jovens.
Ademais, principalmente quanto ao zagueiro colombiano, é bastante provável que o mesmo seja emprestado a algum time de menor expressão (Bologna, por exemplo) ainda nos próximos dias, com objetivo de ganhar experiência e liberar uma vaga de extra-comunitário no grupo.
Já no tocante a Jimenez, conhecido como El Mago, merece registro o fato de que, tendo o passe preso à Ternana (sociedade que está atualmente na C1), já esteve emprestado à Fiorentina e também à Lazio, não tendo sido contratado em definitivo por qualquer desses clubes em razão das pretensões financeiras da Ternana, que agora pode ter arrumado um pretendente mais endinheirado...
O romeno Mutu, por sua vez, bradou: "Questa Fiorentina ha bisogno di rinforzi, ci mancano giocatori d'esperienza per cercare di arrivare tra le prime quattro e per poterci battere anche in campo internazionale" e Pantaleo Corvino resolveu acontentá-lo: como Ljungberg e Huntelaar estão muito difíceis, parece que o time viola vai de Semioli e Vieri, que poderiam acertar já nesta quinta-feira.
Aliás, o veterano Vieri também estaria na mira do Livorno, que acabou sendo o protagonista negativo da semana, pois, se o presidente Aldo Spinelli vinha conduzindo, até então, um calciomercato isento de críticas com as boas contratações de Vikash Dhorasso, Emanuele Fillipini, Fausto Rossini e, principalmente, do atacante Francesco Tavano, com as notícias das partidas do termômetro Stefano Morrone (para o Parma) e do capitano, artilheiro e ídolo indiscusso Cristiano Lucarelli (para o Shakhtar Donetsk), agora vai ter que começar do zero de novo.
Por outro lado, bastante positiva foi a semana para os clubes de Gênova - enquanto no mais antigo Genoa o presidente Preziosi afirmou que "arriverano altri 2-3 giocatori, soprattuto per puntellare la difesa" e o brasileiro Danilo (ex-Cruzeiro, Vasco e Ponte Preta) já está passando por uma semana de testes, a Sampdoria acertou o retorno do Aeroplanino Montella (foto à esquerda - Sampdoria), que incendiou os fanáticos torcedores blucerchiati.
Quem prosseguiu em sua incessante campanha de contratações foi o Torino, desta vez acertando com o bom lateral Lanna, que deixou o Chievo depois de 11 temporadas, 6 das quais na Serie A.
Por sua vez, a Juventus não trouxe qualquer reforço nesta semana, mas seus dirigentes parecem encantados com o idioma português, pois, depois do médio Tiago e do defesa Andrade, agora estão atrás do também defesa Fernando Meira, atualmente no Stuttgart da Alemanha.
Já Pavel Nedved parece que está treinando para passar para o outro lado da escrivaninha e afirmou "La Juve è vicina a Van der Vaart".
Outro que pode estar chegando à Itália é o goleiro argentino Carrizo, do River Plate, que finalmente estaria acertando com a Lazio e encerrando uma novela que já dura vários capítulos.
Por fim, o Milan ainda não contratou ninguém (sempre considerando que o retorno do francês Ba não vale - até porque ninguém sabe o que o jogador foi fazer em Milanello), mas parece estar convencido a trazer outro brasileiro para o elenco - nomes como os de Júlio Baptista, Alexandre Pato e até o de Vágner Love foram cogitados na semana.
Outras transferências para times da Serie A: Emmanuel Cascione (meia, italiano, do Rimini à Reggina), Abdouleye Diarra (meia, ivoriano, da Inter ao Cagliari), Sergio Floccari (atacante, italiano, do Messina à Atalanta), Leandro Grimi (defensor, argentino, do Milan ao Siena), Simone Loria (defensor, italiano, da Atalanta ao Siena), José Montiel (meia, paraguaio, da Udinese para a Reggina), Nico Pulzetti (meia, italiano, do Verona para o Livorno), Jess Vanstrattan (goleiro, australiano, do Verona à Juventus) e Keivan Zarineh (atacante, italiano, do Rieti à Roma).

Na Última Vez ...

terça-feira, julho 17, 2007

Momento Panini - Pavel Nedved


Depois de um longo suspense, o tcheco Pavel Nedved recentemente prorrogou seu contrato por mais um ano com a Juventus e adiou sua aposentadoria dos campos de futebol.
A tratativa exitosa teve o mesmo sabor da definição de uma grande contratação, vez que o experiente meia é um dos principais jogadores da Juventus e uma eventual ausência sua seria de difícil superação.
Assim, forte no novo contrato de € 3 milhões anuais, o tcheco nascido em 30 de agosto de 1972 será, com certeza, um dos protagonistas da próxima Serie A, por onde desfila seu talento desde a temporada 1996/1997 (figurinha à direita), quando foi contratado pela Lazio junto ao Sparta Praha (antes, mais precisamente na temporada 1991/1992, Nedved ainda defendeu o Dukla Praha).
Aliás, foi depois das excelentes atuações de Nedved na Euro 96 que a Lazio superou a concorrência de outros times europeus, como o PSV Eindhoven, e assegurou as prestações do internacional tcheco, que passou a formar o meio de campo laziale com Fuser, Baronio e Rambaudi, servindo um ataque micidale composto por Casiraghi e Signori.
Aqui, cabe destacar que Nedved sempre foi um jogador dotato di straordinaria precisione e potenza nel tiro - fez logo 7 gols em 32 partidas na sua 1ª temporada na Serie A -, mas não era, quando de seu desembarque na Itália, o atleta di grande duttilità tattica que é atualmente, vez que atuava em posição bem mais central e recuada no meio, devendo muito de seu progresso a técnicos como Zoff, Eriksson, Lippi e Capello.
Daí, se na temporada 1996/1997 Nedved ficou em uma apenas honrosa 40ª posição na disputa pelo prêmio Guerin d'Oro, na temporada seguinte já ficou fora do pódio por apenas um centésimo, cravando média de 6,51 contra 6,52 de Ronaldo (Francesco Totti e Roberto Baggio ocuparam as primeiras posições na ocasião).
A temporada 1998/1999 não foi das mais felizes para Nedved, que sofreu um grave infortunio e ficou muito tempo afastado dos gramados, mas, ainda assim, foi do tcheco o gol que valeu a conquista da Coppa delle Coppe pela Lazio, superando o Mallorca por 2 x 1 (o outro tento laziale foi de Vieri) na final.
Porém, na stagione 1999/2000 veio o tão sonhado Scudetto para a equipe biancoceleste, coroando una bellissima squadra que soube recuperar 10 pontos de desvantagem para a Juventus em apenas 8 rodadas e que teve em Veron, mas também em Nedved, seus grandes artífices.
Ao final do campeonato seguinte, depois de mais 9 gols em 31 partidas, Nedved trocou a Lazio pela Juventus, que pagou 70 miliardi de velhas liras pelo craque da República Tcheca.
Com a incumbência de substituir ninguém menos que Zinedine Zidane no time de Turim, Nedved não decepcionou e logo levantou o caneco de campeão italiano, após uma árdua disputa que foi até a última rodada contra a Internazionale de Ronaldo e a Roma de Cassano.
O campeonato 2002/2003 terminou com a Juventus mais uma vez campeã italiana e Nedved, ainda que derrotado na final da Uefa Champions League pelo Milan, vencedor do prêmio Pallone d'Oro concedido pela France Football para o melhor futebolista da Europa.
Depois, vieram os 2 títulos italianos cassados e o conseqüente rebaixamento da Juventus à Serie B, que Nedved não se recusou a disputar para assegurar a volta imediata da gloriosa Vecchia Signora ao palco que lhe é mais apropriado - a Serie A!
Agora, o Furia Ceca (a figurinha acima é da temporada 2006/2007), símbolo da Juventus, adorato dai tifosi e fondamentale per lo spogliatoio bianconero, se prepara para, quem sabe, encerrar sua carreira com mais um scudetto no currículo!

Na Última Vez ...

domingo, julho 15, 2007

Quem Vem Lá (Parte II) - Lionel Scaloni


Seis meses depois da transferência do tetracampeão mundial Massimo Oddo para o Milan, finalmente a Lazio contratou um lateral direito para substituí-lo - seu nome: Lionel Scaloni (foto à direita - Voetbal).
Nascido em 16 de maio de 1978, em Rosario, Scaloni começou no Newell's Old Boys e passou pelo Estudiantes antes de chegar ao Deportivo La Coruña, onde ficou por 9 temporadas (de 1997 a 2006) e se tornou seu capitão.
Depois de uma breve experiência no West Ham, da Inglaterra, El Toro voltou à Liga, tendo disputado a última temporada com o Racing Santander.
Integrante do grupo argentino que foi à Copa do Mundo de 2006, Scaloni vem ocupar uma posição importantíssima onde o suíço Valon Behmari vinha sendo improvisado na squadra biancoceleste.

Na Última Vez ...

Quem Vem Lá (Parte I) - Anthony Vanden Borre


Aqueles que têm o hábito de jogar o game Football Manager podem comprovar: não obstante um custo relativamente baixo, Vanden Borre costuma se transformar em um dos mais eficazes laterais direitos do mundo.
Será que a realidade vai imitar a ficção? O experiente Pantaleo Corvino, diretor esportivo da Fiorentina, acredita que sim, tanto que superou a concorrência de grandes clubes europeus (Juventus inclusive) e assegurou a contratação do jovem terzino destro por 5 temporadas.
Anthony Vanden Borre (foto da direita - Getty News) é um atleta forte fisicamente (1,85 cm por 78 kg) que prefere atuar como lateral direito e tem boa propensão ofensiva, mas também pode jogar no centro da área.
Nascido na República Democrática do Congo, Vanden Borre é nazionale belga, com a qual estreou em 2004 e já conta 15 presenças, apesar de ainda não ter completado 20 anos (nasceu em 24 de outubro de 1987).
Titular do poderoso Anderlecht desde os 16 anos (onde chegou com apenas 8 anos), conquistou 3 títulos da Jupiler League (inclusive nas últimas 2 temporadas) antes de passar à Fiorentina, onde poderá ser uma das revelações da próxima Serie A.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker