Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, julho 19, 2007

Memorabilia - Oriali

Neste período de calciomercato, quase diariamente aparece o nome de Gabriele Oriali na imprensa, afinal, o italiano de 54 anos é o consulente mercato de um dos clubes mais poderosos do mundo, o Football Club Internazionale Milano.
Os mais jovens talvez não saibam, mas Oriali não é um novato no mundo do futebol e muito menos na Internazionale.
Nascido na belíssima Como aos 25 de novembro de 1952, Gabriele Lelè Oriali começou sua carreira de futebolista na própria Inter, onde estreou na Serie A na temporada 1970/1971, mais precisamente em 07 de fevereiro de 1971 contra a Roma, logo se sagrando campeão italiano.
Apesar de não primar por uma técnica portentosa, Oriali soube construir uma importante carreira, inicialmente como terzino e majoritariamente como mediano incontrista, tanto que permaneceu por 13 temporadas no clube nerazzurro de Milão, totalizando 392 presenças (277 na Serie A) e 43 gols (33 só no campeonato italiano) com a Inter (na foto à direita, no alto, com a maglia interista - Inter).
Assim, com 2 títulos italianos na bagagem (Oriali também participou da campanha vitoriosa na temporada 1979/1980), Lelè deixou a Inter depois da stagione 1982/1983 (na foto à esquerda contra a Roma de Falcão - Inter) para disputar mais 4 temporadas com a Fiorentina até abandonar o futebol jogado em 1987, após 107 presenças e 7 gols com o clube viola na Serie A.
Também na seleção italiana Oriali teve uma passagem marcante, totalizando 28 partidas e 1 gol, coroada com o título mundial de 1982 (na foto abaixo com Paolo Rossi contra a Alemanha Ocidental - Folha), conquistado em terras espanholas.
Sua estréia com a Azzurra ocorreu no amistoso disputado contra a Espanha em Roma aos 21 de dezembro de 1978, decidido por um gol de... Paolo Rossi.
Aliás, já na oportunidade começava a se delinear o grupo que derrotaria o Brasil e seria tri-campeão mundial quase 4 anos depois, vez que naquele distante dia atuaram, além de Oriali e Rossi, Zoff, Gentile, Cabrini, Scirea, Causio, Tardelli e Graziani, todos presentes na Espanha.
Depois de abandonar a carreira agonística, que valeu a Oriali a homenagem realizada por Luciano Ligabue com a música Una vita da mediano, Lelè abraçou a profissão de Direttore Sportivo, primeiramente do Bologna e depois do Parma, antes de voltar à Internazionale.
A única mancha em seu currículo resta a condenação no famoso caso Passaportopoli envolvendo o uruguaio Alvaro Recoba.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker