Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, julho 10, 2007

Momento Panini - Alvaro Recoba


Se o presidente Massimo Moratti, todo-poderoso da Internazionale, tem um pallino, este atende pelo nome de Álvaro Alexander Recoba Rivero.
Aliás, somente uma admiração desmedida e o estilo excessivamente paternalista do comandante do time nerazzurro de Milão justificam a permanência de El Chino na Internazionale desde 1997, interrompida apenas por uma breve parêntese no Venezia, quando Recoba, figlio ingrata, viveu sua melhor temporada.
Nascido em 17 de março de 1976 em Montevidéu, Recoba teve um começo fulgurante no futebol uruguaio, somando um impressionante número de gols (62 em apenas 58 partidas) com as cores do Danubio e do Nacional e conquistando os dirigentes da Inter, que pagaram US$ 4,5 milhões pelo passe do atacante em 1997.
Relegado a segundo plano com a concomitante chegada do brasileiro Ronaldo (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/04/momento-panini-ronaldo.html), foi Recoba que, porém, salvou a estréia de ambos na Serie A, vez que a Beneamata, jogando em casa, perdia por 1 x 0 o jogo válido pela 1ª giornata da temporada 1997/1998 contra o Brescia (de Pirlo, Doni, Diana e Hübner), quando El Chino entrou no lugar de Ganz aos 71' e com 2 tirambaços de fora da área (o 2º cobrando falta) reverteu o placar em favor da Inter (os lances estão disponíveis em http://www.youtube.com/watch?v=kLd6LJXslUo) e garantiu os 3 pontos e, ao que parece, a eterna gratidão de Moratti.
Apesar da excelente estréia, a concorrência com os vários Djorkaeff, Branca, Ganz, Kanu e, principalmente, Ronaldo e Zamorano, não foi fácil e Recoba terminou a temporada com apenas 9 presenças e 3 gols na Serie A.
No campeonato seguinte, ainda com menos espaço na squadra nerazzurra devido a contratação de Roberto Baggio, Recoba foi emprestado ao Venezia (figurinha ao lado), onde, ao lado de Maniero (deixando Tuta na reserva) e servido pelo atual capitano da Sampdoria Volpi, realizou uma exuberante temporada, coroada com 11 gols (1 deles na vitória do time lagunare contra a própria Inter por 3 x 1) em 19 partidas.
Obviamente, o sucesso levou Recoba de volta à Internazionale, onde permanece desde então (a figurinha ao lado é da última temporada) sem, contudo, alcançar a unanimidade.
Afinal, o talento e a fantasia podem ser inquestionáveis, mas El Chino não possui regularidade suficiente para ser titular de uma equipe que almeja o topo do mundo, tanto que nunca conseguiu se firmar como punto fermo em qualquer das 10 temporadas em que vetiu a maglia interista.
Ademais, bajulado pelo presidente Moratti, Recoba chegou a ser o jogador mais bem pago do mundo, tanto que, por exemplo, em 2001 recebeu a bagatela de US$ 7,5 milhões.
Dinheiro demais para apenas um pé esquerdo...

Na Última Vez ...

8 Comments:

At 8:28 PM, Blogger João Caniço said...

Excelente! Descreves na perfeição o que foi a passagem de Recoba por Itália em especial no Inter... para mim não passou de uma promessa sucessivamente adiada... não consigo perceber como chegou a ser o jogador que auferia maior ordenado no mundo, na altura à frente de nomes como Ronaldo, Del Piero, Vieri, Beckham, Raúl entre outros... Fala-se na sua saída do Inter mas, pelo que tenho lido ainda continua por lá...

 
At 8:54 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Muito obrigado! Aliás, é ótimo saber que minha opinião sobre 'El Chino' é a mesma que a sua.
Quanto a saída de Recoba da Inter, com o salário que ele ganha, eu também ficaria por lá enquanto deixassem...
Abraços,

 
At 12:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Sou fã de Recoba. Considero que assim como Roberto Baggio (sem querer comparar os dois) ele foi injustiçado pelos treinadores italianos retranqueiros que preferem transpiração ao invés de inspiração. Torcia para a Inter jogar num 4-3-1-2 para ver Recoba (ou qualquer jogador habilidoso) armando o time. Quando finalmente Mancini adotou o esquema, optou por Figo e nunca deu a devida chance ao uruguaio. Uma pena já que o talento deste canhoto nunca pôde ser aproveitado em todo seu potencial. Convenhamos, jogadores como Recoba, Riquelme e o brasileiro Alex não se encaixam na filosofia do calcio.

 
At 3:58 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Michel,
Ainda bem que você destacou não querer comparar Recoba com 'Il Codino'!!! Brincadeira à parte, também acho Recoba muito talentoso, mas longe de figurar no mesmo patamar de Figo e até de Riquelme, que também nunca conseguiu atingir sua magnitude em um campeonato mais difícil, apesar de que acho que o argentino atravessa sua melhor fase agora.
Aliás, acho que Recoba é um jogador bem similar ao Alex, ainda que menos ciclotímico.
Em suma, acho Recoba muito bom jogador, mas não tem lugar em um time de ponta como a Inter, mas num Napoli... aí é outra história!
Abraços,

 
At 8:34 AM, Anonymous Anônimo said...

recoba sempre foi o eterno menino prodigio dos adeptos do inter e n consigo perceber como n é titular!!! ele é melhor k ox titulares k la extao e é melhor k o ronaldinho na minha opiniao

 
At 2:16 PM, Anonymous Anônimo said...

O Recoba para mim é e sempre será o melhor jogador do mundo !
é pena certos treinos como Mancini nao reconhecerem oseu potencial

 
At 1:23 PM, Blogger Unknown said...

eu so fan do recoba,pois acho q ele foi muito enjustiçado ele muito melhor q muitos jodores q n merece nem esta lar.o recoba fez muito pela inter, e um belo do canhoto e o teme n sobe reconhecer foi pouco aproveitado e o pouco q ele apareceu deu show como ele sempre fez qndo tinha chace, fez gols precissos pela inter,etc......espero q ele venha jogar o futbol arte q ele n pode mostrar na inter ,e q a inter se arrempeda muito pela a burrada q fezeram por n ter aproveitadoo.p/mim n vai extir um canhato melhor do q ele na intre.recoba e o the best.........................................

 
At 9:39 PM, Blogger Unknown said...

o recoba é mais q um jogador
ele tem amor a camissa e hj em dia
isso é muito dificio.
eu nao comcordo é a inter nao aposentar a camisa 20
poxa ela merecia nao ser usada mais
pq recoba sera eterno nos coraçoes
dos italianos, nao dar a camisa 20
pra um loko igual derao
qual é o nome dele msm?
é um zé ninguem. q vacilo
abrax.

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker